VVR agora faz parte do Calendário Turístico Oficial do Estado de São Paulo.

VVR

Calendário Turístico do Estado de São Paulo, “VVR – Viver, Ver e Rever, a Evolução”, Lei 14.434, Bruno Covas, Kaio Castro, Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo, “Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus”, adamo Bazani, Blog Ponto de Ônibus, transportes coletivos, ônibus, bus

VVR faz parte do Calendário Turístico Oficial do Estado de São Paulo
Tradicional evento que conta a história do País e do cotidiano pela memória dos transportes agora é reconhecido oficialmente pelo Governo

ADAMO BAZANI – CBN

A Exposição “VVR – Viver, Ver e Rever, a Evolução” agora faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo.
Neste ano, será realizada dias 10 e 11 de novembro, no Memorial da América Latina, com entrada gratuita, das 9 horas às 17 horas.
O evento ocorre anualmente desde 2004 é o maior encontro de ônibus e caminhões antigos da América Latina e procura, pela memória dos transportes, resgatar a história das cidades, do País e da sociedade, desde a época na qual a maior parte dos trajetos era feito em difíceis estradas de terra por onde trafegavam ônibus rústicos de madeira, as jardineiras, passando pelo início da evolução tecnológica, quando, com os monoblocos surgiam os primeiros ônibus de fato feitos no Brasil (e não chassis de caminhão que recebiam carrocerias) até as recentes inovações do setor.
A inclusão do evento no Calendário foi promulgada pelo Governador Geraldo Alckmin em 04 de maio do ano passado após aprovação do projeto de lei 1295, de 2009, do deputado Bruno Covas. A VVR faz parte do calendário turístico oficial pela Lei 14.434.
O evento começou modesto, com onze veículos, na garagem da empresa de fretamento Redenção, que fica na Capital Paulista.
O número de freqüentadores e expositores começou a crescer quando, em 2007 foi necessário um lugar maior.
Desde então, é apresentado anualmente no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo.
São cerca de 80 ônibus e caminhões de diferentes épocas. Há jardineiras dos anos de 1930, ônibus importados dos anos de 1950 que contribuíram para o desenvolvimento da indústria nacional de veículos de transportes coletivos, papa-fila, que é uma enorme carroceria de ônibus puxada por um cavalo de caminhão, os primeiros ônibus monoblocos, caminhões-guincho, tanque, de bombeiros e outras raridades.
Além disso, é uma oportunidade de conhecer novos amigos e ouvir histórias por quem as viveu de fato.
O encontro é organizado pelo Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro. O presidente da entidade, Antônio Kaio Castro, considera a inclusão do evento no Calendário mais um reconhecimento da importância da VVR. Desde 2010, São Paulo tem a data de novembro como o “Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em VVR agora faz parte do Calendário Turístico Oficial do Estado de São Paulo.

  1. Josue Marcio Lopes // 6 de novembro de 2012 às 04:52 // Responder

    Sempre quando posso, vou a VVR. As vezes viajo num tempo que nunca vivi, mas tem uma magia que fascina!

  2. Reblogged this on Meu ponto de vistae comentado:
    Evento para este final de semana.

  3. Estarei mais uma vez não só prestigiando o evento, mas também reencontrando os amigos.

  4. Sérgio Santo André // 9 de novembro de 2012 às 15:00 // Responder

    Adamo, houve alteração do local do evento ??? Tem um site anunciando que será no pavilhão amarelo do Expo Center Norte. Procede a informação ??? http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=15524

Deixe uma resposta