VIP faz balanço de operações com “superarticulado” na Zona Leste de São Paulo

Publicado em: 2 de outubro de 2013

ônibus

Ônibus superarticulado da VIP Transportes, que atende a zona Leste de São Paulo. Empresa tem feito um balanço positivo do novo modelo de ônibus. Foto: Divulgação Mercedes Benz

VIP faz balanço de operações com “superarticulados”
Dezesseis unidades do modelo O 500 UDA servem o eixo da Radial Leste
ADAMO BAZANI CBN
O Grupo VIP Transportes faz até o momento um balanço positivo das operações com o ônibus “superarticulado” Mercedes Benz MODELO O 500 UDA, na zona Leste da Capital Paulista.
Em nota, a fabricante dos chassis, diz que a empresa transportadora está colocando 16 unidades do modelo na linha que vai da Estação de Transferência Itaquera, na zona Leste, até o Terminal Parque Dom Pedro II, no centro da cidade, passando pela Radial Leste, uma das mais movimentadas vias da cidade.
A linha circula por cerca de 21 quilômetros de faixas exclusivas implantadas no Programa “Dá Licença para o Ônibus”, da Prefeitura de São Paulo.
Antônio Abreu, do Grupo Vip, disse na nota que os veículos ampliam a capacidade de atendimento e que os intervalos da linha garantem frequência aos serviços.
“Nós temos o compromisso de evolução constante no atendimento aos usuários de nossos ônibus”, afirma Antonio Abreu, diretor do Grupo VIP. “No caso dessa nova linha entre a Estação de Transferência Itaquera e o Terminal D. Pedro II, o intervalo entre os ônibus, mesmo em horário de pico, é de apenas 6 minutos, o que permite aos passageiros uma opção de qualidade e com frequência de circulação”.
Antonio Abreu informa que o Grupo VIP vem monitorando a satisfação dos usuários com essa nova linha. “Os benefícios são percebidos pelos passageiros e muitos já estão trocando o metrô pelos ônibus para esse trajeto. Eles estão cada vez mais satisfeitos. Se necessário, podemos até ampliar o número de ônibus superarticulados em operação”, complementou Antônio Abreu.
De acordo com a Mercedes Benz, os superarticulados podem ter capacidade para cerca de 200 passageiros.
“O superarticulado O 500 da Mercedes-Benz é oferecido ao mercado nas versões UDA piso baixo e MDA piso normal. O principal destaque do veículo são seus 4 eixos (sendo o último eixo na parte traseira direcional), o que possibilita a instalação de carrocerias de até 23 metros, para o transporte de mais de 200 passageiros no modelo O 500 MDA, dependendo da configuração interna do ônibus. Outro grande diferencial dos superaticulados Mercedes-Benz é que eles são operacionalmente rentáveis durante todo o período de sua utilização e não apenas nos horários de pico, aumentando assim as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos sistemas de transporte urbano de passageiros” – diz a Mercedes Benz na nota.
Os modelos da VIP possuem carroceria Caio Millennium BRT.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

  1. Pedro disse:

    Adamo, realmente falam muito bem desta nova linha, demorou para criarem uma similar que trafegue pela Av. Aricanduva, creio que acabaria com os problemas da falta de ônibus e intervalos malucos da Novo Horizonte.

    1. André Marianno disse:

      Pedro, no eixo da Aricanduva a SPTrans deveria colocar duas linhas tronco, uma no Eixo Radial-Aricanduva-Ragueb-Term.S.Mateus e outra no Eixo Radial-Aricanduva-Ragueb-Estr.do Iguatemi-Term.Cid.Tiradentes. Isso seria interessante para troncalizar as várias linhas de S.Mateus para o Metrô Carrão, bem como da Cid.Tiradentes para o Centro. Mas fazer o que né ? A SPTrans que é a especialista não deve ter visto algo ai que seja necessário…

  2. Lindoufo da Silva disse:

    A VIP tem que trocar o pessoal do planejamento da Zona Leste, pois eles não tem compromisso com a população, e sim com interesses próprios, infelizmente, pois há linhas de grandes demandas que mereciam especial atenção, mas infelizmente a DIRETORIA não conhece o planejamento à fundo por isso pagam um preço alto pela incompetencia deste pessoal do planejamento.

  3. Anderson Luiz disse:

    Acho esses Articulados são maravilhosos , só tenho uma pergunta : A VIP pensa em Adquirir mais desses onibus para A 3 1 ? Linhas como a 3459 , 1178 entre outras eles seriam bastante uteis

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    PREVISÍVELLLLLLLLLLLLL

    Eu já havia previsto que esse articuladinho trucadinho seria um sucesso.

    O chassi é claro é show.

    O problema´são as carrocerias que precisam de evolução, pois os corredores são muito apertados e as catracas devem ser eliminadas, pois são equipamentos medievais.

    Mas um dia eles chegam lá, só não sei onde.

    KKKKKKKKKKKKKKK

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção essa é a Paixão”

  5. Tem pelo menos mais 16 Udas pra chegar na Vip Imperador,e com mais seccionamentos a linha podera operar com somente Udas,atualmente opera com Udas,Uas e alguns Mondegos espero que a Vip Itaim tambem traga deles principalmente pra 3459 que esta precisando.

  6. Adonai disse:

    Essa linha está servindo muito bem!!

    Ônibus novos e intervalos pequenos…dá até vontade de pegar ônibus e deixar o metrô de lado!!!

    Seria importante ampliarem esse serviço, por que não dá pra aguentar os serviços da Novo Horizonte!!!

  7. Pedro disse:

    Adamo, hoje dia 03/10/2013, estava esperando o onibus 930 ou 908 -Pinheiro e Butanta X Pq. D. Pedro, no ponto do patio do colegio, quando entrei no ônibus (930) estava absolutamente lotado, e a reclamação era geral, a qualidade caiu absurdamente, isto e geral na VIP, as vezes tambem pegava a linha 3749-10 (guaianazes – Vila carrão), os onibus desta linha simplesmente sumiram, ja fiquei das 5:20hs as 6:00hs sem aparecer um unico onibus, ha e tem um detalhe quando chegam no terminal Carrão eles ficam até 30 minutos parados, parece que a Novo Horrorizonte fez escola e a VIP aprendeu como trabalhar mau, onde esta a SPTRANS que nada faz.

  8. Eduardo Ribeiro disse:

    Boa Tarde!!! Pego o ônibus do terminal de transferência para Pq. Dom Pedro ll pela manhã eu troquei o metrô pelo serviço que está sendo prestado e nos últimos dias estou a trocar desta opção que fiz por um motivo que está irritando os usuarios da Linha 4310-10 o fato ocorre que no trajeto pela faixa exclusiva os pontos estão cheios e o tempo que está se perdendo nas paradas é absurdo e ontem o incrível foi que numa dessas paradas o fiscal que estava ali para ajudar estava no celular e pela expressão facial dando gargalhada falando sobre a quantidade de gente que estava ali entrando é que não era e reclamar só não adianta e a sugestão para fluir os ônibus seria mandar um ônibus vazio intercalando com os outros desse modo os ônibus não iriam parar por muito tempo e os pontos não estariam abarrotados, poderia dar uma olhada o tanto de fiscais que há no terminal de transferência de Itaquera estão batendo cabeça enquanto poderia colocá-los no decorrer do trajeto seria mais úteis para todo o sistema.

  9. Filipe de França Moreira disse:

    Poderia colocar esse carro na linha 208V-10 desde que não trafegue mais na apertada Rua Ponte Rasa. Outra sugestão seria colocar articulados da garagem 3 3 na linha 2460-10.

  10. joão carvalho de oliveira disse:

    a implantação dessa linha foi uma maravilha mas os intervalos tem que diminuir ois os ônibus está indo muito cheios e os pontos com muita gente ou seja já está ficando ruim outra coisa são os ônibus com corredor estreitos e os ferros de segurar muito altos,o que deixa a desejar

  11. valdeci disse:

    gostei dos comentários, quando me tornar funcionário da empresa vou deixar o meu .

Deixe uma resposta para Paulo Gil Cancelar resposta