SPTrans extingue mais de 50 linhas e secciona serviços. MP deve apurar efeitos

ônibus

Ônibus em São Paulo. Só neste ano, mais de 50 linhas de ônibus foram extintas e uma série seccionadas. O que prefeitura chama de racionalização, para os passageiros tem significa transtornos. Foto: Adamo Bazani

SPTrans extingue mais de 50 linhas de ônibus e Ministério Público deve investigar os efeitos para o passageiro
Seccionamento das linhas também gera polêmica
ADAMO BAZANI – CBN
Para a SPTrans São Paulo Transportes e para a prefeitura: racionalização do sistema para evitar sobreposições.
Já para muitos passageiros, mais transtornos, viagens demoradas, cansaço e a sensação de que somente o interesse de lucro dos empresários de ônibus tem sido atendido.
A extinção e o seccionamento das linhas de ônibus da Capital Paulista têm gerado polêmica e insatisfação. A SPTrans diz que o período é de transição para o passageiro se acostumar.
De acordo com a própria gerenciadora do sistema, desde o início deste ano 54 linhas de ônibus municipais deixaram de existir. Outras foram seccionadas.
A implantação de faixas exclusivas para ônibus, principal bandeira do prefeito Fernando Haddad na área de mobilidade urbana, também fez com que várias linhas fossem alteradas, como as que seguem pela região do Corredor Norte-Sul.
Na zona Leste, diversos itinerários foram reduzidos.
A gerenciadora diz que a racionalização das linhas aumenta a velocidade do sistema e que pode reduzir custos para o passageiro no futuro.
Para especialistas, os seccionamentos ou extinção das linhas não devem levar em conta apenas se há diferentes serviços na mesma via ou corredor, mas o perfil dos deslocamentos, o que é facilmente apurado pelos dados do Bilhete Único.
O Ministério Público de São Paulo já foi informado por passageiros e deve verificar os efeitos das medidas da SPTrans.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Luiz Vilela disse:

    Ministério Público informado “por passageiros”?!
    Hahahahaha…………

    Foi e é COBRADO por empresários de ônibus que “perdem” suas linhas, inclusos os respectivos subsídios.

    MP de São Paulo deveria ver o aproveitamento da frota da rede – sim, porque em Curitiba existe uma rede integrada – de ônibus de Curitiba ao invés de bancar a irracionalidade operacional das linhas de ônibus de Sampa.

  2. A SPTRANS deve verificar nas garagens das empresas e cooperativas o cumprimento das partidas dos pontos iniciais. Mais ônibus rodando é a solução para os congestionamentos. O seccionamento das linhas pode ser racional, mas, se retiram os carros das linhas, não adianta este racionamento. ÔNIBUS RODANDO NÃO CONGESTIONA, AUMENTA A OFERTA DE CONDUÇÃO.

  3. Pedro disse:

    O que esperavam do prefeito de pano, e do secretario amigo do peito das empresas da zona leste, o pior esta por vir, o nosso prefeito demonstra que tem medo do secretario imposto a ele, o ano que vem tem eleição vamos lembrar do que estao fazendo.

  4. Entendidos em transporte defendendo megalomaniacamente os seccionamentos em 3,2,1….
    A POPULAÇÃO ESTÁ SENDO PREJUDICADA!!!!
    SERÁ QUE DÁ PROS TÉCNICOS E ANALISTAS ENTENDEREM?
    SERÁ QUE DÁ PRO MINISTERIO PÚBLICO SER UM POUCO MAIS SENSÍVEL AOS APELOS DO MUNÍCIPE PAULISTANO?

    ADIANTA TER BLOG DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE SÓ ACEITA POSTAGEM DE QUEM ELOGIA A TRONCALIZAÇÃO E FILTRA AS TANTAS RECLAMAÇÕES DE PESSOAS QUE FORAM PREJUDICADAS PELA DESATIVAÇÃO DE LINHAS IMPORTANTES?

    EU PEGUEI UM IMENSO ABAIXO-ASSINADO DE PESSOAS QUE ASSIM COMO EU, FICARAM REVOLTADÍSSIMAS COM A DESATIVAÇÃO DA LINHA 4301-10 COHAB 2 – PÇA DA SÉ, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM ERA UMA LINHA MODERNA E TRONCAL, QUE SÓ FOI DESATIVADA POR QUE BATIA DE FRENTE COM OS INTERESSES DA VIP TRANSPORTES DE CRIAR A LINHA 4310-10; PEGUEI ESTE ABAIXO ASSINADO E ENTREGUEI PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO, PEDI PARA PELO MENOS UMA CENTENA DE PESSOAS PARA POSTAREM NO BLOG DO ÔNIBUS RECLAMANDO DA DESATIVAÇÃO DA LINHA 4301-10 PÇA DA SÉ – COHAB 2, MUITO PEDIRAM PRA EU SOLETRAR E OUTROS ESCREVERAM EM PAPEIS O NOME DO BLOG E TENHO CERTEZA QUE POSTARAM RECLAMAÇÃO NO BLOG DO ÔNIBUS, MAS TODAS AS POSTAGENS, TODAS ELAS QUE RECLAMAVAM DA DESATIVAÇÃO DA LINHA 4301-10 FORAM FILTRADAS E NÃO PUBLICADAS.
    AGORA JÁ VI DUAS POSTAGENS NO BLOG DO ÔNIBUS ELOGIANDO A CRIAÇÃO DA LINHA 4310-10 QUE É ESTA LINHA QUE VAI SUBSTITUIR TODAS AS OUTRAS LINHAS ESTRUTURAIS DAS AREAS 3 E 4.
    VOCÊS JÁ IMAGINARAM O ABSURDO QUE VAI SER APENAS UMA LINHA PELA RADIAL LESTE ATENDENDO TRANSBORDOS VINDO DE TODA AREA 3 E 4?
    SEM CONTAR QUE A 4310-10 ESTÁ CARREGANDO 22 MIL PASSAGEIROS/POR DIA VINDOS DA DEMANDA DAS LINHAS SECCIONADAS E DESATIVADAS E DAS LINHAS EM PAESE, OU SEJA, ASSIM É FÁCIL DIZER QUE A LINHA É UM SUCESSO. DADOS MANIPULADOS E POVO MANIPULADO NO SEU DIREITO DE IR E VIR.

    EU DENUNCIEI O PLANEJAMENTO DA SPTRANS AO MINISTÉRIO PÚBLICO, SABE QUAL FOI O PRÊMIO PARA OS MORADORES DA COHAB 2?

    LINHAS 3759-10, 342X-10, 4301-10 DESATIVADAS
    LINHA 3124-10 SECCIONADA NA ESTAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA ITAQUERA
    LINHA 4034-10 INOPERANTE NO PAESE DESDE QUE O LOTE 4.3 FOI DESCREDENCIADO.

    VÃO DIZER AGORA QUE É TEORIA DA CONSPIRAÇÃO QUE O POVO DA COHAB 2 ESTÁ SENDO CLARAMENTE PREJUDICADO PELO PLANEJAMENTO LESTE DA SPTRANS?

    OLHEM AGORA A DEMANDA DA LINHA SUBLOCAL 3766-10 COMO ESTÁ…
    SUPERLOTADA E LEVA 40 MINUTOS PARA CHEGAR AO METRÔ ITAQUERA
    ENQUANTO QUE COM A LINHA 4034-10 SE ESTIVESSE SENDO BEM OPERADA LEVA APENAS 8 MINUTOS PRA LEVAR O POVO DA COHAB 2 ATÉ A ESTAÇÃO CPTM DO BAIRRO, A ESTAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO…

    NÃO SERIA ISSO UM BENEFÍCIO CLARO DA SPTRANS PARA A TRANSCOOPER E OS DONOS DE FROTA DA LINHA 3766-10?

    RACIONALIZAÇÃO OU BENEFÍCIO AS COOPERATIVAS E EMPRESAS QUE APOIARAM A CAMPANHA DO HADDAD?

    1. Concordo com voce Rodrigo.

    2. E a pergunta que não quer calar:
      Por que a SPTrans não secciona, unifica e/ou desativa linhas do subssistema LOCAL SOBREPOSTAS das cooperativas de transporte?
      Quantas dezenas de linhas sublocais sobrepostas temos no Shopping Aricanduva e Metrô Itaquera?
      Quantas linhas ESTRUTURAIS que rodam por vias ARTERIAIS que são operadas com MICROÔNIBUS das cooperativas Transcooper e Associação Paulistana?

      Porque a sPTrans e o PT não mexem com as linhas de cooperativas, sendo que as mesmas estão se acavalando e se sobrepondo?

      Seria porque muitos donos de frota das cooperativas são petistas?
      Seria porque muitos apoiaram a campanha do Haddad pra prefeito de São Paulo?
      Seria porque na sPTrans a maioria dos analistas e gerentes são filiados ao sindicato dos fiscais e analistas que é da CUT? CUT e PT são aliados políticos não?

      Vcs ainda acham que estão “racionalizando” o transporte pra benefício do sistema e da população?

  5. Em qualquer cidade bem organizada de transportes no mundo inteiro, se prestigia a história das linhas de ônibus e as referências de locomoção do cidadão.
    As linhas de ônibus em qualquer cidade importante do mundo tem de 20 a 60 anos de existência e é uma tranquilidade isso para o cidadão, que pode viajar, se mudar e se precisar voltar pra cidade, vai continuar tendo suas referências de locomoção e orientação.
    Pra quem vem de fora de outras cidades também, uma linha de 30, 60 anos de existência é referência pra quem vem de fora pra chegar num determinado bairro da cidade.
    O que se moderniza no mundo todo, são corredores e a forma de pagamento de passagem e a qualidade dos ônibus.
    É muito raro em qualquer cidade decente do mundo muito populosa se desativar linhas a cada 2, 4 anos como se faz aqui em São Paulo.
    Quando se cria um bairro novo nessas cidades equilibradas e com transporte eficiente, se CRIA linhas novas e não se unifica ou secciona linhas já existentes.
    Eles mantém linhas tradicionais e criam novas, isso é gestão eficiente de transportes, é assim em qualquer lugar populoso no mundo…
    Aqui esse papo de desativar, seccionar e “racionalizar” é só pra beneficiar empresários e cooperativas e encher o ego de analista de transporte que se acha gênio.

    1. Ainda sobre o que foi escrito acima, acrescento que, não se pode planejar um sistema de transportes exclusivo e específico para munícipes. A Cidade de São Paulo faz parte de um Estado, que faz parte de uma Federação, e é regida pela Constituição Nacional.
      Ou seja, se uma prefeitura altera todo o sistema de transporte, altera linhas a cada 2, 4 anos e retira todo um sistema de orientação e mobilização da cidade, isto prejudica pessoas de outras cidades do Estado e do país que vem visitar a cidade de São Paulo.
      Ora, somos todos brasileiros, o paulistano não é um cidadão especial diferenciado de outros brasileiros, uma pessoa que vem de outra cidade do brasil e do mundo, simplesmente NÃO CONSEGUE SE LOCOMOVER EFICIENTEMENTE POR SÃO PAULO atualmente.
      Uma pessoa que veio à São Paulo há 5, 10 anos atrás, quando volta e tenta usar a linha que utilizou há anos atrás, porque a mesma virou REFERENCIA pra aquela pessoa, ela NÃO CONSEGUE e se perde, se tem dinheiro, paga um transfer ou táxi, e se a pessoa é de baixa renda e veio pra São Paulo pra trabalhar ou visitar parentes? Obviamente esta pessoa que veio de outra cidade do Brasil ou do mundo não vai ter o Bilhete Único e aí ele tem que ser penalizado a ficar zanzando pra pedir informações e ainda por cima pagar, 2, 3, 4 conduções (até 12 reais) pra chegar num local onde antes se pagava apenas 3 reais?
      É lícito estabelecer limitações de tráfego para cidadãos vindos de outras cidades do Brasil e do mundo?

      Como eu disse no texto acima, em qualquer cidade com gestão séria de transportes no MUNDO TODO, se mantém as linhas, porque elas são referências de orientação e locomoção, NÃO SE FICA ALTERANDO TODA HORA, o que muda é a tecnologia, e informatização da forma de pagamento de passagens.
      Quando se cria um bairro novo ou se aumenta a demanda de uma linha em específico, SE AUMENTA A FROTA, é assim em todo o mundo, e não se desativa e unifica e secciona linhas a toda hora, isso só dá vantagem econômica para o empresário de ônibus e causa transtornos a pessoas do MUNDO TODO que vem visitar e trabalhar em São Paulo.
      Esta história que o tempo passa e tudo evolui é argumento furado, não estou defendendo o passado e sim um transporte digno e justo para TODAS as pessoas que trafegam por São Paulo e não somente para MUNÍCIPES.
      A prefeitura de São Paulo está criando um sistema de transportes para MUNÍCIPES e mesmo assim estes MUNÍCIPES também estão sendo prejudicados porque são OBRIGADOS a fazerem transbordos desnecessários, quanto mais penoso ainda é para uma pessoa que vem de fora ou saiu da cidade e voltou alguns anos depois.

      Não entendo porque isso não sensibiliza o Ministério Público.

      A MP já deveria ter expedido ofício solicitando o cancelamento IMEDIATO detodas estas alterações até que a prefeitura desse explicações CONVINCENTES e refazesse o sistema de uma forma mais justa para o cidadão, não só o de São Paulo, mas pra quem vem de outras cidades do BRASIL para São Paulo, afinal somos uma federação e não soldadinhos da revolução de 1932.

    2. j disse:

      #CONCORDO! A atual gestão faz a mesma coisa q a antiga e desastrosa do Kassab! como já postei aqui “trocentas” vezes, existem linhas/atendimentos da SAMBAÍBA, aqui na área 2 com demanda as vezes até fora do horário de pico, q são operadas com MICROÔNIBUS piores dos q os da TRANSCOPER, q hj em dia já tem até MICRÕES e CONVENCIONAIS automáticos (sem câmbio com alavanca)e motor dianteiro…da VW / carroceria Mascarello, em linhas como 172R/10 E 172P/10, talvez essas, as principais da cooperativa nesta esquecida área 2… sempre mesmo os minibus q tem duas portas e elevadores pra deficientes cadeirantes, ao contrário dos da SAMBAÍBA, tem cobradores…os da Empresa citada tem uma só porta, são velhos, sujos, acabados com mais de 10 anos de uso…e sem cobrador é obvio e sem elevador pra deficientes cadeirantes…uma piada! Aí entre Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010, a SAMBAÍBA repassou com aprovação, é lógico, da SPTrans/SMT algumas linhas do Metrô Santana, e até do Center Norte, na Vila Guilherme pra Transcooper…linhas com demandas excessivas e históricas…1786/10,1787/10,1775/10,121G/10, e 1776/10 e 1795/10, as quais, essas ultimas duas, foram extintas, e substituídas por outras linhas pros mesmos bairros aonde já haviam linhas da cooperativa…COMO Q A SAMBAÍBA FAZ UMA CISA DESSAS, MESMO RECEBENDO OUTRAS LINHAS EM TROCA? P Q NÃO DEU PRA COOPERATIVA, LINHAS COMO A 1766/10, Q QUASE ACABOU EM 09/11/13, UM SÁBADO DESSES ATRÁS, E Q OPERA COM ESSES NAUSEABUNDOS MICRINHOS DE UMA PORTA SÓ E UM CARRO CONVENCIOANL PROS DEFICIENTES, E SÃO SÓ TRÊS CARROS NO ENTRE – PICO…COMO PODE? QUEM GANHA COM ISSO? NÓS CERTAMENTE NÃO! ALIÁS A LINHA 121G/10-PQ. NOVO MUNDO/JAÇANÃ, Q NOS LIGAVA DIRETAMENTE COM O CENTRO DO DISTRITO VIZINHO NOSSO, NÓS Q MORAMOS NO JAÇANÃ, A VILA MEDEIROS (AVENIDA NOSSA SENHORA DO LORETTO) FOI SECCIONADA SEM MAIS NEM MENOS E SEM AVISO, NO METRÔ TUCURUVI, SÓ PRA AGRADAR OS COOPERADOS CHORÕES…A LINHA SEMPRE DEU PASSAGEIROS NO TRECHO DO JAÇANÃ AO TUCURUVI E NA VOLTA DO TUCURUVI AO JAÇANÃ…ELES É Q NÃO PUNHAM OS VEÍCULOS SUFICIENTES NAS LINHA E FICAVAM SE QUEIXANDO DA DISTÂNCIA E DOS PACIENTES IDOSOS E PROBLEMÁTICOS DO HOSP. SÃO LUIZ GONZAGA, NO JAÇANÃ, Q É DA SANTA CASA, E É DE FRENTE P/ O T.P. ANTIGO DA LINHA…Q ALIÁS CONSERVA AINDA SUA PLACA E SEU PONTO DE FERRO TUBULAR AZUL – ESCURO, COR DA REGIÃO, E JÁ MEIO ENFERRUJADO…Q ADIANTA A SPTrans EXTINGUIR A LINHA Q ERA DOS COOPERADOS, A 1059/10, E CRIAR UM ATENDIMENO DA 351F/10, O 351F/41-PQ. NOVO MUNDO / JAÇANÃ, SE ELE PASSA NAS PARTES “BAIXAS” DA VILA MEDEIROS…VILA SABRINA, JD. BRASIL, JD.JAPÃO…E A REGIÃO DO “LORETTO”? TEMOS Q PEGAR DOIS ÔNIBUS HJ EM DIA PRA IR LÁ! SE ERA PRA SER ASSIM PREFERIA A SAMBAÍBA! GOSTARIA MUITO DE ENTENDER ESSAS MENTES…E A FÊNIX, CONSORCIADA DA TRANSCOOPER NAS AREAS 2 E 1, OPERA, E MUITO MAL, NA AREA 2 LINHAS MAIS COMPRIDAS Q AS DA SAMBAÍBA, E A SAMBAÍBA PARECE NÃO SE PREOCUPAR…A NÃO SER COM A 117Y/10-COHAB JD, ANTÁRTICA/PINHEIROS, Q VAI SER EXTINTA NESTE SÁBADO DIA 30 E HAVERA A CRIAÇÃO DE DUAS LINHAS…A 2013/10-COHAB ANTARTICA/CACHOEIRINHA E 209P/10 -CACHOEIRINHA/PINHEIROS, ESTA SERÁ OPERADA PELA SAMBAÍBA COM OS TAIS E LINDOS SUPERARTICULADOS DE 23M. DE COMPRIMENTO…E QUATRO EIXOS…EXCELENTES…MAS AS OUTRAS LINHAS DA FÊNIX, A 179X/10,1206/10,177X/10,1702/10,172K/10…E OUTRAS Q EU POSSA TER ESQUECIDO, VÃO FICANDO E SENDO OPERADAS DE QUALQUER JEITO E COM VEÍCULOS, APESAR DE MUITOS SEREM SEMI-NOVOS, SÃO SUJOS E TEM INSETOS A BORDO…UMA PIADA! CADÊ A SPTrans Q NÃO VÊ ISSO…? E OUTRA…COOPERATIVA É PRA FICAR NOS BAIRROS E NÃO NAS RUAS E AVENIDAS DA REGIÃO CENTRAL E BAIRROS COMO O TATUAPÉ, BELÉM, PINHEIROS, LAPA,MOEMA, VILA MADALENA…ENTENDEM? CADÊ AS PREMISSAS DO “INTERLIGADO” CADUCO DA DONA MARTA SULICY? CADÊ OS CUMPRIMENTOS DESSAS PREMISSAS POR PARTE DE SERRA E KASSAB? SÓ AGORA É Q AS COOPERATIVAS ESTÃO SENDO COLOCADAS EM SEUS LUGARES…NADA DE PRECONCEITOS NÃO…É Q ERA AQUILO Q O INTERLIGADO PERMITIA E APREGOAVA, ATRAVÉS DO Q FOI EXPOSTO EM 2002 E 2003…E QUASE NADA FOI POSTO EM PRÁTICA! A PREFEITURA DEVERIA TER MAIS CUIDADO E COLOCAR ORDEM NA CASA! PADRONIZAR DE UAM VEZ AS NUMERAÇÕES DAS LINHAS, FISCALIZAR ATÉ OS MINIMOS DETALHES DAS PLACAS DE ITINERÁRIO E LETREIROS DOS VEÍCULOS ATÉ A LIMPEZA DOS MESMOS, VERIFICAR, DISCRETAMENTE, SE OS MOTORISTAS, E COBRADORES E FISCAIS DE LINHA TRABALHAM BÊBADOS OU DROGADOS, VERIFICAR O DECÔRO…E PARAR DE DAR “BOI” AS COOPERATIVAS…AONDE MORO TEM MUITAS RUAS AONDE PODERIAM PASSAR MICRÕES ATÉ ÔNIBUS CONVENCIONAIS DO SISTEMA LOCAL…MAS AS MERDAS Q A MARTA PERMITIU Q FOSSEM FEITAS…PERDURAM ATÉ HJ… OS CARAS SÓ QUEREM ANDAR AONDE ESTÃO ANDANDO OS VEÍCULOS DA SAMBAÍBA…A COMPETIÇÃO CONTINUOU…FAZER O Q!

  6. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Não precisa investigar racionalização não, pois tem linha sobrando, sobre postas, em zig zg e inúteis.

    Precisa é investigar outras coisas mais importantes.

    Por exemplo:

    Por que o Buzão de Sampa é sujo internamente ?

    Quem paga o linguição de 28 metros batendo lata no sábado a tarde no Corredor 9 de Julho ?

    Por que não retorna os Buzões novos da extinta OAK em detrimento dos Apachezinhos Baleadaços e Encardidaços, fabricados em 2004 ?

    E tantos outros desmandos de conhecimento público.

    Mas melhor não né.

    É oura perda de tempo, afinal a NH mudou de nome e a IB foi descredenciada, portanto
    o IC e a Ação Civil Pública irão morrer na praia, mesmo se condenados em última instância o que e quem honrará os R$ 30.000.000,00 de dano moral coletivo ???

    Nem Apachezinho Baleadaço e Encardidaço que daqui uma década (se tudo correr bem), não servirá nem de sucata.

    BrasiLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Modernize-se urgentemente.

    Att,

    Paulo Gil

  7. marcos disse:

    Agora parece que estão enxergando o que eu já criticava ha muito tempo , não basta pintar as ruas de branco pra enganar o povo com faixa exclusiva , isso só foi pra punir quem usa carro , a lambança está feita , agora é só esperar o final desta novela , espero que o assad não se meta a besta a mudar as linhas que eu uso , pra quem não sabe ele está de férias com toda a família na Itália , o desprefeito aqui de Mauá também é um embusteiro , ele vai criar um cabide de emprego para adm. o transporte , Mautrans , mas não se enganem , é apenas pra fiscalizar a empresa que ele não conseguiu tirar .

  8. Agnaldo disse:

    logo vcs verão estas linhas extintas nas mão de perueiros.

  9. Agnaldo disse:

    Gente é melhor andarmos apé do que nesses cacarecos velhos gerenciado por uma empresa podre que é a sptrans que é igual ao consorcio cl4 e não me estranha se as empresas de onibus
    que entram na zona leste tem socios que trabalha na sptrans pq todas que entram quebram e ninguem faz nada.

  10. Marli Aparecida Tonin disse:

    Uma péssima idéia da SP trans retirar os ônbus da Av. Liberdade. Isso esta causando um imenso transtorno à população que trabalha na área, visto que o metrô não suporta mais o fluxo diário de pessoas da região.
    E o Parque Dom Pedro também não possui infra estrutura para transportar tantos passageiros, aquilo já é um caos. Peço aos responsáveis pelo projeto que revisem essa proposta, pois ela afeta diretamente toda população. O Senhor Prefeito deve melhorar o que esta ruim e não retirar o que esta servindo para população de bom grado.

    1. j disse:

      #CONCORDO! Devem-se criar mais linhas e não tira-las! e mais atendimentos e não tira-los…e deixar as cooperativas dentro dos bairros e fazendo linhas de bairros e não na região central e bairros importantes! Mas a Prefeitura acha melhor extinguir linhas de empresas q ficam nos bairros, do q dá-las as cooperativas…e deixa q cooperativas assumam linhas de bairro centro e bairros de regiões diferentes…aí é osso! e o Metrô e a CPTM, não dão conta mesmo! é obvio! o Estado tmb tem sua culpa! Esse negócio q escrevi acima acontece aqui…aonde moro! Esses caras são muito tapados! depois querem q deixemos os carros e até motos em casa…ridículos! Cooperativas tinham, desde 2003, de Abril de 2003, q ficar nos bairros…operando linhas q ligam bairros a terminais de transferência… alimentando-os, terminais do Metrô/CPTM, terminais da EMTU-SP, como é o caso do São Matheus, entre as áreas 5 e 4…linhas q ligam bairros a bairros dependendo da distância, na mesma região, ou em áreas diferentes, ou bairros e terminais ao centro e ao sistema metro-ferroviário, mais adiante do terminal de transferência, deveriam ser operadas por empresas! o q acontece hj em dia fere as premissas do sistema INTERLIGADO q foi posto em pratica de qualquer jeito em Maio de 2003, e quem o feriu foi a própria prefeitura da Dna. Marta, e é óbvio q o Serra e o Kassab não iam fazer nada a respeito! só pensam nas eleições pra presidente e governador de SP, respectivamente!

  11. Jonathan Willins disse:

    O povo está sendo muito prejudicado causa dessas demandas da SPTrans de ficar cortando ou ficar tirando as linhas, agora se você quizer sair para algum lugar você tem que pegar 2 ou 3 ônibus tudo cheio só para chegar em um devido lugar, isso causa muito transtorno a população de ficar passando por esta humilhação todos os dias e Isso já se torno palhaçada, espero que tomem as devidas providências imediatamente e que voltem todas as linhas que a SPTras tirou ou corto.

  12. So digo uma coisa seccionar linhas que batem lata beleza,mais fazer o que estao fazendo seccionar linhas antigas que tem demanda e passa por locais que muitas pessoas descem como vao fazer com a 3574/10 aqui na area 3 e palhaçada,querem meter guela a baixo a linha 4310/10 pra ser a unica opçao sentido Pq.D.Pedro II sem ao menos ter corredor na Radial Leste?E so implantar faixas dizendo que e so pra ônibus e todo tipo de veiculo invadindo a todo momento?Onde esta o corredor que seria o correto pra um articulado de 23 metros?Nao vi ainda isso na zona leste ate o momento,Isso nao faz sentido Malddad ve se trabalha direito seu safado voce e seu amigo de empresario de transporte publico Tatoo.

  13. José Carlos disse:

    Na verdade o que a SPtrans está fazendo junto com o prefeito Haddad está certo,tem algumas linhas que a demanda é tão baixa, que vale a pena mante -la, e mais um exemplo de linhas que não precisão é a 6455/21 que ia do terminal capelinha até o pq. do ibirapuera sendo que que a 6455/10 que vai do terminal capelinha ao lgo. são francisco, é o mesmo trajeto.Retirando algumas linhas consegue oferecer uma maior oferta de lugares,tendo em vista que os onibus das linhas extintas vão para que continuam funcionando.È bom fazer até mesmo porque o corredor de onibus que fica na Estrada de Itapecerica da Serra sempre fica no anda-para no horário da manhã, por excesso de onibus, isso também prejudica.E muitas pessoas são acomodadas, tudo na vida muda, e temos que saber lidar com as mudanças.

  14. Bruno Quintiliano disse:

    Nosso sistema de transporte estava parado no tempo. Ele funcionava para uma cidade muito menor, com população menor. Ja passou da hora de reformular o sistema. Essas linhas fazem parte da historia da cidade, mas não da pra ignorar que a realidade da cidade hoje é outra. É mais facil registrar essas memorias no museu dos transportes publicos (que ja existe) e criar um sistema de transporte que atenda as urgentes necessidades de mobilidade.
    Por outro lado, racionalizar nao é so sair cortando linhas. É preciso criar ligacoes hoje inesistentes, mas que ajudariam muito a evitar transferencias desnecessarias que sobrecarregam as conexoes existentes nesse modelo radial. Alem disso, se vao deixar uma linha tronco, ela deve ter frequencia de tal, nao basta deixar uma das linhas ruins que ja existiam

    1. Luiz Vilela disse:

      Bem colocado!

      Com o tamanho e a complexidade atual da cidade, mais integrações são necessárias para o usuário de ônibus não perder tempo e compromissos parado no trânsito. Basta a integração ser rápida. ágil, não ter cobrança de bilhete adicional.

      Precisava ter leitor de cartão na saída dos ônibus.
      Aí a fiscalização poderia pegar quais linhas funcionam e quais batem lata, empacando o trânsito e os corredores. Também ficaria mias fácil ver se e quando houve superlotação.

  15. Os que defendem os seccionamentos se esquecem que existem pessoas de mobilidade reduzida, idosos e pessoas com crianças de colo e trabalhadores que trabalham de pé e/ou tem uma jornada cansativa de trabalho. É penoso para estes cidadãos ficarem subindo descendo de ônibus, ainda mais na marra, da forma ditatorial que está sendo feito estas desativações e seccionamentos de linhas em toda a cidade.

    Tem mais dois fatos que determinam o quanto é irregular esta “racionalização” das linhas em São Paulo:

    O artigo 150 da constituição brasileira determina que é vedado à União, aos Estados e aos Municípios, ESTABELECER LIMITAÇÕES DE TRÁFEGO ENTRE BENS E PESSOAS.
    Tem outros artigos e parágrafos na constituição que proibem também que os municípios façam o que quiserem e bem entenderem com o transporte público, principalmente se ferir o direito de ir e vir do cidadão e se limitá-lo a isso.
    O outro fato é que o Bilhete Único é apenas um método de pagamento de passagem, não é um documento de PORTE OBRIGATÓRIO, portanto se uma pessoa, esquece, perde, por algum motivo ou circunstância não pode levar o Bilhete Único, este cidadão estará sendo penalizado a pagar 2, 3 conduções na ida e mais 2, 3 conduções na volta, ou seja, é penalizado a pagar o preço de uma passagem de ônibus Rodoviário interestadual para andar de ônibus coletivo municipal.
    O problema não é de quem esqueceu, não se pode por lei penalizar o cidadão a pagar 2,3 passagens em um percurso onde antes ele pagava somente uma passagem, nem obrigar o mesmo a portar um cartão de uso facultativo, que é o Bilhete Único.
    Logo, o Bilhete Único é sim vantajoso, mas é apenas um meio de pagamento de passagem e é totalmente irregular se planejar um sistema inteiro de transporte de uma megalópole como São Paulo, baseado num meio de pagamento de passagens.

    Só que como estamos numa gestão municipal petista, o PT rasga a constituição e nunguém faz nada, e ainda paga e cria uma HORDA de militantes Petistas pra ficar o dia todo na internet, nos blogs e nas redes sociais refutando reclamações de cidadãos descontentes com a gestão municipal petista.

    Temos também dados de frequencia de passageiros:

    As linhas 3303-10, 3124-10, 4301-10, 3574-10 e 3409-10 juntas atendiam bem mais que os 22 mil passageiros/dia que a linha 4310-10 atende atualmente e isso em época onde não tem PAESE, a 4310-10 está carregando 22k passageiros/dia também porcausa do PAESE na area 4, e muitos pobres concidadãos que usam as linhas 4339-10 e 3539-10 estão recorrendo a 4310-10 porque um PAESE por mais que seja bem feito, sempre é limitado devido a frota reduzida.
    E o restante destes passageiros para onde foram?
    Voltaram para o metrô e CPTM, aumentando ainda mais a superlotação nos transportes nos trilhos.
    Umas das intenções do PT de seccionar e desativar linhas a rodo na cidade de São Paulo é beneficiar a economia das operadoras, às custas de desconforto e transtornos ao cidadão, outra intenção do PT de desativar e seccionar tantas linhas é mandar mais passageiros migrando de volta para o metrô e CPTM, colapsando estes dois modais sobre trilhos e depois é só jogar a culpa no Governo do Estado de São Paulo, manobra política “perfeita”, se não fossem algumas pessoas atentas que estão percebendo a sujeira por detrás das “racionalizações” de linhas.

    Já vi reportagens sérias falando a respeito dessa turma contratada pelo PT pra ficar em blogs e redes sociais defendendo projetos enfadonhos do partido.

    Mais argumentação que essa minha, difícil, mas mesmo assim, quando petistas se vem vencidos aí ou ignoram e continuam ditatorialmente fazendo seus planos enfadonhos e prejudiciais ou então perseguem o pobre cidadão que se revoltou e contraargumentou com fatos e lei os abusos do PT.

  16. MARCOS NASCIMENTO disse:

    As profecias que fiz no final do ano passado e no início deste ano em vários sites estão se cumprindo rigorosamente! Impressionante! Muitas linhas sendo extintas e outras mais o serão! A pintura cinza está chegando prá ficar no lugar da branca e os superarticulados com essa “linda pintura especial” à la EMTU é só um aperitivo da bomba que vem por aí!
    Acabei de assistir na Record News que o IPTU poderá aumentar até 120% até 2016 e a prefeitura conseguiu mais uma vitória com a aprovação dessa lei burra na câmara de vereadores e agora soube que de tão estressado que está com apenas MENOS de 10 meses de “intenso trabalho e dedicação” o prefeito Haddad na qual MALuf é aliado (quem diria heim?) está no gozo de merecidas FÉRIAS e no exterior! PQP ! Até quando iremos sustentar essa raça de víboras no poder tal como o mestre Jesus afirmava há mais de 2000 anos atrás? Naquela época o poder religioso também era aliado do governo mundado do império romano (hoje mudou alguma coisa?) Quando estão próximas das eleições o pessoal da UNIVER$AL fica muito doidão fazendo correntes e mais correntes e outras coisitas mais para seus “fieis” abraçarem com o corpo, alma e coração os candidatos da UNI nas prefeituras, câmaras de vereadores e deputados (outras “religiões falsas” fazem o mesmo!) Hoje tudo que estamos vendo com tanta criminalidade em plena luz do dia é o pagamento que estamos recebendo pelas escolhas que fizemos no passado! Estamos sustentando há décadas um sistema perverso que só governa para os ricos e para os pobres lhes dá migalhas (isso quando sobram!) e eles tem o privilégio de em menos de 10 meses de governo jogarem a toalha de cansados e irem para o GOZO DE FÉRIAS em países estrangeiros! Que legal heim pessoal? Enquanto isso seja na prefeitura ou no governo criam-se N mecanismos para tornar a vida do povo um INFERNO aqui na Terra! A começar pela extinção de linhas de ônibus criando longos e perversos transbordos que fazem com que a pessoa chegue muito mais tarde em casa ou tenha que sair de casa muito mais cedo! Não é mais fácil criar uma lei proibindo carros de passeio utilizarem as grandes avenidas e ruas que passam ônibus nos horários de pico? Obviamente estimulando o uso dos veículos cada vez mais com generosos descontos de IPI e similares bem como estimulando a indústria assassina da produção de automovéis que NÃO GERA mais aqueles milhares de empregos que existiam antes no ABC (hoje produz-se muito mais com um número de funcionários ridículo!) Tudo está automizado e robotizado.Então indústria de automóveis gente, é prejuízo ambiental e não gera mais tanto emprego assim!

    1. perfeitas colocações Sr. Marcos Nascimento.

    2. Valter ivan disse:

      cara o q vc falou é a mais pura verdade,parabéns pelo comentário

  17. Pedro disse:

    Sera que votamos no chupa cabra, noticia quente houvi dizer que já tem nome para a nova empresa, acreditem será ARCO IRIS

  18. Tiago disse:

    No dia que tiverem coragem de escolher uma entre 3781 e 3793 nós conversamos senhor prefeito.

    Será que vão interpretar 3786/10, 3064/10 e 3790/10 como sobreposição?
    Vão escolher uma delas e acabar com as outras?
    Se ocorrer, pq algo me diz que a 3064 vai ficar?

    E tem mais…e no caso 3785/10, 3787/10 e 3789/10?
    Também vão tirar 2 das 3?

    Eu não sei quantos de vocês aqui usam sobretudo essas últimas linhas para ir de cidade tiradentes até itaquera depois das 5:30 da manhã, mas posso dizer com propriedade que passou da hora de colocarem ônibus de verdade nelas. os microonibus não suportam mais.
    A demanda é muito alta e não se pode contar com a 3539/10…os intervalos são os mais inconstantes o possível!

    Mas pensando como andam fazendo…far-se-á o seguinte:
    Todas elas viram 4340/10 com apaches de 15 em 15 minutos no percurso da 3789/10
    e voltam os circulares de cidade tiradentes como era antigamente

    Amigos de cidade tiradentes me respondam: Vai dar de conta?

    Claro que não vão fazer isso, pois há um interesse muito grande por parte do pessoal da transcooper e afins em deixar como está.(confesso que não sei qual é o pior cenário, pois o atual é bastante ruim)
    Mas caso essas 378″X” fossem da VCT/CAPITAL/SPBUS/HIMALAIA/NH/IB/PAESE ou qualquer outra que operasse com carros grandes, isso seria feito até o natal!

    Afinal, eles já criaram a linha Troncal da VIP…não há razão da 3539/10 (que dirá 4339/10) existir, certo?

    É prefeito, de fato a coisa estava bastante ruim quando você assumiu.
    É preciso ter coragem para mexer num sistema tão complexo como o nosso.
    Espero sinceramente que as mudanças deem certo, mas o cenário que está sendo apresentado não me deixa nada otimista.

    Saudações a todos.

  19. Tiago disse:

    Amigos,

    A 374T está operando?
    Não vejo nada nas listas de PAESE sobre ela?

    Ah, já sei
    ela estava sobrepondo outras linhas!
    Agora eles dão como sugestão você usar o nosso confortável metrô
    ou então usar
    3065 depois você usa
    3391/10 ou 574C dependendo de onde você for
    Aí dá seu jeito e pega 476G/10 ou 476G/41
    Se for pra aclimação, desce e pega 4113/10
    se for pra estação vergueiro pode descer na vila mariana e pegar um pra praça joão mendes

    é isso oq vão fazer?

    temo pelos próximos capitulos da história do “Paraíso”

  20. Anderson Luiz disse:

    http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?4712 Olha só o que eles aprontaram agora vc tirar a 211V da estação da Luz e e fazer mudar para a já sobrecarregada 1178/10 e 1177/10 é no minimo falta de bom senso e mais continuam tirando linhas da radial Leste , será que não perceberam que o problema na radial são falta de corredores expressos para os onibus e as partidas dessas linhas continuaram as mesmas com sobrelotação e demora ?????? Penso que os ” Letrados ” da Sptrans não andam de Onibus pq se andassem não fariam tantas Burradas como estão fazendo Agora Parabens Haddad e Tatto vcs estão conseguindo serem piores do que Gilberto Kassab e Celso Pitta na Prefeitura Parabens merecem um nobel pela ” Inteligencia “

  21. gabriel disse:

    eu concordo ficou uma droga

  22. fabio maia ferreira disse:

    O Haddad teve grande votação, no fundão da Zona Sul. reduto eleitoral da Marta. Ele traiu aquelas pessoas, ferrou com todo mundo, mexendo nas linhas de ônibus. 2.016, Haddad, Você terá a resposta, pode apostar, seu Acadêmico Burocrata Demagogo e Hipócrita.

  23. Tiago disse:

    Caramba!!!
    O que esses caras tão usando?

    Meu comentários eram irônicos e propunhas as piores mudanças o possível para as linhas…e não é que elas vão acontecer!!!

    http://viatrolebus.com.br/2013/10/sptrans-promove-mudancas-em-linhas-da-zona-leste/

    to bem desapontado com algumas mudanças
    e com o pensamento de “até que enfim!” para outras

    Alguns destaques

    As linhas estão com o prefixo muito repetitivo
    daqui algum tempo acho que vai passar essa impressão…mas todos esses prefixos 407 são um pouco confusos
    mas acho que será um padrão adotado para todas as regiões

    Realmente acabaram com a 3539/10
    Agora ela só vai até Itaquera
    Pelo menos agora serão ônibus grandes com frequencia maior de passagem para competir com as máfias 3785/3787/3789
    (ISSO SE NÂO FOR A TRANSCOOPER QUE FOR OPERAR)

    Acabou a 312N (até são miguel)
    Ela volta novamente para metalurgicos e só vai até CPTM Guaianazes (concorrência para 3064? Duvido…deve continuar indo por Inácio Monteiro)
    Tomara que tenha uma opção para quem usa de guaianazes em diante

    312T não vai mais até largo da concórdia (e mudará de número)
    É bom reforçar a 2290 que já não dá conta

    Duas linhas circulares Indo do term cid tiradentes até Barro Branco
    Isso tá me Cheirando fim da 3785 e seccionamento da 3790 (que vai virar 407L)

    “4018-10 Metalúrgicos – Term. São Mateus (Antiga 374T e 3065/10)”
    É…aconteceu!
    Foi bom enquanto durou saudosa 374T

    309T vira 4210 Até Term.Parque dom Pedro…sem mudanças
    4313-10 Term. Cid. Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II (Antiga 4120/10)…Agora não é mais Barro Branco

    “4311-10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II(via Ragueb Chohfi e Radial Leste)”
    Muito Interessante!

    Outros grandes destaques
    Novas linhas Via Sul a partir de 26/10/2013.

    519M/10 Term. São Mateus – Ipiranga (Antiga 374T/10)
    5110/10 Term. São Mateus – Term. Mercado (Via Expresso Tiradentes) (Antigas: 3391/10 e 5109/51)
    3390/10 Term. São Mateus – Term. Pq. Dom Pedro II (Deixará de ser da área 4).

    519M poderia ir até o metrô vila mariana né?
    5110 Até que enfim!!! Agora coloquem muitos ônibus e tem tudo para funcionar!

    3390/10…não sei se mudará muita coisa

    O terminal Cid. Tiradentes vai ganhar bastante importância com as linhas fazendo final lá
    É bom que aguente a Demanda

    Os outros terminais também Vão ganhar mais destaque…tem que ficalizar se vai funcionar

  24. Tiago disse:

    Ahh e lógico…como poderia esquecer…
    mais uma da série “me mudaram para o Tatuapé”
    “407P-10 Term. Cid. Tiradentes – Metrô Tatuapé (Antiga 4339/10)”

    Acho que assim vai morrer a 3720

  25. Tiago disse:

    Agora…vamos ver

    Em um tempo remoto tínhamos as seguintes opções de Cid. Tiradentes para o centro:

    3391/51 Term. Pq. Dom Pedro II – Semi Expresso
    309T/42 Term. Pq. Dom Pedro II – Semi Expresso
    309T/10 Term Princ Isabel
    309T/22 Term Princ Isabel
    309T/41 Term Pq Dom Pedro
    3539/10, 3539/21, 3539/31 e 3539/51 Term. Pq Dom Pedro II

    1..2…3…9 linhas

    Agora teremos
    4210-10 Term. Cid. Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II(Via Celso Garcia) (Antiga 309T/10)
    e 4313-10 Term. Cid. Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II (Antiga 4120/10)

    Só Aricanduva

    Genial Prefeito!

    Garanto que agora terá adesão em massa para o bilhete único mensal e sua campanha para 2016 não será tão fracassada assim

    Parabéns (só que não)

    1. marcelinho disse:

      e a 3760,3764 ambas saiam do metrô tatuapé vai pro term. carrão sem contar que a 3750 e a 3406 a partir de sabado já era vamos ver agora no metrô itaquera as mudanças varias linhas com super lotações e sendo operadas por micro onibus aonde se precisa mais de onibus não tem onibus só micros apertados da transcooper e filas e mais filas no pico onde temos que enfrentar ai sim precisa mudar linhas com altas demandas onibus e a area 4 não tem a area mais populosa não tem um transporte confortavel deixa a desejar.

  26. ZL Furiosa disse:

    Pra mim isso foi vingança dos R$ 0,20… Tudo pra fazer o máximo de integrações possíveis pra dar o tempo do bilhete pra pagar mais uma passagem.

    “Não quer pagar R$ 0,20? Paga R$ 6,00 pra largar de trouxa” – SPTrans

  27. Fernando de Oliveira disse:

    ‘Gostei’ dessa atitude do nobre prefeito e toda sua trupe, de seccionar ou extinguir linhas, alegando sobreposição. Antes, o pobre usuário pegava um ônibus, e fazia sua viagem até seu destino final, usando apenas essa condução, no máximo duas. Agora, com secionamentos e extinção de linhas, esse mesmo usuário precisa pegar de duas a três conduções, para chegar ao mesmo destino, aumentando seu tempo de viagem, com subidas e descidas de ônibus, além da espera nos pontos.

    Legal essa ideia do nobre prefeito e sua trupe, diga-se Jilmmar Tatto, Almir, e outros tantos ‘especialistas’ em transporte público… ah, eles alegam pra usar o Bilhete Único, para fazer essas baldeações… muito boa ideia, senhor prefeito!! já que só pago uma passagem mesmo, vamos extinguir e seccionar linhas… e o povo que fique subindo e descendo de ônibus pela cidade…

    E vamos comprando mais tambores de tinta branca, pois mais ruas e avenidas precisam ser pintadas com faixas exclusivas… e o marketing do PT está a todo vapor, com propaganda dessas faixas pela cidade inteira, dentro dos ônibus e até nas estações e trens da CPTM e Metrô.

    Parabéns senhor prefeito, a sorte é que boa parte da população enxerga nisso apenas medidas populistas, para que seu partido consiga o domínio dos 3 poderes (municipal, estadual e federal).

  28. Aline disse:

    taí um bom motivo para se ir as ruas…., pressionar o prefeito…

  29. ana disse:

    obrigado prefeito,sptrans pela incompetencia q ambos vem causando no transporte publico.obrigado tmbm pelo as demições de muitos pais de familia q os senhores vai causar na empresa de onibus q eu trabalho por encurtar e cancelar algumas linhas,por isso ta sobrando motoristas e cobradores,e a empresa anunciou q vai mandar embora!

  30. Prefeito Meleca disse:

    Haddad FDP. (e quem votou nele também)

    Acabou com a linha que eu usava, a linha sugerida é superlotada, vou ter que usar o Metrô em horário de pico.

    VIVA A MÁFIA DOS TRANSPORTES !!!

  31. Paul W Dixon disse:

    Este Malddad está acabando com o transporte público em toda a cidade.
    Acabou com: 577T (encurtada), 477A (encurtada), 5121 (extinta), 8319 (extinta), 407M (extinta), 5162 (extinta), 6499 (extinta), 107P (extinta)… todas linhas chaves na cidade.
    FORA MALDDAD – pegue o ônibus logo antes da linha ser extinta

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