Acessibilidade: Porto Alegre com tecnologia e Mauá com capital humano
Publicado em: 30 de setembro de 2013
Porto Alegre usa aparelho para deficientes visuais e empresa de Mauá qualifica fiscais para atender deficientes auditivos
Na Capital Gaúcha, linha terá aparelho que avisa motorista e passageiro. No ABC Paulista, fiscais fizeram curso de Libras
ADAMO BAZANI – CBN
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Mauá, no ABC Paulista dão mais um passo para deixar os transportes por ônibus mais acessíveis. Uma cidade investiu em tecnologia e outra no capital humano.
Na capital gaúcha, os ônibus da linha 510 auxiliadora contam a partir de hoje com o aparelho DPS 2000 que informa aos passageiros que possuem deficiência visual a chegada do transporte.
As informações são transmitidas por ondas de rádio e o motorista também é avisado que no próximo ponto há um passageiro que necessita de atenção especial.
O usuário possui um aparelho transmissor de dados e os ônibus possuem um receptor.
Serão realizados testes por 30 dias. Os passageiros,inicialmente, são associados à União dos Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs), Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e Associação de Cegos Louis Braille (Acelb). Ao final dos testes, eles vão elaborar um relatório com sugestões para melhorar os serviços.
A intenção é aos poucos expandir a tecnologia para todo o sistema
LIBRAS:
Fiscais da Leblon de Mauá aprendem linguagem de sinais para atendimento a portadores de deficiências auditivas
Quando se fala em acessibilidade no setor de transportes coletivos, muitos pensam logo em equipamentos e em estações e veículos, como elevadores, escadas rolantes ou ônibus na configuração de piso baixo com rampas.
Mas proporcionar transporte acessível é muito mais que isso. É também capacitar os profissionais do setor para o melhor atendimento às pessoas que precisam de atenção especial.
Por isso, a Leblon Transporte de Passageiros em Mauá, na Grande São Paulo, capacitou dois fiscais de terminal que aprenderam Libras – Linguagem Brasileira de Sinais.
Os fiscais Donizete Ferreira da Hora e Márcio Alexandre Vitorino de Jesus frequentaram um curso especial durante quatro meses, com duração de 60 horas/aula, ministrado pela ONG – Organização Não Governamental ADAVIDA – Associação dos Deficientes Auditivos Visuais e Deficientes Auditivos, com sede em Santo André, também no ABC Paulista.
Os dois fiscais aprenderam a comunicação para informações aos portadores destes tipos de deficiências e mais que isso; tiveram noções de comportamento e postura para saber lidar com este público.
No curso, os profissionais conseguiram entrar um pouco no mundo das pessoas que sofrem de limitações auditivas.
Esta forma de abordagem é importante para a humanização do atendimento.
Ganha a população de Mauá e ganham também os profissionais.
O fiscal Donizete se interessou tanto pelo assunto e por esta forma de ajudar o próximo que vai se aperfeiçoar emLibras.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Lembrando Adamo que ter um profissional que saiba Braile no terminal central de Mauá, era exigência do Edital de Licitação. Sendo assim, minha pergunta é: A Viação Cidade de Mauá tem um profissional capacitado para atender deficientes auditivos também? Pesquisa isto pra nós. Abraço.
Parabéns a Leblon pela excelente iniciativa, se esforçando para os seus profissionais se interagirem com nós Portadores de Necessidades Especiais.
Torço que esse exemplo seja seguido pelas demais
Apolonio, boa noite.
Gostei de saber dessa exigência.
Mas antes é bom checar se o profissional que saiba Braile existe.
Rssssssssssssss
Abçs,
Paulo Gil
Corrigindo. A exigência do edital não é um profissional que entenda Braile, mas sim Libras. (Percebe-se que não sou um especialista em acessibilidade.. desculpe).
A VCM não tem nem profissionais para atender pessoas normais imagine com problemas fisicos, a vcm é podree
Amigos, boa noite.
Parabéns as empresas.
Isto é usar a inteligência; por 2 motivos.
1) Apesar de toda a evolução, a comunicação por rádio (segundo informações de um amigo) é
simples e eficiente.
2) Capacitar os colaboradores é fundamental em qualquer empresa e em qualquer área.
Att,
Paulo Gil