SAIBA QUAIS OS ÔNIBUS MAIS VENDIDOS DO PAÍS

Publicado em: 7 de novembro de 2012

Números gerais de vendas de ônibus

Emplacamentos de ônibus crescem, mas no acumulado, setor ainda registra perda
Mercedes Benz lidera no acumulado do ano, de acordo com a Fenabrave. Mascarello surpreende positivamente. Região Sudeste e responsável por 55,55% das vendas de outubro
ADAMO BAZANI – CBN
O Blog Ponto de Ônibus / Canal do Ônibus teve acesso nesta quarta-feira, dia 07 de novembro de 2012, à íntegra do balanço total de emplacamentos de veículos no País da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que revela as vendas das principais marcas de ônibus, caminhões, utilitários leves, motocicletas e carros de passeio.
Os dados revelam que o desaquecimento do mercado de ônibus por conta das antecipações da renovação de frota em 2011 já está perdendo força. As vendas começam a reagir.
Entre outubro de 2012 e setembro, a alta nos emplacamentos de ônibus foi de 8,1%, com 2 mil 203 unidades ante 2 mil e 038.
No entanto, os efeitos da queda da produção e vendas foram grandes e o ano deve terminar com registros de queda para todo o mercado. De acordo com os números da Fenabrave na comparação do acumulado de 2011 e do acumulado de 2012 até outubro, a queda foi de 13,78. Entre janeiro e outubro de 2011 foram emplacados 28 mil 397 ônibus e em igual período deste ano, os emplacamentos de ônibus chegaram a 24 mil 483 ônibus.
Já no comparativo entre outubro de 2011 e outubro de 2012, a queda foi de 25,04%. No mês de outubro do ano passado, foram emplacados 2 mil 939 ônibus contra 2 mil 203 em 2012.
No ano passado, os empresários renovaram a frota com maior intensidade para aproveitarem os ônibus com tecnologia antiga que eram mais baratos. Desde janeiro deste ano, só podem ser produzidos para o mercado interno ônibus que seguem as determinações de redução de emissão previstas pela sétima fase (P 7) do Proconve – Programa Nacional de Controle da Poluição por Veículos Automotores com base nos padrões internacionais Euro V. Hoje os ônibus estão bem menos poluentes, com reduções chegando a 80%, mas por serem mais sofisticados tecnologicamente, são cerca de 15% mais caros.
Além disso, o uso de produtos não comuns aos veículos com padrões antigos, como o fluido ARLA 32 nos modelos de Redução Catalítica Seletiva no sistema de escape para proporcionar as reduções de poluição, foi incógnita para muitos empresários que, na maior parte das vezes conservadores, preferiram adiar o uso do ARLA com a compra no ano passado de ônibus mais simples. Há modelos também que seguem os padrões Euro V e dispensam o uso de ARLA, com a tecnologia de Recirculação de Gases de Exaustão, mas as dúvidas em relação à durabilidade do motor, possíveis resíduos internos e aos custos de manutenção, também influenciaram na retração das vendas.
MARCAS E MODELOS:
De acordo com o levantamento da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, no acumulado do ano, a Mercedes Benz lidera em todo o mercado de ônibus com 10 mil 714 unidades,uma participação de 43,76%.
O modelo de micro-ônibus mais emplacado, segundo a Fenabrave, é o Marcopolo/Volare W 9. Em relação aos midi, o Mascarello Gran Midi sobre chassi Mercedes Benz está na frente.
O ônibus urbano mais emplacado no acumulado até outubro de 2012, de acordo com a Fenabrave, é o Marcopolo Torino sobre chassi Mercedes Benz e o rodoviário mais vendido, ainda de acordo com o levantamento, é o Marcopolo Ideale
Confira abaixo as tabelas da Fenabrave:

——- MAS ANTES, ATENÇÃO ——————

VALE LEMBRAR QUE ALGUNS MODELOS E VERSÕES DE CARROCERIAS NÃO SÃO DISCRIMINADOS E ESTÃO “DILUÍDOS” ENTRE AS MARCAS DE CHASSI.

NÚMEROS SE REFEREM AOS DEZ MODELOS MAIS VENDIDOS DE CADA SEGMENTO, HAVENDO OUTROS QUE NÃO APARECEM NO RANKING.

VEJA AS TABELAS:

Emplacamentos de ônibus urbanos

Emplacamentos de ônibus Rodoviários

Emplacamentos de Midis

Emplacamentos de micros/minis

POR REGIÃO:
De acordo com a Fenabrave, – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a região Sudeste continua sendo a maior responsável por emplacamentos de ônibus, correspondendo a mais da metade de todos os veículos deste tipo.
Em outubro, a divisão foi:
SUDESTE: 55,55%
NORDESTE: 19,96%
SUL: 12,15%
NORTE: 6,91%
CENTRO-OESTE: 5,43%
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. wellington disse:

    Fora o Apache Vip ii que é um otimo urbano em Mbb,Vw,Scania,Volvo Etc…

  2. Reiteramos que ALGUNS MODELOS DE CARROCERIAS NÃO ESTÃO RELACIONADOS, JÁ QUE ESTÃO DILUÍDOS ENTRE OS NÚMEROS DE CHASSIS. O CRITÉRIO É DA FENABRAVE.

    NÚMEROS SE REFEREM AOS DEZ MODELOS MAIS VENDIDOS DE CADA SEGMENTO, HAVENDO OUTROS QUE NÃO APARECEM NO RANKING.

  3. leonardo-pe disse:

    esse”Gran Midi”,só se for lá pro sul.pois aqui no nordeste(especialmente Pernambuco e Recife),não vi ainda!de resto é isso ai relatado!

  4. Isso pode ser explicado pelo fato de juntos o Sul e Sudeste responderem por 67,7 %. do mercado. A Mascarello disse que pretende ampliar atuação e representantes em mais áreas.

    1. leonardo-pe disse:

      certo Ponto De Onibus!

  5. Fábio disse:

    Tinha certeza que a CAIO era líder no segmento urbano! Me surpreendeu ver a Marcopolo com o Torino na liderança!

    1. Mas essa matéria é antiga. Na página principal tem uma matéria de hoje que mostra a retomada do Caio apache Vip

  6. tita disse:

    e a caio com certesa

  7. Tita disse:

    O marcopolo Torino nunca vendeu mais que o caio apache vip nunca, em urbano caio ganha em rodoviário Marcopolo G7 ganha desparado

  8. Tita disse:

    Caio em urbano e Marcopolo em rodoviário

Deixe uma resposta para blogpontodeonibus Cancelar resposta