Licitação de terminais e corredores em São Paulo é suspensa

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Obras que fazem parte do pacote da Operação Urbana da Vila Sônia deveriam ser licitadas neste dia 27 de dezembro, mas o processo foi suspenso por tempo indeterminado depois de manifestação do Ministério Público. A construção de quatro terminais de ônibus e 68,5 quilômetros de corredores vai ter de esperar manifestação da Justiça que está em recesso. Foto: Blog Meu Transporte

Licitação de terminais e corredores em São Paulo é suspensa
Pedido do Ministério Público afeta pelo menos quatro terminais de ônibus e 68,5 quilômetros de corredores de ônibus, apesar de contestar apenas uma obra
ADAMO BAZANI – CBN
(Com informações da Agência Estado)
A Prefeitura de São Paulo teve de suspender a licitação de 15 obras de mobilidade por interferência do Ministério Público Estadual.
O processo licitatório teria início neste dia 27 de dezembro, mas o Ministério Público alegando falta de consulta popular quis barrar a construção do Terminal Rodoviário Vila Sônia, na zona Oeste. As obras desagradam um grupo de moradores.
O promotor Maurício Ribeiro Lopes notificou a SPObras para não realizar a licitação antes da manifestação da Justiça, que está em recesso até o dia 07 de janeiro. Assim, a suspensão é por tempo indeterminado.
O problema é que além do Terminal de Vila Sônia, o pacote de intervenções que seria licitado inclui outras obras e por conta do caso pontual do terminal, todo pacote foi suspenso.
Entre as obras previstas estão as construções do Terminal Rodoviário de Parelheiros, Terminal Rodoviário Jardim Ângela e Terminal Rodoviário Itaquera. A suspensão também afeta a abertura de 68,5 quilômetros de corredores de ônibus.
Várias obras que de corredores exclusivos para ônibus que eram promessa do prefeito Gilberto Kassab e agora devem integrar o pacote de 150 quilômetros de corredores prometidos pelo prefeito eleito Fernando Haddad estão comprometidas com a determinação do Ministério Público.
Entre os corredores que estão atrasados se encontram 3,3 quilômetros na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 17 quilômetros na Radial Leste, 14 quilômetros na Avenida Aricanduva, 2 quilômetros na Avenida Itaquera. Também estão previstas intervenções como interligações de corredores já existentes para linhas entre bairros e para aumentar a velocidade dos ônibus. Exemplo é o Binário Santo Amaro.
O pacote de obras ainda inclui um novo sistema viário de 12 quilômetros entre Capão Redondo (zona Sul) até a Vila Sônia (zona Oeste).
Apesar de o pedido do Ministério Público atrasar esta ação da prefeitura, o poder público deveria já ter aberto o processo de licitação antes e não previsto para o dia 27 de dezembro. Mesmo se houvesse intervenção do Ministério Público, haveria tempo de a justiça se manifestar antes do recesso.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Marcos Paulo disse:

    O Terminal Pinheiros em nada tema ver com essa licitação, uma vez que ele já foi licitado há tempos. O outro terminal em questão que foi afetado com essa determinação é o Terminal Perus. Pinheiros não faz parte dessa licitação.

  2. wellington disse:

    Vai continuar a frescura de suspender…A condução ja vai aumentar e o Transporte a alguns passos pra melhorar um pouco tem essa?É brincadeira somos roubados aqui no Brasil,que VERGONHA.

  3. jair disse:

    Amigos, Feliz Natal
    As obras que seriam licitadas na última semana de governo do atual prefeito de S.Paulo, em forma de pacote, parece mesmo um ato de falta de bom senso.
    É como que se estivesse tentando mostrar serviço sem realmente poder faze-lo.
    No caso especifico do Terminal Vila Sonia, seu projeto foi anterior a decisão do Governo Estadual de prolongar a linha 4 até o Taboão da Serra, que facilitará a chegada dos onibus Rodoviários ao Metro sem que tenham que entrar no transito urbano da Capital.
    Sobre o corredor Capão Redondo/Vila Sonia, tenho a opinião de que seu itinerário está incorreto, pois deveria deixar de passar pela Estrada do Campo Limpo (com inumeras desapropriações e eliminaçao dos estacionamentos dos pequenos comercios locais) e passar pelo espaço do problematico Corrego do Pirajussara (cujas residencias próximas as suas margens são atingidas por enchentes, cujas desapropriações seriam melhor recebidas pelos moradores) que teria a oportunidade de resolver diversos problemas de uma vez, tais como:
    a) Criar uma via realmente expressa
    b) Por ser divisa com o municipio Taboão da Serra, trazer também solução para o seu transporte coletivo.
    c) Manter o comercio local e demais espaços da Estrada do Campo Limpo.
    d) Juntar verbas dos municipios de São Paulo, Taboão da Serra, DAEE etc.
    e) Retificar o Rio resolvendo seus problema de vazão.
    Quanto aos demais itens do pacote acho que já deveriam ter sido licitado dentro o tempo em que esteve no cargo, a tempo de pelo menos haver iniciado as obras.

  4. jair disse:

    Amigos
    Feliz 2013
    Nosso atual prefeito já fez algum pronunciamento sobre a área dos transportes coletivos em São Paulo – interrogação (quebrou minha tecla)
    Aguardo noticias
    abs

    1. Já fez. Que vai ter de aumentar a tarifa em janeiro

      1. jair disse:

        Adamo e demais amigos
        Aumentar tarifas e TAXAS me lembra alguém (hi,hi,hi) do mesmo partido.
        Gostaria de ver realmente a capacidade de Governar criando alternativas aa elevação de tarifas, como melhorar o rendimento dos transportes, com linhas Tronco e alimentadas por Capilares de curta distância.
        Mas para isso haveria a necessidade de colocar um secretário de transporte que fosse “estudado” ou “estudioso” sobre o assunto, aproveitando as reduções dos impostos e outros incentivos criados pelo governo Federal, e juntando parcerias com o governo Estadual em suas linhas metroferroviárias mais EMTU.
        Sonho com este dia, mas sempre acordo com a triste realidade
        abs

  5. paulo luiz disse:

    tem que aumentar o salario dos motoristas e cobradores e de todos envolvido no transporte coletivo, vai aqui a minha proposta de salario, motorista 3.500 e cobrador 2.100 7horas OBS: se o medico errar ele mata um paciente e se o motorista errar alem dele quantos morreriam vejam sò quanta responsabilidade tem motorista de onibus empresarios do transporte coletivo de mais valor aos seus profissionais somos nos que trazemos recursos e verdadeiras fortunas pra vcs nos somos de linha de frente, olhe pra quem te serve!!!

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