CURTA A BOA POSTURA

MOTORISTA

Dê um curtir para a boa postura. Tanto motoristas de ônibus como outros profissionais cada vez mais têm sofrido por conta de hábitos posturais inadequados. Empresa Leblon, no Paraná, aproveitou a onda do Facebook para dar um “curtir” para a boa postura e “não curtir”para as posições erradas e conscientizar seus funcionários sobre o problema. Foto: Karoline Dea Falcão

Curta a boa postura
Grupo Leblon em Fazenda Rio Grande realizou trabalho para conscientização de motoristas, cobradores e demais funcionários sobre a importância de uma boa postura no trabalho e no dia a dia
ADAMO BAZANI – CBN
Boa parte das lesões em ossos e músculos se dá por conta da má postura.
O problema tem feito mais vítimas que os traumas ocorridos por acidente.
Isso porque a má postura ao trabalhar e mesmo nas outras atividades do cotidiano, inclusive em atos simples como assistir TV ou sentar à mesa para se alimentar, é um mal silencioso, no início.
Diferentemente do trauma, a dor da lesão nem sempre se manifesta inicialmente. O problema vai aumentando e quando é notado, pode já estar grave.
Em algumas profissões, por conta da natureza do trabalho, as pessoas estão mais suscetíveis a ficarem em posturas inadequadas.
É o caso de motoristas e cobradores de ônibus.
Estudos das Faculdades Unidas do Norte de Minas revelam que 56,71% dos motoristas de ônibus pesquisados, declararam ter dores lombares.
Ainda segundo a pesquisa da Faculdade, a maioria disse que começou a sentir as dores anos depois de exercer a profissão, que exige longos períodos na posição sentada.
Preocupado com esta realidade e procurando proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários e consequentemente melhor prestação de serviços aos passageiros, o Grupo Leblon Transporte de Passageiros realizou na semana passada a Blitz Ergonômica.
Feita sob coordenação do técnico de segurança, Claudio Cezar Gomes Moreira, de forma descontraída, a Blitz Ergonômica orientou os trabalhadores no Terminal Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, e na garagem da empresa no município.
Como a moda hoje é o Facebook, e os computadores também são fonte de má postura, quem estava numa postura adequada ganhava um símbolo de “curtir”, com o polegar mostrando sinal positivo. Quem não estava com a postura correta tinha um sinal negativo.
O objetivo foi conscientizar de maneira bem humorada sobre a importância das questões posturais.
Você em casa e no seu ambiente de trabalho pode adotar bons hábitos.
Sempre que possível, faça pausas na jornada de trabalho e procure se alongar e relaxar a musculatura. Evite ficar longos períodos numa mesma posição. Não deixe a coluna, o pescoço e as pernas pressionados ou forçados em posição contrária à natural.
Ao sentar, encoste toda a coluna na cadeira. Ao dirigir, deixe os braços relaxados e não totalmente esticados. Fique com a coluna mais reta possível.
Faça uma pausa de 5 minutos a cada 45 minutos no computador. Deixe o pescoço reto e evite levar a cabeça muito para baixo e não se debruce sobre o teclado.
Qualidade de vida não exige grandes sacrifícios, e sim hábitos simples e corretos.
Em caso de dores persistentes, não as enfrente e não tome remédios por conta própria. Procure um médico.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

1 comentário em CURTA A BOA POSTURA

  1. Josue Marcio Lopes // 23 de julho de 2012 às 16:43 // Responder

    E depois querem tirar de forma ilegal uma empresa com essa cultura de Maua.
    Olho vivo PT
    Assim que se perde uma prefeitura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: