Empresa de ônibus investe em Coleta Seletiva

coleta seletiva

Trolebus da Metra. O corredor já traz vantagens ambientais por possibilitar prioridade ao transporte público e usar ônibus com tecnologia limpa, além de ser arborizado. Mas a operadora Meta quer ir além e vai implantar um Progrma de Coleta Seletiva nos nove terminais e nas 110 paradas do sistema. Foto: Adamo Bazani

Empresa de ônibus investe em Coleta Seletiva
Ambiente em corredor de ônibus deve ficar ainda mais ecológico com programa de separação de lixo em pontos e terminais
ADAMO BAZANI – CBN
O Corredor Metropolitano de trólebus e ônibus que liga São Mateus, na zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na zona Sul da Capital, e serve municípios do ABC Paulista, é reconhecido não apenas pelos serviços prestados, que tiveram aprovação de 79% dos passageiros, como também pelas vantagens ambientais.
Pelas pistas exclusivas para o transporte coletivo, circulam ônibus a diesel, que por não ficaram presos no trânsito já poluem menos , e também passam veículos com tecnologia limpa, como os trólebus e ônibus a etanol, elétricos híbridos e até mesmo um em teste movido por células de hidrogênio que em vez de soltar fumaça, libera vapor d´água.
Além disso, criado há cerca de 5 anos, o Programa Corredor Verde desenvolvido pela operadora Metra foi responsável pelo plantio de cerca de 5 mil mudas de árvores que captam o gás carbônico e liberam oxigênio.
Mas a operadora diz que vai além no intuito de deixar o sistema de trólebus do ABC, como é chamado popularmente, mais ecológico ainda.
Para isso, vai iniciar a partir de 26 de agosto, um Programa de Coleta Seletiva de Lixo nos 110 pontos de parada e nove terminais que fazem parte do Corredor São Mateus – Jabaquara.
Para conscientizar e ao mesmo tempo facilitar a vida dos passageiros, as lixeiras serão divididas em dois tipos apenas: para reciclável e lixo não reciclável.
O lixo que pode servir de matéria prima para a indústria, será separado por tipo, como alumínio, papel e vidro, por cooperativas de catadores da região onde a Metra opera.
Assim, o programa atinge os três pilares da sustentabilidade: o ecológico (com a reciclagem do lixo), o econômico (ao permitir menores gastos pelo uso de materiais reciclados pelas diversas cadeias produtivas) e social (ao gerar emprego e renda para os associados destas cooperativas).
A instalação dos coletores se dará de forma gradual e deve ser finalizada até dezembro deste ano.
A data do início da colocação das lixeiras começa em 26 de agosto que marca o “Dia de Fazer a Diferença”, quando funcionários do Grupo da Auto Viação ABC, fundador da Metra e outros empreendimentos, se unem em prol de causas como defesa do meio ambiente e inclusão social.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Empresa de ônibus investe em Coleta Seletiva

  1. Excelente iniciativa a coleta reciclável, mas a metra deve ter como prioridade no corredor ABD , o pré embarque, ou seja, colocar em todos os pontos, tubos de pré embarque para não se perder mais tempo! São mais de 30 paradas entre ferrazópolis e jabaquara, dependendo do horário a viagem demora mais de uma hora, assim não pode, assim não dá!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: