Editorial: Existe uma força oculta nas Estrelas?

Força_Oculta

Novamente a Prefeitura de Mauá tenta negociar a entrada da empresa Viação Estrela de Mauá, que foi impedida de operar pela Justiça. Diante do impedimento judicial e de um processo que está nas mãos da Justiça, por que tanta insistência do poder público em fazer a empresa operar? Há uma força oculta por trás da Estrela de Mauá? Foto Tiago Liberato

Existe uma força oculta nas Estrelas?
Donisete Braga, em Mauá, quer renegociar com empresas de ônibus para modificar lotes de transportes em Mauá. Por quê?
ADAMO BAZANI – CBN
O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, diz que vai tentar após o Carnaval negociar com as empresas de ônibus da cidade, na Grande São Paulo, para modificar os lotes de operação.
A declaração foi dada nesta semana e reproduzida pelo jornal Bom Dia ABC e Rádio ABC ( Veja Matéria no Link:
http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/43879/Donisete+quer+acordo+entre+empresas+de+onibus )
A medida claramente deve beneficiar a empresa Viação Estrela de Mauá que, segundo a Junta Comercial de São Paulo, foi criada pelo empresário Baltazar José de Sousa. Em 2008, para desconfigurar o monopólio foi passada para os nomes de Anísio Bueno e Anísio Bueno Júnior, e em 11 de julho de 2012, começou a ser controlada por David Barioni Neto, curiosamente, dois dias antes de ser assinado um contrato que a credenciaria no lugar da Leblon Transporte no lote 02. Este contrato foi considerado ilegal pela Justiça e derrubado logo em seguida.
Não bastasse isso, no final do ano, em 27 de dezembro, a Prefeitura de Mauá insistiu em colocar a Estrela de Mauá em operação e assinou uma ordem de serviço que dividia o lote 02 com a Leblon, enquanto o Lote 01, da Viação Cidade de Mauá, de Baltazar, vive às moscas carecendo de qualidade.
A manobra foi feita nas férias do judiciário. Quando a Justiça voltou, viu que a atitude, ainda na época do prefeito Oswaldo Dias, desrespeitava determinações judiciais e mandou a Estrela parar de operar. Apesar da ordem que deveria ser cumprida pela Prefeitura, os ônibus de David Barioni só voltaram à garagem depois de a Polícia Militar ser chamada.
Agora vem o prefeito Donisete Braga com esta afirmação.
A Leblon, por mais problemas que ela ainda tem em sua operação, trouxe avanços para a qualidade dos transportes e foi a única empresa a quebrar um monopólio que durou mais de 30 anos e que não era benéfico à população.
As perguntas que ficam:
Por que tanto interesse em beneficiar a Estrela de Mauá?
Há uma força oculta, além mesmo do próprio Baltazar por trás dela?
Se há uma disputa judicial entre as empresas Estrela e Leblon, por que não deixar a Justiça resolver a questão, como se faz em todo Estado Democrático de Direito?
A disputa, ao visto não tem interferido em projetos para a cidade. A bilhetagem continua, a integração com a CPTM foi anunciada por Donisete Braga, as linhas podem ser mudadas, etc.
E não seria melhor a prefeitura poupar esforços na briga e ajustar a estrutura que já está em vez de criar e inventar novos modelos de lotes? Isso deve gerar novas contestações que podem atrasar ainda mais os transportes de Mauá. Afinal, para a população o que importa é ônibus novo, que cumpra horário e com motorista que trate o passageiro como ser humano.
Qual o motivo de a prefeitura querer se envolver numa briga judicial em prol de um ente privado? Melhoria nos transportes? Ora, não precisa envolver-se em briga judicial. Fiscalize de fato e igualmente as duas empresas e faça sua parte, pavimentando melhor as vias, gerenciando o trânsito (problemas que atrasam os ônibus) e reformando um terminal que chega a beirar a indignidade.
Donisete diz que quer fazer um acordo após o Carnaval, mesmo sem licitação. Mas pode? Não é possível, com exceção de casos de emergência e calamidade, contratar serviço de caráter público sem licitação. Isso pode gerar benefício para um grupo empresarial específico e contraria a lei.
Nova Licitação? Para que? A licitação atual foi validada pela Justiça e a p´ropria prefeitura se gabou disso em 2010.
E diante deste histórico de tentativas de colocar a Estrela de Mauá, qual a possibilidade de um edital ser direcionado?
Por que tanta insistência?
Há uma força oculta por trás da Estrela de Mauá que não aparece nos jornais?
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

20 comentários em Editorial: Existe uma força oculta nas Estrelas?

  1. Eh uma Novela, que ainda vai render muito, mais Muito Ibope….

  2. até quando poxa não parão de insistir,eu particulamente penso assim;eles seu baroni junto com Baltazar,admitirem que Leblon judicialmente ganhou todas,ai eles farião reunião com Dir.leblon envolveria as linhas da cidade de máua e leblon ai sim entrarião num acordo tudo junto e misturado !!!!

  3. Já dizia o sabio ” o mal nunca descansa ”

    Por que tanto interesse em beneficiar a Estrela de Mauá?
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ , esse é o interesse, troca de favores, somente isso e nada mais que isso , isso é notório !
    Com certeza houve gorjetas significativas, para a campanha PTralha, agora é hora do Tio Donisete fazer a parte dele no acordo.
    Até quando o povo de Mauá ficara esquecido e desasssistido , isso é uma vergonha , iremos ficar até quando com esse modelo precário e arcaico que está em operação desde dos anos 70,que já não possibilita nenhuma espectativa de melhora.
    Quem deveria atuar , fiscalizar , e fazer o coisa de fato acontecer que é PMM , no atual momento está muito mais preocupada em favorecer e satisfazer as vontades dos empresários e seus parceiros, no melhor estilo prostituta disponivel no mercado, teremos mais 4 anos de atrasos em politicas de transporte em Mauá , por falta de pessoas competentes e coerentes no legislativo e executivo de Mauá , parabens ao povo por saber escolher seus representantes.
    E o ano está apenas começando ,afinal hoje é 40º dia de governo de gestão Donisete , esses próximos 4 anos,com certeza a Curitbana não terá vida facil em Mauá.

  4. Quero parabeniza-lo pela matéria postada, e concordo plenamente, há algo de oculto mesmo. Mas sou da opinião que : enquanto a população de Mauá não se mexer, não mostrar a força que tem, não reivindicar seus direitos, essa palhaçada vai continuar. É fácil entrar em redes sociais e descer a lenha nesse “transporte público”, ou conversas de ponto de ônibus. Mas pergunte a população o que fazem para deixar registrado seu descontentamento ? Nada. Enquanto nós tivermos essa cultura de meter o pau e continuar sentados, nada vai mudar. E isso serve também para a nossa “maravilhosa” política. Não está contente ? Mande um e-mail para os órgãos competentes ou pegue o telefone e perca alguns minutos e créditos e faça valer seus direitos. Deixe registrada a sua reclamação, pq conversa de rede social ou de ponto de ônibus, garanto que político nenhum vai dar ouvidos. Mas fica a pergunta : Quantas pessoas fazem isso ?
    Um abraço e parabéns pelo blog.

  5. O petista donizete devia deixar de ser otário e começar a fazer o que prometeu para a cidade , se ele é ignorante e mensaleiro eu adianto o serviço para ele , ai perto do ssu , o rio , que o osvaldo dias pegou o dinherio do estado para cuidar e embolsou está caindo , aqui no bom recanto , também um córrego que consta canalizado está caindo e levando a rua junto , deixe a Leblon em paz e vai fiscalizar a barão de maua que de cidade não tem nada , o posto de saude do jardim maua fica fechado no fim de semana , o que esse ignorante devia acabar é com aquele terminal ridiculo no zaira; e eu , tambem queria que ele tivesse a dignidade de nos falar porque tanto interesse em favorecer a barão . quanto aos eleitores desses petistas quero falar que ja mandei dois e-mails para o petista marcelo e até agora não tive resposta , realmente devo acreditar que com a petralhada não tem acordo ? – É só propina e mensalão , como ensinou o chefão dom lula 1º , que conseguiu fazer do planalto um balcão de negocio e o avião como motel ?

  6. O que fazer pra acabar com essa guerra?Será que o novo prefeito recebeu suborno ou ameaça de morte?Porquê de tanta insistência em por mais ônibus no lote 2 do que no lote 1 que tá mais precária?Porquê o da prefeitura em querer se mostrar mais superior do que o Ministério Público Federal a ponto de tomar uma decisão injusta acima da mesma,por quê?

  7. caramba essa palhaçada ainda até quando esse lixo de prefeito Donisete Braga não tem voz ativa não o q ele q propina tb igual o Oswaldo dias de vez se preocupar com maua caindo nas enchentes e ruas caindo vai LUTAR pr tirar a Leblon uma empresa correta e justa de bom trabalhoo q vergonha em prefeito tb vc só vai fica 4 anos pq se depender do povo PT em maua nunca mais e damo tb nós já esta calejado de palhaçadas honra sua palavra se vc é homem e acaba com o monopólio emm maua ou vc nunca mais entra na prefeitura pq o povo já esta esperto com vcs chega de ser mandado pelo BALTAZAR e honra o q vc tem no meio das pernas kkkkkkkkkk desculpa gente do bem estou revoltada com tanta patifaria nessa porr*** de maua q nojo desse lugar q não tem leii paro por aqui mas estamos de olho em Donisete Braga em vc

  8. Josue Marcio Lopes // 9 de Fevereiro de 2013 às 14:45 // Responder

    A forca atras da Estrela chama-se corrupcao que acontece de forma diaria no Grande ABC.

  9. junior fonceca de souza // 9 de Fevereiro de 2013 às 18:27 // Responder

    é neia é mais ou menos assim esse lixo desse donizete braga quando todo mundo pensa que ele vai colocar ordem na cidade ele inventa mais uma para favorecer a corja do baltazar que lixo de cidade sem lei que vergonha, e nojo desse prefeito é pior do que o outro lixoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo vc é um lixoooooooooooooooooooooooooooooo donizete a leblon foi a unica coisa boa que veio para maua nos ultimos tempo e vc quer tirar lixooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo bandido e safado isso q vc é.

  10. Bom dia ou tarde galera de maua.
    Moro em maua a 30 anos.quem lembra da viação alpina fazia a linha itapark santo andre,viaçao campo limpo,barao era azul branco e amarelo e o lixo da eaosa.30 anos de corrupção,monopolio,má qualidade,onibus chovendo dentro,quebrando.

    O povo de maua tem que se indignar sim com a palhaçada que a prefeituras vem fazendo no transporte publico sim.nao moro em uma área servida pela Leblon mais uso ela para ir para casa deço no final e ando 5 quadras a pé.e chego mas rápido que se tivesse pegado o cidade de maua que passa na minha porta.A Leblon esta de parabéns pelos seus serviços e qualidade.
    já não posso falar o esmo da prefeitura e da viação cidade de maua,e com esta noticia nem do Sr execentissimo prefeito donisete braga

  11. Uma empresa que trouxe um novo conceito para Mauá sofre perseguição e quanto a outra empresa que presta um serviço de má qualidade não acontece nada. O prefeito deveria ficar quieto em seu canto, porque 2016 chegará e o povo de Mauá dará a resposta nas urnas.

  12. Esse lixo desse Baltazar vai acaba é sem nada, as empresas dele estão todas ferradas, devendo muito com dividas no inss e muito mais, essa estrela de maua tem que é sair fora e essa cidade tbm, os onibus do lote 1 estão caindo aos pedaços, a leblon tem ate tv nos carros dela, logo o tribunal de justiça vai começar a caçar aki em maua as irregularidades vcs vão ver e isso ainda vai acabar, Baltazar asssuma que vc nao tem mais nada q esta quebrado e nao tem condiçoes de manter o transporte em maua, deixe de ser otario pq é isso q vc é, e Donizete “toma vergonha nessa cara seu porco”

  13. E pessoal, o Sr Donizete Braga enganou todo mundo com a sua conversinha de que não ia tomar partido da situação mas agora vemos que não tem jeito o $$$$$$$ fala mais alto, mas não tem problema não 2016 chega rápido e o povo não via esquecer ista cachorrado do prefeito e não podemos esquecer do Sr Paulo Eugênio na próxima eleição para deputado, ele também faz parte desta corja de bandidos que não tem compromisso nem um com a população de Mauá.
    Vamos pessoal vamos paras rua e mostrar que nos somos seres humanos somos cidadães de bem e queremos respeito, chega de sermos tratados como ignorantes ou como pessoas que sofre de amine zia, vamos exigir nossos nossos direitos de ter um transporte publico decente, não como o que temos hoje na EAOSA e na Viação Cidade de Mauá que a prefeitura e a EMTU fazem
    vista grossa. VAMOS LA POPULAÇÃO MAUAENSES O PREFEITO PROMETEU ELE TEM QUE CUMPRIR.

    • Elias carneiro da Silva // 1 de Maio de 2013 às 07:31 // Responder

      Donizete entrou pra tralhar providenciar Uma Rodoviária em Mauá porque não Temos aquilo é um terminalzinha de Vila, a onde se viu todos os Motorista é obrigado a fazer manobra de Ré para encostar, para desenbarque e enbarque

  14. BOM DIA SENHOR BAZANE LEMBRA O QUE EU DISSE A POUCOS DIAS EM RELAÇÃO A ESTRELA?

  15. Amigos, bom dia

    Não existe uma força oculta nas estrelas.

    Existem várias forças ocultas na Terra – Brasil – Mauá (nesse caso).

    Resultado previsível = “PIZZA”

    Sabores:

    1/3 Prefeitura, 1/3 Estrela e 1/3 Leblon (na melhor das hipóteses)

    OU

    1/2 Estrela e 1/2 Estrela Cadente (que cai do espaço diretamente para Mauá)

    Com certeza o segundo sabor será o preferido da Prefeitura.

    Att,

    Paulo Gil

  16. Bom dia
    Temos que colocar em consideração que com estão empresas operando em Mauá ira abrir mais empregos, e maior comodidade para população.
    Agora está é uma briga de Peixes Grandes nos temos que colocar na mão de Deus para que seja feita a voltade dele e não a nosso,que vejo que muito só criticão pois acho que nem de onibus andam tem o seu carrinho e ficam falando das empresas
    QUE TODAS EMPRESAS DE ONIBUS ENTREM EM OPERAÇÃO EM MAUÁ

  17. (início ofensivo e desnecessário) as 2 empresas tem que operar. quem trabalha na estrela de maua,ou vici verso vai ficar desempregado. – (restante do comentário que pouco acrescenta à discussão)

  18. eae Bazani me responde. qual a sua ligação com a leblon. o você e um puxa saco. mete o pau nas outras empresas.menos na neblon.’qual que é a fita’?…

    • Nenhuma ligação, a não ser a admiração da quebra do monopólio que NUNCA FEZ BEM PARA MAUÁ e PARA O ABC: Manipulação do poder público e mais serviços. O monopólio, ao ter boas relações com o sindicato, não é bom nem para funcionários como você. E outra coisa, o nome da empresa não é NEBLON, como você escreveu, é Leblon.
      Essa é a verdadeira “fita”, como você diz kkkkkkk

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: