Salvador lança edital para os transportes urbanos por ônibus

ônibus

Ônibus em Salvador. Licitação vai dividir cidade em três consórcios operacionais. Frota deve ter até sete anos de idade.

Salvador lança edital de licitação dos transportes para consulta
Modelo divide a cidade em três áreas que serão servidas por três consórcios operacionais
ADAMO BAZANI – CBN
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes – Semut, da Prefeitura de Salvador, lançou para consulta pública o edital da licitação dos serviços de ônibus.
Até o dia 22 de novembro, a prefeitura recebe críticas e sugestões. Em seguida, em data a ser definida, será realizada uma audiência pública com o Ministério Público Estadual.
Hoje operam na cidade 18 empresas de ônibus. Ao jornal Correio da Bahia, o secretário de transportes, José Carlos Aleluia,disse que o excesso de concorrência na cidade deixa o sistema ineficiente. A intenção é que três consórcios operem os transportes.
“O modelo atual não é eficiente, porque há muita concorrência entre as empresas. Nós queremos trabalhar para o bem dos passageiros”.
A cidade será dividida em três lotes: Subúrbio Península (A), Miolo (B) e Orla/Centro (C). Cada uma terá linhas estruturais (alta demanda, nos principais corredores), auxiliares (média demanda, entre sub-regiões) e locais (pequena extensão).
A tarifa deve custar R$ 2,80 e o próximo aumento deve ser realizado em dezembro de 2014.
As pinturas serão padronizadas por área de operação. Os veículos devem ser acessíveis e a idade média deve ser de 3 anos e 6 meses. Ao completar sete anos, os ônibus devem ser recolhidos. Até completar um ano de concessão, os consórcios terão de colocar 20% de frota zero quilômetro.
A concessão é válida por 30 anos.
O sistema contará com centrais de monitoramento, com GPS nos ônibus, câmeras internas e centro de controle operacional e os vencedores terão de oferecer aos trabalhadores “módulos de conforto”, com áreas para descanso, bebedouros e sanitários em terminais e pontos finais.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em Salvador lança edital para os transportes urbanos por ônibus

  1. Quando UMA galinha pelo menos criar dente podem ter certeza de que todas essas ações estarão sendo concluídas em SALVADOR ! A capital mais lixosa do País ! Nunca vi tanto lixo em suas ruas e avenidas e tão cedo essa cidade manterá sua medalha de ouro! Se a população de São Paulo se esforçar um pouco mais tirará o título de Salvador! Quem duvida vá à capital soteropolitana e veja de perto o caos! Talvez seja por isso que a maioria dos ônibus usem a cor branca (para lhes darem um aspecto de limpeza!) A propósito, os ônibus da capital são sujos também, especialmente internamente! De todas essas ações, a única que eu acredito que vai sair e primeiramente é o maldito FARDAMENTO da frota que a canalhice política classifica como padronização! PQP ! Que raios de padronização é essa que mantém a cidade suja por décadas. esgotos fedidos (a cidade fede em várias partes! ), patrimônios históricos caindo aos pedaços com muitos prédios abandonados e os pontos de ônibus então (quando existem!) em frangalhos! Que diabos de padronização é essa que só USA A COR DOS ÕNIBUS para dar uma idéia de organização que inexiste pois a pintura única ou mesmo por 3 ou 4 áreas como se pretende em Salvador e que ocorre atualmente na pintura acinzentada com aspecto de sujeira da cidade do RIO DE JANEIRO, só faz aumentar a revolta da população que vê tudo como MONOPÓLIO ! Em minha última viagem ao RIO fiquei assombrado com o que ouvi de usuários com quem conversei ao passear pela cidade e ir até a casa de amigos visitá-los! Nas conversas que tive com a gente boa e simpática do RIO percebi que o prefeito Paes está sendo “muito amado” por sua população. O conceito que o carioca tem dos ônibus hoje é o mais BAIXO de toda a história do RIO e de seu transporte! A Pintura acinzentada além de feia e com aspecto de embalagem de remédio (e ela é mesmo! Pesquisem! A pintura foi inspirada em caixa de medicamentos e feita às pressas pela SMTR!) para a população tudo ficou com aspecto de ser de uma empresa só, ou seja o CONCEITO DE MONOPÓLIO ficou mais ainda enraizado na mente da população! Parabéns ao neto do saudoso senador ACM que hoje na qualidade de prefeito poderia fazer algo diferente e VAI COPIAR a mesma sem vergonhice e canalhice do RIO DE JANEIRO com a exigência dos malditos consórcios e pintura FARDADA na frota da capital soteropolitana que deixará de ser alegre pela presença de belas pinturas de frotas em suas vidas que atenuam um pouco os dramas que o baiano morador de Salvador ou mesmo o soteropolitano vive em seu dia a dia : a dura batalha pela sobrevivência num mercado altamente competitivo onde sobram poucas vagas de emprego. Deus abençõe a Bahia e o Brasil e que os políticos baianos ABORTEM esse modelo que se pretende implantar em Salvador e que será um DESASTRE tal qual está ocorrendo hoje na outrora cidade maravilhosa!

    • Marcos Nascimento, boa noite.

      E os 20 anos de atraso do Metrô de Salvador ?

      Não sei se você já leu algo sobre o Metrô de Salvador, se você não leu, leia; você vai ficar
      indignado.

      E o pior é que o Rio de Janeiro tinhas as pinturas mais lindas e criativas do Brasil.

      Tudo muito lamentável.

      Sabe isso é mentalidade atrasada, “eles” ainda vivem vivem os tempos que os estudos eram feitos em enciclopédias de papel, só isso.

      MENTALIDADE ATRASADA.

      NO TEMPO, NO ESPAÇO, NA MORAL E NA ÉTICA.

      Abçs,

      Paulo Gil

  2. MARIO DOS SANTOS CUSTÓDIO // 12 de novembro de 2013 às 00:54 // Responder

    Boa noite ADAMO

    Mais uma padronização estatal de frota?

    Salvador estava livre desse mal que tanto atrapalha os passageiros, os empresários, o gestor público e o sistema como um todo, além de gerar desemprego na área de designers e elitizar o transporte por fretamento, já que vai ser o único sistema que os passageiros conseguirão reconhecer de longe.

    Lembrando que minhas considerações não são por paixão por esta ou aquela pintura. Minhas considerações são técnicas. Técnicas porque o melhor para as cidades é cada operador de ônibus ter sua própria identidade visual e não uma identidade determinada pelo poder público.

    Paciência! Fazer o quê! É o Brasil na contramão do que é melhor para o povo!

    Saudações,

    MARIO CUSTÓDIO

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