Guarulhos deve somar 70 ônibus novos até outubro em operação

ônibus

Guarulhos deve ter até este mês de outubro 70 ônibus novos. Veículos têm portas dos dois lados e cidade atinge frota 95% acessível. Foto: Filipe Soares.

Guarulhos renova frota com ônibus que permite embarque e desembarque pelos dois lados
Foram apresentados 25 ônibus pela Empresa de Ônibus Guarulhos Outras companhias devem adquirir novos veículos
ADAMO BAZANI – CBN
Até o final deste mês de outubro a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, deve somar uma frota de 70 ônibus novos colocados em circulação neste ano.
A promessa foi feita pelo prefeito Sebastião Almeida e pelo secretário de transportes, Atílio André Pereira.
Entram em circulação nesta semana mais 25 ônibus zero quilômetro comprados pela Empresa de Ônibus Guarulhos. Os veículos, modelo Caio Apache Vip III, chassi Mercedes Benz OF 1721, que seguem os padrões Euro V de redução de emissão de poluentes, têm cinco portas, sendo três do lado direito e duas do lado esquerdo, o que deve dinamizar o embarque e o desembarque e permitir que o tráfego seja feito por espaços exclusivos. Sistema de GPS, elevadores para cadeiras de rodas e itinerários eletrônicos, inclusive na lateral dos veículos também são itens padronizados na frota.
Os 25 novos ônibus operam nas linhas linhas 275 – Cocaia/ Shopping Internacional – e 281 – Continental/Shopping – via Cemeg.
A Empresa de Ônibus Guarulhos e a Empresa de Ônibus Vila Galvão já investiram R$ 13 milhões para a renovação de frota.
Ainda em outubro, a Viação Campo dos Ouros deve colocar em circulação 20 ônibus novos.
Com isso, segundo a prefeitura, a cidade terá 95% da frota de ônibus acessíveis, sendo uma das mais novas do estado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Ainda não li esta matéria, mas cabe um comentário preliminar do que eu fiquei sabendo ontem.

    O Ex Corredor \Rebouças agora passou a ser EX EX Corredor Rebouças.

    PASMEM!

    Na Rua Cristiano Viana fizerem um corte no Ex Corredor e colocaram um semáforo.

    Isso mesmo, passei lá ontem e ai é que eu fiquei sabendo, colocaram mais um farol num Ex Corredor de Ônibus.

    Bom mas eu é que sou burro né.

    Afinal se eu mesmo falei que é um Ex Corredor, não tem problema algum em colocar mais um farol, piis se já não funcionava, não alterou em nada.

    Digamos que só o nome não é mesmo?

    De: EX Corredor Rebouças

    PARA: EX EX Corredor Rebouças

    Com mais um semáforo, não restam mais dúvidas.

    Ontem (Domingo) vi um monte de carros particulares circulando no EX EX Corredor Rebouças, será que pode ?

    Já liberou geral né, afinal é EX EX Corredor Rebouças.

    Adamo, do jeito que as coisas estão, melhor começar a tratar do tema IMOBILIDADE URBANA, pois é o que estão tratando de fazer colocando semáforos em Corredores.

    BrasiLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Att,

    Paulo GIl

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia

    Uma correção:

    O comentários supra eu inseri na matéria errada, era para inserir na matéria da “hipocrisia”, desculpem.

    Mas uma pergunta:

    Guarulhos tem corredor ou plataforma para embarque e desembarque pelo lado do motorista ?

    Att,

    Paulo Gil

  3. Diego Leão disse:

    Caro colega, ocorreu um erro nessa publicação. Não existe mais a Empresa de Ônibus Guarulhos. A mesma passou a se chamar Viação Urbana de Guarulhos, isso a quase 2 anos!

    1. Maldito release da prefeitura. Obrigado

      1. Paulo Gil disse:

        Adamo, boa noite.

        Calma, afinal a mudança ocorreu faz só 2 anos, ainda não deu tempo da PMG atualizar
        os dados.

        Tá tudo dentro do prazo.

        É a mesma lentidão como o Buzão é gerido, nem com asas não decola.

        Abçs,

        Paulo Gil

  4. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) disse:

    Paulo Gil,

    Sim apenas o Corredor Guarulhos (Terminal Metropolitano Cecap) / São Paulo (Tucuruvi);
    que eles fizeram para operar os Ônibus da EMTU, como aquele Corredor ABD. Inclusive está operando a Linha 802 – Guarulhos (Terminal Metropolitano Cecap) São Paulo (Tucuruvi), porém ela não opera nos Fins de Semana apenas Dias Uteis.Esse Prefeito de Araque deveria ter implantado um Sistema de Transporte decente para Guarulhos, com ônibus articulados além dos já existentes; ele o Donizete ambos Prefeitos do PT podem dar as Mãos; eles são dois FDP.

    Pois para você ter uma Ideia Guarulhos, tem agregado a Frota ônibus de Cidades do Interior do Estado SP. Aqui vivemos num Monopólio onde existem 2 Empresas de Ônibus na Cidade: A Campos dos Outros (Antiga Transguarulhense) do Grupo Berlamino e da E.O.Vila Galvão (Grupo NIFF) que também são donos da Guarulhos Transportes, E.O.Guarulhos e a Real. Aqui o Povo viaja pelo o Sistema Municipal engarrafado nos Micro ônibus; ele induziu os Perueiros da Cidade mudar para o novo Sistema com Falsas Promessas, moral da história ele F*&%$# com o Transporte Público daqui.

    Ele criou umas Linhas bastante esquisitas, para vários lugares aqui você toma 2 Conduções; antigamente quem sai daqui da Região do Pimentas gastava em média 40 min. O Sistema antes da Criação era melhor que esse Lixo, para todas as Regiões de Guarulhos você tem tomar 2 conduções, há regiões que não tem quase ônibus. Eles criaram as Linhas Executas Seletivas, mas os Micreiros são mercenários não levam os Idosos e Deficientes a não ser que eles paguem.

  5. Paulo Gil disse:

    Ewerton Santos Lourenço, boa noite.

    Obrigado pela informação eu desconhecia esse corredor.

    O problema é que quem projeta as linhas e os Buzões nunca andou de Buzão.

    Aqui em Sampa o que mata são as linhas ZIG ZAG, vc sai hoje e chega amanhã.

    KKKKKKKkk,

    Agora tem duas coisas em Guarulhos que não entram na minha cabeça.

    1) A inexistência de iluminação na Dutra e nas marginais até Arujá, acho isso inadmissível, afinal já estamos em 2014 e temos Itaipú.

    E olha que é o caminho para o Aeroporto Internacional.

    2) A inexistência de um AEROTREM sobre a Dutra ligando Guarulhos a Sampa em Linha reta.

    Poxa vida, é o maior ou um dos munícipios mais ricos do Estado de São Paulo e ninguém abraça essas causas.

    Valeu a dica, obrigado.

    Abçs,

    Paulo Gil

    1. JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO disse:

      Vergonhosa a situação da Dutra-BR116! deveria haver Iluminação na estrada até os limites da Região Metropolitana de São Paulo…até pouco depois de Sta. Isabel, se não me engano…! A situação é ridícula mesmo! sei bem como é…Moro quase ao lado da Rodovia Fernão Dias-BR381, e a iluminação da mesma foi recuperada e posta pra funcionar, bem como a instalação de câmeras de vigilância e controle e tantas outras melhorias, p/ Empresa espanhola q administra a estrada, a Auto Pista Fernão Dias, q tmb administra a Rodovia Régis Bitencourt, de São Paulo divisa c/ Taboão da Serra, até Curitiba…na mesma rota – BR116 É incrível q a Nova Dutra não tome essas atitudes básicas…e enem sofra pressão de ninguém pra isso…nem do Governo Federal, nem do Estado de SP, pelo menos, nem das prefeituras dos municípios q a estrada importantíssima atravessa…#VERGONHA!! E FALAM, OS POLITICOS E ETC…DE ITAIPÚ…CONCORDO COM VC, CARO PAULO GIL.

  6. MARCOS NASCIMENTO disse:

    Então estes 70 ônibus urbanos com portas dos dois lados serão totalmente subutilizados no sistema guarulhense a exemplo do que ocorre na maior parte dos ônibus com portas dos 2 lados da cidade de S.Paulo
    Esta é a idéia mais imbecil desde 1991 quando foi implantada pela 1a.vez no corredor V.Nova Cachoeirinha e ainda na época da CMTC! 22 anos se passaram e o modelo de 4 ou 5 portas só serve para gerar mais espaços vazios dentro ônibus, menos assentos e mais desconforto para um número maior de pessoas que viajam em pé! Afinal de contas porquê ninguém da busologia apresentou uma denúncia ao MP sobre essa questão? O número de assentos dentro dos ônibus de 4 ou 5 portas e ainda mais com a exigência de espaço para cadeira de rodas em todos eles gerou grandes espaços vazios e numa freada certamente o número de passageiros feridos será muito maior!
    Esse corredor que passa em Guarulhos na verdade é para uso exclusivo do sistema EMTU e como é que os ônibus urbanos serão inseridos nele se a prefeitura é do partido da estrela e o corredor foi construído pelo ninho tucano?

    1. Fábio disse:

      MARCOS NASCIMENTO

      A EMTU autorizou a circulação dos municipais no seu corredor.

    2. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) disse:

      Eu suponho que seja feito de modo gradativo, esses ônibus vai trafegar pelo corredor também, já que existem algumas linhas Municipais que saem dos Terminais São João que fica na Região do Bairro do Bonsucesso e do Terminal Pimentas onde moro.

      É Realmente você tem razão, a Dutra já passou várias modificações nos últimos anos, os Pontos de Ônibus que ficam na Rodovia Presidente Dutra são em condições precárias; são iguais aqueles arcos de ferro com telhado em cima. os da Rodovia Helio Smidt são tipo uma varandas nos dias de chuva. quem usa as pouquíssimas linhas de ônibus que passam por lá tem como se abrigar. Agora que que vai tomar algum ônibus para os Bairros mais distantes de Guarulhos na Região do Pimentas, e do Bonsucesso; também vindo das Cidades de Itaquaquecetuba, Arujá e Santa Isabel sofrem. temos que entrar dentro dos coletivos encharcados devido a forte chuva. Quem toma ônibus na Ayrton Senna, sofre, não tem onde se abrigar direito e os ônibus intermunicipais que vai para o Metrô Carrão, Brás e Armênia só funcionam em horário de pico. E Graças a EMTOSA ter proibido os RTO’s de circular na Rodovia Ayrton Senna, todos os Usuários que moram na Região dos Pimentas foram prejudicados, porquê alegam que tem ônibus suficientes trafegando por ali, sendo que na verdade é outra.

      A única empresa que aqui em Guarulhos podemos falar que presta um Serviço Decente é a Pássaro Marrom, com os Modelos Padron, pois o restante da frota o interior vive empueirado esses Donos de Cooperativa limpar o interior dos micronibus não costumam fazer detetizações. Já a Vila Galvão é um lixo, mais um pouco será iguais os da EAOSA e o Consórcio 4: com banco quebrado; passageiro que vomita nos Bancos Preferenciais. Sem falar que eles até hoje não colocaram mais ônibus na Linha Intermunicipal 349 São Paulo (Estação CPTM Itaim Paulista) Guarulhos (Pq. Brasilia) sabe o que ter um carro apenas operando, nos dias que o Micrão Svelto quebra F&%$# não tem outro pra substituir por conta dos perueiros que imperar na região do Vila Any. De 2006 pra cá, eles renovaram a Frota várias vezes, a Campos dos Ouros (Ex transguarulhense) já renovaram várias vezes, já teve:

      Turino
      Apache S21 Midi
      Busscar Urbanusss
      Caio Alpha
      Marcolopolo Viole
      Marcolopolo Senior (Micro)
      Caio Vitoria….

      Agora acredita que existe louco que queima dinheiro?!?!?!?!?!?!

    3. JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO disse:

      #CONCORDO!! TEMOS ÔNIBUS DE 04 PORTAS NA CIDADE DE SÃO PAULO-SP, OPERANDO EM LINHAS CHAMADAS DE “POEIRINHA”…LIGANDO BAIRROS DENTRO DE DISTRITOS, DA MESMA REGIÃO…A ESTAÇÕES DE METRÔ, TERMINAIS DA SPTrans/EMTU-RMSP-SP (São Matheus e Jabaquara) E OUTRAS LINHAS Q NEM NESCESSITAVAM DELES…MAS FZ O Q ?? FALTA DE PLANEJAMENTO E SECCIONAMENTO E CANCELAMENTOS DE LINHAS Q PASSAVAM POR CORREDORES EXCLUSIVOS…DÁ NISSO…A EMPRESA, OS RESPONSÁVEIS PELA GARAGEM… SEI LÁ…PEGAM PRAS LINHAS O Q EM NA FRENTE…DEVE SER ASSIM, PELO MENOS NA ZONA NORTE-AREA-02, É ASSIM…E TEMOS LINHAS Q DEVRIAM SER OPERADAS PR COOPERATIVAS E AINDA TEMOS ÔNIBUS, ALIÁS MICRO-ÔNIBUS DA SAMBAÍBA, COM UMA SÓ PORTA, SUJOS, VELHOS, VENCIDOS…COM MAIS DE 10 ANOS DE USO…OPERANDO AÍ TODOS OS DIAS…EM LINHAS E ATENDIMENTOS Q POSSUEM DEMANDAS, COMO A LINHA 1766/10-JD.CABUÇÚ/METRÔ SANTANA…É COMPLICADO!! AS VEZES É AQUELE NEGÓCIO…OS CARAS RECLAMA Q NÃO TEM LUCROS,MAS NÃO “LARGAM O OSSO”…NADA DÃO PRAS COOPERATIVAS, A NÃO SER Q LHES SEJA INEFICAZ, SEM LUCRO OU DOR DE CABEÇA, E AS LINHAS DO JD. CABUÇÚ, NO JAÇANÃ, ZONA NORTE DE S. PAULO, AREA -02, DÃO MUITA DOR DE CABEÇA…MUITAS CARONAS, ASSALTOS POR PARTE DE VICIADOS EM CRACK Q MORAM NA REGIÃO Q É ISOLADA DO RESTO DO JAÇANÃ DEVIDO A CAGADA DA DUPLICAÇÃO MAL FEITA DA RODOVIA FERNÃO DIAS BR381, NOS ANOS 90… E É DIVISA COM GUARULHOS (PELA VILA GALVÃO…) “PASSADORES DE DROGAS” Q USAM ÔNIBUS PRA IR LEVAR AS DROGAS E O DINHEIRO DOS “LUCROS” DELAS PRA SEUS “SENHORES”…É COMPLICADO MESMO! ONTEM MESMO, DIA 19 DE OUTUBRO DE 2013, SÁBADO, PERDEMOS MAIS UMA LINHA NESSA REGIÃO… OPERADA PELA SAMBAÍBA…172T/10-VILA NOVA GALVÃO/METRÔ BRÁS…E GANHAMOS MUDANÇAS NAS LINHAS 172N/10 E 271F/10…TUDO PRA USARMOS O BILHETE ÚNICO AO MÁXIMO…MAIS UMA CAGADA DA SPTrans/SMT/PREFEITURA DE SÃO PAULO…ESPERO Q AS OPÇÕES CITADAS E AS OUTRAS DE LÁ SEJAM REFORÇADAS EM SUA FROTA! (ESSA LINHA CANCELADA, 172T/10, ATENDIA O JAÇANÃ, EM SUA PARTE “PLANA”, NA REGIÃO DA 73ª D. P.) NÃO MUDOU NADA DA MARTA PRA CÁ…A ZONA NORTE, AREA 02, SÓ SE FERRA MESMO!

      1. JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO disse:

        AH! ESQUECI…OS MICRO-ÔNIBUS Q CITEI SÓ TEM UMA PORTA HEIN…IMAGINEM NO HORÁRIO DE PICO…DE SANTANA, AO JAÇANÃ (ATÉ O JD. CABUÇÚ) O HORROR Q É…E O AR CONDICIONADO DE MUITOS NÃO FUNCIONA!

    4. JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO disse:

      HÁ POUCO TEMPO ATRÁS, MENOS DE DOIS ANOS, PASSEI DE ÔNIBUS PELO CORREDOR Q LIGA O CENTRO DA CIDADE, O LGO. DO PAISSANDÚ, AO TERMINAL VILA NOVA CACHOEIRINHA, NA ZONA NORTE DE SP, E AS PLATAFORMAS ALTAS PRA ÔNIBUS COM PORTAS ALTAS, A ESQUERDA, AINDA ESTÃO LÁ, SE ESTIVESSEM TODAS COBERTAS, SERIAM EXCELENTES ABRIGOS PRA MORADORES DE RUA E DROGADOS EM GERAL…BEM COMO ASSALTANTES…PRA QUÊ AQUELAS MERDAS, SE OS ÔNIBUS COM PORTAS ALTAS A ESQUERDA FORAM TIRADOS DE CIRCULAÇÃO ENTRE 2006/2007, PELA SANTA BRÍGIDA E PELA GATO PRETO-AREA01, CONSÓRCIO BANDEIRANTE? P Q NÃO ARRUMARAM ISSO? MARTA , SERRA, KASSAB?? ESTAVAM ACHANDO Q COMO A VILA NOVA CACHOEIRINHA-AREA 2, E A BRASILÂNDIA- AREA 1, TERIAM METRÔ EM POUQUISSIMO TEMPO, (MELHOR ESPERAR SENTADO OU DEITADO PRA VER ISSO ACONTECER…DEPOIS DO “TRILHOSGATE” …NADA DE INVESTIMENTOS MESMO…A NÃO SER O Q JÁ TÁ EM ANDAMENTO…) VCs PODIAM DEIXAR QUIETO? DEIXAR A SUJEIRA REPOUSAR EMBAIXO DO TAPETE? P Q NÃO NIVELAM ESSA MERDA AO NIVEL DA OUTRA PARTE DAS MESMAS PLATAFORMAS, JÁ PENSADAS PROS CARROS NOVOS (DE 2003EM DIANTE…) DA GATO PRETO, STA. BRÍGIDA, SAMBAÍBA E ETC…? ACORDA POVO DA AREA 1 E 2 E DEMAIS AREAS, CUJO OS COLETIVOS USAM PARTES DESSE CORREDOR RIDICULO…A VELOCIDADE DELE É PATÉTICA POR CONTADISSO TMB…COMO CHAMAR ESSA PORCARIA DE “PASSA – RÁPIDO”…KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!! P Q A MARTA SÓ “ARRUMOU” OU SEJA, NIVELOU, AS PALATAFORMAS DO CORREDOR DA ESTRADA DE ITAPECIRICA, NA AREA 7 ? P Q É AREA “CLÁSSICA” DO GRUPO RUAS…DONO DA “CAIO” TRADICIONAL ENCARROÇADORA DE ÔNIBUS…A MAIS DE 60 ANOS…E DONO DE BOA PARTE DO TRANSPORTE PÚBLICO DE RESPONSABILIDADE DA SPTrans…ENTENDEM?!…ELE PODE SIMPLESMENTE APARECER COM ÔNIBUS NOVINHOS PRA ISSO,E PRA ELE REFORMAR OS VELHOS DELE FOI BEM FACINHO…OU ESTOU EU EQUIVOCADO?

  7. Friend disse:

    Basta a prefeitura de São Paulo fazer algo que a Prefeitura de Guarulhos copia, infelizmente a administração do Sebastião Almeida é péssima. O que adianta colocar ônibus novo com porta no lado esquerdo, se não existe pontos para que o passageiro possa desembarcar. A cidade precisa de ônibus com piso baixo para facilitar a vida dos idosos, cadeirantes e gestantes.

  8. nunca tinha visto um ônibus com 5 portas, mas deve funcionar se não for em um local com muito trafego e sim em vias exclusivas de ônibus, o que seria mais seguro para o pedestre utilizar todas as portas disponíveis, agilizaria muito o embarque e desembarque assim diminuindo o atraso dos horários dos ônibus.

  9. Filipe Soares disse:

    Concordo com você Priscila,mas com tanta população de Guarulhos que é a segunda maior cidade de São Paulo deveria ter carros piso baixo e carros articulado já deveria estar adquirindo hoje carros bi – articuladado e trem e metrô vamos ver.

Deixe uma resposta para Filipe SoaresCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading