O ônibus que apaga incêndios

Volare Fire

O ônibus hoje não se limita a transportar passageiros. A Volare, unidade de ônibus pequenos da Marcopolo, possui uma linha de veículos usados como postos de atendimento de negócios, ambulância, transportes de presos e até para debelar incêndios. Foto: Paquito Masiá.

Volare apresenta ônibus de combate a incêndios
Também são apresentados em feira de segurança modelos que servem como ambulância e como unidade de negócios
ADAMO BAZANI – CBN
Foi-se o tempo que o ônibus servia apenas para transportar passageiros. A Volare, unidade de negócios de ônibus pequenos da Marcopolo, prova que os minionibus, pela agilidade aliada à força, podem ter diversas utilidades.
Hoje, a empresa tem modelos que servem como unidades de negócios para exposição em feiras e empreendimentos, ônibus ambulância, ônibus para transporte de presidiários e até mesmo um ônibus que pode ser usado para combate a incêndio e para resgates.
Os modelos são apresentados na LAAD 2013 Brasil, Feira Internacional de Segurança Pública e Coorporativa, que é realizada até esta sexta-feira, no Riocentro, Rio de Janeiro.
Os ônibus de pequeno porte para diversos fins têm sido alternativas encontradas por prestadores de serviços privados e públicos já que ele são menores que os caminhões, o que ajuda no trânsito e no acesso a locais difíceis, mas ao mesmo tempo têm potência e robustez semelhantes.
Entre os modelos apresentados estão o Volare Fire, Volare Ambulância e o Volare Bussinees. Em nota, a Marcopolo/Volare destaca as principais características dos modelos:
Volare Fire: Com dimensões menores em relação a um caminhão convencional, o Volare Fire tem como grande diferencial a maior agilidade para atender as ocorrências e iniciar o combate ao fogo. Definido como Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), atende a todas as exigências do Corpo de Bombeiros como veículo de combate a incêndio.

Projetado dentro de um novo conceito de veículo para combate a incêndios, o Volare Fire possui diversas inovações tecnológicas que proporcionam ganhos de rapidez e praticidade aos bombeiros. O modelo reúne todos os equipamentos necessários para qualquer atendimento como resgate em altura, aquático, aéreo, locais confinados e pessoas presas em ferragens.

“O Volare Fire tem grande capacidade de operação. Desenvolvemos um veículo ágil, prático, versátil e com capacidade para transportar até cinco bombeiros. O objetivo é proporcionar socorro rápido e diferenciado contenção e combate a incêndios com água e espuma até a chegada de um veículo de maior porte. O modelo também pode ser usado no combate a incêndio de grandes empresas e seu principal diferencial é o baixo custo de aquisição comparado com os veículos de maior porte”, afirma Mateus Ritzel, gerente comercial da Volare.

O Volare Fire possui tanque de água com capacidade para 3.500 litros com quebra-ondas, tanque de 300 litros de LGE (Líquido Gerador de Espuma), sistema de dosagem e saída para limpeza, bomba de incêndio do tipo veicular de 500 galões por minuto – que obedece às recomendações da norma NFPA (National Fire Protection Association) e proporcionador de espuma. Este sistema de dosagem de LGE tem a possibilidade de dosar no sistema hidráulico da viatura LGE em 0% (somente água), 3% (água misturada com LGE) e 6% (água misturada com LGE).

Equipado com aparelhos de respiração autônoma com dois cilindros completos e sistema de gaveta proporcionando agilidade de vestimenta do equipamento e suporte para outros dois reservas, o Volare Fire possui habitáculo para a troca de roupa ou equipamento e quatro extintores de pó químico na parte da traseira e torre de iluminação eletropneumática, com seis lâmpadas de Xenon que iluminam até 500 metros.

Também conta com todo material de SAPA (machadinha, alicate, serrote, chaves de fenda, luvas de raspa, alavancas e cinto de segurança), desencarcerador (ferramenta com grande capacidade de corte para a retirada de vítimas de acidentes de automóveis, caminhões e aeronaves), material de suporte a resgate e compartimento de mochilas de atendimento de diversos eventos como resgate aquático, veicular, altura e locais.

Com 7.505 mm de comprimento total e 3.750 mm de distância entre-eixos, o Volare Fire possui motorização Cummins ISF 3.8 Euro 5 de quatro cilindros com 152 cv (112 kW) de potência a 2.600 rpm, câmbio de cinco marchas, direção hidráulica e PBT de 8.000 kg. Fabricado de acordo com rigorosas especificações, destaca-se por sua versatilidade, robustez e capacidades técnicas.

Volare Ambulância

Desenvolvido dentro de avançados conceitos ergonômicos para fazer remoções de emergência, o Volare V5 Ambulância possui configuração especial com equipamentos e instrumentos médicos. Com motor Cummins ISF 3.8, com potência de 152 cv a 2.600 rpm e torque de 450 Nm, o modelo tem 5.755 mm de comprimento e largura de 2,04 metros que proporciona deslocamento rápido, elevado nível de conforto para os pacientes e amplo espaço para circulação de médicos e enfermeiros.

O Volare Ambulância possui piso antiderrapante, impermeabilizante e antibactericida próprio para uso hospitalar, ampla porta traseira bipartida, que facilita a entrada dos pacientes, porta na lateral direita (Sedan), banco tipo poltrona, ventilador exaustor no teto, farol de embarque na traseira, sinalizador rotativo e dois sinalizadores nas laterais e dois na traseira.

Equipado com desfibrilador e ressuscitador manual, o Volare Ambulância possui armário suspenso para medicamentos, com portas de acrílico deslizante, armário tipo bancada para equipamentos médicos, local para prancha de remoção, cilindro de oxigênio com manômetro e válvula, fixado em suporte metálico, com cinta tipo catraca e régua de oxigênio de três pontos composta de fluxômetro, máscara nebulizadora, aspirador tipo venturi e umidificador de ar. O veículo conta também com uma maca com pés rígidos e rodízios giratórios com colchonete, cinto de segurança e sistema de travamento, suporte para soro e sangue e pega-mão fixado no teto, porta-gel de higienização das mãos, banco tipo baú para três acompanhantes, bateria auxiliar de 12 Volts, rádio de comunicação, prancha longa com jogo de cintos e prancha curta.

Volare Business – o miniônibus para sua reunião de negócios itinerante

Outro destaque da Volare na LAAD 2013 é a utilização do modelo Volare Business como apoio ao estande e um local diferenciado para reunião de negócios. O veículo foi desenvolvido para ser uma unidade móvel de atendimento a clientes e pode ser utilizado em feiras e eventos.

Projetado com configuração interna diferenciada, o Volare Business tem, na parte traseira, exclusiva sala de reunião com mesa, poltronas executivas, monitor em LED de 42 polegadas e armários embutidos. No salão de passageiros, conta ainda com bar personalizado, mesas para atendimentos, monitores de TV em LCD, poltronas em couro, computadores e impressora.

“O Volare Business nasceu da necessidade detectada no mercado das empresas que participam ou promovem eventos com clientes e prospects por um veículo que pudesse ser utilizado como verdadeiro showroom e local para exposição de produtos e reuniões de negócios. Vemos aplicação como uma das com maior potencial de crescimento e expansão, pois o relacionamento direto, constante e próximo com os clientes é cada vez mais importante para as empresas e representa uma nova ferramenta para estas ações”, conclui Ritzel.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em O ônibus que apaga incêndios

  1. Amigos, bom dia

    Parabéns Marcopolo !

    Realmente o ônibus não só significa para todos como significa também para tudo, ininclusive o buzinho .

    Marcopolo, dá uma melhorada no design dos Volares, pensem nisso com carinho, um NEW Volare, vai abafar

    Nem pensem em colocar fire buzinho em sampa, pois ai a gestora vai querer interferir na operação do fire buzinho, aí já viu ne!

    A única area que funciona em sampa são os bombeiros e com o reconhecimento de toda a população; aí se misturar com o modo de gestão do buzao, vai pegar fogo em tudo.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: