Multas por invasão a faixas de ônibus crescem cinco vezes

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Carro forte parado em faixa de ônibus na Avenida Paulista, uma das vias de grande movimento de São Paulo que recebeu faixa exclusiva por ônibus. Multas por invasão às faixas subiram cinco vezes nos sete primeiros meses e ultrapassou 104 mil autuações. Foto: Adamo Bazani.

Número de multas por invasão a faixas de ônibus cresce cinco vezes
Nos sete primeiros meses deste ano foram 104 mil 937 autuações contra 20 mil 257 no mesmo período do ano passado
ADAMO BAZANI – CBN
Uma combinação de aumento no número de faixas de ônibus, mais rigor nas fiscalizações e a continuidade do desrespeito do motorista fez com que o número de multas por invasão a estes espaços exclusivos para o transporte coletivo aumentasse cerca de cinco vezes de janeiro a julho deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado em São Paulo.
Nos sete primeiros meses de 2012 foram 20 mil 257 multas por invasão às faixas à direita contra 104 mil 937 autuações em período semelhante.
A multa para quem invade faixa de ônibus à direita é de R$ 53,20 com três pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Já as autuações para quem invade corredor de ônibus, à esquerda, subiram 1,7% de janeiro a julho do ano passado para este ano, passando de 168 mil 352 autuações para 171 mil 255.
A infração é considerada grave e o motorista é sujeito a perda de cinco pontos na carteira nacional e à multa de R$ 127,69.
Uma parcela significativa das multas foi aplicada em áreas de grande movimento que receberam faixas há pouco tempo.
Na Marginal do Rio Tietê, as multas começaram no dia 24 de junho. Até o dia 31 de julho foram 5 mil 389 multas por invasão à faixa de ônibus, uma média de 141 por dia. Agentes da CET ficam em sete pontos posicionados desde o início da manhã até o início da noite.
No dia 22 de junho começaram as multas na Marginal do Rio Pinheiros, Avenida Paulista e Avenida Doutor Arnaldo.
Até o dia 14 de agosto foram 3 mil 887 multas em três trechos da Marginal do Rio Pinheiros. No local, atual seis agentes, três pela manhã e outros três à tarde.
Na Paulista, foram 2 mil 206 infrações anotadas e na Doutor Arnaldo, 814 no mesmo período. As duas vias contam com cinco agentes durante todo o dia.
A partir do dia 26 de agosto serão aplicadas multas em um dos maiores trechos de faixas de ônibus, no Corredor Norte-Sul, desde a Praça Campo de Bagatelle, na zona norte, até a Avenida Jangadeiro, na zona Sul, que soma mais de 25 quilômetros.
Ao todo a cidade desde o início do ano recebeu cerca de 100 quilômetros de faixas que funcionam em horários pré-determinados, dependendo da localização.
A CET diz que em todas as novas faixas, as multas só foram aplicadas pelo menos 15 dias depois da implantação para os motoristas se acostumarem aos novos espaços e que todos estão sinalizados.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Mas so arbitrrias e muitas injustas.

  2. Pedro disse:

    Adamo, uma pena que a radial Leste e a Av. Aricanduva não tem fiscalização, senão o numero triplicava.

  3. Marcos disse:

    E os corredores de ônibus , promessas de campanha , quando é que serão construídos, tem alguma informação ? – Faixa não é corredor , e na zona leste e zona sul , onde ele ganhou as eleições , quantos km. de faixas ele já criou ? – Todo o mal da cidade está somente na zona oeste e centro , estranho não ? – Criticam o metrô , mas vamos lá , todo os ônibus tem como destino estação de metrô , os trens chegam de todos os lados , e desembarcam em grande quantidade no metrô , e tem uns críticos que ainda vem falar mal do metrô , criticam , criticam , mas mostrem a solução , mais trem na linha diminui a velocidade , menos intervalos , congestiona a linha ,
    E pra finalizar , Adamo , a que passo está a CPI do transporte privado/público se SP?.

  4. Esses prefeitos… Fazem propaganda enganosa!!! Vou fazer 1000 kms de corredor se for eleito!! kkkk. Pintar faixas e nem ao menos colocar aqueles tarugos de metal eles fazem. Pintar faixa não é corredor!!! Cabe aqui dizer que até no nosso corredor aqui no ABC nãp há fiscalização. Qualquer um invade e não dá nada! Fica aí o meu recado!!!

  5. Luiz Vilela disse:

    PIntar faixa e botar placa proibindo carros certamente não é corredor, mas serve pra encher os locais com mais ônibus. = Mais subsídios e mais negócios para as máfias estabelecidas.

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