Justiça determina que Suzantur saia de Mauá. Prefeitura vai manter empresa

ônibus

Ônibus da Viação Cidade de Mauá. Assim como a Leblon, empresa tem garantias jurídicas para operar no município. Foto: Kaique Feitas

Justiça determina suspensão de contrato emergencial com a Suzantur e a volta da Viação Cidade de Mauá
Se prefeitura não cumprir determinação pode ser multada em R$ 30 mil por dia. Leblon também possui garantias judiciais para continuar operando
ADAMO BAZANI – CBN
O juiz Rosselberto Himenes, da 5ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus, atendeu liminar da Viação Cidade de Mauá, operadora do lote 01 do município, e determinou nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, que o contrato emergencial firmado com a Suzantur pela prefeitura seja “suspenso imediatamente”
Também determina que “imediatamente” a Viação Cidade de Mauá assuma novamente as operações das cinco linhas prestadas pela Suzantur desde 19 de outubro, após descredenciamento das empresas Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros por supostas invasões no sistema de Bilhetagem Eletrônica.
A empresa do lote 02, Leblon Transporte de Passageiros, não teve os serviços afetados já que a companhia conseguiu um mandado de segurança mantendo as operações em Mauá. A Prefeitura de Mauá tentou desde o dia 19 derrubar duas vezes a liminar que favorece a Leblon, mas sem sucesso.
A decisão também proíbe a instalação de validadores nos ônibus da Suzantur e proibiu que a empresa responsável pela bilhetagem, PK 9 Tecnologia, realize compensação tarifária em prol da empresa contratada em caráter emergencial.
Caso a Prefeitura descumprir a decisão pode ser multada em R$ 30 mil por dia.
A decisão veio pela Justiça de Manaus pelo fato de as empresas do Grupo Baltazar José de Sousa estarem em recuperação judicial. Com as interrupções dos serviços da Viação Cidade de Mauá, as receitas da companhia ficam comprometidas, prejudicando a recuperação judicial. A recuperação é acompanhada pela Justiça do Amazonas, já que envolve uma companhia de ônibus daquele estado pertencente a Baltazar.
“Na verdade sempre buscamos o diálogo com todas as partes. Mas temos de garantir nosso direito de operar. Temos um contrato e vencemos a licitação” – disse o empresário Baltazar de Sousa Júnior ao Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus.

PREFEITURA NÃO DEVE RETIRAR A SUZANTUR:

Em evento realizado na noite desta quinta-feira sobre o balanço da administração, o prefeito Donisete Braga disse que vai manter a Suzantur operando no lote 01 e que a decisão da justiça de Manaus não deve sobrepor a decisão da Justiça de São Paulo que negou recurso da Viação Cidade de Mauá.
Quanto à Leblon, a empresa continua operando sem alterações já que possui decisões favoráveis no Estado de São Paulo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Bruno lima disse:

    ai sim mais sem roubo pq assim a população de Mauá não aguenta .
    Falo espero que vcs tem entendido o recado.

  2. marcos disse:

    Pra mim isso é pouco , a justiça devia determinar a saída urgente do prefeito do poder , por falsas acusações , a barão , embora ainda não presta um bom serviço, devia também abrir processo contra a prefeitura para cobrir perdas e danos . A Leblon está certa , vai pra justiça também exigir provas dos acusadores de invasão , não deixem isso barato , vamos mostrar para o povo o que é o pt no poder. Não é politicagem , mas transparência.

  3. Eu parabenizo a Leblon, pois é uma Empresa séria, típico do Povo do Sul, sabe!? Tinha que ter uma Leblon no lote 4 de São Paulo; Agora, a VCM, sem comentários.

  4. Friend disse:

    Prefeito ao invés de se preocupar com os problemas da cidade, fica inventando N de problemas com a Leblon. Até quando ele vai ficar batendo na mesma tecla, pode continuar nesse mesmo assunto. Mas 2016 esta chegando e o povo de Mauá dando cartão vermelho para ele.

  5. carlos disse:

    Esse juiz é o mesmo que decretou recuperação judicial em 33 empresas do grupo Baltazar prejudicando centenas,se não milhares de processos trabalhistas sem contar fornecedores que não foram pagos.
    Agora eu me pergunto,como pode um juiz la em Manaus saber o que se passa nas empresas do ABCD,sem contar as tantas outras empresas espalhadas pelo brasil ?
    Enquanto isso o filho do senhor Baltazar que tb é um dos socios das empresas constroi shoping em Miami,não basta esses empresarios ferrarem o povo tb ferram os trabalhadores

  6. Eu pensei que os ônibus da falida OAK Tree iria vir de novo a rodar na area 4 na emergencial 3 após a justiça tirar a empresa Suzantur lembrando que a falida OAK Tree era a Viação Santa Madalena que já teve os Caio Vitoria e Alpha Rodando na area 4 antes da contratação da Himalaia Transportes Urbanos. abaixo assinado pela criação da Empresa estatal de Onibus em São Paulo para operar as linhas deficitarias, sistema PAESE em caso de greve das empresas de onibus urbanos, Metrô e CPTM e eventos e São Paulo precisa de 100 assinaturas entre no site e vamos assinar galera não é necessário fornecer nenhum documento.
    http://www.avaaz.org/po/petition/pela_criacao_da_Empresa_estatal_de_Onibus_em_Sao_Paulo/?copy

  7. Kaleb disse:

    O Donisete Braga é tão ruim de serviço, tão incompetente, que nem a falida Viação Cidade de Mauá ele consegue tirar da cidade, para implantar o tal “novo modelo” de transporte, que aliás nunca foi apresentado. Cadê o projeto? Cadê as propostas?

