As diferenças básicas entre o Diesel S-10 e o Diesel S-50

ônibus S10XS-50

Ônibus novo, com tecnologia de redução de emissão de poluentes com base nas normas internacionais Euro 5. Uso do diesel S-50 ou do diesel S-10 é obrigatório. S-10 polui menos, melhora o desempenho e aumenta a durabilidade, mas é mais caro. Foto: Adamo Bazani.

As diferenças básicas entre o Diesel S-10 e o Diesel S-50
Ambos servem para os motores de ônibus e caminhões que atendem à atual legislação de restrição de emissão de poluentes. Mas além de poluir menos, S-10 pode ampliar durabilidade do motor, segundo Petrobrás. Produto é mais caro
ADAMO BAZANI – CBN
As montadoras de ônibus e caminhões no Brasil só podem fabricar desde janeiro de 2012 e comercializar desde março do mesmo ano veículos que seguem as exigências da Sétima Fase do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. O Proconve P 7 se baseia nas normas internacionais Euro 5. A Europa está entrando na fase Euro 6.
Os ônibus e caminhões brasileiros que seguem os parâmetros Euro 5 (que às vezes aparece escrito como Euro V) podem reduzir em até 63% a emissão de Óxidos de Nitrogênio NOx e em até 80% a emissão de materiais particulados, na comparação com a tecnologia que era adotada até 2011, a Euro 3. A fase Euro 4 foi “pulada” depois da pressão de frotistas de ônibus e caminhões, que relutaram em comprar os veículos novos menos poluentes, pelo custo de aquisição maior. A resistência provocou uma queda na venda de veículos a diesel pesados em 2012. Em 2013, o mercado se recupera e tem boas perspectivas.
Os ônibus e caminhões Euro 5 não podem ser abastecidos com qualquer tipo de diesel.
São necessários o Diesel S-50 ou o Diesel S -10. O S-50 tem 50 partículas por milhão de enxofre e o S-10 tem 10 partículas por milhão enxofre.
Apesar de ainda ser novo no País e não encontrado em todos os postos e distribuidoras, a expectativa da Petrobrás é que o diesel S-10 seja logo substituído pelo diesel S-50.
Mas quais são as principais diferenças entre estes combustíveis, além da quantidade de enxofre?
O Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus consultou a Petrobrás, sites especializados e publicações do setor e traz alguns dos principais pontos que podem ajudar na escolha do melhor combustível para cada aplicação e para o bem estar de passageiros, trabalhadores e de quem vive nas áreas por onde trafegam os ônibus e caminhões.
NÍVEL DE POLUIÇÃO:
Por possuir menos partículas de enxofre, substância prejudicial ao ar e à saúde humana e de animais, o diesel S – 10 é menos poluente que o S-50, principalmente em relação à emissão de materiais particulados.
DURABILIDADE DO MOTOR:
A Petrobrás garante que o S-10 aumenta a durabilidade do motor do ônibus ou do caminhão. Isso justamente pelo fato de ele ter menor quantidade de enxofre. O S-10 emite menos material particulado que em contato com o calor do sistema e a umidade aumenta o risco de corrosão de peças e de boa parte do motor. Assim, quanto menos enxofre, menor é o risco de corrosão.
DESEMPENHO:
A petrolífera afirma também que o desempenho do motor do ônibus ou do caminhão é melhor com o diesel S-10. Isso se deve ao fato de este tipo de diesel passar por um refino diferenciado, aumentando o indicador de cetano.
Quanto maior o nível de cetano melhor a qualidade de ignição, otimizando a queima de combustível e a partida a frio, reduzindo a emissão de fumaça branca e aumentando a vida útil dos óleos lubrificantes.
Para se ter uma ideia, o nível de cetano do óleo diesel S-500 e S-1800 é de até 42. O óleo diesel S-50 tem cetano de 46 e o nível de cetano do diesel S-10 é de 48.
O diesel S-10, por ter um refino mais apurado, tem algumas características comparadas a grosso modo aos solventes. O óleo diesel S-10 tem uma quantidade maior de hidrogênio, o que confere esta característica.
Segundo a própria Petrobrás, “Mal comparado, é como se o diesel S-10 fosse mais próximo de um querosene, e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional”.
A vantagem é que o tanque e o sistema de combustível do ônibus e caminhão acumulam menos sedimentos que prejudicam o desempenho e diminuem a vida útil do motor, além de não contaminarem os lubrificantes. Tanto para o Diesel S-10 como para o Diesel S-50 são necessárias algumas precauções:
– Os postos ou pontos dentro das garagens devem ter filtros adequados que conseguem filtrar o diesel no momento do abastecimento;
– Os tanques do ônibus ou do caminhão devem estar totalmente cheios quando os veículos ficarem por longo tempo parados (acima de uma semana);
– O veículo não pode ficar completamente parado por mais de 15 dias.
EM QUAIS MOTORES PODEM SER USADOS:
Os motores que seguem o Proconve P 7, com base nas normas internacionais Euro 5, só podem ser abastecidos com diesel S-50 ou diesel S -10. O sistema é mais moderno e sensível. O diesel S-500 ou diesel S-1800, além de proporcionarem um desempenho pior, podem causar danos ao motor, que não é preparado para receber quantidade maior de enxofre.
Para alcançar os níveis mais baixos de emissão de poluição, os motores Euro 5 usam dois sistemas. O Sistema de Recirculação de Gases de Escape (sigla em inglês EGR) ou o Sistema de Redução Catalítica Seletiva (sigla em inglês SCR). O SCR necessita da aplicação de um fluido no sistema de escape chamado ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, com 32,5% de uréia industrial. Em contato com o ARLA 32, os gases da queima sofrem uma reação química que transforma Óxido de Nitrogênio, substância cancerígena, em Nitrogênio puro, presente na natureza. Já no sistema de recirculação de gases, há um maior aproveitamento dentro da câmara de combustão da queima do veículo.
O diesel S-10 e o diesel S-50 são indicados para estes dois tipos de sistema.
Se os combustíveis mais antigos não podem ser usados nos motores Euro 5, o diesel S-10 ou o diesel S-50 podem abastecer ônibus e caminhões com motores mais antigos, das fases Euro 3 para baixo, sem necessidade de alteração dos sistemas.
Mas vai uma ressalva em relação ao diesel S-10. Como foi visto acima, pela sua forma de refino mais apurada e maior quantidade de hidrogênio, este tipo de diesel pode se assemelhar a um solvente e soltar sedimentos deixados pelo diesel S-500 ou S-1800. Essa sujeira que será solta pode entupir bicos, mangueiras e filtros, causando danos sérios.
Por isso, na hora de trocar o diesel para abastecer um motor Euro 3 ou mais antigo com os tipos S-10 ou S-50, o tanque deve ser esvaziado e o sistema de injeção limpo com fluidos indicados para este tipo de serviço. Todos os filtros devem ser trocados.
COLORAÇÃO:
A coloração do Diesel S-10 é muito semelhante a do Diesel S-50: transparente ou um pouco amarelado. O Diesel S-500 é avermelhado e o S-1800 tem tonalidade amarelo escuro, laranja, quase marrom.
PREÇO:
A Pretrobrás acredita que com o ganho de distribuição e demanda, o diesel S-10 venha se tornar mais barato proporcionalmente que hoje.
Atualmente o litro de Diesel S-10 está em média a R$2,437 e do S-50 a R$2,292 nos postos. Empresários de ônibus e de caminhões que compram diretamente de distribuidoras de combustíveis podem conseguir valores menores.
A autonomia depende de vários fatores, como modelo, potência, torque, peso do veículo e aplicação tanto do ônibus como do caminhão.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Diego Leão disse:

    Poderia fazer em forma de tabela, de um lado o S10 e no outro o S50, assim ficaria de mais fácil compreensão.

  2. Paulo Gil disse:

    Adamo, boa noite.

    Legal essa matéria, é cultura dos transportes.

    Valeuuuuuuuuu!

    Att,

    Paulo Gil

  3. Ciro Anacleto disse:

    Maravilha. É uma pena que os donos de postos não teêm estes conhecimentos.Vai aí uma dica, de avanço tecnológico, vejam; carrosmaistecnologicos.blogspot.com.br

  4. antonio carlos gavilan disse:

    Parabens pelo trabalho Adamo , ótimas informações .
    Achei interessante a proposta do Diego Leão
    Abç
    gavilan

  5. lima disse:

    A resposta poderia ter sido mais objetiva e menos complexa, com base na diferença dos combustiveis

  6. Al Unser Jr. disse:

    Boa matéria, mas essa afirmação me parece que está ao contrário: “Apesar de ainda ser novo no País e não encontrado em todos os postos e distribuidoras, a expectativa da Petrobrás é que o diesel S-10 seja logo substituído pelo diesel S-50.”

    Slds

    1. Na época que foi escrita a matéria havia esta dificuldade.

  7. Evandro disse:

    Minha dúvida e tenho uma S10 2001 a diesel qual e o melhor combustível S10 ou S50

  8. José Imar Paiva disse:

    minha duvida tambem tenho uma s10 2002 diesel que faço, posso usar s10?

  9. saDI Roque novello disse:

    Tenho uma 914c ano 2000 sempre abasteci com s-500 posso subistituir pelo s-10. Qual a vantagem? Quilometragem como vai ficar. Por ser mais fino vai consumir mais. Posso abastecer meus tratores também com ele.ou vai ficar mais gastador.

    1. Guilherme disse:

      Logo vc vai voltar pro 500. Vc vai ver que ele é muito melhor.

  10. Gildo Almeida da silva disse:

    Acho que a frase que o S10 seja substituído pelo S50 não é correta. É exatamente o contrário por ser o S10 o que menos partículas de S (enxofre) no combustível. Acho que foi um engano na hora de escrever. Apenas isso.

  11. joão carlos p pinto disse:

    Se odiesel s10 é menos denso, éle também não e menor seu poder lubrificativo em comparação com o s10?,

  12. joão carlos p pinto disse:

    Se odiesel s10 é menos denso, éle também não e menor seu poder lubrificativo em comparação com o s500?,

  13. vanderlan disse:

    Eu tenho um gol g3 1.6 ap estou adaptando ele a queimar o diezel ok,faça no seu ok.

  14. Leandro disse:

    é verdade que o pleo s10 é prejudicial a bomba injetora e bicos mesmo para motores fabricados a partir de 2012?
    tenho um trator qual esta com 1580 horas, com bomba injetora bosch, sempre usado óleo s10 e acabou danificando a bomba, segundo o mecânico, o dano foi causado pelo óleo s10, quando o motor era desligado os componentes estavam aquecidos e com o óleo em contato formava uma especie de verniz sobre as peças (percebi isso ao ver os componestes da bomba desmontados) qual atrapalhou o funcionamento da mesma.
    devo manter óleo s10 ou mudo para s500?
    leandro16lpsampaio426@gmail.com

  15. Na zona sul de Sto Amaro SP , de madrugada os ônibus soltam uma fumaça horrivel, acho que eles usam diesel sem s50 ou colocam ônibus velhos para rodar.

  16. Jésus disse:

    Entendi nada entre o S 10 e o disel comum

    1. blogpontodeonibus disse:

      Releia, porque a grande maioria está entendendo sim.

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