BRT faz Medellín ser a cidade mais inovadora do mundo em 2012

Medellín

Ônibus do sistema de BRT de Medellín. Investimentos na prioridade ao transporte coletivo fizeram com que a qualidade de vida das pessoas e as possibilidades de negócios da segunda maior cidade colombiana melhorassem, o que atribuiu ao local o título de cidade mais inovadora de 2012 em um eleição internacional. Foto: Divulgação Metroplus

BRT faz Medellín ser a cidade mais inovadora do mundo
Concurso teve o julgamento de diversos especialistas em urbanismo de vários continentes
ADAMO BAZANI – CBN
O BRT – Bus Rapid Transit não é apenas um corredor de ônibus. Mas é um sistema de transportes planejado para oferecer prioridade e velocidade ao transporte coletivo, acessibilidade e conforto aos passageiros e integração com os demais meios de deslocamento, inclusive bicicletas, proporcionando a criação de uma malha de serviços de mobilidade.
Como ele melhora o ir e vir das pessoas, o BRT pode modernizar uma cidade e auxiliar no aumento da qualidade de vida da população com uma vantagem: não são necessárias obras caras e que causam impactos que destoam da paisagem urbana. Na verdade, um BRT pode se integrar ao ambiente da cidade e ter ao longo de suas vias exclusivas, áreas ajardinadas, ciclovias, espaço para caminhadas e estações que não ocupam muito espaço urbano.
E todas estas vantagens do BRT foram reconhecidas num dos maiores concursos mundiais sobre cidades: o City of The Year, organizado pelo Wall Street Journal e pelo Citigroup e que conta com a participação de especialistas em urbanismo de diversos continentes.
E a cidade mais inovadora de todo o ano de 2012, segundo a eleição, foi Medellín, na Colômbia.
De acordo com o jornal, o destaque para Medellín se deu pelo avanço nos transportes públicos. A segunda maior cidade da Colômbia começou em 22 de dezembro de 2011 a operar o sistema de BRT com ônibus articulados. O primeiro trecho troncal inaugurado foi de 12,5 quilômetros.
As viagens tiveram tempo mais curto e cidadãos que não usavam transporte coletivo passaram a optar pelo deslocamento público.
Medellín elaborou um plano de urbanismo para 2030, que conta com distribuição de pólos geradores de emprego e renda, melhoria na circulação de pessoas a pé e ampliação da rede de transporte público, além de intervenções nas áreas culturais e de educação.
Os investimentos em transporte público na cidade, principalmente no BRT, fizeram com que as emissões de gás carbônico reduzissem em 175 mil toneladas em um ano, segundo os especialistas. A cidade também investiu em teleféricos para ligar em pequenos deslocamentos bairros altos às partes mais baixas. O tempo de viagem no bairro Comuna 13 caiu de 35 minutos para 6 minutos com os Metrocable.
A organização que o transporte público na cidade proporcionou fez com que Medellín fosse também considerada modelo de gestão internacional e serve de lição para as demais cidades de que se modernizar é investir em transporte coletivo, incluindo os sistemas de ônibus rápidos.
“Acredito que esse novo título para Medellín significa uma nova oportunidade para divulgar para o mundo o grande potencial dessa cidade que se transformou significativamente por meio do fortalecimento da educação, renovação urbana, com mobilidade, e cultura”, explicou ao jornal María Claudia Lacouture, presidente da Proexport Colômbia, entidade responsável pela promoção do turismo, investimento e exportações do país.
O potencial industrial e a cultural de negócios da cidade puderam ser melhor aproveitados com um sistema de transporte coletivo mais eficaz.
Ao pensar no transporte público, priorizando o ônibus no espaço urbano, além de outros modais coletivos, Medellín conseguiu na eleição desbancar outras participantes como Nova Iorque, Telaviv e São Paulo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Pedro disse:

    Adamo a partir do dia 30 de março a prefeitura vai eliminar varias linhas de onibus na zona leste, como exemplos as linhas 4120-42, 3405, 3060 entre outras, este procedimento e um retrocesso já que sabemos que quando encerram linhas superlotam as demais ou jogão este povo para o metro, esta medida mostra claramente uma manobra covarde e oportunista para beneficiar a empresa Novo Horizonte, que e mais do que sabido que não possui capacidade de prestar serviço publico, o senhor Haddad precisa ficar de olho no seu secretário de transporte, para que ele não se torne um novo Kassab.

  2. Sergio disse:

    Colômbia dando chapéu no Brasil…

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Parabéns aos “hermanos” colombianos.

    Medellín 10 x Sampa 0

    Bom para não perdermos mais tempo, é só comprar a tecnologia da Colombia e implantar
    no Brasil, afinal está está reconhecida internamente.

    Observem no Buzão da foto, muito provavelmente ele não deve ter aquele maldito Degrau Alto internamente.

    Conclusão: Não é por falta de tecnologia que o Buzão de Sampa não funciona.

    Qual será o real motivo ?

    Mais uma previsível…

    Att,

    Paulo Gil

    1. Paulo Gil disse:

      Correção:

      reconhecida internacionalmente.

      Att,

      Paulo Gil

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