Faixas Exclusivas para ônibus: mais 8 km em São Paulo

ônibus

Ônibus em São Paulo. Nesta segunda-feira, em quatro trechos diferentes, a cidade de São Paulo recebe cerca de oito quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Corredor Norte/Sul, Avenida Sapopemba, Ponte do Piqueri e Rua Loefegreen são as vias contempladas. Foto: Adamo Bazani.

São Paulo terá mais 8 km de faixas de ônibus nesta segunda-feira
Vias contempladas são Avenida Sapopemba, Corredor Norte/Sul, Rua Loefegreen e Ponte do Piqueri
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, a cidade de São Paulo recebe mais 8 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em quatro trechos diferentes da cidade, por onde ao todo passam 98 linhas de ônibus que atendem diariamente 865 mil passageiros, levando em consideração somente os dias úteis.
O trecho com maior extensão é na Avenida Sapopemba, com 4 quilômetros e 600 metros. De segunda à sexta-feira, no sentido centro, a faixa na Avenida Sapopemba vai funcionar das 06 da manhã às 09 da manhã, entre a Avenida dos Sertanistas e Praça Felisberto Fernandes da Silva. No sentido bairro, a operação é entre às cinco da tarde e oito horas da noite, entre a Avenida Satélite e a Rua Veloso de Espinha e entre a rua Cândido Xavier e 220 metros após a Rua Cinira. Nestes trechos passam 23 linhas de ônibus que atendem 180 mil pessoas por dia útil
No Corredor Norte/Sul, as faixas de ônibus terão 2 quilômetros e 100 metros numa primeira etapa de implantação. Os espaços serão exclusivos para ônibus, à direita da via, das seis horas da manhã às dez horas da noite entre a Rua Paineira do Campo e rua Carlos de Souza Nazaré, no sentido Centro. No mês de agosto serão implantados outros dois trechos ampliando a extensão contínua de vias exclusivas. O primeiro trecho engloba a ponte das Bandeiras, Avenida Santos Dumont e a Avenida Tiradentes no sentido centro e no sentido bairro, são contempladas a Avenida Prestes Maia, Avenida Tiradentes, Avenida Santos Dumont, ponte das Bandeiras e Praça Campo de Bagatelle. Neste primeiro trecho, circulam 26 linhas de ônibus que transportam 209 mil pessoas diariamente.
A ampliação prevista para agosto, que será feita em duas etapas, deve contemplar a Avenida 23 de Maio, Avenida Rubem Berta e Avenida Moreira Guimarães, entre o Terminal Bandeiras e a Avenida Jornalista Roberto Marinho. A terceira fase deve ter implantação de faixa de ônibus entre a Avenida Jornalista Roberto Marinho e a Avenida Atlântica.
Já na Ponte do Pirquei, o espaço para ônibus vai ser na faixa reversível, de segunda a sexta-feira das cinco da tarde às oito horas da noite, nos dois sentidos.
Na Rua Loefegreen, a faixa exclusiva opera de segunda a sexta-feira nos dois sentidos nos horários de pico. No sentido centro, das 6 horas da manhã às 09 horas da manhã, a faixa opera no trecho entre a Rua Professor Tranquili e rua Afonso Celso. Já o trecho entre a Rua Tenente Gomes Ribeiro e a Rua Otonis opera das 6 horas da manhã às 9 da manhã no sentido Centro e das 5 da tarde às oito da noite no sentido bairro, à direita do tráfego.
Inicialmente, a CET só vai acompanhar e orientar os motoristas. As multas serão aplicadas posteriormente.
Quem invade faixa à direita está sujeito a multa de R$ 53,20 com três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e quem invade os espaços à esquerda pode receber multa de R$ 127,69 com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

6 comentários em Faixas Exclusivas para ônibus: mais 8 km em São Paulo

  1. Faixa , faixa , faixa , agora falta colocar qualidade dentro dos ônibus , tipo ônibus fretado ou ônibus de viagem , com poltronas altas e confortáveis onde todos possam viajar sentados , será que isso aquele embusteiro consegue colocar ?

  2. Vamos ver se a fiscalização será suficiente para coibir a invasão da faixa, pois a região é carente disso.

  3. Sair pintando faixa na rua e chamar de corredor é bem fácil, mas fazer um corredor BRT decente nada…Típico de político imprestável mesmo.

  4. O certo não é gastar dinheiro fiscalizando, é fazer o corredor direito, não pintar riscos brancos no asfalto e chamar de corredor…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: