Ônibus limpos são destaques em Conferência sobre Mudanças Climáticas

ônibus limpos

Em Conferência sobre Mudanças Climáticas e Produção mais limpa, a exibição de ônibus menos poluentes produzidos no País foi símbolo de que o País tem soluções tecnológicas e capacidade para proporcionar ao cidadão uma mobilidade mais sustentável, faltam incentivos e políticas públicas de fato. Foto: Agência FMTrans.

Ônibus limpos são destaques em Conferência sobre Mudanças Climáticas
Pelo setor de transportes é possível degradar ainda mais ou definitivamente contribuir para uma qualidade de vida melhor. Depende das decisões a serem tomadas
ADAMO BAZANI – CBN
A intervenção do homem e a geração de riquezas são atividades que causam impactos no meio ambiente. Não há como se livrar disso.
No entanto, respeitar o meio ambiente e continuar crescendo do ponto de vista econômico não significam ações opostas.
Muito pelo contrário, diminuir os impactos negativos na natureza é também deixar de desperdiçar dinheiro, contribuindo para geração de riqueza. Seja por usar de forma racional recursos, seja por reduzir custos na área da saúde pública, seja por reaproveitar materiais que em vez de serem descartados, podem ser reciclados e usados para outros fins e na criação de hábitos e políticas mais saudáveis nas cidades.
Nesta sexta-feira, dia de 04 de outubro de 2013, foi realizada a “12ª Conferência e Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo”.
Com a participação de diversos especialistas de reconhecimento internacional, como do geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, do médico da USP que estuda os efeitos da poluição nas cidades, Paulo Saldiva, e de profissionais de autarquias públicas como Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp, Luiz Antônio Carvalho Pacheco, e Rubens Rizek, Secretário Estadual Adjunto do Meio Ambiente; o evento foi realizado no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo.
O tema principal deste ano foi “Por uma Cidade Mais Sustentável”.
Quando se fala em produzir, a sociedade não deve pensar apenas na indústria e na fabricação de produtos. Há também a produção de serviços.

ônibus elétrico híbrido

Ônibus elétrico híbrido Caio Millennium BRT, da Volvo. Redução de poluição pode chegar a 90% dependendo do tipo de material lançado na atmosfera. Neste ano, a cidade deve ter unidades deste modelo já em circulação, além dos híbridos que já operam. Foto: Agência FMTrans.

O setor de transportes é um dos que mais poluem as cidades. As estimativas da OMS – Organização Mundial da Saúde é que nos grandes centros urbanos, os automóveis gerem pelo menos 80% da poluição atmosférica.
Mas o setor de transportes pode ser um grande aliado ao meio ambiente quando o poder público privilegia sistemas que transportam grandes quantidades de pessoas com menos veículos, ou seja, o transporte coletivo e como complemento a ele, o não motorizado.
Um dos painéis inclusive foi dedicado à mobilidade urbana: “Circular e respirar na Metrópole”.
A simples substituição de uma grande quantidade de carros por ônibus a diesel, que podem reduzir uma frota na cidade e a emissão de poluentes, já traz benefícios à população.

trólebus

A solução parece antiga, mas todos os conceitos foram renovados e ainda com vantagem de emissão zero nas operações. O trólebus com marcha autônoma, que permite circulação independente da rede aérea por alguns quilômetros e novo sistema de alavancas, que diminui os riscos de queda, é prova de que não há mais desculpa para deixar de investir neste meio de transporte. Modelo é um Scania 15 metros com equipamentos da Eletra, carroceria Caio Millennium BRT. Foto: Agência FMTrans.

Mas esta substituição se dá pelo aumento da qualidade e da velocidade dos transportes públicos, metas que são alcançadas pela priorização dos ônibus no espaço urbano e boa gestão dos sistemas. Assim, são necessários corredores de ônibus, mas se eles não forem bem planejados e geridos, podem deixar de oferecer à população todo o potencial de benefícios em relação à mobilidade e sustentabilidade.
No entanto, se os ônibus possuírem formas de tração menos poluentes, a situação numa cidade se aproxima ainda mais do desejável para que as pessoas não percam a vida e o poder público não desperdice dinheiro por causa da poluição.
A exposição de ônibus não poluentes e menos poluentes no evento foi um símbolo de que o país tem tecnologia e competência para fazer veículos de transportes coletivos mais sustentáveis. Com incentivos e políticas que possam fazer com que a produção deste tipo de ônibus ganhe escala, os preços das unidades devem cair ainda mais e os ônibus sustentáveis, ainda apresentados como exceções, poderiam se tornar mais freqüentes nas cidades brasileiras, como ocorre já em boa parte do mundo.

ônibus a etanol

Os primeiros ônibus a etanol na história do País são dos anos de 1940. No final dos anos de 1970, com a crise do Petróleo, São Paulo testou uma unidade, o Mercedes Benz O 364 da Urubupungá, apelidado de Pinguinha. Agora com os avanços tecnológicos, consumo e desempenho dos veículos tornam os ônibus economicamente mais interessantes, como este Caio Millennim II, Scania. Foto: Agência FMTrans.

Entre os veículos apresentados estavam um trólebus de 15 metros, chassi Scania, equipamentos Eletra e carroceria Caio Millennium BRT, um ônibus a combustão menos poluente – Caio Millennium II, Scania K 270 a Etanol, e um ônibus elétrico híbrido Volvo – Caio Millennium BRT, que funciona com dois motores: um elétrico e outro a combustão.
Todos os veículos são produzidos no Brasil, com alto índice de tecnologia e desenvolvimento nacional.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Dr.Protesto da Silva disse:

    Prefeito Haddad, INVISTA NOS TROLEBUS estamos implorando!!!!

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia

    Buzão limpo em SAMPA?

    Nunca!

    São todos IMUNDOS mesmo.

    Também né com tarifa a R$ 3,00, não sobra $$$ para comprar detergente.

    Att,

    Paulo Gil

  3. […]Ônibus limpos são destaques em Conferência sobre Mudanças Climáticas | Blog Ponto de Ônibus|http://www.ez-on-web.com[…]

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