Ouro Verde com Comil novo e Guarulhos renova frota
Publicado em: 17 de outubro de 2012
Guarulhos e região de Campinas recebem novos ônibus com tecnologia menos poluente
Frota da cidade da Grande São Paulo agora atinge 900 ônibus. Em Campinas e Sumaré, vão circular veículos articulados com concepção de BRT
ADAMO BAZANI – CBN
COM COLABORAÇÃO DE JACQUES MIRANDA
E FERMINO KOZAK
SUMARÉ/CAMPINAS:
A Viação Ouro Verde, pertencente ao Grupo de Belarmino de Ascenção Marta, empresário do Estado de São Paulo, recebe as primeiras unidades de um novo modelo de ônibus articulado para ampliar a oferta de lugares no sistema de transportes dos municípios de Sumaré e Campinas, no Interior de São Paulo.
Os veículos não são apenas novos por se tratarem de ônibus zero quilômetro, mas referem-se a lançamentos de mercado.
São ônibus de carroceria Comil Doppio BRT recém lançada pela empresa Comil de Erechim, no Rio Grande do Sul.
O ônibus incorpora as exigências de operação de um sistema de corredores modernos de transportes (BRT – Bus Rapid Transit), que exige mais qualidade, mas pode ser usado em vias comuns. Além de um novo design, o veículo teve o sistema de iluminação qualificado, com o uso de LED, poltronas modernizadas, com maior espaço entre elas e melhor ergonomia, elevador para portadores de deficiência na segunda porta, maior área envidraçada para a visibilidade por parte dos motoristas e passageiros e sistema de gerenciamento. A capacidade pode chegar a 170 passageiros transportados.
O Comil Doppio BRT da Viação Ouro Verde é encarroçado sobre chassi O 500 MA, da Mercedes Benz, com a tecnologia denominada pela montadora de BlueTec 5, que segue as normas de redução de emissão de poluentes em vigor desde janeiro deste ano que têm como base os parâmetros internacionais Euro V. O motor é menos poluente, considerado mais econômico e no sistema de escape, há eletronicamente a injeção de um fluido, o ARLA 32 (Agende Redutor Líquido Automotivo, com 32,5% de uréia industrial) que em contato com os gases provoca uma reação química reduzindo o nível de poluição. Deixam de ser lançados no ar, de acordo com a nova legislação, 80% de materiais particulados e 63% de óxidos de nitrogênio.
O Grupo de Belarmino deve continuar renovando a frota com os novos modelos da Comil. As empresas de serviços rodoviários, intermunicipais e fretamento do grupo também receberam modelos da encarroçadora.
GUARULHOS:
A frota de ônibus municipais de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi ampliada neste dia 16 de outubro para 900 veículos com a inclusão de 87 unidades.
Destaque para a entrega da Empresa de Ônibus Vila Galvão. Entre os 20 veículos trazidos para a empresa, o de prefixo 2225 é de tecnologia menos poluente, que segue as determinações do Proconve P 7 (fase 7 do Programa Nacional de Controle da Poluição por Veículos Automotores) com base nas normas internacionais Euro V.
Trata-se de Caio Apache Vip, chassi Mercedes Benz OF 1721 Euro V. O modelo usa o sistema de redução catalítica seletiva, pelo qual no sistema de escape do veículo é injetado um fluido a base de uréia industrial, denominado ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo.
Os ônibus e caminhões que seguem os padrões Euro V, em vigor no Brasil desde janeiro deste ano, podem reduzir em 80% a emissão de materiais particulados e em 63% de NOx – Óxidos de Nitrogênio.
Com a injeção do ARLA nos gases de escape, há uma reação química pela qual no lugar dos poluentes é liberado nitrogênio puro.
O diesel usado nos ônibus e caminhões de padrão Euro V é menos poluente também. Denominado de S 50, com 50 partes de enxofre por milhão, é considerado mais limpo que o Diesel S 500 que tem sido substituído aos poucos. O S 50 é mais usado atualmente em frotas de ônibus urbanos em regiões metropolitanas.
A partir do ano que vem, a Petrobrás deve introduzir o Diesel S 10, ainda menos poluente.
O diretor da Empresa de Ônibus Vila Galvão, José Roberto Yasbek Felício, revelou que negocia a compra de novas unidades do padrão Euro V e que tem adaptado a garagem da companhia para armazenar o fluido ARLA 32, para ampliar a capacidade de armazenamento do Diesel S 50 bem como para seguir as novas determinações da CETESB quanto ao descarte e à coleta de resíduos e materiais particulados.
A entrega nos novos ônibus foi feita no recém inaugurado Terminal São João, que recebe diariamente cerca de 40 mil pessoas.
Os veículos já começaram a prestar serviços.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Colaborou Jacques Miranda (Guarulhos) e Fermino Kozak (Campinas – Sumaré)
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Mas vejam só, a EMTU permitiu a mudança de cores na sua “maldita” padronização, isto é incrível…
Nem me fala, ninguém aguenta mais esta poluição visual, ela é agencia reguladora e não empresa de ônibus pra ter pintura padronizada, deveria ter um logo EMTU e cada pintura, mas a liberdade das pinturas permitiriam inclusive a observação entre as empresas que prestam e as que não prestam, para a população virou uma coisa só. Triste, mas há sinais de mudanças, Deus existe, basta ter fé, um dia as coisas mudam.
Gostei do Articulado!
Sérgio Santo André, Os onibus são da frota municipal de Guarulhos por isso este grafismo.
Belo articulado, mas nao chega perto do Marcopolo…..Quero ver se vai chegar na VB aqui em Campinas que é do mesmo grupo e tá com uns articulados bem capengas…
A COR AMARELO INDICA O SERVIÇO EXPRESSO E SEMI-EXPRESSO, JÁ É USADO NA VIAÇÃO BOA VISTA (HORTOLÂNDIA) PARA DIFERENCIAR O TIPO DE SERVIÇO. GRANDE AQUISIÇÃO DA OOURO VERDE.
gostei do biarticulado novo d comil, muito legal
sera que algum dia vamos ver carros desse porte no ABC,na eaosa ,ribeiraõ e São camilo,sonhar não custa
Não é querendo te desanimar Aleksandro, mas poderá sim um dia estar nas linhas do senhor Baltazar (EAOSA, Rib. Pires, Riacho Grande, São Camilo, Urbana), mas só quando começarem a cair as peças, a parte articulada se rasgar, e com a lateral bem amassada, aí sim eles podem rodar nessas empresas…uma lástima…
Eu espero que o projeto de implatação dos ônibus articulados dé certo, porquê já passou da hora uma Cidade como a Guarulhos ter um transporte mais decente. As gestões anteriores e inclusive, as atuais não estão sabendo usar o dinheiro público dos municipes com inteligência; fazem mal uso dele. O que espero que a EMTU seja coerente em implantar novos projetos do genero em relação a Prestação e Serviço das Empresas de Ônibus do Estado SP, como no ABC ela tem mais atenção á METRA que é uma das suas meninas dos seus olhos.
Existe um carro articulado rodando pela linha 713 (Term Pimentas- Centro) sob prefixo 3208 (Campos dos Ouros- Empresa do Sr.Belarmino), ainda em testes…quem sabe a frota ao menos a municipal possa ser renovada pra valer.
esse é o meu patraõ