Mercedes fornece 2 mil 100 dos cerca de 3 mil ônibus que vão renovar frota no DF.

ônibus

Modelo de motor dianteiro OF 1721 vai ser o veículo mais usado no Distrito Federal. Após licitação, sistema deve ter frota renovada De 3 mil 300 ônibus, 2 mil 100 são da Mercedes. Foto: Divulgação

Mercedes Benz responde por 2100 ônibus dos cerca de 3 mil que serão renovados no Distrito Federal depois de licitação
Modelos da marca vão ser usados em quatro dos cinco lotes de operação de Brasília e região
ADAMO BAZANI – CBN
A Mercedes Benz anunciou nesta quinta-feira, dia 3 de outubro de 2013, que dos aproximadamente 3 mil 300 ônibus novos que serão colocados em operação após a licitação do sistema do Distrito Federal, 2 mil 100 veículos pertencem à marca.
Os ônibus da montadora vão operar em quatro dos cinco lotes que atendem Brasília e cidades como Taguatinha, Gamaa, Sobradinho, Guará, Planaltina e Ceilândia. As operadoras que já compraram os veículos da marca são: Viação Piracicabana (lote 1), Viação Pioneira (lote 2), Consórcio HP Transportes (lote 3) e Auto Viação Marechal (lote 4).
Os modelos envolvem todas as categorias determinadas pelo edital, de acordo com o traçado da linha e com a demanda: micro-ônibus LO 916, ônibus convencional OF 1721 e os articulados O 500 UA (piso baixo) e O 500 MA (piso normal).
“Recentemente, iniciamos a entrega dos primeiros ônibus e a previsão é que todas as 2.100 unidades estejam à disposição das empresas operadoras até o mês de dezembro, contribuindo para melhoria da qualidade do transporte coletivo urbano da Capital Federal”, afirmou Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil.
O executivo informa que boa parte dos ônibus foi financiada pelo Banco Mercedes Benz e numa ação de marketing e estratégia de vendas, a empresa realizou testes de 90 dias em situações reais junto com os frotistas.
A Mercedes Benz informou ainda em nota que, além de seguirem os padrões Euro V de redução de emissões de poluentes, os modelos da marca podem ser abastecidos com diesel de cana e biodiesel, como ocorre em São Paulo e Rio de Janeiro. Não há necessidade de alteração do motor e das características mecânicas dos ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Mercedes fornece 2 mil 100 dos cerca de 3 mil ônibus que vão renovar frota no DF.

  1. MARCOS NASCIMENTO // 4 de outubro de 2013 às 19:17 // Responder

    Taí um exemplo que poderia ser seguido por todas as outras 11 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e também pelas cidades não abrangidas pela Copa sejam elas cidades de porte médio ou grande, uma vez que infelizmente na esmagadora maioria dos pequenos municipios NÃO existem serviços de ônibus urbanos e a lógica seria renovar grande parte da frota de uma só vez mas observando-se sempre um limite não superior a 5 anos de uso. Com 5 anos de uso os ônibus de cidades grandes e capitais passariam a suprir cidades de menor população e o valor de revenda dos ônibus ainda seria um bom negócio. Pena que a maioria das cidades não tem essa cultura implantada.Até mesmo o Rio de Janeiro abandonou essa política autorizando o uso de ônibus com 10 anos de uso. Lembro que quando a maldita cor fardada foi implantada oficialmente no fim de 2010 algumas empresas estavam repintando naquela horrível cor acinzentada ônibus ano 2001 ou seja com quase 10 anos de uso e que logo depois foram vendidos. Há cidades que no passado fizeram grandes compras de ônibus ao mesmo tempo e o exemplo mais recente é o de 2008 quando 4 empresas compraram juntas 1043 CAIO modelo Vip 2 e todos com chassi VW. Obviamente tais ônibus envelheceram ao mesmo tempo e carecem de ser trocados porém ainda há vários carros anteriores ao ano de fabricação 2007 que ainda continuam rodando nas ruas da região metropolitana de Goiânia fiscalizada pela CMTC (antiga Transurb). De nada adianta comprar tantos ônibus de uma vez só se não se programa ao longo dos próximos anos a substituição gradativa deles. No caso de BSB pelo menos 80% dos ônibus estavam em precário estado e necessitavam uma renovação completa, razão pela qual as empresas vencedoras da licitação e o GDF estão de parabéns.

  2. […]Mercedes fornece 2 mil 100 dos cerca de 3 mil ônibus que vão renovar frota no DF. | Blog Ponto de Ônibus|http://www.ez-on-web.com[…]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: