Desenvolvimento da América Latina passa por investimento em mobilidade urbana

ônibus

Investimentos em transportes são essenciais para o desenvolvimento da América Latina. A visão dos investimentos deve ser humana para que haja prosperidade de fato.

Desenvolvimento da América Latina passa por mobilidade urbana
Mas poder público deve agir. Banco de Desenvolvimento da América Latina diz que são necessários dois trilhões de dólares em financiamentos nos próximos vinte anos
ADAMO BAZANI – CBN
Se a América Latina quer se desenvolver de fato deve levar em consideração diversos setores e serviços para o crescimento econômico e bem estar da população.
Entre os principais aspectos está a mobilidade urbana com a ampliação de investimentos em transportes públicos.
É o que aponta o mais recente relatório do Banco de Desenvolvimento da América Latina.
De acordo com o órgão internacional, nos próximos 20 anos serão necessários na região investimentos de aproximadamente dois trilhões de dólares em infraestrutura nas cidades.
Deste total, 48% devem ser destinados aos transportes, 25% para o setor de energia, 20% para telecomunicações e 7% para obras hidráulicas.
O relatório mostra ainda que a falta de incentivo ao transporte coletivo faz com que as cidades, em especial na América Latina, percam grandes recursos financeiros. As perdas em 20 anos podem ultrapassar os dois trilhões de dólares. Sendo assim, investir em transporte coletivo nas cidades é questão de inteligência administrativa e de bom senso.
As perdas se dão principalmente pelo tempo gasto nos congestionamento e pela poluição. Um dado que humaniza a questão e que, de acordo com o estudo, quando as pessoas perdem a qualidade de vida, os países deixam de fato de crescer economicamente.
Cidadãos menos cansados, menos estressados e com maior tempo livre tendem a se qualificar profissionalmente, a consumir mais e terem mais disposição na jornada de trabalho.
Mas o Banco de Desenvolvimento da América Latina faz um alerta. As necessidades para os investimentos são urgentes e para isso é fundamental atrair investimentos privados e eliminar entraves burocráticos e de legislação.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Desenvolvimento da América Latina passa por investimento em mobilidade urbana

  1. Perco mais de 2horas por dia no transito! Chego em casa só o pó, sem energia para caminhar, fazer musculação ou pós-graduação! Que estas mudanças comecem logo!

  2. Caramba, o pessoal do Chile adora um Volvo, hein! rsrsrs. Mas há quem diga que lá eles nao cuidam tão bem assim da frota, uma pena

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: