Frota nova em linhas de ônibus do ABC
Publicado em: 20 de junho de 2013
Ônibus no ABC: Santo André e São Caetano recebem ônibus menos poluentes
Lote 02 de Mauá tem 100% da frota aprovada
ADAMO BAZANI – CBN
Passageiros de linhas intermunicipais que ligam Santo André a São Caetano do Sul, no ABC Paulista, operadas pela empresa São José de Transportes Ltda vão contar nos próximos dias com mais cinco ônibus zero quilômetro que possuem tecnologia menos poluente.
Já estão na garagem da empresa, na Vila Pires, em Santo André, os modelos Caio Apache Vip III, Mercedes Benz OF 1721 – Euro V, que vão substituir as últimas unidades dos ônibus mais antigos, Caio Vitória, Mercedes Benz OF 1318/51, de 1994/1995.
Os ônibus vão fazer as seguintes linhas: 043 São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic) / Santo André (Cata Preta); 043 BI1 São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic) / Santo André (Represa) e 194 São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic) / Santo André (Guarará).
Como são zero quilômetro, os veículos já seguem as atuais normas de redução à poluição e sobre conforto e acessibilidade.
Em relação ao meio ambiente, os veículos emitem 80% menos materiais particulados e a redução das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) pode chegar a 63%.
O sistema para seguir as determinações do Proconve – Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – fase P 7 se baseia nas normas internacionais Euro V. Para atingir os índices de redução de poluição exigidos, a tecnologia é de Redução Catalítica Seletiva – SCR (sigla em inglês). Além do tanque de óleo diesel, o ônibus possui um outro tanque para um fluido denominado ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, feito com 32,5% de uréia industrial em sua composição.
Quando há a queima de combustível os gases entram em contato com o ARLA 32, injetado no sistema de escape eletronicamente. Isso provoca uma reação química pela qual, os agentes poluidores são reduzidos ou anulados. Boa parte do Óxido de Nitrogênio (NOx), que é uma substância cancerígena, é transformada em Nitrogênio puro, substância presente na natureza.
Os ônibus só podem ser abastecidos com diesel S 50 ou S 10, que são do tipo “mais limpo”, com menor ter de enxofre, que também é prejudicial a saúde em excesso.
Os ônibus seguem as determinações legais em vigor quanto à acessibilidade: bancos especiais para obesos, assentos demarcados para idosos, gestantes, pessoas que se recuperam de cirurgias, portadores de deficiências, além de elevador para cadeira de rodas são itens já presentes nos veículos. Há espaço para fixação segura de cadeira de rodas e para cão-guia acompanhante de portadores de limitações visuais.
As luzes são de Led, o que permite melhor iluminação e mais conforto visual aos passageiros e motoristas.
Os ônibus novos têm bancos estofados e podem transportar 20 passageiros a mais que os modelos antigos.
“Estes novos ônibus fazem parte da política de renovação de frota que a empresa tem implantado. Renovação de frota é mais do que colocar ônibus zero quilômetro na rua. É respeitar o meio ambiente, o passageiro e proporcionar eficiência nas operações, o que é interessante para todos, para quem usa o ônibus, para o poder público e para a empresa” – disse Elenice Malta, secretária-executiva do Grupo Viação São José (linhas intermunicipais) e Expresso Guarará (linhas municipais de Santo André, que ligam a região de Vila Luzita ao centro da cidade).
A São José é uma das empresas em operação mais antigas do ABC. A companhia foi fundada em 1965, como Viação São José S.A. Em 1987, entrou no quadro societário, o empresário Sebastião Passarelli.
As três linhas de ônibus intermunicipais da São José são operadas por 23 veículos.
UMA DAS EMPRESAS DE MAUÁ TEM 100% DA FROTA APROVADA PELA PREFEITURA E RECEBE CERTIFICAÇÃO OURO POR RESPEITAR NÍVEIS DE POLUIÇÃO, CONCEDIDA POR ENTIDADE NACIONAL:
Toda a frota da Leblon em Mauá, na Grande São Paulo, foi aprovada nas inspeções realizadas pela Prefeitura.
Os trabalhos dos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana tiveram início em 17 de abril e foram finalizados em 15 de junho.
Foram verificados 46 itens referentes à segurança, dirigibilidade, conforto e higiene.
Os técnicos fizeram as análises na sede da Secretaria e também na garagem da empresa.
Todas as inspeções foram rigorosas, com verificações de materiais como freios, suspensão, direção, pneus e setas.
Além disso, a Leblon Mauá conseguiu o certificado “Selo Ouro” do Programa Despoluir, do Sest/Senat e Confederação Nacional dos Transportes.
O certificado foi dado pelo fato de pela terceira vez consecutiva a frota da empresa em Mauá.
O programa Despoluir tem adesão voluntária das empresas e por computadores avançados mede os níveis de poluição e opacidade da fumaça dos veículos.
Todos os ônibus da Leblon estão dentro dos parâmetros de respeito à preservação do ar.
“Essas duas conquistas são um trabalho que envolveu a equipe de manutenção da Leblon e das demais áreas da empresa e demonstram o comprometimento em relação à população e ao meio ambiente. Os resultados tanto das vistorias da Prefeitura como do Programa Despoluir são garantias de que as pessoas podem andar com segurança nos ônibus da Leblon em Mauá” – disse o coordenador de manutenção da empresa, Marcos Antônio da Silva.
A Leblon opera o lote 02 dos transportes de Mauá em 18 linhas com 90 ônibus. Para o início das operações, em 2010, a companhia trouxe frota 100% zero quilômetro e com itens de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Parabéns a São José, então agora ela é a única do ABC a ter frota 100% nova, seria maravilhoso para a população se ela continuasse no sistema depois da licitação. E parabéns a Leblon também, dando um banho na outra no quesito qualidade pra variar.
Amigos, boa noite
Será que eu li certo ?
Substituir Vitória ?
Só podia ser “gerido” pela EMTOSA.
Vitória é coisa da VVR-2013
Nooooooooooooooooooooosssa…
Se esse Apache VIP III, vai ter conforto eu não sei, pois ontem andei num Millennium novo (não o BRT),
que a espuma do “banquim ruim”, esta mais dura do que a dos banquins ruins dos Apachezinhos baleadinhos.
Adamo, perguntar não ofende.
E da outra empresa de Mauá quantos carros foram aprovados ????
E a licitação do lote 5 ?????/
Att,
Paulo Gil
Já passou da hora de aposentar os Caio Vitória da São José. E outra, parabens à Lebron e abaixo Baltazar.
Essa São José não tem nenhuma ligação com o Baltazar não né?
Não, pelo contrário, é do grupo do Sebastião Passarelli.
Não deve ter nem graça as inspeções da Prefeitura em Mauá. Acho que o pessoal só faz vistoria na Leblon pq sabem o que os espera se forem na outra ‘companhia’ …
Parabens Leblon por mais uma vitoria emais uma vez dando tapa na cara do donizete e Baltazar
Como eu já comentei aqui, não pensem que os empresários são bonzinhos por que vão substituir os ônibus, “eles fazem por serem obrigados por lei”, no caso, a de acessibilidade. A Viação São José eu conheço bem de perto pois também me utilizo dela. Se depende-se dos seus gloriósos proprietários, estariamos andando de CAIO Jaraguá. Os valorosos “Vitória” foram sugados até onde não deu mais e a lista de problemas que eles apresentavam era imensa, inclusive com veículos que perderam os freios em descidas. Eram tão constantes, que cansei de reclamar com a “EMTOSA”, como diz nosso colega Paulo Gil, e desisti de utiliza-los, isso sem contar com atrasos constantes e veículos que já não comportam a quantidade de passageiros, e digo isso dos CAIO Apache e dos Mascarello Gran Via que estão rodando, imagine prá embarcar nesses VItória que ainda rodam…simples, nos horários de pico vc não embarca, pois os motoristas nem se dão ao trabalho de parar nos pontos.
Sergio Santo André, bom dia
De acordo.
Imagina daqui pra frente com a tarifa reduzida
Nooooooooooooooooooooosssssa, vai é ter Caio Marta Rocha ou Bossa Velha.
É só adaptar uma frente de Apache Vip III no Vitorinha e pronto, carro novo na área, vai que cola …
Acho que vamos voltar aos tempos do reencaroçados.
Quando sair a licitação do lote V do ABC, os Apaches estarão na série XXXIII, se não for mais.
Abçs,
Paulo Gil
Se for fazer inspeção na barão vão ter que jogar tudo fora , isso os ptralhas de mauá não admitem , até inventam linhas e dão de presente para barão , que mimo , só porque estão a mais de trinta anos no municipio , eu lá quero saber se vinte ou trinta , o que nós queremos é transporte de qualidade e gente educada trabalhando , e atendendo com excelência a excelência . ônibus cumprindo horários .
A Leblon,está de parabéns,no requisito Poluição…
Ei pessoal baba ovo do “Baitazar”, cade voces covardes? Leblon de novo, mesmo com toda pressão e injustiça que vem sofrendo, dá um tapa na cara desses ladrões sem vergonha. Um recado para os baba ovo e políticos de Mauá: Vão se f/o/d/e/r!!! A casa de voces já começou a cair e vai desmoronar.
Já é um avanço , a empresa que trabalho já chegou 42 carros novos mb 1721 praticamente de uma vez só Viação Pirajuçara
Os bancos dos Apache Vip III podem não ser os melhores, mas são bem mais confortáveis que os dos Vitória que eles estão substituindo
Nisso eu tenho que concordar com vc Fábio, pois os bancos do Vitória são de plástico sem estofamento, e o desenho granulado anti-derrapante já está todo gasto, ou seja, o banco virou um tobogã, acho que já estava na hora de trocar, não é ???? Esses carros estavam só com 18 anos de uso. Isso é que é respeito da São José com os passageiros hein !!!!! (E eu sou prova disso). Abraço.