Novas faixas de ônibus e média de multas na Marginal Tietê

ônibus

Ônibus na Avenida Paulista, onde as multas começam na segunda-feira para quem invadir as faixas de ônibus. Média diária de multas nas faixas da Marginal Tietê é maior que de toda a cidade no ano passado. Na segunda-feira, zonas leste, oeste e norte recebem novos trechos de faixas exclusivas. Foto: Adamo Bazani.

Cidade recebe mais faixas de ônibus e Marginal tem média de multas superior à da cidade
Desde o dia 24, quando as penalidades começaram a ser aplicadas, a média foi de 127 multas por dia. No ano passado, nas demais faixas, a diariamente a média diária foi de 117 multas em 2012
ADAMO BAZANI – CBN
A média diária de multas nas faixas exclusivas de ônibus na Marginal do Rio Tietê é maior do que a média registrada em toda a cidade no ano passado por invasão dos espaços exclusivos para o transporte público.
Com 23 quilômetros de extensão em cada sentido, a Marginal Tietê tem 12,7 quilômetros de faixas de ônibus nos dois sentidos, que operam nos horários de pico. As multas começaram a ser aplicadas no último dia 24 de junho e a média é de 127 infrações por dia. A média de multas por invasão de todas as faixas da cidade de São Paulo no ano passado foi de 117 anotações.
Neste ano, até ontem foram aplicadas 2 mil 798 multas para carros, caminhões e motos que desrespeitaram as faixas na cidade. No ano passado, foram 42 mil 770 multas.
O número proporcionalmente maior de multas este ano tem três explicações básicas segundo a CET: – maior rigor nas fiscalizações, – desrespeito dos motoristas ao espaço do transporte público ainda é grande e maior número de faixas.
Hoje a cidade de São Paulo possui 205,6 quilômetros de faixas exclusivas, que são diferentes de corredores, oferecendo menos segregação e estando mais sujeitas às invasões. Só neste ano, foram implantados 83,5 quilômetros de faixas na chamada Operação Dá Licença para o Ônibus.
A prefeitura de São Paulo deve implantar ainda mais 136,5 quilômetros até dezembro.
A multa para quem invadir a faixa de ônibus, à direita, é de R$ 53,20 com três pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
As multas para quem invadir as faixas criadas na Avenida Paulista e na Avenida Doutor Arnaldo começam a ser aplicadas nesta segunda-feira, dia 22.

NOVAS FAIXAS SERÃO IMPLANTADAS NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 22

Nesta segunda-feira, começam a operar mais faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, de acordo com a CET.
Na zona Norte, a faixa é na Rua Zilda, no sentido centro, no trecho entre a Rua Graciano Altiério e a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, de segunda a sexta-feira, das 06h00 às 09h00, perfazendo uma extensão total de 100 metros.
Pela rua, segundo a SPTrans, passam nove linhas de ônibus transportando aproximadamente 75.360 passageiros em um dia útil, com frequência média de 60 ônibus/hora na faixa mais carregada do Pico Manhã. Já o período da tarde a frequência média é de 49 ônibus/hora.
Também haverá faixas de ônibus na Rua Gabriel Gavião Peixoto, na Lapa (zona Oeste) e na rua Ibitirama, na Vila Prudente (zona Leste).

Na Lapa

Na Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, na Lapa, a faixa exclusiva à direita será implantada ao longo de 500 metros de extensão no sentido Centro, entre a Rua Barão da Passagem e a Av. Mercedes, emendando na faixa exclusiva já existente a partir desta avenida. No trecho existente nas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Barão de Jundiaí , entre a Avenida Mercedes e a Rua Domingos Rodrigues, também será alterado o horário de funcionamento. Os ônibus terão exclusividade na faixa de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas da manhã.
Pela Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, circulam 28 linhas de ônibus, transportando, aproximadamente, 181,5 mil passageiros em um dia útil.

Na Vila Prudente

Na Rua Ibitirama, na Vila Prudente, a faixa exclusiva à direita será implantada no sentido Centro num total de 300 metros, entre a Rua José dos Reis e a Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A faixa será operada de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas.
Pela Rua Ibitirama, circulam 25 linhas de ônibus, transportando, aproximadamente, 162,5 mil passageiros em um dia útil.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Novas faixas de ônibus e média de multas na Marginal Tietê

  1. N a avenida Aricanduva nem fiscal da CET tem, as faixas exclusivas são invadidas do inicio ao fim lamentável, parece que existe um boicote silencioso da CET em relação as faixas exclusivas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: