Testes em São Paulo podem abrir caminho para fábrica chinesa de ônibus elétrico no Brasil
Publicado em: 22 de novembro de 2013
Cidade de São Paulo começa a testar ônibus elétrico chinês movido somente com baterias. Dependendo dos resultados dos testes e de negociações, fábrica da China pode se instalar no Brasil para produzir o veículo. No Corredor que liga São Paulo à região do ABC Paulista também está um teste um ônibus elétrico com baterias.
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Atualmente, o Japão e a China lideram a tecnologia de ônibus elétricos que independem dos fios de rede área, como os trólebus, e de motor a combustão para gerar energia elétrica, como os híbridos.
O mercado brasileiro desperta interesse nestes países que firmam parcerias para testes, em especial na Capital Paulista e na Grande São Paulo.
Nesta segunda-feira, dia 25, começa a circular ainda sem passageiros pelas ruas de São Paulo um ônibus chinês movido somente com baterias. O veículo foi apresentado nesta sexta-feira.
A autonomia do veículo é de cerca de 250 quilômetros e a emissão de poluentes é zero. Por dia um ônibus na Capital Paulista circula 230 quilômetros em média. A recarga das baterias é feita na garagem
O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, diz que dependendo dos resultados e de negociações com a China, o ônibus pode ser fabricado no Brasil
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“A tecnologia é da China, eles têm a propriedade desta tecnologia, para ter uma produção em escala no Brasil depende muito de convênio. É importante o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior estabelecer tratativas no sentido de trazer a fábrica para cá e fazer não só a montagem mas eventualmente trazerem tecnologia para o Brasil” – disse o Secretário de Transportes, Jilmar Tatto
Outros dois ônibus devem chegar e ser adaptados aos padrões de São Paulo. Técnicos da gerenciadora SPTrans embarcam para a China. Os testes com passageiros vão começar até março.
No Corredor que liga a Capital ao ABC Paulista também circula um ônibus elétrico a baterias, articulado, parceria entre uma fabricante brasileira e outra japonesa.
De São Paulo, Adamo Bazani.
Os ônibus elétricos híbridos podem reduzir em até 90% a emissão de alguns poluentes e em cerca de 35% o consumo de combustível.
Adamo, os nossos trolebus chifrudos são otimos, o que não presta e a rede aerea que uma porcaria, principalmente no Centro da cidade, a prefeitura não tem coragem de renovar a parte aerea, parece que eles adoram o Caos causado pelas constantes quebras, no Brasil o grande problema chama-se manutenção, que e zero.
Só acho que o Brasil não precisa importar a tecnologia de veículos elétricos da CHINA. TEMOS TECNICOS CAPAZES na REGIÃO METROPOLITANA. Agora parcerias são importantes para nacionalização de tecnologia, isso sim é importante, mas insisto, temos TECNICOS muito capazes o que eles não tem aqui no Brasil é INCENTIVO e nem uma LEI que incentive NOVAS TECNOLOGIAS. Sem contar que temos ótimas faculdades que tem ótimos laboratórios, o que não há é investimento para DESENVOLVIMENTO.
A Eletra quando desenvolveu o E Bus, mostrou que há PESSOAS CAPAZES para se construir toda uma tecnologia, ela precisou de parceiros, mas mesmo assim mostrou CAPACIDADE, temos que ter fé nos BRASILEIROS, o que digo aos governantes é: INCENTÍVE-OS e VERÃO OS GRANDES MILAGRES TECNOLÓGICOS.
Pela foto o piso é bem baixo, quero ver ele aguentar passar pelas lombadas e buracos do Brasil, se não me engano, no aeroporto de Guarulhos tem um ônibus bem parecido com ele!