Ônibus da ViaSul solta o eixo no meio da viagem

viasul

O internauta Carlos Cobra mandou para o Portal Terra imagem de ônibus da ViaSul que ficou inclinado após o eixo traseiro se soltar no meio da viagem. SPTrans diz que vai averiguar as causas do incidente e o trabalho de manutenção preventiva da empresa. Ninguém ficou ferido.

Conservação: Ônibus fica empinado após quebrar eixo
Veículo da ViaSul transportava 25 passageiros. Ninguém se feriu, mas cena chamou a atenção. SPTrans vai apurar as causas
ADAMO BAZANI – CBN
Com informações do Portal Terra e da SPTrans
A SP Trans – São Paulo Transportes, empresa que gerencia os transportes na cidade de São Paulo, vai apurar as causas da quebra do eixo traseiro de um ônibus da ViaSul Transporte.
O veículo seguia neste domingo pela Avenida do Oratório, na Capital Paulista, quando o eixo soltou. O ônibus deslizou pela roda e ficou com a traseira empinada.
Nenhum dos 25 passageiros do ônibus e o motorista e o cobrador ficaram feridos.
Entre as causas do incidente que serão verificadas está a provável falta de manutenção adequada.
Não há relatos, por enquanto, de que o ônibus tenha passado por um buraco ou obstáculo e, mesmo assim, ainda não haveria motivo para o eixo se deslocar desta maneira.
O veículo não estava correndo o que evitou que incidente tivesse alcançado maiores proporções.
A SPTrans deve fiscalizar como vem sendo realizado o trabalho de manutenção preventiva da frota da ViaSul.
Foi necessário um guincho de grande porte da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego para remover o ônibus.

CASOS COMUNS:
Apesar de serem absurdas, as ocorrências de ônibus soltando peças em São Paulo e Grande São Paulo chegam a ser comuns, o que indica que algo precisa ser feito.
Confira algumas imagens:

Em 03 de agosto de 2011 a roda traseira de um ônibus soltou na Avenida Celso Garcia ferindo 3 pessoas. Foto: Cristiano Novais

Em 03 de junho de 2011, quatro pessoas ficaram feridas quando uma roda se soltou de um ônibus na Avenida Giovanni Gronch

Em 11 de maio de 2012, o tanque de um ônibus se soltou na Vila Missionária, zona Sul de São Paulo

Em 12 de abril de 2012, o Blog Ponto de ônibus flagrou em Diadema a porta de um ônibus seletivo intermunicipal da EAOSA se soltando com o veículo em movimento.


Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Com informações do Portal Terra e da SPTrans

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Caso esta reclamação foi enviada a SPTrans, a resposta foi, é ou será:

    “Senhor, informamos que periodicamente são realizadas inspeções de frota nas dependências das empresas e cooperativas, a fim de verificar as condições gerais dos veículos. Os ônibus que apresentarem irregularidades que possam comprometer a integridade física dos usuários e operadores ficam retidos na garagem e impedidos de operar o serviço até que sejam efetuados os devidos reparos. O veículo objeto desta reclamação, foi convocado e apresentado à Equipe Técnica de Inspeção Veicular em XX/YY/2012 sem que fossem constatadas irregularidades, sendo liberado à operação. ”

    “É MENTIRA TERTA ? VEEEERDADE!

    Ou é foto montagem…..

    Cadê a Viação Bristol Ltda (azul e branco) ?

    Sds,

    Paulo Gil

    1. Gustavo Cunha disse:

      Boa noite !
      Fala Paulo Gil !! Quanto tempo !!!
      Não é regra, não é exceção, mas ainda temos exemplos de empresas, verdadeiras guerreiras, como a Parque das Nações, ABC que, ainda possuem carros com mais de 10 anos de uso, mas, impecáveis e em plena atividade.
      Conforme já mencionei em outras oportunidades, não basta ônibus novo, se não houver manutenção, em poucos meses, vai parecer que tens, anos de uso.
      Mas isso, só importa para quem gosta de ônibus, como muitos de nós, porque para a maior parte do povo, isto não têm a menor importância.
      A concentração de uma atividade, nas mãos de poucos, é perniciosa, porque os que dominam, o fazem geralmente, com mãos de ferro, não admitindo críticas, não se importando com elas.
      Para o grande que, não têm paixão pelo que faz, o que importa, é o lucro, apenas isso.
      Abraço.

      1. Paulo Gil disse:

        Gustavo, boa noite.

        Muito obrigado pela lembrança!

        Nunca deixei de ler o Blog, o qual está sempre atualizado e com ótima qualidade, por
        conta do trabalho desenvolvido pelo Ádamo e dos comentaristas do Blog.

        Aqui são postadas tantas idéias e sugestões boas, incluindo ai as saudáveis
        troca de idéias entre todos; mas como nada muda no sistema do Buzão, fiquei
        um pouco desanimado, e deixei de efetuar meus comentários.

        Mas como o Diesel está nas veias, voltei; até porque os assuntos estão se expandindo.

        Para finalizar, concordo com você quando disse que falta paixão naquilo que se faz.

        Como diz o ditado: “Pela obra se conhece o autor”

        Forte abraço!

        Paulo Gil

    2. Pior que a resposta é assim mesmo

  2. Anselmo Brito disse:

    Isso sem esquecer daquele caso em que o eixo de um onibus, não me lembro a empresa, só sei que ela foi descredenciada, matou uma pessoa que estava em um ponto de onibus

    Mas graças a Deus nada aconteceu com ninguém que estava no onibus

    1. Ivan Cavalcante disse:

      Foi a CooperAuthon, de São Paulo! Soltou umas 3 Rodas de 3 ônibus diferentes, matando umas duas empresas, e essa Cooperativa foi descredenciada, isso em 2007… E a frota dela era bem precária e Mal-Conservada!

      1. Bento dos Santos Jr disse:

        Descredenciada coisa nenhuma… Apenas mudaram de nome e compraram um punhado de carros novos

    2. Agnaldo disse:

      foi de uma cooperativa da zona sul se eu naum me engano era cooperauthom

  3. Ivan Cavalcante disse:

    E ainda querem uma empresa dessas, ou do Ruas, na Área 4, no lugar da Novo Horrozionte/Happy Play… Não iria mudar grande coisa na ZL… Só a CMTC voltando mesmo pra acabar com o Caos nas Áreas 4 e 5 de São Paulo…

  4. wellington disse:

    Boa Noite.Então Adamo Estas Fiscalições não adiantam nada,posi tem fiscal que é amigo dos motoristas,e os onibus tinham que passar por inspeçao constantemente…No Brasil Existe Um empresa Exemplar que é uma das melhores que alem de Corredor,onibus hibrido tem os Trolebus é a Metra.

  5. Raphael disse:

    Lamentável, cena parecida com o que ocorreu com a cooperauhton lá em 2007, ela foi descredenciada sim, mas criaram outro CNPJ, o da Cooperlider, que não é muito diferente quando o assunto é manutenção. Fico admirado por se tratar de uma empresa desse porte acontecer algo desse tipo. Na zona leste fiquei impressinado ao pegar um citmax da NH indo par ao shop. Aricanduva, onibus acabado, velho, sujo… Me fez lembrar a época que tinha as várias latas velhas do grupo niquini, principalmente quando pegava linhas como 516N, 516P (essa aí nem existe mais…) Nossa só tranqueiras. Tudo isso se justifica pela falta de manutenção dessas empresas, há empresários que acha isso só um gasto desnecessário… fala sério.

  6. gabriel disse:

    inresponsabilidade

  7. Absurdo. Há mais ou menos um mês, um ônibus da viação Gato Preto que eu estava quebrou o eixo ao passar em uma lombada, esse eu tirei até foto. Semana passada, um da mesma empresa fazia barulho vindo do eixo em todas as curvas e lombadas, parecia que ia quebrar.
    E esse caso da Cooperauthon, parece ter sido mais por interesse nas (boas) linhas que ela tinha. E tem ônibus da outra cooperativa que está no lugar dela que são de 2008, mas estão com péssima manutenção e parecem mais velhos que muito ônibus com 10 anos.
    E a resposta da SPTrans provavelmente vai ser exatamente essa que o Paulo Gil disse.

  8. Marcos disse:

    Essa é a administração Kassab. Estamos em pleno século 21 e ocorrem com freqüência esses casos por absoluta falta de manutenção e fiscalização do orgão competente, leia-se SPTans, já houveram vitimas em situações como essas, inclusive os amigos que participam desse blog já citaram alguns, mas o que é que estão esperando para tomar medidas sérias para que se evitem ou no mínimo diminuam sensivelmente essas ocorrências? Acontecer um tragédia de grandes proporções? Do jeito que vai não vai acabar nada bem.

  9. Eu já venho notando uma queda na qualidade dos ônibus da ViaSul principalmente por alguns ônibus terem começado a dar problema na correia do radiador e ela começar a chiar, coisa que era atípica dessa empresa, era típico de Cidade Dutra, Campo Belo, VIP Jabaquara, M’Boi Mirim, mas isso me surpreendeu, e eu que achava que a ViaSul era uma das melhores empresas da zona sul, até a Tupi já tem apresentado problemas quanto a manutenção e isso começa a partir da manutenção do motor.

  10. raony disse:

    O que eu acho engraçado nisso é que primeiro são tudo ônibus novos
    e depois que ocorreram justamente com as empresas consideradas boas, como a tal via sul que eu não acho boa, a campo belo, a tupi e assim vai
    enquanto outras empresas que são tremendamente criticados por todos isso nunca ocorreu
    incrivel ne isso mostra a incompetencia do grupo ruas e é um tapa na cara das pessoas que criticam outras empresas como a NH e falam e certas empresinhas são boas

  11. Roberto SP disse:

    Existe uma ordem muito comum na maioria das empresas “economizar o máximo que puder” por conta disto é muito comum ouvir queixas dos motoristas que fazem e refazem fichas de manutenção e acabam recebendo de volta o mesmo defeito e pior, digo isto porque conheço muitos motoristas que dizem que as empresas retardam muito a manutenção pra não ter gastos com peças de reposição, um dos itens que mais dão problemas são exatamente freios e eixos, isso é muito grave, pois vidas humanas podem estar em risco de acidentes e mortes. Lembro de um mecânico conhecido meu que trabalhou na antiga Viação Castro (atual Transpass) ele contava que muitas peças quebradas tinham que ser refeitas na garagem, eles tinham um torno, e em alguns casos outros ônibus eram canibalizados, ou seja, retirava-se peças de um para colocar no outro. Não tenho dúvidas que isso ainda aconteça, outra coisa é o fato de os ônibus rodarem muito dia e noite e com sobrecarga, e pra piorar sem a devida manutenção preventiva, por outro lado tai a prova da incopetencia do SPTrans, na época da CMTC chegavam a lacrar fortas inteiras em inspeções nas garagens, hoje muitos técnicos do SPtrans mal conhecem uma garagem de ônibus dirá os problemas.

  12. jackson de sousa leite disse:

    pq o seu kassab não descredencia a viasul e a cooperpeople assim como fez com a finada cooperauthom prefeito de merda pq num vira homem e bate de frente com a máfia das lotaçoes e dos empresários de onibus

  13. Agnaldo disse:

    ah sptrans naum especinona nada pq os carros da NH Happy Play continuam quebrando todos os dias e ela naum faz nada…..

    1. Paulo Gil disse:

      Agnaldo, boa noite.

      Seu comentário me deu uma idéia:

      A próxima licitação para o sistema de Buzão em Sampa será bem mais simples, vamos manter as empresas e licitar a contratação de um NOVO gestor do sistema.

      Não adianta fazer consórcios e mudar os nomes e as cores das empresas.

      Sem gestão, não importa se é consórcio, empresa “x”; “y; ou “n”; nada irá funcionar.

      Os exemplos citados acima, falam por si só.

      Sds,

      Paulo Gil

  14. Carlos Silva disse:

    Bom pessoal, o problema não é apenas em Sampa. Aqui em Campinas, a empresa que pertence ao grupo Belarmino é a pior de todas. Não investe na frota, onibus velhos e mal conservados e mesmo os novos com problemas de manutenção. Todos os dias há 3 ou mais carros quebrados, sem falar nos atrasos frequentes e a resposta das prefeitura é o mesmo bla bla bla de sempre. Na verdade os empresários mandam e desmandam no poder publico.

  15. rafael disse:

    bom pessoal,eu trabalho na via sul no setor de manutenção e no dia eu fui fazer o socorro desse ônibus, estão dizendo q a culpa foi da manutenção não foi, isso dai e culpa do motorista q puxou o maneco de freio, se vc puxa o em movimento tem a força de arrancar um eixo fora ainda mais 20 ou 30 por hora se estivesse um pouco mais rápido a carroceria tinha ficado no chão, para quem não acredita procure a si informa..boa noite

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading