Dívidas de Baltazar EMPERRAM Licitação da Área 5 da EMTU

EAOSA

Ônibus do ABC, em especial do Grupo de Baltazar José de Sousa, estão entre os piores do Estado. Área 5 da EMTU opera sem licitação. Certame pode ser barrado de novo porque empresas estão em recuperação judicial. Foto: Adamo Bazani.

Dívidas de Baltazar José de Sousa emperram licitação da Área 5
Pelo fato de as empresas dele estarem em recuperação judicial, serviços não podem ser suspensos. EMTU tenta a concorrência pública desde 2006. Licitação poderia trazer melhorias para as linhas intermunicipais do ABC Paulista. Empresário muda o nome das companhias de ônibus constantemente, como apurou reportagem da CBN
ADAMO BAZANI – CBN
Com informações de Tiago Oliveira, da Rádio ABC
A licitação da Área 5 da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que deveria ter sido realizada em 2006, mais uma vez foi emperrada.
O motivo agora é a situação jurídica e fiscal das empresas e Baltazar José de Sousa, como EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André, de Mauá, Viação Ribeirão Pires, EUSA – Empresa Urbana Santo André, Viação São Camilo (que fazem linhas intermunicipais) e VCM – Viação Cidade de Mauá, que é municipal.
Determinação do juiz Rosselberto Himenez, da 5ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho, de Manaus, no Amazonas, impede a realização da licitação pelo fato de as empresas de Baltazar José de Sousa estarem em processo de recuperação judicial. De acordo com a decisão, se fosse realizada a disputa publica, as atividades das empresas seriam suspensas já que elas não podem participar de licitação. No entendimento do juiz, se isso ocorrer, comprometeria as receitas do grupo de Baltazar e consequentemente a recuperação judicial.
As empresas de Baltazar podem ter a falência decretada.
Os cerca de 900 ônibus de linhas intermunicipais do ABC, que transportam cerca de 7,5 milhões de passageiros por mês, operam de maneira irregular. A Constituição de 1988 determina que serviços públicos prestados por empresas particulares, como é o caso dos transportes por ônibus, sejam regidos por contatos realizados depois de concorrência pública, no caso licitação.
As empresas de Baltazar estão entre as piores de todo o Estado de São Paulo, de acordo com o IQT – Índice de Qualidade de Transporte, da EMTU.
Os serviços do ABC são por permissão precária. Com isso, a EMTU não pode fazer exigências mais rigorosas às empresas de ônibus. O resultado disso: a frota dos intermunicipais é uma das mais velhas do Estado, com média de 9 anos de uso, com poucos veículos acessíveis e linhas desatualizadas em relação ao novo perfil de deslocamento da região.
O secretário estadual de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que a Procuradoria do Estado vai tentar derrubar a decisão.
Desde 2006, a EMTU tenta realizar a licitação que estava prevista para este ano. Por quatro vezes, os empresários da região barraram o processo de concorrência pública.
Como apontou a rádio CBN, em uma série de reportagens, Baltazar José de Sousa, muda constantemente o nome das empresas de ônibus.
Segundo especialistas, isso é uma manobra para que os empresários continuem atuando ou participando de licitações, mesmo com problemas jurídicos e trabalhistas.
Uma nova empresa faz contrato com o poder público, mas os ônibus, as garagens, os funcionários e os administradores continuam os mesmos ou a companhia é registrada em nomes de laranjas, sócios ou parentes.
O secretário estadual dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, esteve no ABC com o governador Geraldo Alckmin e conversou sobre o assunto com o repórter Tiago Oliveira, da Rádio ABC.
OUÇA A REPORTAGEM:
http://radioabc.com.br/noticias/dividas-de-dono-da-eaosa-emperram-licitacao-de-linhas-intermunicipais-do-abc/
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Tiago Oliveira, repórter da Rádio ABC.

Comentários

Comentários

  1. Luís Marcello Gallo disse:

    PQP!!! De novo: PQP!!! Até quando os passageiros dos ônibus intermunicipais do ABC serão obrigados a aguentar os “maravilhosos” serviços de empresas como Ribeirão Pires, São Camilo, Urbana, Imigrantes, Triângulo, Cidade de Mauá e, na minha opinião, a pior de todas, a EA*OS*A? Seria possível trazer este juiz do Amazonas para ele perceber o impacto desta decisão? Ele é meu convidado especial para esperar um carro da linha 441 em plena Avenida Paulista, principalmente aos sábados. E pode deixar que eu pago a passagem… É brincadeira!!! Assim, não dá!!!

  2. Kaleb disse:

    É brincadeira um negócio desse!!!

    Quer dizer então que este bandido do Baitazar (sic) faz farra a vida inteira, afunda com suas empresas porcas Brasil afora e nós do ABC que temos que pagar a pato?!

    Não há outras formas de fazer com que os credores recebam? Meu, esse cara tem um monte de ônibus, leiloa essas bostas que não servem pra nada mesmo, só para atrapalham o trânsito e a vida dos passageiros.

    Além dos ônibus, tem as garagens e as propriedades deles que não são poucas. Só em Mauá e Santo André são pelo menos 3 garagens grandes! Isso sem falar das fazendas que ele tem por ai e do dinheiro em paraísos fiscais.

    Essa decisão judicial é a coisa mais ridícula que já vi na minha vida! Não há argumentos que sustente isso. O que deve prevalecer o direito de ir e vir dos passageiros do Grande ABC, e não o interesse de credores e empresários que nem daqui são.

  3. Antenor disse:

    Amigos, deem uma pesquisada; Se o Baltazar vender tudo o que tem, não paga suas dívidas. Só na dívida ativa ele deve: EAOSA 18milhões, Riacho 14milhões, Ribeirão 16milhões, São Camilo 19milhões, Triângulo 4milhões, Urbana 4milhões, Imigrantes 10milhões. Imagine nas demais empresas dele e a dívida de outras esferas.

  4. O grande ABC, matéria de ônibus intermunicipais, tá nos tempos das cavernas. E o Baltazar, só empurrando com a barriga.

  5. marcos disse:

    Eu concordo com o Kaleb , se a firma não tem dinheiro para arcar com as custas de direitos trabalhistas , então que penhore os bens que ele tem , as garagens , os ônibus e talvez até o dinheiro que ele venha ter em bancos.

  6. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) disse:

    Bom dia Internautas !!

    Pelo jeito se mexerem nesse “cadáver” a tendência é feder ainda mais, é inadmissível a Postura da EMTU diante dos seus Usuários!!!!!!

    Na Minha Opinião deveria é FECHAR AS PORTAS, ninguém trabalha direito, liga pra fazer reclamações e nada adianta; fiscalizações ineficientes com base ao Maior Número de Reclamações que a Linha recebe. Na ultima vez que eu fiz a reclamação no Site da EMTU, não adiantou, quando liga no 0800-724-0555 os Analistas devem estar jogando Truco, sempre as ligações cai “No momento os nossos atendentes estão todos ocupados, ligue de novo mais tarde ou acesse o Site… “.

    Engraçado como são as coisas, eles esperam que o Pior aconteça para tomar alguma providência, de todas as Cidades da RMSP, pode ser que esteja um pouco equivocado, mas as Criticas são a Área 3 – O Consórcio Internorte é que atendem as Cidades: Guarulhos, Arujá; Mairímporá; Santa Isabel e São Paulo. Aqui só existe as poucas Empresas mesmo que sejam filiados aos Grupos Empresariais não passam de monopólios camufládos que prestam um Serviço Péssimo. Ao contrário da Área 5 que seria a do Grande ABC tem que ser mais rigorosa. Não tem que passar a mão na Cabeça dos “Barões das Empresas de Transporte do ABC”, se nós deixamos de pagar qualquer imposto somos multados e punidos. Agora porquê esse “Chupeta de Vulcão” do Baltazar tem que sofrer uma “leve advertência” e ficar tudo bem?!?!? Como sempre a Gestão do Geraldo Ackmerda é um lixo, só governa pra Elite e se esquece dos Pobres. Sinto lhe informar mais uma vez essa historia vai acabar no Rodizio de Pizza.

    São Paulo – Terra da Garoa
    Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa
    BRAZIL – PAIS DA IMPUINIDADE

  7. Sergio Santo André disse:

    Ahahahahahahah, alô Paulo Gil !!!! Agora quem tem bola de cristal sou eu !!!!!!!! Alguém tinha dúvida que o titio Baltzar ia melar o negócio ?????????? Até agora nenhuma novidade hein !!!!!

    1. Paulo Gil disse:

      Sergio Santo André,boa noite.

      Não dá para acertar todas,mas o importante é que mais umdoBlog acertou.

      Valeu!

      Abçs,

      Paulo Gil

      1. Sergio Santo André disse:

        Alô amigo Paulão. Por favor, não não use esse meu acerto para desistir das suas previsões hein !!!! Seus comentários aqui no blog são um “deleite” !!! Abraço !!!

  8. Anthony disse:

    Esse proco do Baltazar nao vale nada ele passa é dinheiro na mao desses juizes imcopetentes isso sim velho dos infernos

  9. Professor PARDAL REVOLTADO disse:

    A JUSTIÇA DO BRASIL É FALHA, isso todos nós brasileiros sabemos, agora não fazer uma licitação por conta de um JUIZ DE MANAUS???? Isso é uma vergonha, este JUIZ não tem idéia de como é o transporte da EAOSA, se o soubesse, fecharia as portas…. LAMENTÁVEL.

  10. Paulo Gil disse:

    Amigos,boa noite.

    Essa decisão é “fragilíssima”

    O interesse público sobrepõe a qualquer interesse particular.

    E depois, tem o jeitinho brasileiro.

    Inclui no Edital que o vencedor da licitação absorverá a mão de obra da massa falida.

    Jamais uma recuperação judicial pode sobrepor ao interesse público

    E tem mais; com certeza o maior credor é o próprio Estado.

    Na pior das hipóteses faz uma interdição e pronto.

    Cria a CMTOSA e tá tudo na pizza!

    O que não se pode tolera é esse monte de lata velha operando.

    Na pior das hipóteses vamos inscrever os Buzões no Programa do Lata Velha.

    Att,

    Paulo Gil

    1. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) disse:

      Os 1ºs tem que ser aqueles que operam na Linha 441 Avenida Paulista / Mauá Zaira; depois aqueles que saem do Sacomã para o Itapeva; você sai com o ônibus “inteiros” e chega em Mauá com as Porcas e Parafusos nas Mãos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Professor Pardal REVOLTADO!!!! disse:

    ri muito amigo Paulo Gil, o problema é que o Luciano Hulk não dará conta do recado rsrsrs

  12. Paulo Bellini disse:

    CORRUPÇÃO!! Esse é o mal do Brasil. Se fosse num país sério esse Baltazar estaria preso. Mas a EMTU se borra de medo; Prefere perseguir e demitir funcionários que têm problemas de saúde por conta da própria empresa. Lixo de administradores nas empresas públicas. Pessoas que não sabem bosta nenhuma de transportes, e só estão lá pq puxa e chupam, até as bolas do governador (que é outro monte de merda). Tô de saco cheio desses caras. E um recado pra esse povo burro: escolham BEM seus candidatos, votem com inteligência (se é que vcs têm). MERDA DE POVO, GOVERNANTES E PAÍS

  13. gilmar vital disse:

    Pra que serve a EMTU? Se foi possível rever os contratos de outras areas de outros barões, porque então essa é tão difícil? Ou será que tem a haver com o PT, que influencia em todos corredores públicos burocráticos do território nacional, e que na prefeitura de Mauá essa política é praxe, favorecendo os tentáculos do famoso Baltazar, e há quem diga que ele é “laranja” do Nenê Constantino.

  14. marcelo pires da silva disse:

    ñ sou dono do mundo, nem o boltaza… + somos filhos do dono, Deus sejs louvado…Deus abençôe a todas as nações…AMÉM.

  15. maria aparecida trigueiro de oliveira disse:

    em 21/10/2010 sofri um acidente de percurso com o onibus rio grande e sao bernardo abri um processo em 21011 ganhei em 1 re 2 estancia na ocasiao fraturei a coluta em dois lugares foram colocados 8 pinos ate hoje nao recebi nem o dinheiro que gastei com remedios o qual tomo ate hoje 8 comprimidos pra poder ficar de pe quebrei um dente tive um corte na mao esquerda e ate hije nao consegui receber sequer um real estou desempregada sinto dores diaramente sem melhoras e deprimida pois preciso demais do dinheiro pra continuar o tratamento que faço a 5 anos ja nao sei mais o que fazer sera que um dia eu poderei ter esperança de receber aquilo que me devido pq sei pelo o que ele ganha daeia suficiente pra me pagar estou muito triste pois agora eu sei que a justiça e cega surda e muda e lamentavel pq so quem vai pra cadeia e pobre mesmo por favor alguem poderia me dar uma luz ou renovar minhas esperanças obrigado

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