GREVE DOS CAMINHONEIROS: Movimento ganha força em algumas regiões

greve caminhoneiros

Apesar de abaixo do esperado pela categoria, greve dos caminhoneiros ganha força em algumas regiões. Entidades que dizem representar os trabalhadores autônomos, acreditam que paralisações devem aumentar no noroeste de São Paulo e no estado do Paraná. Foto Reprodução EPTV

GREVE DOS CAMINHONEIROS: Movimento ganha força em algumas regiões
Houve bloqueios nas cidades de Tupã e Uchoa no Noroeste do Estado de São Paulo. No Paraná, organização da greve diz que adesão deve aumentar
ADAMO BAZANI – CBN
Apesar de terem balanço considerado abaixo do esperado pelo Movimento União Brasil Caminhoneiro – MUBC, os protestos dos transportadores de cargas, em especial os autônomos, continuaram nesta quinta-feira em diversas regiões.
Os caminhoneiros possuem uma pauta de reivindicações que vão desde de mudanças nas regras da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres quanto ao ingresso de novos profissionais no mercado, alterações no valor dos fretes e flexibilização da lei que regulamenta a profissão de motorista, que estipula uma jornada limite de trabalho por dia, sob pena de multa ao transportador, caso ele não cumpra as determinações.
Em algumas regiões do País, locais onde ontem não houve bloqueios registraram manifestações nesta quinta-feira.
Foi o que ocorreu em estradas locais dos municípios de Tupã e Uchoa, no noroeste de São Paulo.
Há protestos também nos acessos para o Litoral do Estado de São Paulo e nas proximidades do Porto de Santos, mas as ações são rápidas.
O Estado do Paraná é onde se concentrou a maior parte das manifestações.
O Movimento União Brasil Caminhoneiro estima que a adesão no Estado chegou a 60% dos transportadores autônomos.
A coordenação da Parada Nacional dos Caminhoneiros acredita que até sábado, o número de caminhões parados aumente.
Guarapava, Palmeira, Irati, Reserva, Campo Mourão e Astorga registraram protestos nesta quinta-feira no Paraná.
O Movimento União Brasil Caminhoneiro e outras entidades ligadas à greve dos caminhoneiros dizem não ter recebido nenhum contado da ANTT – Agencia Nacional dos Transportes Terrestres sobre a pauta de reivindicações.
As empresas de ônibus começam a se atentar para a greve dos caminhoneiros.
A preocupação é com o fornecimento de combustível, que ainda não foi afetado, e com possíveis atrasos nas viagens provocados pelos bloqueios.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Josenei Fidelis Braga disse:

    sou caminhoneiro autônomo de contagem, MG. Estou parado em casa desde o dia 24,em apoio ao manifesto.

  2. Vitor disse:

    Mas essa lei de regulamentação da motorista não foi criada com o propósito de ajudar os caminhoneiros relativo a jornada de trabalho. Estão ganhando o direito de descansar e estão reclamando. Por isso que há tantos acidentes nas BRs, os caminhoneiros chapados de rebite ficam horas e horas ao volante e quando passa o efeito da droga adormecem derrepente. O pior não é eles se matarem e sim matarem famílias inocentes que estejam em outros veículos.

    Se alguém puder me explicar o que eles querem fico grato, pois juro que não estou entendendo.

    1. luiz disse:

      caro amigo,você não pode generalizar com base nos irresponsáveis que tomam qualquer tipo de droga e saem dirigindo por ai.
      Nós motoristas autônomos ou registrados estamos reinvindicando, junto a ANTT, que revise a lei que acabou de votar, onde o motorista tem que dirigir 4 horas, descansar por meia hora, e tendo uma jornada de trabalho de oito horas.
      O problema é que poucas pessoas tem conhecimento do cotidiano dessa classe,
      que às vezes ficam horas parado em filas em espera para descarregar ou até mesmo carregarem, e quando vão sair em viagem já estão cansados de ficar em espera e ainda tem que parar para cumprir leis, ficando assim inviável trabalhar nesta profissão, onde não consegue desempenhar um trabalho diante de tantas paralisações.
      E mais, se não bastasse, um caminhão que não trabalha, não fatura!
      Existem outros detalhes,os pédagios acabaram de sofrer reajustes, o preço do diesel também tem sofrido aumento,chegando em alguns Estados a R$2,50 o litro, e os fretes sem explicação estão abaixando.
      Esta mudança seria viável apenas aos funcionários, mas temos que levar em conta, que uma empresa que não fatura, e tem que manter um folha de pagamento de alto custo ,ela vai à falência.
      Espero que tenha compreendido, com essa simples explicação,pois a fundo verá que existem muitos outros fatos!
      Atenciosamente,
      Um motorista autônomo.

      1. Vitor disse:

        Hum, compreendi as razões, é verdade não é nada fácil esta profissão. Concordo também com o que os amigos abaixo disseram, determinam que tem que parar mas não dão a estrutura adequada, cochilar na boléia não descansa ninguém.
        Infelizmente esse é o Brazil, que tanto maltrata seus cidadãos, nos extorquem até conseguir o último centavo, mas dão um tapa na cara em troca. Esse aumento de diesel é um absurdo. Depois eles vem falar do pré-sal, uma farsa eleitoreira inventada por Lula/Dilma.

        Apoio a greve e tomara que a classe se una cada vez mais para conseguir seus direitos.

        Obrigado a todos que responderam.

    2. Evaldo julio oliveira disse:

      a nova lei ajuda mas pra funcionar ainda precisa acrecentar muita coisa porque do jeito q ficou so atrapalhou o q ja estava ruim Evaldo m altonomo

    3. willian disse:

      Sabe qual é o problema!!!caminhoneiro é tudo carente de informações,eles acham que com isso vai reduzir o salário deles ao meio mas não é assim precisa alguém tomar a rédia da situação e explicar que não vai defasar o salário e sim trabalhar com dignidade e com horário para descansar como qualquer outro trabalhador do pais .

      1. emerson disse:

        fato é que esse pais sem os caminhoneiros ele para, mais ninguém valoriza essa categoria, hoje se fazer uma analis o salario de um motorista é de $ 1.018,31, é um dos mais baixos, mais tudo que fazem para melhorar é sempre o lado dos grandes políticos que só em plantão leis para multar, a verdade é que só querem arrecadar para poder desviar cada vez mais, quando é que vão enxergar que motorista tem que ter salario digno de um profissional que abastece o pais trasportando cargas por estas estradas sucateadas e quando a estrada é boa os pedágios são um horror o valor é excessivo, é aonde fica metade do frete cobrado pelo os donos de caminhões é no diesel e nos pedágios mais ta bom vamos parar por aqui não vai mudar mesmo.

      2. marcelo disse:

        na verdade emersom o desinformado e vc meu amigo pois o salrio vai sim reduzir pela metade poois o salario da categoria e defasado,um exemplo na carteira um caminhoneiro ganha R$1.080 pra ele faturar um salario decente os patroes estipularao a maldita comissao chegando assim a um salrio de R$2.500 agora com a nova lei nao se pode pagar mais por comissao entao ficando assim o primeiro salario ja que os patroes nao querem ajustar os salarios isso meu amigo que na estrada a despesa com banho alimentacao somasse isso nos trinta dias e desconta no salario pra vc ver meu caro emersom

    4. mauricio disse:

      tenho um caminhao pago 6000.00 de letra vc intera o RESTANTE pois com a nova lei nao da pra pagar o oleo subio 10% quando faltar as coisas na sua casa pode ser q vc comece a entender

    5. marcelo disse:

      boa noite vitor
      eles nao estao reclamando que nao vao descançar e sim e que nao vao conseguir trabalhar porque o que o governo esta querendo impor e uma lei mal estudada mal elaborada por pessoas que nao sabem o que e um caminhao. porque o governo nao colaca uma lei para começar a jornada de trabalho as 06;00 ate 22;00 hooras com os intervalos no meio do dia e que as grandes firmas parassem de carregar e descarregar caminhao apos as 22;00 horas todos concordariam mas nao eles querem colocar regras que so existe para onibus porque eles tem uma rota certa e caminhao nao tem rota certa hoje ele ta mo mt amanha ele ta em mg pr sc go sp e a sim vai
      abraço

    6. Jaqueline disse:

      Não adianta regulamentar a jornada se vai diminuir o salário, reivindicam o reajuste também, já que no momento de espera de carga ou descarga, não conta como extra, fora que a lei proibiu comissão. As duas coisas têm que estar juntas aí sim sentiremos melhoria!!!