    Prefeito incompetente, secretários incompetentes, assessores incompetentes… O resultado está ai, burrada atrás de burrada. E o povo sofrendo no meio, com a insegurança de um pseudo sistema de transporte, estagnado pela ingerência de políticos preocupados somente com seus interesses.

    Porque ao invés de ficar tentando tirar as empresas, que querendo ou não, tem contrato legal com a prefeitura por mais 7 anos, o prefeito não investe na melhoria do sistema atual, dando condições para que as empresas prestem um serviço melhor e cobrando delas aquilo que está em contrato.

    Só isso já seria suficiente! Nada de plano revolucionário de transportes, que na verdade não passa de um blefe do prefeito para justificar suas ações no mínimo duvidosas, pois nem um projeto de verdade ele tem.

    #foraDonisete

  8. Ricardo disse:

    Na minha opinião…isso tudo já virou uma guerra para ver quem fica com a maior parte do bolo $$$. Tanto a leblon, suzantur, cidade de mauá e prefeitira são tudo farinha do mesmo saco…é uma atirando pedra na outra e a população é quem está pagando a conta. Há muita coisa por traz desse filme de interesses próprios. Na verdade o que está incomodando e muito os donos dessas empresas não é a preocupação com a qualidade do transporte público e seus usuários e sim em ter que dividir o seu lucro com os seus concorrentes. Os donos da Leblon mesmo dizem em seus emocionantes discursos que vieram para Mauá para fazer a “diferença” e que o mais importante não é o dinheiro…..que ela é uma empresa de Deus e tudo mais…… só quem trabalha ou trabalhou lá sabe que isso é a mais pura HIPOCRISIA.

  9. SERGIO FERREIRA DE FREITAS disse:

    E O PREIFEITO VAI JUNTO TBEM,,COM PROPINA DESDE 2011 COM MINISTERIO PULBLICO ATE HJ ALIVIO A BARRA DELE NA JUSTIÇA,,ESTÁ BRIGA ENCHE O O BOLSO DE ALGUEM EO POVO SÓ ESPERA O IPTU A PAGAR….

  10. Nathalia disse:

    O prefeito Donoisete Braga quer susantur pq ele nao anda de onibus,, horrivel sujo podre Maua prescisa de condiçoes melhores eu tomo onibus todos os dias e a leblon das 3 em Maua é a melhor em termo de limpeza, Educaçao dos Motorista e conforto . povo de maua reclama mais ninguem faz nada…….

  11. marcos disse:

    Já que petista é tudo burro mesmo vou escrever de novo – Quem manda nos horários e na quantidade de ônibus circulando em linhas é a prefeitura , se alguém tem dúvida ligue na porcaria do 156 ou deixem de ser preguiçosos e vão lá no SSU ou procurem um tal de osmar dentro do terminal , não adianta a Leblon colocar mais ônibus sem a autorização desses inteligentes porque de certo vai levar multa , se diminuir os intervalos sem a prévia autorização leva multa de novo , se leva projeto pra melhorar as linhas antes tem que passar pelos tais engenheiros de tráfego , nem sempre eles aprovam , então pergunto , com essa cambada no poder vai melhorar o que ? – Se o sistema vai ruim a culpa é da prefeitura que coloca analfabeto pra tomar conta de uma pasta de suma importância portanto – Fora pt e seus seguidores.

  12. will disse:

    São coisas tipicas de m
    Mauá terra de ninguem

  13. Francisco Monte disse:

    TEM Q CAÇAR É ESTE PREFEITO , FUI NA UPA VARIAS VEZES E NUNCA TEM MÉDICOS ,NUNCA MAIS VOTO NO PT , O POVO Q TEM CULPA DE ELE ESTAR AI.
    NÃO APRENDEU NADA COM O EX-PRESIDENTE .

    Francisco Monte !!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. parabens leblon por mais uma vitoria o povo de maua ta com voces mais falta uma coisa e colocar mais onibus na linha j zaira 04 os onibus nao e suficiente pra toda regiao do zaira e muita demora por favor corrija por q e muita reclamaçao nos horario de pico tem ser no maximo tres minuto e tanbem acabar com este tal de expreso e colocar todos onibus direto estou cansado de ligar no 156 mais nao tem soluçao sempre arrumam uma desculpa o povo do zaira nao pode ficar so na reclamaçao a sorte q ainda tem este lixo do baltazar q fas o alto da boa vista e o tal de radial

  15. walter disse:

    acho que maua não tem mais jeito , porque uma empresa que esta cheia de processos e ainda não saiu é porque quem manda se chama Baltazar

    Walter

  16. xiko disse:

    Aqui quem manda sao os costas quente , nem ministério público consegue mandar no prefeito….

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading