IPVA MENOR E ARRECADAÇÃO MAIOR EM 2013

ONIBUS

Por causa do desaquecimento da economia e barateamento dos veículos novos, o valor dos usados caiu, o que deve refletir em IPVA menor em 2013. Mas arrecadação vai aumentar pelo crescimento da frota de carros.Foto: Enock Bezerra

Ônibus usado com IPVA mais baixo em São Paulo
Redução na alíquota do IPI e outros benefícios a veículos zero quilômetro empurraram para baixo o valor dos usados, o que refletiu no imposto
ADAMO BAZANI – CBN
Os prazos maiores dos financiamentos e a redução dos juros, no caso dos ônibus e caminhões, e a redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados dos carros de passeio novos, além de vantagens para a compra de motos, fizeram com que o preço dos veículos zero quilômetro caísse. No caso dos ônibus, por conta da entrada em vigor de novo padrão tecnológico de redução da poluição, com base nas normas internacionais Euro V, o valor dos veículos até aumentou, mas a alta foi contida pelo desaquecimento do mercado e as vantagens de financiamento.
E há nisso um efeito em cascata interessante e uma lógica simples.
Se o preço dos veículos novos cai e a procura por eles aumenta, logo a procura pelos usados diminui. Para tornarem-se competitivos, os valores dos usados diminuem.
Se o valor de um carro ,moto, caminhão ou ônibus usado está menor, o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores também é reduzido.
A Diretoria de Arrecadação Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgou a tabela referencial do IPVA com os valores venais (de mercado) dos veículos, que são usados como base para o pagamento do imposto.
Em média, todos os veículos estão mais baratos e o imposto deve ser menor nas seguintes proporções:
– 9,89% de carros
– 5,08% das motos
– 8,57% de utilitários
– 10,55% de caminhões
– 8,72% de ônibus e micro-ônibus.
Lembrando que em algumas ocasiões, o ônibus urbano é isento do IPVA.
O início da cobrança é em 11 de janeiro, para veículos com placa final 1, quando poderá ser paga a primeira parcela ou cota única, esta com 3% de desconto.
Quem desejar antecipar o pagamento, pode fazê-lo a partir de 20 de dezembro, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
O licenciamento dos veículos é pago de acordo com o final das placas a cada mês. Mas quem quiser antecipar o pagamento, pode quitar o licenciamento junto com a cota única em janeiro (com desconto), ou nas parcelas de fevereiro e março, sem desconto.
Mesmo com a queda no valor do IPVA, o governo do estado deve arrecadar em 2013 mais com o tributo que em 2012. Em 2013, deve chegar a R$ 12 ,23 bilhões,metade para o Estado e a outra para os municípios.
Isso se explica por causa do aumento da frota de veículos.
Apesar de a poluição e os congestionamentos tirarem a qualidade de vida da população e provocar gastos com saúde e infraestrutura, o pensamento pragmático do governo em querer encher o caixa em curto prazo faz com que se opte pelo crescimento da frota de carros e se fature mais com IPVA, licenciamento, impostos em cascatas e, é claro, multa!
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em IPVA MENOR E ARRECADAÇÃO MAIOR EM 2013

  1. Amigos, boa noite

    Dinheiro tem.

    Só falta recapear as ruas esburacadas e onduladas as quais
    estão espalhadas por toda Sampa, até em bairros nobres elas são encontradas.

    Pagar o tanto que é cobrado de IPVA e aguentar esse descaso, só os brasileiros mesmo.

    Mãos a obra.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: