Os “novos” e os “velhos” nomes dos transportes em Mauá
Publicado em: 1 de novembro de 2013
Suzantur e Cidade de Mauá operam as mesmas linhas e dia foi complicado para passageiros
Confira os nomes dos envolvidos na atuação situação dos transportes em Mauá. Até proprietário de banco aparece no contexto da cidade.
ADAMO BAZANI – CBN
A situação da circulação de ônibus em Mauá, na Grande São Paulo, foi anormal nesta sexta-feira.
Tanto a VCM – Viação Cidade de Mauá como a Suzantur percorreram as mesmas linhas, o que causou problemas no Terminal Central da Cidade, que, já possuindo pouco espaço para os ônibus, ficou com a circulação mais restrita ainda.
Para os passageiros, o dia foi bastante complicado pelas incertezas e falta de organização, além da sensação de insegurança.
O fato de haver ônibus de duas empresas circulando nas mesmas linhas não representou mais oferta de transportes. Isso porque os ônibus das duas companhias andavam praticamente juntos em diversos momentos.
A confusão no sistema de Mauá já dura duas semanas, depois que o prefeito Donisete Braga em 18 de outubro descredenciou as companhias operadoras Viação Cidade de Mauá, no lote 01, do grupo de Baltazar José de Sousa, e a Leblon Transporte de Passageiros, no lote 02, de Haroldo Issak e Ronaldo Isaak. Os dois irmãos são empresários de ônibus também no Paraná.
Foi contratada emergencialmente a Suzantur. A Suzantur não operava ônibus urbanos. O nome real da empresa que assinou o contrato emergencial é Transportadora Turística Suzano Ltda, registrada em nome de empresários moradores do ABC Paulista: Ângelo Roque Garcia, Claudinei Brogliato, Nádia Fronchini e Sérgio Queiroz Sortori.
A empresa começou a operar em 19 de outubro em cinco linhas da Viação Cidade de Mauá. Os coordenadores da Suzantur na cidade e a maior parte dos funcionários são da Viação Estrela de Mauá, empresa que foi fundada por Baltazar José de Sousa e hoje é de David Barioni Neto e de fundos de participações. A Viação Estrela de Mauá tenta judicialmente retirar a Leblon do lote 02, mas perdeu as últimas ações na Justiça, inclusive a última que apareceu como parte interessada em processo movido pela Prefeitura de Mauá contra a companhia dos empresários paranaenses.
Também tenta entrar no lote 02 a Empresa de Transporte Transmauá Ltda. Da mesma forma que a Viação Estrela de Mauá, a Transmauá foi criada por Baltazar José de Sousa. Hoje é de Eustachio Gonçalves da Silva, de Patos de Minas – MG (onde Baltazar começou a carreira), e de José Garcia Netto, morador da Capital Paulista.
José Garcia Netto, por sua vez, é um dos donos do Banco Caruana S.A. – Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento. O Caruana financiou ônibus para empresários do ABC Paulista, como o próprio Baltazar José de Sousa e outros do chamado grupo dos empresários mineiros.
Os dados foram obtidos na Junta Comercial de São Paulo e em balancetes públicos.
DECISÕES JURÍDICAS:
Antes mesmo do descredenciamento, a Leblon Transporte de Passageiros conseguiu um mandado de segurança na 5ª Vara Cível de Mauá que tornou nulos os efeitos da decisão administrativa do petista Donisete Braga.
O prefeito já tentou, por duas vezes derrubar a liminar, mas não obteve sucesso. Donisete, no entanto, ameaça tirar a Leblon ainda.
A empresa de origem paranaense da família Isaak ainda possui decisões do STJ – Superior Tribunal de Justiça e do TJ – Tribunal de Justiça de São Paulo que garantem o contrato firmado com a prefeitura em 2010.
Nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, a Justiça de Manaus concedeu liminar determinando a suspensão do contrato emergencial com a Suzantur e que a Viação Cidade de Mauá operasse integralmente suas linhas. Isso porque as empresas de Baltazar estão em recuperação judicial para escaparem da falência. O processo é referente a uma companhia de Baltazar em Manaus: Soltur – Solimões Transportes e Turismo Ltda e envolve 33 empresas de Baltazar. Segundo a Justiça de Manaus, a perda das linhas por parte da VCM – Viação Cidade de Mauá prejudicaria as receitas da companhia e consequentemente a recuperação judicial.
O prefeito Donisete Braga não reconheceu a decisão e manteve os ônibus de Garcia e Brogliato, da Suzantur, rodando na cidade. A Viação Cidade de Mauá por sua vez voltou a operar nas cinco linhas.
Os ônibus da Suzantur não entravam no Terminal Itapeva, mas tinham acesso ao Terminal Central de Mauá, nesta sexta-feira.
Os veículos da Suzantur são usados da Oak Tree, empresa que faliu em São Paulo, e foram colocados de forma improvisada em Mauá, mantendo ainda portas à esquerda inoperantes (o que representa risco para os passageiros), catraca no meio do veículo (dificultando a locomoção dentro do ônibus), apenas duas portas no lado direito (tornando mais lento os embarques e desembarques) e a mesma pintura do Consórcio Sudoeste 8, da qual fazia parte a empresa Oak Tree, que também financiou os ônibus.
A Suzantur não tem ônibus articulados e os passageiros reclamam da superlotação. Os ônibus ainda seguem o padrão operacional da SPTrans – São Paulo Transpotes, onde há corredores que permitem o embarque e desembarque pelo lado esquerdo. A maior parte dos veículos não têm acessibilidade.
Um ofício da prefeitura de Mauá chegou na tarde desta sexta-feira à garagem da Viação Cidade de Mauá determinando que a empresa cedesse mais duas linhas à Suzantur: Feital e Parque das Américas.
A prefeitura alega, para o descredenciamento, que Viação Cidade de Mauá e a Leblon Transporte teriam supostamente invadido o sistema de bilhetagem eletrônica.
A administração Donisete Braga multou em R$ 12,2 milhões a Leblon e em R$ 8,4 milhões a Viação Cidade de Mauá. Donisete as tornou inidôneas.
O prefeito diz que o objetivo do descredenciamento é retomar o controle dos transportes em Mauá e pretende fazer uma nova licitação em novembro. Ele negou perseguição às empresas.
Donisete, em entrevista coletiva, disse que a frota de Mauá está sucateada.
A Leblon rebateu em nota: “Todos nossos ônibus foram trazidos zero quilômetro para Mauá, são acessíveis, portanto, têm menos de três anos de uso. A própria prefeitura aprovou 100% da frota em inspeções. A empresa teve toda a frota aprovada no Programa Despoluir, que mede as emissões de poluentes dos veículos, da CNT- Confederação Nacional dos Transportes. Os ônibus também são dotados de computador de bordo que auxiliam e monitoram a dirigibilidade, além de câmeras de acesso e monitores de TV”.
Segundo a Viação Cidade de Mauá, 30 ônibus zero quilômetro e acessíveis foram colocados em circulação em 2011 e havia, antes de todo este estado na cidade, a perspectiva da chegada de mais 40 ônibus novos.
A sindicância que apontou as supostas invasões é contestada pela Justiça.
Em 27 de junho de 2013, a Corregedora Geral de Mauá, Thais de Almeida Miana, deu parecer acatando os argumentos da Leblon que alegou que as supostas invasões foram consultas que a própria prefeitura treinou e autorizou as empresas. Ela apontou para a necessidade de uma nova sindicância pelo fato de a atual ser considerada “inconclusiva” e ter poucos elementos técnicos e mais testemunhais subjetivos. Donisete Braga ignorou o parecer.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Não concordo com algumas coisas citadas no texto acima!!!!!!!
1- nunca teve tantos coletivos disponíveis para os passageiros nas principais linhas do lote 1.
2- tantos fartura de ônibus na mesma linha, pois a falta dos mesmos sempre foi motivo de reclamação dos usuários e o texto acima dizer que “Para os passageiros, o dia foi bastante complicado pelas incertezas e falta de organização, além da sensação de insegurança”……fala sério!!!!!
3- Em Santo André por exemplo muitos veículos da expresso guarará tem portas à esquerda operantes como os da linha 101 e inoperantes como os da linha 103 e não há qualquer reclamação ou risco para os usuários e outros veículos da mesma e de outras empresas também circulam com apenas 2 portas a direita( exemplo dos novos veículos zero km da viação guaianazes) que também não há qualquer reclamação por parte dos usuários. Portanto as críticas acima não procedem e não condizem com o que foi visto na cidade hoje.
4- quanto a catraca no meio dos veículos da Susantur facilita a acomodação dos usuários especiais como idosos, gestantes e crianças de colo por causa da maior disponibilidade de assentos na parte dianteira e cadeirantes embarcados por prancha.
5- diferentemente do que acontece com os veículos da leblon e vcm que geralmente só exixtem 3 ou 5 assentos na parte dianteira e mesmo com assentos especiais demarcados na parte de trás os passageiros especiais não são respeitados pela lotação que se vê.
Abraço.
Donizete entende de asfalto , de transporte não entende nada , porque ele também não se preocupa em descobrir e prender outros casos , o asfalto que ele entende é propina viu , ele não aceita a Leblon porque como ela não entra nos esquemas fica mais difícil a corrupção que ele pretende fazer , só pode ser isso , um desprefeito que está no cargo a base de corrupção , eu trabalhei nas eleições e vi o que os fanáticos petistas faziam nas escolas , procurei um fiscal , uma policia pra denunciar e não encontrei ninguém , o pt é sujo , todos tem problemas , mas o pt é sujo e quer governar na base de escândalos e corrupção, mensalão e promessas furadas , porque ele não vai cuidar da cidade , só sabe dizer que não tem dinheiro , quem foi desprefeito antes dele foi um petista também , porque ele não questiona o companheiro e procura saber porque o companheiro roubou tanto ? porque ele não vai cuidar da saúde , o governo do estado derrama dinheiro e as portas do Nardini é fechada para o povo , os petistas deviam ter vergonha na cara , em tempos pretéritos fizeram várias acusações de outros , e hoje mostram que são os piores , consulta a população , ela saberá dizer se os serviços da leblon é ruim , Fora donizete , fora pt e os petista fanáticos .
eh um tipico presente de uma administração finada rsrsrsrs: a VCM ganha o direito de operar e como premio tem q ceder linhas a uma rival. eu li certo ?? o tio Doni quer mirar na Leblon (ou nem isso) matando a VCM??
e o q eu previ lá atras na decisao contra a Leblon finalmente se concluiu mantendo-se as duas atuais empresas
è nem sei mais o que dizer dessa novela
Não surpreende que toda esta confusão esteja acontecendo no transporte coletivo de mauá,prefeitura incompetente,mal dirigida e com um planejamento nas coxas feito a base da soberba e da arrogancia da prefeitura,que todos sabemos que há muitos anos a cidade de mauá não tem condições de operar na cidade,isto é fato,Mauá tem um planejamento pros transportes coletivos da década de 90 onde a cidade era muito menor em termos de população e este planejamento parou no tempo,tentou-se consertar colocando uma empresa de última hora sem discutir com a população o que era necessário e a confusão esta ai,me parece que definitivamente a Suzantur é uma porcaria pois colocou ônibus em Mauá fora dos padrões da cidade que necessitavam ter ônibus com mais portas e com atendimento muito confuso afinal quando precisei esperei 40 minutos por um onibus na linha 101,o que é inconcebivel,a Cidade de Mauá tem que ser tirada da cidade correndo mas devido a incompetencia da prefeitura,agora temos duas empresas operando no mesmo espaço e como sempre o coitado do usuário que se dane,será mesmo que a população de Mauá escolheu bem seu prefeito?acredito que não,eu estou de consciencia limpa pq nunca acreditei nesta proposta furada de Donisete,a Leblon tem os seus problemas mas esforça-se pra apresentar um serviço decente e de qualidade e não é justo que uma empresa séria,o oposto da falida e desorganizada Cidade de Mauá saia da cidade,agora vimos o roto e o esfarrapado na mesma linha,coitado de quem é obrigado a usar estas linhas todos os dias e a prefeitura como sempre colaborando pra ferrar o usuario de Maua e dizendo arrogantemente que Mauá tem um novo sistema de transporte coletivo,sendo este lixo?eu dispenso
Amigos, bom dia.
Nos manuais, este tipo de gestao e denominado Gestao por Competencia.
E assim que o Brasil e gerido.
Com competencia!
Parabens!
Att,
Paulo Gil
O Poder Público de Mauá ficou 30 anos sem precisar se preocupar com o Transporte Público, pois era péssimo mas era Monopolizado, então não precisava fazer nada, apenas pedir “bença” para o Baltazar. Agora que realmente existe dinâmica no transporte de Mauá a Prefeitura parece uma “barata tonta” não sabe se deixa assim, se volta como está, enfim. Plano de Mobilidade e Mauá são antagônicos e quem vai pagar por muito tempo ainda o preço dessa incompetência é a População.
De acordo com a matéria, novembro tem nova licitação, acho que a Leblon vai perder …
Uma pergunta, se havia monopólio em Mauá, como em 2010 deixaram a Leblon vencer? Foi algum descuido do licitante?
Agora é só esperar pelo próximo capítulo desta novela!
MAUA MELHOR !
Para Melhoria dos Transportes Sugere—se.
Substituiçao das Empresas eaosa ,cidade de maua, e suzantur e Leblon. Se flaudaram o sisistem.
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Subscriçao e Remodelagem.
Viaçao ABC no Lugar da eaosa
Licitaçao para substitir os municipais.
Novo sistema circular . Expressos e micro
Cada um tem o que merece nem mais nem menos
meu povo donizete e tao incompetente q se a lablom e cidade de maua praticarao o mesmo crime pq multa diferente kkkkkk e do baltazar mesmo vamos se conforma com merda mesmo