    7. Luciane disse:

      pra quem fica dentro de sua casa e nao depende desse trabalho;pode falar.
      queremos somente o direito de trabalhar,vc disse ki os caminhoneiros provocan acidente, poq basta ter um caminhao envolvido ki o culpado ja é o caminhoneiro.mas as vezes o culpado tambem é o motorista imprudente ki sai fasendo ultrapassagens sem noção. mas é muito mais facil culpar somente os caminhoneiros né?
      kerem colocar um horario, entaop precisan criar pontos de apoio porq se vc para em uma estrada deserta e for morto ou assaltado ,o problema não é seu né?
      entao se vc nao entende ,não comente.
      o brasil tem ki ficar sem comida para aprender a dar valor ao caminhoneiro,porq todo mundo reclama mas sem o caminhoneiro nao tem comida nem papel pra limpar a bumda de ninguém.

  3. Ana Maria disse:

    O problema não é eles ficarem sem dormir, mas sim ONDE parar para dormir. A presidenta Dilma Rousseff vetou um dos principais artigos da lei 12.629, que pedia a construção de pontos de parada a cada tantos quilômetros para que a obrigatoriedade do descanso de 11 horas pudesse ser obedecido.

    Outro ponto é o problema do frete. Com o caminhão parando tanto, vai fazer menos frete. O valor pago por viagem já é baixo. Fazendo menos frete, o caminhoneiro, principalmente o autônomo, ganha menos.

    Além disso, muitos reclamam da demora para fazer a entrega e voltar para casa. Ninguém gosta de dormir na estrada.

    Vai faltar caminhão para a demanda de fretes existente hoje no Brasil. Já falta agora, imagina com o caminhão parando tanto e deixando de atender outros fretes que poderia fazer no mesmo tempo dessas horas a mais paradas em BEIRA DE ESTRADA.

    Medo de assaltos por ter que fazer uma parada tão longa. Os assaltos a cargas já são frequentes em todo o país.

    O cartão-frete não foi bem aceito pela categoria. Muitos não conseguem trocar o frete por dinheiro tão facilmente como era trocado antes, com a carta-frete, onde trocava em qualquer posto de gasolina. Hoje é necessário caixa eletrônico e os que moram em regiões menores não tem acesso a este sistema.

    Enfim, não sou a favor da manifestação, mas também não sou a favor das decisões do governo. Concordo que há de ser feito um reajuste nestas leis, porém não concordo e também não acredito que a lei que já existe seja abolida.

    Espero que tenha ajudado.

    1. willian disse:

      Eu sou filho de caminhoneiro e tbm sou caminhoneiro,eu sou totalmente a favor dessa lei pois os caminhoneiros que trabalham com a maior normalidade pode se considerar mais da metade,os motoristas que tem responsabilidade e que respeita o proximo como se fosse sua familia ao longo da viajem para para descanso “PORQUE NINGUÉM É SUPER HOMEM” e quando anoitece procura um lugar para pernoite “PORQUE NÃO SOMOS VAMPIROS QUE NÃO DORMI E SIM PESSOAS NORMAIS QUE PRECISA NO MINIMO DE 7 HORAS PARA DORMIR”,ao contrario dos loucos inrresponssáveis pq não existe outro termo querem comprar caminhão financiado inteiro e rodar 24 Horas sem parada matando inocentes e fazendo merda pelas estardas do pais “VOCE ACHA CERTO QUE UM MOTORISTA CARREGUE UMA CARGA NO CEASA EM SÃO PAULO E Tem 45 HORAS PARA CHEGAR EM ALGUMA CIDADE NO NORDESTE SEM DORMIR SEM TOMAR BANHO SEM SE ALIMENTAR DIREITO PORQUE O ARREBITE E A COCAINA QUE ULTIMAMENTE ESTÃO USANDO DE TUDO PARA FICAR ACORDADO FAZ COM QUE NÃO SINTÃO FOME ISSO É LEGAL?eu acho que não.
      Então eu sou 100% a favor pq é so os patrões pararem de comprar essas frotas de caminhões e jogar nas mãos de um coitado e fazer ele rodar dia e noite.

      Espero ter espoto bem meu ponto de vista que DEUS nos abençoe.

  4. josue antonio de Oliveira disse:

    a questao de descanso do motorista, ele vai trabalhar 8 ou 10 horas, depois ele vai para casa, nao vai, ele vai permanecer no caminhao, voces acham que isto é descanso, quando ele poderia viajar ate um lugar seguro, ou até mesmo o local da carga ou descarga, acho que esta lei vai favorecer aqueles que trabalham com cargas fracionadas em distancias curtas, os demais estao prestes a perderem o que ja nao tem!

  5. diomar disse:

    o que podece esperar de uma presidente que quer ser chamada de presidenta palavra que nao existe falar mal de motoristas e facil mas a falta deste proficional no mercado ja é grande e vai aumentar concordo que algo deve ser feito contra as loucuras da estrada mas nao impedindo o caminhoneiro de trabalhar sou autônomo e estou em greve …

  6. Rogerio Dias disse:

    Sou do rio grande do sul onde tem o maior numero de caminhões do Brasil e a onde a paralização é mais fraca!!Tenho vergonha de ter colegas que não param nem um dia se quer para lutar por seus direitos!!

  7. adalberto disse:

    É presiso realmente fazer alguma coisa as hs extras podia ser d pelo menos 5hs ai tava de bom tamanho.

  8. Enikson disse:

    Esta greve não e de frete baixo dos autônomos pois os sindicatos deixaram entrar milhares de novos imigrantes no ramo o frete é lei da oferta da procura. através da linha de credito pro caminhoneiros loto o Brasil de caminhões.e as mossas cargas sumiram e o preço do frete ficou quase de graça. A antt foi precosse liberando finane para 2 ano pois com 4 teria benificiados somente os do ramo.

  9. joao bosco disse:

    eles nao estao preocupados com ninguem apenas em gerar multas

  10. joao disse:

    Esse é um país de interesse do governo. O governo só aprova o que lhe interessa e veta o que lhe trás ônus. Cobra impostos, impõe multas- contrata agentes federais (policiais rodoviarios).O objetivo é arrecadar.
    O governo está pouco importando com a saúde dos motoristas e das pessoas que rodam nas estradas. Se estivesse comprometido com a causa, faria novas rodovias, arrumaria as existentes, traria pontos de apoio aos estradeiros e aqueles que usam a rodovia.
    se os pontos de carga e descarga fossem bons, assim como as rodovias, nao havia necessidade de greve e preocupacao.

  11. Celso Berto disse:

    Enquanto e funcionario, tudo bem, ta recebendo e se for autonomo ta fu………. agora e que a inadimplencia sooooooobe. vai sobrar caminhoes principalmente nos patios dos bancos. 11 horas ? assim vai afundar patio de posto

  12. EUGENIA NIECKARS DA SILVA disse:

    -Ola Srs Politicos, quando vcs vao criar vergonha e fqazer alguma coisa que va beneficiar os cidadões, pois quando criam alguma Lei é para faturarem . Pois tá escrito na cara de vocês que essa Lei de regul. motoristas é para cobrar impostos dos salarios deles, que até entao não tinham controle nas mãos. Por favor Srs motoristas resistao à greve não se entreguem aos políticos, eles que derem primeiro condições para que vcs possam efetuar seus descansos.
    CADE ESTRADFAS PON TO DE PARADA? o que tem é rodovias de buracos estreitas, sem acostamento e cheias de pedagios PONTO DE ARRECADAÇÃO DOS POLITICOS, será que não dáa para trocar com os motoristas OS DONOS DE PEDAGIO PASSAM A SER MOTORISTAS E OS MOTORISTAS DONOS DE PEDAGIOS. Experimente vocês vao gostar muito, a profissão de motorista agora já esta regulamentada EXELENTES SALARIOS E MORDOMIA COMO; PARAR NOS INTERVALOS EXIGIDOS EM BRs OU PRs, DESERTAS E CHEIAS DE ASSALTOS, pois é essa a SEGURANÇA QUE TEMOS NO BRASIL. E assim por diante.
    -Pois nós transportadores esperamos de voces um País justo, seguro, estradas boas, saúde especializadas, educação etc., e não Leis para arrecadar mais impostos e o Brasil cada vez mais podre.

    Obrigado companheiros

  13. NOVIDADES SOBRE A GREVE DOS CAMINHONEIROS

    1. marcos disse:

      qual ficou o salario nosso pode me dizer obrigado ?

  14. marcos disse:

    mande no email obrigado

  15. thalles disse:

    boa noit o governo não pressiza taar em uma boleiA como andas meu pai e eu e muitas familias poor o brasil a fora somos trabalhadores onestos lutando poo o pao de cada dia temos comta a pagar e familia para sustenta e facil para as enpresas porque ellas tem de onde tira nos ralamos tods os dias para daar conforto a nossa familia pagamos 4.800 reais de prestaçao see aconteçee o que eles queren como pagaremos sou a favoor do almento do frete e contra essas leis

  16. iris disse:

    não estamos exigindo só subsidios no diesel e nos pedágios mais tbm respeito, honestidade e transparença desses governantes inrresponsaveis que fazem leis sem ao menos saber se há condições pra que os caminhoneiros possam cumprir…paramos ta parado e pronto.

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