São Paulo recebe mais 7,7 km de faixas para ônibus nesta segunda-feira, dia 9/12

ônibus

Ônibus na Capital Paulista. Cidade recebe 7,7 quilômetros de faixas exclusivas nesta segunda-feira. Motoristas e passageiros devem estar atentos. Algumas faixas são à esquerda, outras à direita e não há um horário padrão de funcionamento em todos os espaços. Foto: Adamo Bazani.

São Paulo recebe mais 7,7 km de faixas de faixas para ônibus na segunda, dia 09/12
Motoristas e passageiros devem estar atentos às sinalizações locais por não haver um padrão definido. Alguns trechos têm funcionamento integral e parte fica à direita e outras faixas à esquerda.
ADAMO BAZANI – CBN
Nesta segunda-feira, dia 09 de dezembro, a cidade de São Paulo chega aos 282 quilômetros e 200 metros de faixas exclusivas para ônibus implantados apenas neste ano. São mais sete quilômetros e 700 metros de espaços.
As novas faixas que funcionam das seis horas da manhã às oito horas da noite, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das seis horas da manhã às duas horas da tarde são as seguintes:
– No Parque do Carmo, na zona Leste, as faixas são à direita nos dois sentidos na Avenida Osvaldo Pucci, Rua John Speers e Avenida Adriano Bertozzi. O total é de dois quilômetros e seiscentos metros. Os trechos são os seguintes:
 Na Avenida Osvaldo Pucci, no trecho entre a Av. Afonso de Sampaio e Sousa e a Rua John Speers;
Na Rua John Speers, entre as avenidas Osvaldo Pucci e Adriano Bertozzi;
Na Av. Adriano Bertozzi, entre a Rua John Speers e a Av. Nova Trabalhadores / Jacu Pêssego

– Na zona Oeste, a Avenida Brigadeiro Faria Lima recebe mais um quilômetro e cem metros de faixas nos dois sentidos, à direita, complementando o trecho já existente de um quilômetro e seiscentos metros. Os locais são os seguintes:
Na Av. Brig. Faria Lima, sentido Itaim Bibi/Lapa, no trecho de sessenta metros antes da Rua dos Pinheiros até a Rua Fernão Dias;
Na Av. Brig. Faria Lima, sentido Lapa/Itaim Bibi, entre a Av. Pedroso de Morais até a Rua Cláudio Soares.
– No Butantã, são mais setecentos metros à direita, no sentido bairro, na Rua Ari Aps, entre a Rua Augusto Farinha e Avenida Marechal Fiuza de Castro.
– Na Vila Mariana, zona Sul, um quilômetro e quinhentos metros de faixas no eixo formado pela Avenida Bernardino de Campos, Rua Vergueiro, Avenida Professor Noé de Azevedo e Rua Domingos de Morais. Alguns trechos que operavam somente nos horários de pico vão ter funcionamento de segunda a sexta-feira, das seis da manhã às oito horas da noite e aos sábados das seis horas da manhã às duas horas da tarde.
Os novos trechos de faixa exclusiva que serão ativados a partir de 09/12 são os seguintes, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Sena Madureira:

· Na Av. Bernardino de Campos, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Thomas Carvalhal, completando o trecho existente de 400 m entre a Rua Thomas Carvalhal e a Rua Estela – Esse trecho existente de 400 m terá seu horário alterado conforme informado acima;

· No sentido Bairro na Rua Vergueiro, Av. Prof. Noé de Azevedo e Rua Domingos de Morais, a faixa exclusiva nova será entre as ruas Estela e Sena Madureira; trecho este que terá sua regulamentação de estacionamento alterada, sendo proibido estacionar no mesmo horário de funcionamento da faixa exclusiva;
· No sentido Centro na Rua Domingos de Moraes, Av. Prof. Noé de Azevedo e Rua Vergueiro, a nova faixa exclusiva será implantada em dois locais: entre as ruas Afonso Celso e Carlos Petit e, também, entre a Rua Dr. Nicolau de Souza Aranha e a Rua Estela, em complemento ao trecho existente que terá seu horário alterado.

Além dessas implantações todas, haverá uma faixa exclusiva à esquerda na Rua Domingos de Morais, sentido Bairro, entre a Praça Teodoro de Carvalho e a Av. Lins de Vasconcelos.

Já entre às seis da manhã às dez da noite de segunda a sexta-feira e das seis da manhã às duas horas da tarde aos sábados, o novo trecho de faixa é na Rua da Figueira. Atenção, esta nova faixa é à esquerda da via. São 300 metros entre o acesso ao Viaduto Antônio Nakashima e a Rua Maria Domitila.
Na Avenida Santo Amaro, no sentido Centro, a faixa exclusiva à direita, ao longo de 110 metros, fica entre a Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade e a Praça Dom Gastão Liberal Pinto.
Também à esquerda, mas com horário de operação maior é a faixa na região da Consolação. São 300 metros no Viaduto Okuhara Koei, no sentido centro, entre a Avenida Dr. Arnaldo e a Alameda Santos, fazendo ligação com o corredor Rebouças – Consolação. A operação é de segunda a sexta-feira, das 4 horas da manhã às onze horas da noite e aos sábados das 4 horas da manhã às 3 horas da tarde.
Em período integral, o corredor das Avenidas Santo Amaro, São Gabriel e Nove de Julho, além da Avenida Juscelino Kubitscheck recebem um quilômetro e duzentos metros à esquerda nos dois sentidos.
Na Av. Santo Amaro, em ambos os sentidos, entre a Rua Eduardo de Souza Aranha e a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade;
No Túnel Takeharu Akagawa, em ambos os sentidos;
Na Av. São Gabriel, em ambos os sentidos, entre a Rua Pedroso Alvarenga e o Túnel Takeharu Akagawa.
· Av. Pres. Juscelino Kubitschek, em ambos os sentidos, entre a Rua Renato Paes de Barros e a Avenida Santo Amaro.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Haddad cade os radares?Na Radial Leste so vejo invasao pois pego a linha 4310/10 todo dia praticamente e os carros nao perdoam ja que a CET nao esta em nenhum local pra fiscalizar,mais quero ver as obras começarem ano que vem dos corredores de onibus so faixa nao resolve,principalmente na ZL que e carente de corredor ha decadas como sabemos.

  2. mario brian disse:

    Honestamente vejo a implantação destas faixas exclusivas para ônibus um tremenda demagogia para poder jogar na cara dos críticos do senhor Haddad que cumpriu promessa de campanha.
    Na minha opinião, este senhor Haddad é covarde, visto que nas manifestações de rua ocorrida em junho ele, com o dedinho na boca como uma criancinha chorona, correu para o colinho do papai “Lula” sem saber o que fazer e pasmem, ainda não sabe.
    Não sabe e já levou até puxão de orelha do seu partidinho por que não consegue aumentar o seu indice de aceitação da população, segundo as pesquisas e sugiro a ele que continue cortando as linhas de ônibus para que a sua aceitação chegue no chão, na lama nos dias de chuva.

    Pergunto, se está cortando linhas para impedir que circulem mais ônibus pelo centro com a desculpa de assim ter maior ônibus em circulação – rapidez e consequentemente ter mais oferta de lugares então, por que é que continuo esperando a linha que faço usos habitual( sou motorista de automóvel eventualmente) os mesmos 30 minutos de antes do corte, levando o mesmo tempo de viagem até o destino que o corte me impôs e o pior, continua lotado como antes com a diferença de redução do número de ônibus na linha.
    Acredito que não seja somente eu quem passa por isto, que seja vítima desta gestão Haddad, há outros iguais ou pior, pois ainda tem que pegar o metrô ainda mais lotado graças aos cortes que, geralmente, termina em uma estação do metrô.
    Guardem com vocês, no próximo ano o senhor Haddad irá falar muito mal do governador do estado que não investe no metrô, vai lembrar fatos passados de corrupção no metrô, esquecendo que o partido dele tem o mensalão que ninguém sabe para onde foi o dinheiro e esquecerá como uma pessoa que sofre de autismo, de que que com os cortes das linhas, está contribuindo para a super lotação do metrô.

    A faixa exclusiva de ônibus nas Avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Vital Brasil, nos dois sentidos e as que mais uso faço, continuam dos mesmo jeito de antes da implantação das faixas, ou seja, carros estacionados e pronto o que deixa eu e muito motoristas de automóveis puto da vida por que nós não podemos invadir a faixa por que, vai que desgraçadamente há um fiscal alí, prontinho para multar mas, quando são os ônibus que invadem a já comprimida faixa destinada aos automóveis, tudo bem, é válido, não se multa então, pergunto, se é assim, pra quê faixa exclusiva de ônibus ?
    No corredor exclusivo Campo Limpo/ Rebouças/ Consolação é comum, muito comum aliás, em paradas como da Avenida Paulista, Clínicas os ônibus invadirem a faixa dos automóveis para ultrapassar um que esteja a sua frente demorando no embarque, novamente, se é para ser assim, para quê faixa e corredores exclusivos para ônibus ?

    Na semana passada, na faixa de ônibus da Avenida 9 de Julho, já para entrar na Avenida Cidade Jardim, havia, sem brincadeira, 7 “marronzinhos” para organizar o trânsito, pergunto, organizaram ? Não !
    Simplesmente estavam lá apáticos a todo o caos do cruzamento, inclusive com um ônibus bi-articulado impedindo a passagem nos dois sentidos daqueles que transitavam nos dois sentidos da Avenida Cidade Jardim, pergunto, aplicaram multa ao ônibus bi-articulado ? Não !
    Mas bastou um automóvel de luxo, com uma parte da traseira impedir o trânsito de apenas uma faixa de automóveis da Avenida cidade Jardim para que um dos 7 marronzinhos se aproximasse para anotar a placa e aplicar a multa.

    Aqui na nossa cidade, tudo é válido a apenas uma parte desde que envolva dinheiro e se os marronzinhos fizeram isto, é por que alguém acima deles também fazem obedecendo a ordem superior então, é neste sentido que vejo a implantação das faixas exclusivas de ônibus, para gerar receitas para alimentar a coisa mal feita e a corrupção, visto que partido algum está imune, nenhum !

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading