Ônibus chinês elétrico começa a circular no Distrito Federal

ônibus elétrico Distrito Federal

Ônibus totalmente elétrico começa a ser testado no Distrito Federal. Empresa chinesa quer fazer veículo no Brasil. Volta neste ônibus é de graça. Divulgação

Distrito Federal testa ônibus elétrico
Veículo é fabricado na China. Volta em ônibus elétrico será gratuta

AGÊNCIA BRASIL

O governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, fez nesta quinta-feira (8) o passeio inaugural no protótipo do ônibus elétrico que entrará em circulação experimentalmente na capital federal nos próximos meses. O veículo faz parte da política do governo local de introduzir novas tecnologias como forma de reduzir a emissão de poluentes e o impacto do transporte coletivo no meio ambiente.
Fabricado na China, o modelo em teste na cidade apresenta um conceito ambiental, usa energia limpa e pode contribuir para reduzir a poluição sonora. O veículo é totalmente elétrico, funciona com um conjunto de baterias que proporcionam autonomia média de 150 quilômetros (com o ar-condicionado ligado) e tem vida útil de pelo menos cinco anos.
O interesse do governo do Distrito Federal é testar o modelo, com o intuito de posteriormente montar uma fábrica e produzir os veículos ecológicos na capital. Para o presidente da Sociedade de Transporte Coletivo (TCB), Carlos Koch, este é o momento ideal para execução do projeto. “Estamos muito próximos de fazer uma grande renovação da frota”, diz Koch.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom – Agência Brasil

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom – Agência Brasil

Estima-se produzir os primeiros ônibus elétricos até a Copa do Mundo de 2014, mas isso ainda está em processo de negociação. A introdução do ônibus híbrido, porém, está prevista para o segundo semestre do ano que vem. Os híbridos já propiciam redução significativa na emissão de poluentes em relação aos ônibus convencionais. Os elétricos são totalmente ecológicos.
A implementação destes modelos no transporte público também faz parte de um acordo feito com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a Copa. O projeto prevê que os novos veículos sejam usados no transporte dos torcedores do aeroporto ao Setor Hoteleiro e ao Estádio Nacional Mané Garrincha.
A partir desta quinta, o ônibus elétrico circulará pela capital para testes, e será gratuito para a população. Ainda não foram divulgadas informações sobre os horários e as rotas do veículo. Com a experiência, será possível estudar e avaliar os aspectos de engenharia, de adaptação às rodovias da região e, então, promover as alterações necessárias.

Agência Brasil

Comentários

Comentários

  1. André Ricardo disse:

    lindo

  2. André Ricardo disse:

    tomara que não fabrique apenas o chassi no Brasil,esse ônibus é lindo por inteiro.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Se é bonito eu ainda não sei dizer, mas que seria muito interessante ter um carro destes
    fazendo um teste drive em Sampa seria.

    Ficamos no aguardo.

    Att,
    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading