Rio de Janeiro promete mais 37 km de BRS neste ano

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BRS no Rio de Janeiro. Prefeitura promete implantar mais 37,4 quilômetros de faixa preferencial para ônibus. Sistema não dá a mesma prioridade ao transporte público como os BRTs, corredores de ônibus, mas aumenta a velocidade do transporte público, segundo a Prefeitura.

Rio de Janeiro vai implantar mais 37 km de BRS
Faixas de ônibus irão servir locais como Méier, Estácio, Barra da Tijuca, Maracanã, Humaitá, Botafogo e Centro
ADAMO BAZANI – CBN
A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira, dia 31 de maio, que ainda neste ano a cidade terá mais 37,4 quilômetros de faixas de ônibus do tipo BRS – Bus Rapid Service.
O sistema não é como o BRT – Bus Rapid Transit, não sendo um espaço totalmente separado para os ônibus, mas apresenta uma certa prioridade ao transporte coletivo, que só compartilha o espaço com carros que vão fazer conversões à direita, entrar em prédios e estabelecimentos e táxis com passageiros.
O funcionamento do BRS não é integral, com o espaço prioritário aos ônibus vigorando só das 06 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.
Entre os bairros que terão o serviço ainda neste ano estão Méier, Estácio, Barra da Tijuca, Maracanã, Humaitá, Botafogo e Centro.
Já em agosto, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, devem estar em funcionamento os BRSs Carioca – Saens Peña, retorno Saens Peña – Carioca.
No mês de outubro, entram em operação os BRSs Maracanã – Meirer via rua 24 de maio e volta Meier – Maracanã via Avenida Marechal Rondon.
Em dezembro é a vez de ter início os sistemas de faixas exclusivas Praia de Botafogo – Humaitá via rua São João Clemente e retorno Humaitá – Praia de Botafogo, via Rua Voluntários da Pátria.
Para implantar as faixas de BRS, a prefeitura do Rio de Janeiro vai fazer obras de nivelamento das calçadas, conserto do meio-fio e recapeamento das ruas e avenidas servidas pelos ônibus, além de mudanças na sinalização de trânsito.
Até 2016, a Prefeitura promete mais BRS no Leblon, Flamengo, Copacabana, Laranjeiras, Catete, Flamengo, Bangu, Gloria, Vila Isabel, Campo Grande e prolongamento dos trechos Tijuca, Méier e Centro.
Hoje existem em operação 20,2 quilômetros de faixas preferenciais que, segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, reduziram em até 25% o tempo de viagem dos ônibus.
Desde 2011 operam os BRSs da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Barata Ribeiro/Raul Pompeia, Ataúlfo de Paiva/Visconde de Pirajá, Prudente de Moraes/General San Martin, Antonio Carlos/1º de Março e Rio Branco. Em 2012, foi a vez do BRS da Avenida Presidente Vargas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia

    Mais uma previsível.

    É lógico que corredor a lá Paulo Gil aumenta a velocidade.

    Afinal, faixa branca tachão e sinalização é a solução.

    Só não é faraônica e faturante, mas que funciona, funciona.

    Tô achando que o corredor a moda a lá Paulo Gil, virou febre nacional.

    Vai dar Ibope rapidinho para as prefituras.

    Lógico né é PREVISÍVEL.

    KKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas e os meus royaitie$$$$ ???

    Att,

    Paulo Gil

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