Viação Estrela de Mauá deixa de operar. Ônibus foram recolhidos por determinação judicial.

Estrela de Mauá

Justiça determina suspensão das operações da Viação Estrela de Mauá. Passageiros foram desembarcados fora do Terminal Central. Foto: Adamo Bazani

Estrela de Mauá


Polícia Militar, GCM e técnicos do departamento de trânsito e da Secretaria de Mobilidade Urbana acompanham o fim das operações da Estrela de Mauá. Não houve incidentes. Foto: Adamo Bazani

Estrela de Mauá


Saída da empresa Estrela de Mauá foi determinada pela juíza Fernanda Salvador Veiga, da Terceira Vara Cível de Mauá, na Grande São Paulo. Foto: Adamo Bazani

Viação Estrela de Mauá deixa de operar
Veículos chegaram a circular na manhã, mas Justiça determinou suspensão das operações

ADAMO BAZANI – CBN

Os ônibus da Viação Estrela de Mauá, empresa cuja operação foi suspensa pela juíza Fernanda Salvador Veiga, da Terceira Vara Cível de Mauá, na Grande São Paulo, pararam de circular na cidade por volta das 07h30 da manhã desta quinta-feira, dia 10 de janeiro de 2013.
Os veículos da empresa de David Barioni Neto, fundada por Baltazar José de Sousa, chegaram a sair das garagens e a embarcar e desembarcar passageiros, recebendo inclusive os créditos e dinheiro das passagens, mesmo depois de a Prefeitura ter sido notificada nesta quarta-feira para a suspensão imediata dos serviços.
No despacho da juíza Fernanda Salvador Veiga, do dia 08 de janeiro, é determinado o fim das operações da empresa.
“sejam intimadas as autoridades coatoras, ou seja, o Prefeito Municipal de Mauá e o Secretário de Mobilidade Urbana para que, IMEDIATAMENTE, interrompam a execução do aludido contrato emergencial formando com a Viação Estrela de Mauá Ltda…”
No dia 27 de dezembro, no final da administração do ex prefeito Oswaldo Dias, e do ex secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, foi assinado um contrato emergencial com Viação Estrela de Mauá para operar junto com a Leblon Transporte, empresa considerada vencedora da licitação dos transportes, em 2010, pela Prefeitura de Mauá e pelo poder judiciário.
Os passageiros que estavam nos ônibus da Estrela de Mauá foram desembarcados do lado de fora do Terminal Municipal Central de Ônibus. Os que precisavam fazer integração com outras linhas eram orientados pelos funcionários do terminal a seguirem com acompanhamento para o lado de dentro do terminal com o objetivo de garantir a segurança dos usuários.
A retirada dos ônibus cumpre a determinação judicial. A Guarda Civil Municipal de Mauá, técnicos do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana e a Polícia Militar acompanharam a movimentação que não registrou incidentes.
A disputa judicial entre Leblon e Estrela de Mauá pelo lote 02 vem desde 2008. Em 2010, a Leblon foi declarada vencedora da licitação. A Viação Estrela entrou com vários recursos jurídicos e perdeu em várias instâncias.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

49 comentários em Viação Estrela de Mauá deixa de operar. Ônibus foram recolhidos por determinação judicial.

  1. bem feito pra Mauá Star,enfim,a estrela parou de brilhar.

  2. Cumpra-se a lei para todos

  3. Parabéns exma. Dra. Fernanda Salvador, precisamos de uma juíza igual à Vs.Sa., aqui em Sao Paulo.

  4. Gloria a Deus só agradeço !!Sra.Juiza .

  5. tomou na cara David e Baltazar, querem operar a força mais nunca vão conseguir.

  6. Josue Marcio Lopes // 10 de Janeiro de 2013 às 13:04 // Responder

    Que vergonha hein Barioni. Um executivo da TAM se prestar a isso e ainda passar por essa humilhacao. Bem feito. Seguisse antes a detrrminacao da Justica e nao fugisse no dia da notificacao

  7. Cadê os defensores dessa empresa Estrela de Mauá? Parabéns á juíza!! QUem faz coisa errada não pode ficar impune. Para completar, deveriam agora ficar no pé da empresa do lote 01, fiscanlizando e cobrando…é hora do sr.BJS sair do sistema de ônibus, pois o mesmo já provou que não consegue operar honestamente e com qualidade

  8. Eles sempre alegaram que eram empresa diferente , mentira,ontem mesmo vi motoristas sem uniforme , parou o onibus e não abriu as portas , na hora da chuva , liguei para o 0800 e o telefone estava bloqueado , agora o osvaldo dias , safado , devia pedir desculpa para o povo ou tentar colocar o mesmo no lote 1 ,. Que Deus abençõe a Juíza e que não apareça mais trapaceiros do tipo osvaldo dias , aqui no nosso Município , Parabéns /leblon , estamos no caminho certo.

    • O 0800 funciona mesmo liga agora … vcs não sabe o que falam … sabe pq eles estavam sem uniforme ??? antes de falar procure saber pq … kkkkk só rindo de vcs …. hahahhahahhahhahah

      • Estavam sem uniformes porque são CLANDESTINOS! Só isso!

        Ou ainda, porque o pOdrão de qualidade BaitAzar já está dando as caras! Funcionários sem uniforme, fumando em local proibido e ao dirigir, dirigindo falando ao celular entre outros absurdos que eles cometem.

        Deixa de ser baba ovo desse lixo de empresa. Vá estudar para ser alguém melhor na vida pra não depender desse lixo a vida toda.

      • Denise Morais // 10 de Janeiro de 2013 às 17:13 //

        VOCÊ SIM não sabe oque fala! Em primeiro lugar, NADA justifica uma empresa SÉRIA operar com funcionários sem uniforme. Em segundo: uma empresa séria manda para rua motoristas que não sabem nem o trajeto da linha?? Isso eu falo porque EU, DENISE MORAIS presenciei este despreparo. Terceiro: uma empresa de respeito DESCUMPRE A LEI como esta ai defendida por você fez???? Resposta: NÃO, NÃO E NÃO!!! Eu rir de você?? Não, NÃO… Nem isso você merece!

      • Vinicius Pacheco // 13 de Janeiro de 2013 às 21:47 //

        No minimo deve ser um funcionario da empresa retirada. Seu comentario não tem fundamento

  9. primeiramente parabens a juiza… e fodase oa Baltazar

    • sergio cesar hernandes // 10 de Janeiro de 2013 às 13:43 // Responder

      parabens pra vc juiza o pais precisa de pessoas como v.s. que papai do ceu iluminem todos esses colegas que forao enganados e f…. ao baltazar

  10. É tomara que dessa vez o senhor baltazar tome vergonha na cara e deixe a leblon trabalhar em paz bem feito pra ele que pensou que ia passar até por cima da lei e seus planos imundos cairam por terra

  11. So fico pensando nos que perderam seus empregos….

    • Pois é Thais, só que há males que vem para bem… veja o nível dessa empresa (Estrela de Mauá)… esses trabalhadores merecem algo melhor!! Deus abrirá uma porta pra eles, pois Ele é justo!!
      Parabéns a juíza!! Parabéns a Leblon!!

  12. A justiça fez o Certo.

  13. Adamo
    Parabéns pela verdadeira REPORTAGEM que voce nos trouxe, passo a passo. Pude acompanhar desde o começo até o fim. Acredito que servirá de orientação a todos os municipios e seus cidadãos.
    Obrigado

  14. Roberto Teixeira Varadi // 10 de Janeiro de 2013 às 17:14 // Responder

    Meus parabéns para a juíza que determinou a fim da Estrela de Mauá. O transporte em Mauá (e não moro em Mauá) era uma vergonha. Graças a Deus só peguei uma vez uma linha municipal da cidade do terminal Sônia Maria para o terminal no centro e usei a excelente Leblon. Agora a Leblon precisa ver se absorve os funcionários da EDM. #seferrouBaltazar.

  15. Olha como o Diário do Grande ABC é …. Disse que a justiça reabilitou as duas concorrentes e eliminou a Leblon, o que fez com que a administração assinasse contrato com a Estrela. A decisão, porém, foi suspensa até que seja feito o julgamento definitivo. http://www.dgabc.com.br/n/6002947

  16. Nossa chamar esse puxa saco de verdadeiro reporter…ta de brincadeira..postar no facebook que o onibus da Leblon teve o vidro quebrado bem no dia que a Estrela saiu é brincadeira…ta mais tendencioso que a Veja hahahaha….
    Brincadeira ..legal a justiça foi feita..sem problemas mas vamos parar de ser manipulaveis e achar que esses “burrozoologos” conhecem tudo…..tudo gente frustada…..
    Enquanto aqui tinha reportagens serias tudo bem agora virou o Blog puxa da leblon..pode mudar o nome…..

    • Acho importante Marcos você ficar no pé do Adamo quanto a parcialidade. Conheço ele e sua história profissional, sei que não precisa ser tendencioso e acima de busólogo ele ama trabalhar com notícias. Porém realmente se ele se empolgar em algum momento ao dar notícias de uma empresa como não se vê no ABC, você estará aí para equilibrar.
      Abraço

    • Papinho de véio recalcado esse hein Marcos Teixeira! kkkkk

      mas aind bem que a leblon pode contar com esse blogui para divulgar as coisas que acontece em Mauá. Imagine se ela dependesse só do diário do grande abc. Sem falar dos outros jornais menores coitados anulados pela concorrencia suja do dgabc e pouco podem faze.

      Existe uma diferença enorme entre parcialidade e falta de ética. A parcialidade no que o blog publica? Sim mas nunca vi o reporter agira com falta de ética por exemplo, como se vê no dgabc onde se distorce as notícia para justificar os fatos.

      Esse negocio de imparcialidade não existe, sempre a tendencia para um lado. O leitor é quem deve tirar suas próprias conclusões. E se há uma parcialidade para o bem, que mal tem? Afinal, é mais do que clara a sacanagem quye estão fazendo com a leblon e que o transporte de Mauá sempre foi um lixo por causa das empresas que estão ai.

    • Blog Ponto de Ônibus // 10 de Janeiro de 2013 às 19:55 // Responder

      Senhor Marcos Teixeira, se realmente é esse seu nome mesmo. Você tem todo o direito de discordar do conteúdo do Blog e das matérias aqui postadas, embora que eu não disse nada além do que a Justiça e o Ministério Público informaram. Mas os teores destes seus comentários estão partindo para o lado pessoal e isso faz com que você perca toda sua suposta razão. Tenha ao menos respeito para discordar. Mas pelo jeito, você quer impor suas opiniões e não aceita contraditórios. Você não está sabendo, assim, criticar, nem ao menos colocar suas opiniões. Qual o motivo de estar tão incomodado com as postagens para reagir assim? A suposta parcialidade que você alega com certeza não seria motivo suficiente para tanto rancor e amargura em seus comentários. Por gentileza, critique, mas respeite.
      Grato,
      Adamo Bazani, jornalista, repórter.

      • Fábio de Araújo Monteiro // 11 de Janeiro de 2013 às 04:53 //

        Adamo, esse idiota é pau mandado do Baltazar
        deve trabalhar no diario do abc
        é um babaca, otario que não sabe nem o que diz
        mas ai não precisa descer ao nivel dele
        pois ele é um pobre coitado
        que deve esta incomodado por ver um reporte mais capacitado que ele
        MARCOS TEIXEIRA, o dia que vc vira homem e ter capacidade de ser alguem na vida
        vai ver que não só existe as empresas do BALTAZAR
        POBRE COITADO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
        vc é mto babaca

      • alessandro cesar dos santos // 17 de Janeiro de 2013 às 09:57 //

        Parabens Adamo o nosso ABC não pode mais se refém do BALTAZAR e de políticos corruptos como os de Mauá que não respeitam a justiça, contratos firmados e principalmente a população, e tentam através de uma canetada no final de um mandato colocar este câncer para operar em nossa cidade , tenho vergonha por ser( petista ) e ver o partido os vereadores e o Prefeito Osvaldo Dias ter se prestado a esse papel,e pior é ver um ex executivo e presidente da TAM trabalhar como testa de ferro ( DAVI BARIONE NETO ) deprimente

  17. Se o Adamo cobrasse por cada reportagem que a cidade de Mauá ALIMENTA de notícias no transporte coletivo. Com certeza já seria DONO da CBN. heheh… Parabéns Adamo por nos manter sempre informados com a verdade dos fatos.

  18. Cala essa boca ai ow Marcos Teixeira, você deve ser um daqueles merdas que andam com carro 1.0 na cidade financiado em 60X e ainda quer falar bosta, vc é um baba ovo do baltazar isso sim.

    • Engano seu meu amigo….devo ganhar no minimo umas 10 vezes mais que vc…..tenho carro importado e sem gravame nenhum(se vc não sabe gravame é a restrição em caso de financiamentos) e nunca vi o Baltazar em minha vida e não preciso conhece-lo para nada…se quiser um dia te dou uma carona..pra vc saber o que é um carro automatico com ar condicionado hahaha

      • Tenho certeza que você ganha mais que o Anthony, afinal, a saída da Leblon atenderia aos interesses das prestadoras de serviços que proporcionam compra de carro automático com ar condicionado. Mas sei que este problema em Mauá é um problema cabeludo, mas a Justiça foi feita!

      • Fábio de Araújo Monteiro // 11 de Janeiro de 2013 às 04:56 //

        para de ser otorio
        vc nunca teve uma carroça o que dira carro importado
        deixa de ser o baba ovo
        seu bostinha

      • Este é outro fator que deixa claro sua falta de informação em relação aos ônibus da cidade.

      • Papinho mais superficial ficar falando do que (supostamente) TEM… Conta pra nós quem você É.

      • vc deve ter um alfa romeo 1994 kkkkkkkkk

  19. PARABÉNS ADAMO, VOCÊ É O CARA, NAO TEM MEDO DE FALAR A VERDADE E DAR SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO, ISSO SIM É SER JORNALISTA.PARABÉNS JUIZA FERNANADA SALVADOR VEIGA, VOCÊ FAZ JUS AO TITULO QUE TEM, NAO DEIXA SE LEVAR POR ESSES BANDOS DE CORRUPTOS QUE SÓ QUEREM SE DAR BEM AS CUSTAS DO MUNÍCIPES, SOU MORADOR DE MAUÁ HA 40 ANOS E NÃO AGUENTO MAIS ESSA EMPRESA PODRE QE TRANSPORTA AS PESSOAS PIORES DO QUE GADO. ESSA VEM É VBM, ATÉ TEM ONIBUS NOVOS, MAS NAO RESPEITAM OS USUÁRIOS OS INTINERÁRIOS VAGOS DE DIFICIL ENTENDIMENTO PARA QUEM NAO MORA AQUI, MUITO DIFERENTE DA LEBLON, PARABENS A TODOS OS ENVOLVIDOS

  20. A história que ouvi é que essas paradas seriam para ressuscitar o “monopólio” no negócio das empresas ai em Mauá. Vamos ver até onde isso vai.

  21. Mauá Star looooooser,heheheh

  22. Parabéns sr. Adamo pela cobertura, um indício da credibilidade das suas reportagens são os inúmeros comentários que recebe. Em nenhum momento eu identifiquei em suas postagens algo fora da realidade ou fatos que não ocorreram, acredito que é justamente para isso que os jornalistas trabalham, para deixar claro as coisas que acontecem e que nem todo mundo tem acesso. Caso o sr. Marcos Teixeira possua outras versões ou informações sobre os fatos que vem ocorrendo na cidade deveria ter coragem de criar um blog e expor suas opinões, mas sinceramente acho que não teria tantos comentários como este.

  23. então Marcos Teixeira, você esta fazendos comentarios aki por que quer causar com o editor e com os comentaristas, ja que tem dinheiro e seu carro importado, vai da um role bem pra longe e não atrapalhe e nem critique as pessoas que realmente sabe como é ruim o transporte publico dessa cidade meu caro, va cuidar de sua vidaq.

  24. Elias carneiro da silva // 11 de Janeiro de 2013 às 16:14 // Responder

    Nós da viação Estrela de Mauá somos mesmo capacitados porque voceis mesmo sabe quem sofreu quando MAUÁ eram ruas sem asfalto foi nós que enfrentamos agora depois de tudo asfaltado todo mundo querem entrar e dizer ainda bem feito pra nós, que sofremos aqui na época ninguem quis então Baltazzar Mereçe sim apoio — Elias motorista de onibus

    • Boa noite Sr. Elias

      Ninguém em momento algum questiona o que o Sr. Baltazar fez por Mauá, na época em que só ele tinha coragem de enfiar os ônibus cidade a dentro, no meio do mato, em ruas de terra e até mesmo em meio violência da periferia. É louvável o trabalho que ele fez durante anos na cidade.

      O grande problema é que todo esse amor e dedicação para com a cidade, se perdeu com o tempo. Sumiu diante da corrupção e da ganância, estas que assolam até hoje a Viação Cidade de Mauá, herdeira da antiga Viação Barão de Mauá.

      Aquele espírito desbravador e de solidariedade com a cidade e com o seu povo, ficou no mesmo passado onde as ruas eram de terra. O asfalto chegou e com ele vieram os políticos. E para agradar um e outro, tentando garantir a continuidade na cidade, foi se fazendo laços cada vez maiores e mais escusos. Compra-se um daqui, outro acu-la. Uma propina para um, um suborno para outro.

      O dinheiro que outrora servia para prestar bons serviços e até mesmo ajudar a comunidade, agora é dado para aquele prefeito mau caráter que quer cassar a licença das linhas. Só que esse nunca está satisfeito! Quer sempre mais!

      Os investimentos em melhoria vão sumindo. Os trabalhos na comunidade vão ficando escassos. Dai um pouco os salários começam a atrasar, a frota começa a envelhecer. Mas a ferida aberta para pagar tudo aquilo que foi tangido para que a empresa pudesse trabalhar “em paz”, não para de sangrar. E assim cria-se uma bola de neve irreversível!

      O que estamos vendo atualmente, é só essa “bola de neve” se estabacando morro abaixo numa parede de pedra. Infelizmente o que vemos, é o resultado do caminho escolhido por um empresário que tinha tudo para ser o maior e mais poderoso do ABC atualmente, e que ruiu, diante daqueles que sempre disseram estar ao seu lado.

      É triste ver isso acontecer. É melancólico. Até imagino a dor no coração de todos aqueles que viram seus avós, pais, irmãos, chegarem aqui em São Paulo e terem sua primeira oportunidade de trabalho entregue pelas generosas mãos de Seu Baltazar. Se deparam hoje com um pobre senhor velho e doente, uma empresa odiada pela cidade toda, endividada e a beira da falência, e outras empresas, mais jovens e modernas, dando continuidade a tudo aquilo que foi construído na base do suor, do pó e da graxa na mão.

      Entendemos sua posição, mas infelizmente a vida é assim, resultado de nossas escolhas. E é triste reconhecer, mas o Seu Baltazar acabou escolhendo as pessoas erradas para caminhar com ele, e tudo acabou como acabou.

      • Sr. João, boa noite

        O Sr, escreveu o melhor comentário postado aqui no Blog,
        com relação a esta “novela”.

        Educado, equilibrado, conciso, correto e todos os
        outros adjetivos cabíveis.

        Uma aula para todos os comentaristas.

        É assim que se debate um tema, para chegarmos a uma solução
        pacífica, madura e inteligente.

        Meus sinceros Parabéns!

        Att,

        Paulo Gil

      • josé de melo // 15 de Janeiro de 2013 às 11:23 //

        seu joão o problema é que o senhor Baltazar deixou a cidade como deposito para sucatas das empresas dele mauá era conhecida como cemiterio de onibus uma vez que veiculos que não erão aceitos em outras cidades por serem velhoe erão e são ate hoje usados pela viação Barão de mauá e januaria o grupo Baltazar se erguirão na base de permissoes uma vez que antigamnte não existia licitação no transporte publico sendo mauá tinha o pior transporte publico do abc e se nao da grande são paulo

  25. Amigo manda um curriculo para a leblon e tenta a sorte, por que o baltazar é um safado e só quer jogar sujo no transporte de Mauá, todos repito T-O-D-O-S não aguentamos mais o Baltazar, o certo é vim uma nova empresa e tirar esses lixos do grupo dele, Passado é passado não importa se ele asfalto rua ou não, ele asfalto por que quiz pois isso é uma obrigação da prefeitura, se ele ja foi um homem bom não sei, mais sei que hj em dia ele só quer ferrar com os cidadoes de Mauá, e agora que chegou uma empresa muito melhor que a dele querem tirar, NEGATIVO fica Leblon e saia Baltazar.

  26. Adamo, parabéns pelo excelente trabalho que presta em prol do transporte de qualidade. Parabéns a Juiza Fernanda e parabéns a Leblon pela qualidade dos seus serviços.

  27. Adamo, crie no blog uma ferramenta de acesso ao facebook, para que possamos expandir essas suas informações. Parabéns pelo trabalho

  28. adamo na opinião eu josé melo cidadão mauaensse acredito que a criação do lote 3 pelo prefeito Donizete Braga seria bom a não ser por um detalhe abrira novamente a porta para o senhor Baltazar josé souza colocar novamente seu veiculos em circulação tendo em vista o excelente serviço prestado pela leblon transportes anunciar o lote 3 apos a retirada , da Estrela de mauá de circulação é ironico o prefeito dizer não ter recebido notificação da justiça sendo o forum de mauá dentro do terreno da prefeitura cerca de 50 metros separa a sala da juiza do gabinete do prefeito deixa a policia tomar atitude para retirada da viação estrela de maua eo prefeito que faz vista grosa para beneficiar o grupo bjs . Criação do lote 3 não passa de outra manobra dos diregentes municipais para colocar o grupo bjs na linhas do lote 02 operado pela leblon em mauá porque duvido se empresa como viação cidade sorriso do parana ou como viação grupo julio simoes ganharião esta licitação do lote 3 aposto com todas a moedas que grupo bjs tentaria a mesma manobra para ganhar o lote 3 assim ficaria como estava leblon e estrela de mauá uma vez que a estrela de mauá não tinha autorização para circular………Agora eu pergunto o porque o lote 01 de mauá operado pela viação cidade de mauá campeão em reclamação em atraso em falta de veiculos novos .A prefeitura não assume a mesma postura a respeito do que fez em dezembro colocar a estrela de mauá para rodar a resposta e simples na cidade de mauá a viação Barão de mauá como é conhecida a v cidade de mauá comprou veiculos velhos vindo do rio parra economizar para comprar os mascarelos gran via da viação estrela de mauá>Cade o prefeito que não toma atitude a respeito .

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: