São Paulo quer câmeras em ônibus para multar invasores de corrredores exclusivos

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Prefeitura de São Paulo quer colocar câmeras nos vidros dianteiros dos ônibus para multar motoristas e motociclistas que invadem corredores e faixas exclusivas. Foto: Adamo Bazani

Câmeras em ônibus podem multar quem invadir corredores
Proposta é da Prefeitura de São Paulo e visa coibir prática de desrespeito por parte de motoristas de carros e motociclistas
ADAMO BAZANI – CBN
Com Agência Estado
A Prefeitura de São Paulo pretende instalar câmeras no parabrisa dos ônibus urbanos para multar motoristas de carros e motociclistas que invadem corredores e faixas exclusivas para o transporte público.
O objetivo é aumentar a velocidade dos ônibus que hoje é de 13 km/h em média. Até mesmo nos corredores a velocidade é baixa.
As imagens seriam registradas, levadas para a CET e pela placa filmada, o motorista ou motociclista infrator seria multado.
Neste ano devem começar a funcionar os primeiros ônibus com este sistema experimental.
No entanto, a CET deve verificar ainda com o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito se há impedimentos legais para o projeto.
Como em junho deve ser finalizada a licitação dos transportes coletivos municipais de São Paulo, a instalação das câmeras deve ser prevista nos novos contratos com as empresas de ônibus.
O funcionamento será como dos radares que fotografam os veículos infratores e depois as imagens são remetidas à central da CET.
De acordo com o Denatran, para se tornar realidade, as câmeras nos ônibus devem ser aprovadas pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito após avaliações de câmaras temáticas. Tecnicamente, o projeto é viável.
O problema de invasões a corredores e faixas de ônibus se tornou crônico na cidade de São Paulo.
Falta fiscalização e sobra desrespeito dos motoristas de carros particulares para quem usa transporte público. No ano passado, a CET aplicou 335,6 multas para quem invadiu corredores e faixas de ônibus, o que representa uma pequena parcela das infrações deste tipo.
Adamo Bazani, jornalista da Ràdio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. alexandro disse:

    Alguém pode me explicar, como será no caso de conversão a direita? Dados que estes corredores não são tão bons !

  2. Bruno Quintiliano disse:

    A ideia é boa, mas enquanto a maioria dos invasores (os taxistas) forem autorizados pela prefeitura a invadir o corredor não vai melhorar muita coisa.

  3. Rogério Magalhães disse:

    Bom que medidas mais duras sejam tomadas pra coibir essas invasões dos corredores. Corredor de ônibus é, como o nome diz, para ônibus. Aliás, dane-se a choradeira típica da categoria, mas tá na hora da Prefeitura também cassar a permissão de táxi circular nos corredores, seja que horário e dia da semana for. Táxi é carro e carro tem que andar no seu espaço (que deve ser cada vez mais exíguo onde a prioridade deve ser total ao ônibus).

    E mais importante do que multar os carros que invadem os corredores é a Prefeitura passar a projetar as rotas exclusivas dos ônibus devidamente segregadas, com circulação central entre calçadas (como é em grande parte do Corredor ABD). Faixinha pintada no chão é convite para os carros invadirem o corredor na maior cara de pau, tem que haver separação física (com tachão alto, mureta ou calçada). Corredor assim permitiria até que as plataformas fossem do lado direito, para que as faixas de pedestre para os usuários atravessarem requeiram o farol apenas para os carros, deixando livre o corredor dos ônibus (mais uma vez o Corredor ABD, mesmo com alguns probleminhas, é exemplo).

    Mas já que o poder público adora embromar para soluções mais definitivas, paliativos como as câmeras e multas quebram o galho e são melhor que nada.

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