Especialistas apoiam restrição de carros no Largo Treze

onibus Largo Treze de Maio

Restrição a carros de passeio na região do Largo Treze de Maio tem o objetivo de proporcionar maior fluidez ao transporte público. Especialistas defendem ampliação de zonas com liberação apenas para ônibus. Foto: Divulgação.

Restrição a carros no Largo Treze de Maio é apoiada por especialistas
Objetivo é dar maior fluidez ao transporte coletivo
ADAMO BAZANI – CBN
O primeiro dia útil de restrição de veículos de passeio na região do Largo Treze de Maio, na Zona Sul da Capital Paulista, foi relativamente tranqüilo na parte da manhã de acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, apesar das dúvidas de muitos motoristas.
Desde sexta-feira, dia 29, que foi feriado, a restrição está em vigor. Por enquanto, não há multa para os motoristas. As penalidades devem começar as ser aplicadas a partir do dia 8 de abril, quando o motorista estará sujeito a multa de R$ 85,12, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, correspondentes à infração média.
O objetivo, segundo a CET, é aumentar a fluidez do transporte coletivo pelo local.
A restrição a carros na parte da manhã é entre às 05h00 e 10h00 e à tarde, entre às 16h00 e 20h00.
Especialistas em trânsito e transportes são favoráveis à medida. Para eles, o trânsito público deve ser priorizado e ganhar velocidade, para aí sim começar a atrair passageiros e aliviar os problemas de congestionamentos.
“Não tem alternativa que seja indolor. É necessário ter prioridades e o transporte coletivo consegue atender a mais pessoas usando um espaço menor, de maneira racional. Defendo a expansão deste tipo de restrição para outros pontos da cidade” – disse o professor de pós graduação em engenharia da USP – Universidade de São Paulo, Cláudio Barbieri, à jornalista Fabíola Cidral, no CBN – São Paulo.
Segundo o professor, a região do Largo Treze de Maio é atendida por muitas linhas de ônibus que precisam ter fluidez. A restrição, na opinião dele, não prejudica o comércio local por causa do horário. Além disso, boa parte dos carros no Largo Treze de Maio usa a região como passagem. Sendo assim, poderiam trafegar por rotas alternativas.
No entanto, só a restrição aos carros é insuficiente, na opinião do professor.
Deve haver uma reformulação nas linhas de ônibus e uma qualificação e ampliação dos corredores exclusivos, para que as restrições não sejam ações isoladas.
A CET – Companhia de Engenharia de Tráfego enviou à reportagem uma nota com orientações sobre rotas alternativas e orientações gerais para o público na região:
Vias com restrição à circulação de veículos (exceto ônibus, táxis e motocicletas), de segunda-feira a sábado das 5h00 às 10h00:
• Alameda Santo Amaro, entre a Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho e Largo 13 de Maio;
• Rua Paulo Eiró, entre Alameda Santo Amaro e Avenida Padre José Maria;
• Avenida Padre José Maria, entre Rua Barão do Rio Branco e Largo 13 de Maio;
• Avenida Adolfo Pinheiro, entre Largo 13 de Maio e Rua Promotor Gabriel Nettuzzi Perez.

Período da Tarde:
Via com restrição à circulação de veículos (exceto ônibus, taxis e motocicletas), de segunda-feira a sábado das 16h00 às 20h00:
• Rua Barão do Rio Branco, entre Avenida Mário Lopes Leão e Avenida Padre José Maria

Caminhos Alternativos
Período da Manhã:
• Os veículos provenientes da Rua Barão do Rio Branco e da Avenida Padre José Maria deverão seguir pela Rua Barão do Rio Branco, virar à esquerda na Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, à direita na Rua Iguatinga, à esquerda na Rua João Alfredo, à esquerda na Rua Borba Gato, à direita na Rua Carlos Gomes, à esquerda na Rua Isabel Schmidt, à direita na Rua São Benedito e à esquerda na Rua Padre José de Anchieta até Avenida Adolfo Pinheiro.
• Os veículos provenientes da Alameda Santo Amaro deverão virar à direita na Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, à direita na Rua Iguatinga, à esquerda na Rua João Alfredo, à esquerda na Rua Borba Gato, à direita na Rua Carlos Gomes, à esquerda na Rua Isabel Schmidt, à direita na Rua São Benedito e à esquerda na Rua Padre José de Anchieta até Avenida Adolfo Pinheiro.
• Os veículos provenientes da Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, sentido bairro, deverão virar à esquerda na Rua Iguatinga, à esquerda na Rua João Alfredo, à esquerda na Rua Borba Gato, à direita na Rua Carlos Gomes, à esquerda na Rua Isabel Schmidt, à direita na Rua São Benedito e à esquerda na Rua Padre José de Anchieta até a Avenida Adolfo Pinheiro.

Período da Tarde:
• Os veículos provenientes da Rua Barão do Rio Branco e da Avenida Mário Lopes Leão deverão seguir pela Avenida Mário Lopes Leão, virar à esquerda na Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito e à esquerda na Avenida Padre José Maria.
• Os veículos provenientes da Rua Amador Bueno, sentido bairro, deverão seguir até virar à esquerda na Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito e novamente à esquerda na Avenida Padre José Maria.
• Os veículos provenientes da Rua Amador Bueno, sentido centro, deverão seguir até virar à esquerda na Rua Paulo Eiró, novamente à esquerda na Avenida Mário Lopes Leão, à esquerda na Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito e à esquerda na Avenida Padre José Maria.

Recomendações ao público
• Respeite a sinalização;
• Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
• Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
• Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
• Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
• Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.
A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.
Para informações de trânsito, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Especialistas apoiam restrição de carros no Largo Treze

  1. Esses malditos, não dependem do trasporte coletivo, por isso que tomam essas medidas drásticas, onde quem sai prejudicado é o usuário. Absurdo! Retirar o ponto de ônibus do número 399, para deixá-lo encavalado com o ponto seguinte. Sendo que a distância entre o Largo do Socorro até o Largo Treze ficou absurda. Realmente, quem não sabe o que é realmente trabalhar e anda pra cima e pra baixo de carro, com certeza não vai se preocupar com a necessidade de um ponto entre o Lgo do Socorro e Lgo Treze. Por isso insisto, queremos nosso ponto de ônibus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: