Nos 21 anos da Lei de Cotas, EMTU usa Ligado como exemplo de acessibilidade

Ligado EMTU

Van do Programa Ligado. EMTU vai exibir veículos no evento de comemoração dos 21 anos da Lei de Cotas, no Pátio do Colégio, na região central de São Paulo. Pelo programa, passageiros portadores de deficiência e com mobilidade reduzida, são buscados em casa para atividades de saúde, educacionais, culturais e de lazer. Ligado complementa serviço regular de ônibus intermunicipais na Grande São Paulo.

EMTU exibe vans do Programa Ligado em evento sobre os 21 anos da Lei de Cotas
Criado em 2009,vans permitem melhor deslocamento de pessoas com deficiência
Nesta terça-feira, 24 de julho de 2012, celebrando os 21 anos da Lei Nº8.213, mais conhecida como a “Lei de Cotas”, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com instituições públicas, privadas e da sociedade civil, realizará shows com artistas portadores de deficiência e feira de serviços no Pátio do Colégio, das 10h às 14h, na região central da cidade. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP marcará presença no evento com dois veículos do Serviço Especial Conveniado Ligado.
“Lei de Cotas” – O artigo 93 da Lei Nº 8.213, criada em 24 de julho de 1991, determina que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar entre 2% a 5% (numa escala crescente, proporcional ao número de funcionários) dos postos de trabalho a pessoas com deficiência. Hoje no Brasil, mais de 300 mil pessoas com deficiência estão empregadas, muitas delas graças a “Lei de Cotas”, que além de dar uma chance de entrada no mercado de trabalho, ajuda a diminuir o preconceito no ambiente profissional.
Serviço Especial Conveniado Ligado
Criado em 2009, por meio da Resolução STM nº 19, o Programa Ligado visa estimular a inclusão das pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida severa no sistema de transporte metropolitano, gerenciado pela EMTU/SP, e dar atendimento aos programas específicos do Governo, vinculados às áreas de educação, saúde, cultura, lazer, por meio da utilização de serviços especiais complementares ao serviço regular. O primeiro convênio firmado para a prestação desse serviço foi com a Secretaria de Estado da Educação, em 7 de julho de 2010.
Os veículos que operam o LIGADO são equipados com itens de acessibilidade e segurança, obrigatórios, conforme legislação em vigor, para atender as necessidades e garantir um transporte seguro, na modalidade porta a porta, aos passageiros especiais tais como cadeirantes, portadores de mobilidade reduzida, portadores de osteogênese imperfeita (doença hereditária, conhecida por ossos de vidro) entre outros.
Serviço
Evento: Ato em comemoração aos 21 anos da “Lei de Cotas”
Data: 24/07/2012
Horário: 10h às 14h
Local: Pátio do Colégio – Centro – São Paulo – SP
Assessoria de Imprensa
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

2 comentários em Nos 21 anos da Lei de Cotas, EMTU usa Ligado como exemplo de acessibilidade

  1. Bom dia.

    Exemplo de bom serviço.

    Universalizar os direitos do cidadão é preciso, mas, é preciso fazê-lo conquistar e não apenas simplesmente “dar”, porque isso é humilhante.

    Abraço.

  2. Gostaria de saber se há a possibilidade de que eu mande meu currículo, estou terminando o curso de transporte coletivo e, já tenho o curso de Necessidades Especiais. Meu tel. é 2421-2068 cel. 97632-7176. Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: