Prefeito eleito de Lorena visita sede de empresa que vai investir na cidade

Fabio Marcondes

Prefeito eleito de Lorena, Fábio Marcondes, esteve na sede da fabricante de carrocerias de ônibus Comil, em Erechim, no Rio Grande do Sul. Empresa vai inaugurar em 2013 uma planta na cidade do Interior Paulista, um recado da Comil de que o objetivo não é só marcar presença no mercado de ônibus, mas é expandir. Divulgação

De olho no investimento da Comil, prefeito eleito de Lorena visita sede da encarroçadora em Erechim
Encarroçadora gaúcha vai investir R$ 100 milhões para a construção de nova planta na cidade do interior paulista
ADAMO BAZANI – CBN
Quando no mês de julho, a encarroçadora de ônibus Comil anunciou a construção de uma fábrica em Lorena, no Interior Paulista, tanto a região do Vale do Paraíba, como o setor de produção de veículos de transportes coletivos se agitaram.
Os municípios paulistas por conta dos investimentos e das possibilidades de geração de emprego e renda, não somente em Lorena, mas em toda a região.
Com investimentos de R$ 110 milhões para a construção de uma planta de 210 mil metros quadrados às margens da Rodovia Presidente Dutra, a Comil deve gerar cerca de 500 empregos diretos e de imediato, mil indiretos, número que tende a aumentar. Empresas da cadeia automotiva, em especial as que fazem peças para ônibus já demonstram interesse em ter unidades na cidade e nas imediações.
Além disso, a Comil firmou parcerias com instituições de ensino profissionalizantes, como o Senai, e vai representar mais oportunidades de conhecimento e futura colocação no mercado de trabalho para quem está ingressando no mercado de trabalho.
Em meados de 2013, os ônibus já devem ser produzidos em Lorena.
Já o setor de ônibus se agitou, pois a planta é um recado claro de que a Comil, que completou 25 anos (sem contar os anos anteriores da encarroçadora Incasel), não tem o objetivo de apenas marcar presença no mercado. Ela estima crescer e aproveitar as boas perspectivas de mercado pelo ajuste depois do período de transição de tecnologias de redução de poluentes que provocou quedas de produção e vendas em todo o mercado em 2012. Além disso, a modernização (ainda que tardia) das cidades e eventos como Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 devem aumentar a procura por ônibus novos e de mais categoria, ou seja, com maior valor agregado.
A planta de Lorena, na prática vai dobrar a capacidade de produção da Comil, já que as linhas de produtos serão divididas. Toda a estrutura da sede em Erechim, Rio Grande do Sul, será usada para ônibus rodoviários, os da linha Campione. Já a planta em Lorena será usada apenas para a produção de veículos urbanos.
E interessado em saber como é o trabalho da Comil e os benefícios reais que a empresa pode trazer ao Vale do Paraíba, o prefeito eleito de Lorena, Fábio Marcondes foi à planta sede no Rio Grande do Sul.
O prefeito disse que teve boas impressões da empresa, de acordo com nota da Comil
“A impressão que tive da empresa foi a melhor possível. Uma das coisas que me chamou a atenção foi a responsabilidade social da empresa em relação à cidade de Erechim, tenho certeza que esses princípios virão para Lorena. A relação com os funcionários também é algo notório, trata-se de uma empresa que se profissionalizou muito, mas manteve valores fundamentais” disse Fábio Marcondes, que assegurou que serão honradas as obrigações da prefeitura com a empresa.
O diretor-geral da Comil, Silvio Calegaro, classificou a visita como importante para estreitar os laços entre a empresa e a cidade que vai abrigar a planta de urbanos.
“A visita do prefeito eleito reforçou os laços do município com nossa empresa. Se já não tínhamos dúvidas sobre a decisão de instalação de nossa planta na cidade, o contato com o futuro prefeito aumentou ainda mais nossas convicções. Só temos a agradecer aos amigos que ora encerram seus mandatos e desejar ao Fábio e sua equipe imenso sucesso na condução do desenvolvimento social e econômico de Lorena”, afirmou Silvio Calegaro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: