Campinas terá sistema de alerta sonoro sobre chegada de ônibus

ônibus

Ônibus em Campinas. Cidade deve ter sistema de alerta para portadores de deficiência visual sobre chegada dos ônibus nos pontos. Cadastramento de empresas de tecnologia já está aberto.

Campinas vai ter sistema de alerta sobre chegada dos ônibus nos pontos
Prefeitura abriu cadastramento para empresas de tecnologia. Sistema vai ajudar portadores de deficiência visual
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de Campinas, no interior Paulista, deve contar já no segundo semestre deste ano com um sistema de alerta sonoro eletrônico que vai informar, por aparelhos móveis, a chegada dos ônibus nos pontos.
A iniciativa faz parte do Programa Embarque Acessível, da Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, e vai auxiliar as pessoas com limitações visuais a terem mais autonomia na hora de usar o transporte público.
A partir desta quinta-feira, dia 04 de abril, até o dia 06 de junho, a Prefeitura de Campinas vai cadastrar empresas interessadas em participar da licitação para o fornecimento de tecnologia e dos equipamentos.
As empresas podem ter acesso ao edital no site da Emdec: www.emdec.com.br
O objetivo da cidade é oferecer a quem possui deficiência visual sistemas que avisam a chegada dos ônibus e transmitam outras informações como linhas, itinerários e horários.
O sistema deve funcionar também em celulares e tablets.
Os ônibus também terão equipamentos que vão avisar os motoristas sobre a presença de uma pessoa que precisa de atenção especial no próximo ponto.
O passageiro pode escolher a linha para ativar o aparelho, que também deve informar os pontos e os serviços para determinados destinos, além do tempo de espera para o ônibus chegar ao ponto.
Os equipamentos das empresas interessadas serão testados por 30 dias, prorrogáveis por mais 30. Se os aparelhos forem aprovados, as empresas participarão de um processo licitatório.
O sistema fará comunicação com os GPS dos ônibus. A tecnologia da empresa precisa abranger todas as localidades da cidade e transmitir as informações para painéis de mensagens variáveis, como a Avenida Prestes Maia.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Campinas terá sistema de alerta sonoro sobre chegada de ônibus

  1. Ewerton Santos Lourenço (Guarulhos) // 4 de abril de 2013 às 17:41 // Responder

    Como PCD no meu caso, eu tenho Baixa Visão devido ao Albinismo, já passou da hora em facilitar as nossas vidas. Desde que antigamente os Letreiros dos Ônibus eram com letras pequenas; ficava dificil os loucos dos “Brações” parece que tirando a mãe da forca quando guiava os coletivos; sem falar que quando perguntava a eles sobre o Intinerário eram grossos comigo. Uma vez aqui na Cidade de Guarulhos, quando eu descobri a Deficiencia em 2003 procurei a uma forma de me adaptar através dos números dos Intinerário; depois disso eu não me perdi mais aqui na Capital e Guarulhos. Eles não tinham o menor preparo para lidar com Pessoas Com Deficiência independente do Gênero, graças as ONG’s e a Secretaria da Pessoa Com Deficiência do Estado de São Paulo esse cenário atual está sendo revertido. Mas ainda há péssimos profissionais que não sabem com esse Tipo de Usuário, recentemente um dia; eu tinha ido ao Mercado ao ver o ônibus gesticulei para a velocidade para visualzar o letreiro digital; acredita que o louco do motorista veio exculachando: – Aqui não é o ponto de ônibus!! Eu gesticulei para você parar, mas você estava em alta velocidade; eu sou Deficiente e você que não enxerga?!?!?!? O cara não sabia onde enfiava a cara depois da resposta, infelizmente nós PCD ou PNE como preferir temos que ser grosseiros para as pessoas respeitem as vezes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: