Greenpeace quer mais corredores de ônibus

ônibus

Greenpeace tem a consciência de que cidades que respeitam o meio ambiente e seus habitantes investem em transportes públicos e que o ônibus é fundamental para a melhoria do ir e vir e da qualidade de vida das pessoas. Foto: Divulgação Greenpeace.

Greenpeace pede corredores de ônibus
Integrantes do grupo colocaram faixas na cidade de São Paulo e cobram cumprimento de elaboração de Plano de Mobilidade Urbana em todo o País
ADAMO BAZANI – CBN
Cada vez mais a sociedade tem se conscientizado de que os investimentos em transportes públicos trazem benefícios para a mobilidade das pessoas, mas também para outros setores, como o econômico, social e para a preservação do meio ambiente.
E diversos movimentos em todo o mundo, inclusive no Brasil, reconhecem a importância dos corredores de ônibus para que as cidades tenham o espaço ocupado de forma democrática e com o menor impacto ambiental possível.
O Greenpeace Brasil colocou em diversos pontos da cidade de São Paulo faixas e cartazes cobrando das autoridades mais agilidade na priorização dos ônibus no espaço urbano.
Um ônibus consegue substituir em média 45 carros de passeio, o que significa menos congestionamento e poluição. Mas as pessoas que hoje usam carros só vão migrar para o transporte público se ele oferecer conforto e rapidez, o que é possível por meio de corredores bem elaborados.
No viaduto Guadalajara, sobre a Radial Leste, uma das vias de maior movimento da cidade de São Paulo, a ONG colocou uma faixa de 10 metros coma frase “Cadê o Corredor de Ônibus que poderia estar aqui?”
O Greenpeace também cobra outros corredores, como o da Vila Sônia, além de mais ciclovias, calçadas que ofereçam acessibilidade e melhoria nas travessias para pedestres.
Nesta terça-feira, dia 09 de abril, o secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, apresentou um plano de corredores de ônibus para a cidade, que totalizam 147 quilômetros, muitos dos quais do estilo BRT, com possibilidade de pagamento da passagem nas estações para agilizar as operações de embarque e desembarque, estações com o piso no mesmo nível do assoalho dos ônibus, oferecendo acessibilidade, e pontos de ultrapassagem para evitar filas de ônibus nos pontos e aumentar a velocidade média dos transportes públicos sobre pneus.
A entidade mundial, com representação no Brasil, realiza a campanha “Cadê o Plano de Mobilidade” em nível nacional.
O objetivo é alertar a população para participar cobrando das autoridades o cumprimento da lei federal 12.587, de janeiro de 2012, que determina que até 2015 as cidades com mais de 20 mil habitantes tenham um Plano de Mobilidade que priorize o pedestre, o ciclista e os transportes coletivos.
De acordo com levantamento do Greenpeace Brasil apenas sete capitas apresentaram planos até agora: Rio Branco, Porto Velho, Salvador, Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro. A maior parte inclui o ônibus como solução de transportes.
Contanto com especialistas em cidades e meio ambiente e com milhares de ativistas em todo o mundo, o Greenpeace sabe do papel do transporte público para cidades mais sustentáveis e da importância do ônibus neste processo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Greenpeace e Greenpeace Brasil, parabéns pelo trabalho de vocês e pela
    mobilização do Buzão de Sampa.

    Essa será a missão mais difícil de vocês.

    Acho que é mais fácil tornar a água do Rio Tietê potável.

    Att,

    Paulo Gil

    .

  2. Pedro disse:

    A Sptrans esta na contra mão da realidade atual, volto a afirmar que eles estão desde do governo Serra diminuindo dia a dia o numero de onibus na cidade de São Paulo, ou com redução de onibus nas linhas ou pior com o encerramento de varias linhas, e assim que ela pretende conquistar passageiros, a prefeitura precisa fazer a Sptrans parar com este comportamento urgentemente, prefeito chega de alegar periodo de transição esta mais do que na hora de assumir o cargo.

  3. alexandro disse:

    Não consigo imaginar um corredor na berrini ou 23 de maio com espaço para ultrapassagem e pré-embarque, não há espaço !

    1. Luiz Vilela disse:

      Se for muito bem projetado, fica melhor do que está. Olha o exemplo da Av. Ibirapuera.

      Mas tem que ter CORAGEM de fazer mini-estações/pré embarque, senão entope como sempre.

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