Miracatiba com Volvo Articulado. Fabricante amplia contato com empresas em São Paulo

ônibus

Ônibus articulado que vai ser testado pela Viação Miracatiba. Pela Auto Sueco, montadora Volvo tem se aproximado ainda mais de operadores. Testes de veículos urbanos da fabricante vão ser realizados em outras viações, como Pirajuçara, do mesmo Consórcio da Miracatiba, Expresso Guarará e São José, de Santo André, e o modelo BRT pela Leblon de Mauá. Foto: Adamo Bazani.

Miracatiba vai testar articulado da Volvo na Grande São Paulo
Pela Auto Sueco de São Paulo, montadora amplia contato com empresas operadoras da região Metropolitana
ADAMO BAZANI – CBN
Com o objetivo de ampliar participação no mercado de ônibus urbanos de São Paulo, a fabricante de ônibus Volvo e a representante da marca Auto Sueco vão ampliar o contato com as viações, cedendo veículos para testes operacionais.
Nos próximos dias, a Viação Miracatiba, que integra o Consórcio Intervias, vai operar a título de testes um modelo Marcopolo Viale, Volvo B 340 M, articulado. O ônibus tem capacidade para cerca de 130 pessoas, é dotado de itens de acessibilidade, pode receber como combustível mistura de Biodiesel, que polui menos, oferece rebaixamento de carroceria para facilitar o embarque e desembarque e computador de gerenciamento eletrônico de operações, que mostra em tempo real dados como consumo de combustível, temperatura do motor e possíveis defeitos mecânicos.
A Miracatiba já testou outro veículo da Volvo, um modelo B 270 F, de 15 metros de comprimento e três eixos que pertence a Viação Estrela de Mauá, impedida judicialmente de operar em Mauá.
O ônibus articulado testado pela Miracatiba é de Curitiba. Logo após os testes, ele deve operar a Viação Pirajuçara, também integrante do Consórcio Intervias.
O Consórcio Intervias presta serviços na área 1 da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, de São Paulo, que compreende os municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e São Paulo.
Um dos objetivos do consórcio é ampliar a oferta de lugares pela prestação de serviços com ônibus de maior porte.
O veículo depois de rodar por estas regiões deve ser testado pela Expresso Guarará e Viação São José, empresas do Grupo de Passarelli, que atuam no ABC Paulista.
A Auto Sueco prevê um crescimento de 15% a 20% nos negócios este ano e o contato com as empresas operadoras é fundamental.
O modelo Volvo B 340 MA com carroceria para serviços com padrão BRT (Bus Rapid Transit), Marcopolo Viale BRT, já fez testes pela Metra no Corredor Metropolitano ABD, que liga São Mateus, na zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na zona Sul, passando pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
O ônibus agora está no Sul do País, mas nas próximas semanas, ainda senda data definida, será testado pela empresa Leblon Transporte, de Mauá, também no ABC Paulista , na Grande São Paulo.
Vale ressaltar que pode haver mudanças nos cronogramas.
EM BREVE VOCÊ CONFERE AQUI NO BLOG PONTO DE ÔNIBUS/CANAL DO ÔNIBUS UMA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE OS PLANOS DA AUTO SUECO E DA VOLVO PARA A CAPITAL PAULISTA E GRANDE SÃO PAULO.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Hipólito Rodrigues disse:

    Espero mesmo que a Volvo ganhe mercado na capital paulista e região metropolitana. E quem sabe alguma empresa da capital compre o Viale BRT, na minha opinião, a carroceria mais bela da atualidade

  2. Geraldo Alvez disse:

    Mas esse ônibus já não foi testado pela Viação Miracatiba?
    A exatas duas semanas atras ele circulou por 2 dias na linha 001 e depois simplesmente desapareceu.
    Ele vai voltar agora, é isso?
    Parabéns pela reportagem Adamo!

    1. Sim, deve retornar. E também vai rodar na Pirajuçara

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Falando em Volvo e aquele o motor “deitado”:

    Ainda existe ?

    Não deu certo ?

    Ao lado esquerdo do Torinão da foto, tem um Millenium do Consórcio 1.

    A MIracatiba faz parte do grupo ou o carro da 1 faz parte do grupo da MIracatiba ?

    Ou essa é uma garagem de uma concessionária Volvo.

    Se alguém souber de algo para tirar essa dúvida eu agradeço.

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção essa é a nossa Paixão”

    1. É a concessionária Auto Sueco. Estivemos lá e faremos uma matéria mais ampla

    2. Zetros disse:

      O chassi B-340M em questão tem o motor posicionado horizontalmente(deitado) no entre-eixos do chassi.

  4. Helio Ribeiro da Silva Filho disse:

    Este carro não roda na São José… Se a 194 já não comporta um destes, não quero imaginar ele no Camilópolis na 043.

    Agora, Expresso Guarará sim, sem problemas, TR103 ou TR101.

  5. Aleksandro disse:

    Amigo ai e onde a gente se engana onde passa um convencional passa um articulado e dependendo da curva ate com maior facilidade prova disso e maua que tem um viário bem estreito esburacado com aclives e declives e há anos roda articulados e cabritos articolados,tem também a são camilo que opera a linha 173TRO que na minha opinião como admirador e motorista e a mais complicada junto com a 382ex1 Itapeva Helida, e roda ate melhor que convencionais dependendo da curva ,portanto acredito que tanto na 194 ou na 043 eles tem condições de rodar e seria uma grande ajuda para a população.abraços.

  6. Friend disse:

    Adamo

    Me corrija se eu estiver errado, esse ônibus era o que estava com a Vila Galvão fazendo as linhas municipais de Guarulhos e tinha o prefixo 2525

  7. Ewerton Santos Lourenço (Guarulhos) disse:

    Adamo e Friend,

    É realmente esse ônibus estava sendo usado sim pela E.O. Vila Galvão há alguns meses atrás; esses articulados foram para testes apenas. Ele operava na Linha Municipal 436 Terminal São João / Centro de Guarulhos. O Almerda que é o Prefeito de Guarulhos, teve a capacidade de desviar o Dinheiro Público para outros fins; solicitou que o Grupo Niff na qual a E.O. Vila Galvão faz parte pegassem os ônibus já bem gastos de frota antigas pra rodar em nossa cidade. Os ônibus eram de Campinas e um pintura bem diferente dos que já operam na frota atual. Se é para copiar, COPIA DIREITO ALMERDA!!!

    Alguns deles estão operando no Corredor Guarulhos / Tucuruvi, no Bairro do Cecap onde já se viu esse projeto do Corredor da “Terra do Nunca até lugar nenhum” está atrasado há anos; Se não fossem as Administrações Corruptas que imperam nessa Cidade; nós moradores não seriamos motivos de piada por ai. Quando houve as Manifestações do Mês de Junho, eu fui participar e até fiz questão de fazer um Cartaz com a seguinte mensagem: “Chega de Ônibus Emprestado; eu quero é articulado!!!” outros jornais locais aqui na Cidades fotografaram o meu cartaz e dos outros manifestantes também. Inclusive a Campos dos Ouros já colocou 2 Articulados pra rodar por aqui; um deles era um desses Super Articulados que rodam ai no Consórcio Plus e Sete em São Paulo

Deixe uma resposta para Geraldo AlvezCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading