Prefeitura diz que Leblon deve sair de Mauá em poucos meses e contraria lei de licitações

Leblon Mauá

Prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, do PT. Secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira dos Santos, habilita volta de empresas de Baltazar José de Souza na licitação dos transportes da cidade, que teve fim em 2010, e coloca como vencedora do lote 02, uma das empresas de Baltazar, Estrela de Mauá. Ato, mesmo seguindo determinações judiciais, é considerado uma ação que fere a lei de licitações e o próprio edital que estimulam a livre concorrência e impedem a formação de monopólios. Com exceção da Leblon, todas as outras empresas de ônibus que concorreram criaram um conluio para manter o domínio total de Baltazar sobre todas as linhas de Mauá, já que pertencem ao empresário mineiro.

Prefeitura de Mauá habilita novamente empresas do Grupo de Baltazar José de Souza em licitação na cidade
Decisão, no entanto, fere os princípios de livre concorrência e da proibição de monopólios previstos pela Lei de Licitações e pelo próprio edital de transportes
ADAMO BAZANI – CBN

O Secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira dos Santos, numa decisão inesperada, habilitou novamente a Empresa de Transporte Transmauá Ltda e a Viação Estrela de Mauá Ltda, do grupo controlado por Baltazar José de Souza, e colocou como vencedora do lote 02 do certame, a Estrela de Mauá, por esta ter oferecido a proposta com a menor tarifa, na ocasião, R$ 1,9564.
A licitação dos transportes em Mauá, que teve início em 2008 e término em 2010, quando a Viação Cidade de Mauá, também de Baltazar, passou a operar o lote 01, e a Leblon Transporte, da família Paranaense Isaak, foram reconhecidas vencedoras da concorrência pública, ainda movimenta os tribunais.
A prefeitura de Mauá disse que a empresa Leblon terá de deixar os serviços em cerca de três meses.
O que, no entanto, poderia ser uma postura técnica da Prefeitura, e um direito judicial de Baltazar de contestar a vitória da Leblon no lote 02 reconhecida pela Justiça, pode esconder algo mais profundo.
Um verdadeiro conluio para que o empresário Baltazar José de Souza continue no monopólio das operações da cidade pode estar por trás das ações do empresário e do poder público.
Isso porque, com exceção da Leblon, todas as empresas de ônibus que participaram da polêmica licitação, são do empresário mineiro Baltazar José de Sousa.
Sendo assim, com o despacho, tanto o artigo 90 da Lei de Licitações como o próprio edital de concorrência foram feridos.
O artigo proíbe a combinação entre empresas e grupos que tirem o caráter de livre concorrência e de competição legítima numa licitação. Assim, se uma empresa de um grupo concorre com outra do mesmo grupo, comete um crime, com pena prevista de prisão inclusive.
E foi o que ocorreu em Mauá.
As empresas que concorreram ao lote 01 foram Viação Cidade de Mauá e Rápido São Paulo Transportes e Serviços Ltda. Ambas de Baltazar. Não tinha como o empresário perder.
Para o lote 02, concorreram Viação Estrela de Mauá Ltda e Empresa de Transporte Transmauá Ltda, de Baltazar, e a Leblon Transporte de Passageiros Ltda.
No lote 01, o conluio funcionou porque não havia outra concorrente legítima. No lote 02, a prática não teve sucesso. Mesmo assim, Baltazar inconformado em perder o monopólio dos transportes na cidade, que detinha há quase 30 anos, tentou por meios jurídicos e outros meios também, como ameaças inclusive ao próprio secretário de mobilidade urbana, Renato Moreira dos Santos, que mudou de postura, retomar seu domínio total das linhas de Mauá.
INDÍCIOS DO CONLUIO:
Quando se fala em conluio, logo se pensa num jargão popular apenas para denominar um acerto com fins pouco legítimos. Mas o termo é usado nos tribunais e o Direito, para o bem da concorrência e de melhores prestações de serviços, tenta combater a prática.
No caso de Mauá, há provas da formação de conluio para a manutenção do monopólio e da ligação entre a Estrela de Mauá, Transmauá, Rápido São Paulo e o pior, Viação Barão de Mauá e Viação Januária, as antigas operadoras de Baltazar antes da constituição.
As novas empresas de Baltazar foram criadas apenas para participarem da licitação. Isso mostra que não tinham a experiência exigida no edital e também pelo fato de a Viação Barão de Mauá e Viação Januária não poderem participar por conta de dívidas trabalhistas e fiscais. O mesmo ocorreu em 2008 com a Viação São Camilo, na licitação de Santo André, Para continuar com as linhas, Baltazar teve de mudar o nome da empresa para EUSA – Empresa Urbana Santo André.
A TransMauá e Estrela de Mauá foram constituídas um mês antes do término da permissão precária da Viação Barão de Mauá e e Viação Januária em 19/04/2006, mas por ineficiência do poder público, a licitação só foi feita dois anos depois.
O primeiro quadro de sócios das empresas era formado por Baltazar José de Souza, a mulher dele, Odete Maria Fernandes de Souza, e os filhos Dierly Basltazar de Souza, Baltazar de Souza Júnior e Dayse Fernandes de Souza.
Os membros da família Baltazar se retiraram da Viação Estrela de Mauá e Transmauá, 04 dias antes da entrega dos envelopes na licitação, mas permaneceram nos registros da Junta Comercial os nomes de Baltazar José de Souza e do filho mais velho, Dierly.
Durante o processo de licitação, vários funcionários de Baltazar, assinavam documentos e retiravam o edital em nome das empresas pleiteantes.
De um dia para o outro, alguns destes funcionários mudavam de empresa. São os casos de Anicesar Antônio de Santana e Vicente de Paula Carvalho, que até o dia 20/05/2008 eram funcionários da Barão e da Januária e a partir do dia seguinte começaram a trabalhar para a Estrela de Mauá e TransMauá.
O valor mais baixo da tarifas apresentado pela Prefeitura de Mauá como justificativa para habilitar a Estrela de Mauá é outro indício de conluio.
No lote 01, onde não houve concorrência de fato, a tarifa apresentada pela Viação Cidade de Mauá foi de R$ 2,5557 e pela Rápido São Paulo de R$ 2,5595.
No lote 02, onde houve concorrência, a tarifa da Estrela de Mauá foi de R$ 1,9564.
A pergunta é como pode numa mesma cidade, com as linhas tendo as mesmas características, haver uma diferença tão grande entre um lote e outro, de cerca de 30%.
A Prefeitura, que antes tinha assumido um papel de governança ao impedir a manutenção do monopólio, estranhamente, em época de eleição, decide fazer o contrário e apresentou poucas justificativas, dizendo que só cumpriu uma decisão, que não pode, na prática anular o resultado de uma licitação considerada legítima.
O Grupo de Baltazar não atendeu as ligações.
Hoje, a Estrela de Mauá está em nome de Anísio Bueno Júnior. Um ex diretor da TAM, Davi Barioni, estaria na presidência da empresa, mas o nome dele não aparece nos registros da Junta Comercial de São Paulo.
Barioni tem ligações com a família Constantino.
Baltazar José de Souza só entrou no ABC Paulista graças ao empresário Constantino de Oliveira, fundador da Gol.
A nota oficial da Leblon segue na íntegra:
“HABILITAÇÃO DE TRANSMAUÁ E ESTRELA DE MAUÁ FERE A LEI DE CONCORRÊNCIAE CONTRARIA O PRÓPRIO EDITAL DE LICITAÇÃO
Em relação ao despacho do Secretário de Mobilidade Urbana deMauá, Renato Moreira dos Santos, publicado no Diário Oficial do Estado, edição de sexta-feira, dia 13 de julho de 2012,o Grupo Leblon Transporte de Passageiros Ltda não recebeu nenhuma notificação direta por parte da Prefeitura ou da Secretaria.
A empresa reitera que venceu de forma legítima a licitação dos transportes na cidade para operar o Lote 02. Esta vitória foi reconhecida por diferentes instâncias judiciais e em nenhum momento houve contestação sobre o direito da Leblon em operar as 18 linhas que formam o lote 02. E a decisão do pedido de suspensão de liminar no STJ, além de estar suspenso diante de embargos de declaração ainda não apreciados pelo referido tribunal, apenas reconheceu que, diante de nova decisão a ser proferida pela Justiça de Mauá sobre a habilitação das empresas do Grupo de Baltazar, não havia necessidade de suspender uma liminar que não mais existia. E, no julgamento da apelação que anulou a sentença que confirmou a inabilitação das empresas de Baltazar (Estrela de Mauá e Transmauá), o acórdão é expresso ao afirmar que “que devem ser respeitados e preservados os efeitos da decisão monocrática e acórdão proferidos pelo E. Superior Tribunal de Justiça nos autos da Suspensão de Liminar e de Sentença n° 1.268-SP, que não são em nada afetados pelo resultado do presente julgamento.” E mesmo esse acórdão tem sua decisão pendente de apreciação de Recursos Especial e Extraordinário ao STJ e ao STF.
Portanto, o que é analisado pela Terceira Vara Cível de Mauá é se as empresas Transmauá e Viação Estrela de Mauá poderiam ou não participar da licitação, e mais nada. Além disso, o próprio Prefeito e Secretário que assinam esses atos de uma licitação que já acabou adjudicaram a licitação para a Leblon, assinaram um contrato de concessão e expediram a ordem de serviço para que a empresa investisse mais de R$ 30 milhões no sistema de transporte coletivo de Mauá, colocando 86 ônibus novos para operar no sistema.
E, pior, a habilitação destas empresas do Grupo Baltazar fere o artigo 90 da Lei de Licitações e contraria o próprio edital de Mauá. Ambas estimulam a concorrência e proíbem o monopólio de operação de serviços.
A Estrela de Mauá e Transmauá foram constituídas pelo empresário Baltazar José de Souza, controlador da Viação Cidade de Mauá, que opera o lote 01, e apresentaram endereços, constituição societária,funcionários e até números de telefone em comum, o que indica o monopólio, que já foi vivido por Mauá por cerca de 30 anos, sendo reprovado pela população.
Pela própria Lei de Licitações, jamais poderia ter ocorrido o julgamento concomitante de todas essas fases sem assegurar o direito a defesa da empresa Leblon.
As operações da Leblon em Mauá continuarão normalmente, e, se for necessário, a empresa recorrerá a Justiça para ver garantida a população de Mauá seu direito a um transporte público de qualidade.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Diego Leão disse:

    A Rápido São Paulo a qual se refere é a mesma que roda em Rio Claro?

    1. jose disse:

      sim a mesma e do baltazar aqui em maua viação cidadde de maua é lixo horrivel so sucata e do mesmo dono

    2. mauricio disse:

      Aqui em Mauá , na verdade é uma máfia que esse prefeito e esse tal de Baltazar que ném da as caras aqui nessa cidade que nada evoluiu depois do shopping.
      É uma vergonha esses ônibus que se chama Cidade de Mauá , que na verdade é a Barão de Mauá com outro nome , porém as péssimas condições e péssimos motoristas e cobradores é que nos faz desanimar e saber que a Leblon poderá sair.
      Que lei é essa nesse país? como diz Nosso amigo Russo….
      : – Que país esse?

      1. quem tem que sair e a barao ou o baltazar porque a leblon sempre anda no horario a barao nunca respeitou o horario . a gente chega no terminal e fica 40 minutos esperando o onibus da barao . enquanto sobe 3 cerqueira leite linha 75 nao aparece nem um nova maua linha 72 sem contar de madrugada eu saio as 4 da manha para pegar a linha 72 nova maua e fico 30 a 35 minutos no ponto esperando porque o seu baltazar da folga para o motorista e nao poe outro no lugar eu tenho que andar 500 metros para pegar o cerqueira leite ou paranavai isso quando o paranavai passa , sendo que tem um ponto do nova maua na frente da minha casa isso e uma vergonha para o seu baltazar . agora vem ele querer tirar quem trabalha direito quem tem que cair fora e voce seu baltazar , vamos nos hunir para que a leblon continue trabalhando em maua hafinal todos precisa trabahlar que pais e esse meus amigos

  2. Jacinto Leite Rego disse:

    *-* Só uma coisa a dizer: Aff

    1. Leandro disse:

      PORCARIA LIXO BUSAO DA BARÃO É TDD LIXXO FORA OS MOTORISTAS E COBRADORES MAU EDUCADOS E NÃO RESPEITÃO SEUS REAIS PÁTROES A POPULAÇÃO DE MAUA SEM AINDA CITAR A RODOVIARIA D MAUA UM CAOOS TOTAL RESUMINDO UMA DROGA TDDDO A LEBLON EM SEW TEMPON DE SERVIÇO MOSTROU SER COMPETENTE EM PRESTAR SEWS SERVIÇOS A CIDADE MAS O Q ADIANTA?? ESTA DROGA DESTE BALTAZAR E SUA CAMBADA …………………………..

  3. Josue Marcio Lopes disse:

    Por isso que este Pais nao vai para frente. As leis nao sao respeitadas e as vezes sao usadas contra quem quer trabalhar direito. O monopolio do Baltazar em Maua sempre foi nefasto. Moro em Ribeirao Pires mas faco muita coisa em Maua. Eu pensei que a cidade tinha evoluido. Sera que errei! Os corone ainda mandam

    1. rogerio nacimento lopes disse:

      bom dia ,tudo isso nao é culpa das empresas de onibus ,isso e culpa da prefeitura que nao fiscaliza direito essas empresa por isso eles fazem o que qué. primeiro de tudo nem terminal descente mauá nao tem e ainda o merda desse prefeito fez um mausoleo no meio do terminal que nao serve para nada.e o povo fica esperando onibus debaixo de sol ou chuva .ate ribeirao pires tem terminal .aqui eles dessapropiaram um monte de casa da cptm pra nao fazer nada ,e so tem esse reto de terminal e porque o seu baltazar que fez., e enquanto isso o povo ficam esperando onibus embaixo de viaduto e bulevar elefantes branco do pt.

  4. Roberto SP disse:

    Eu também tenho algo a dizer, LAMENTÁVEL ! A falta de bom senso e irresponsabilidade impera nesse caso, pois é visivel que a qualidade dos serviços prestados pela Leblon e superior, mas fazer o que se os Juizes, promotores, prefeitos não tem o mesmo bom senso. Sejacomo for vou torcer pela Leblon.

    1. André Ricardo disse:

      tomara que o ministério público federal dê um pé na bunda desses coronéis.

  5. :S
    Poderia jurar que isso era algo político, mas vendo isso agora, é lamentável!
    Após do nada trocar o padrao de cores municipais, querem voltar com o Balta!
    :S

    Num é por nada, mas nem quero ver o que possa acontecer no futuro!
    Parabéns pela matéria Adamo!
    Abraço
    ;)

    1. anônimo disse:

      È isso aí povão, as mascaras estão caindo. Na lista, se Mauá naum for a 2° colocada deve ser a vencedora unanime de cidade mais corrupta. ” nossa prefeitura e o nosso querido departamento de trânsito”. se naum tiver dinheiro naum tem aprovação!

  6. Robson disse:

    Adamo antes de tudo Parabéns, quando cobro você sobre matérias investigativas, falo disso, excelente matéria. Mas que o Brasil tenha jeito e impere a justiça, durante o tempo todo que opera a Leblon, não só nos transportes tem autuado de maneira “diferente”, mas em várias ações sociais como mostrado por você em várias matérias. Quando ouço blogueiros falando mal da Mobibrasil, esquecem do que era a Imigrantes chegando a ser chamada de “Imutantes”, tamanha bizarrices promovidas pelo SR Baltazar. não tenho procuração para defender ninguem, mas da mesma forma que a Leblon e a Mobi, investiram em transportes, a muito não se via grande número de onibus novos nas linhas. Questões técnicas como falta de cobrador por ex. é só a EMTU impor a necessidade de Cobradores que isto tería de ser cumprido, mas o que vemos é um orgão que não faz nada, não fiscaliza nada, apenas existe. E voltando na Leblon espero que está história tenha um final que a população e os admiradores do bom serviço de onibus desejam.

    1. Bruno Quintiliano disse:

      A Mobibrasil é muito melhor que a Imigrantes, sem dúvida. Mas em algumas linhas (municipais e intermunicipais) ela deixa muito a desejar e eles parecem nem se importar. Aí tem que reclamar mesmo. A linha 502J (da mobi) foi a 4ª mais reclamada e não melhorou nada. A sempre ruim 112 está igual.

  7. Ronaldo disse:

    BALTAZAR por favor, se toca!!

  8. Jackson disse:

    país de merda da porra esse brasil olhem isso e acompanhem meu raciocínio. descredenciaram a viação cidade verde pois estava rodando em condições precárias mas por que a emtu não descredencia a ribeirão pires,São Camilo, triangulo e a E.A.O.S.A ? as quais os veículos são infinitamente piores na real verdadeiras carroças que andam caindo aos pedaços e algum tempo atrás até aporta de um veiculo caiu nomeio da rua hã dinheiro esse é o que faz o poder executivo e judiciário aprovarem de tudo contra todos e há boatos que a mobi brasil pertence realmente ao Sr. constantino !aquela mulher bonitinha vinda de recife seria apenas uma testa de ferro do homem que é acusado de assassinatos e tentativas do mesmo delito contra o próprio genro o brasil ainda vai demorar milhares de anos pra virar uma nação descente acho que nem nossos tatatataranetos veram isso na realidade

  9. Bento dos Santos Jr disse:

    Já disseram há muitas décadas atrás que o Brasil não é um país sério. E não estavam errados não….

  10. leonardo-pe disse:

    engraçao q os amigos falam de um problema local como se fosse nacional.quando digo q com uma imprensa feito essa,até eu fico retardado,os caras fingem q entenderam.entendo a irritação dos opinantes mas,menos!

    1. leonardo-pe disse:

      é Engraçado.desculpem!

  11. Diego disse:

    Leonardo-pe, procure se informar dos fatos primeiro antes de criticar. Este aqui é um espaço especializado em transporte feito para compartilhar informação. Criticas sem conteúdo e que em nada acrescentam são dispensáveis.

    1. Marcos disse:

      Concordo plenamente com você Diego.

      1. leonardo-pe disse:

        o povo grosseiro!

  12. Josue Marcio Lopes disse:

    Leonardo, com todo respeito, discordo de voce. O que ocorre em Maua nao e local, mas um vicio de poder economico e politico envolvendo empresas de transportes e figuras como o Baltazar, que acontece em todo o Pais. Maua e o que se chama exemplo de caso.
    E amigo, sem imprensa, te enganariam muito mais, pode crer

    1. Diego disse:

      Concordo plenamente Josué.

      Quem acompanha de perto o caso sabe que esse pode ser um dos maiores exemplos de que a corrupção e o dinheiro sujo é o que rege este país. Como pode duas empresas criadas uma a 30 dias da licitação e outra a 18, serem habilitadas em cláusulas como experiência em transporte e capacidade técnica, isso dois anos depois do encerramento da licitação e de um contrato assinado com uma empresa que cumpriu todos os requisitos do edital?!

      Isso sem falar que o caso passou por todas as estâncias da justiça brasileira, municipal, estadual e federal e depois de tantas idas e vindas e irregularidades, a prefeitura simplesmente joga no ralo tudo o que fez nestes dois anos, em favor de um empresário ladrão, bandido, corrupto, mal caráter e em troca de que?!?!

      Desculpe leonardo-pe, mas o engraçado é você achar que o ônibus Marcopolo Torino 2007 – VW MAN 17-230 EOD Euro III 13,2 metros 45 lugares 3 portas com a seta do lado traseiro esquerdo de led e que furou o pneu na esquina da sua casa, é mais importante que um caso desses que expõe o que há de mais sujo e desonroso neste país.

  13. Tiago Liberato disse:

    Mauá esta uma merda por causa do PT , o Brasil esta um merda por causa do PT ,partido esse que tem uma postura muito pior do que uma puta , que por dinheiro , se arreganha todo e faz bem gostoso visando satifazer o gostos de senhor que lhe paga.
    Como pode o Veio Caduco que se diz Prefeito ,que não tem ai para cidade ,e Professor Pardal , que diz que é secretario de Imobilidade Urbana ,que cuida da Imobilidade da cidade igual a uma criança de 1 ano brinca de carrinho ,querem fazer graça para se aparecer numa hora dessas , as vesperas do pleito municipal , quanto estão levando para mudar de idéia assim tão rapidamente , vergonhoso isso , pra quem disse que era promessa de campanha uma empresa nova e seria na cidade ,fazer isso agora ficou feio hein!.
    Na boa tirar a Leblon , para dar vez a uma empresa que não tem condições tecnicas e operacionais de exercer qualquer tipo de função que esteja ligado ao tranporte,que não tem condições de comprar nem miseras arruelas para por nos parafusos de seus carros , que reaproveita tampas de garrafas pet para substitui-las , como pude ver na proteção do cambio do 01-021 ,que no lugar de arruelas tem um tampa de garrafa ,carro este recem comprado , que viajo nele todos os dias para ir trabalhar ,uma empresa que não tem o menor respeito por seus clientes ,alias nunca teve , e acredito que nunca terá , por isso seus donos perderam inumeras empresas pelo país a fora , por tratar as pessoas como lixo que colocava em varias linhas de bairro de menor demanda o ultimo horário do ônibus 12:15 ,sendo que o último trem chega sempre por volta de 00:55 , obrigando o usuario que paga a passagem a utilizar somente os carros somente de avenida , tendo que completar o restante do trajeto a pé ,que em quaze 30 anos de dominio castigou nosso povo de todas as maneiras possiveis e imaginarias ,com seus péssimos serviços , e por muitas vezes deixou os mesmos desamparados por horas a espeara de seus carros caindo aos pedaços e mal cuidados, possa ter vez novamente em nossa cidade.
    Não consigo ver , e nem acreditar que um magistrado possa dar crédito , há quem tem um histórico
    fracassado de serviços mal preestados , em diversas cidades do país ,e espero que isso tenha um fim logo ,e que fique aqueles que somente tem um compromisso em transportar as pessoas com dignidade e respeito.

    1. Bruno Quintiliano disse:

      Esta tudo uma merda por causa do PT? Que eu saiba o responsável pela área 5 da EMTU não é do PT.

      1. “Mauá esta uma merda por causa do PT , o Brasil esta um merda por causa do PT ”
        Tiago Liberato – julho 14, 2012 às 11:33 am

      2. michael disse:

        Vemos que a questão não é apenas o transporte em Mauá.
        E o que tem que melhorar é o modo na qual o povo protesta e briga por seus direitos , pois a passagem em Mauá é R$2,90 as pessoas brigam pelos DEZ centavos de troco ao invés de o povo se unir e esquematizar um transporte alternativo (VANS) circulando em Mauá. Se não melhorar as condições das empresas de ônibus que para mim pouco importam seus donos o que me importa é deixar no serviço em tempo.
        Os partidos políticos não devem ser culpados pelas atitudes de apenas um membro q não honra as calças q veste.

  14. claudionicio coelho de lemos disse:

    DÈ um exemplo, como duas empresa oferece passagem mais cara cendo que a outra oferece mais baixa, cendo que as tres são do mesmo dono ou grupu, cader o dereito contistucional da empresa ganhadora de esercer o direto de operar na cidade der maua, isso não que diser que o transporte estaja cem%, mais melhorou bastante, isso esta acontecendo porque é ano de polica.
    SI A LEBLOM ganhau a licitação, tem o dereito de opera na cidade ate o fim da licitação ou contrato, a PREFEITURA DE MAUA tem que cria vergonha na cara e não sispor a essis empressarios que queiram manipular o transporte publico na cidade de maua.
    que a LEBLOM continuia com seu trabalho na cidade.
    porque a prefeitura procura saber da população oque ela acha das empresa que esta operando na cidade, faz uma pesquisa, pergunta a elas quando entrou a outra empresa na cidade si o transporte publico melhorou, de um a dez ver qual a pontuação eles vão dar.
    porque não procura a opinião da população,

  15. Anonimo disse:

    Infelizmente o culpado é a população que coloca estes governantes e depois qdo ganham fazem esta verdadeira bagunça e ferindo leis e descumprindo a propria lei que tem brechas que beneficiam a eles mesmo!

    Neste caso a impunidade vai reinar e o beneficio proprio vai vencer sempre,o usuário que se dane…desculpe mas é a dura realidade.

    Enquanto os eleitores analisarem e não se influenciarem por uma cesta basica ou por dinheiro,a impunidade vai reinar no mundo!

    1. anônimo disse:

      eu naum queria dizer isto mas já q vc tocou no assunto!
      É isso aí gente para de votar no cara porque ganhou um sc de cimento, fica esperando um super heroi pra dar a cara a tapa por vcs, a politica hj é tão boa que até nossos vizinhos são candidatos e é engraçado por que eu nunca vi na minha vida ninguém implorar pra resolver nossos problemas rsrsrsr….toma juizo população! Lembra? aqui se colhe o q se planta… um abraço á todos!

      1. edileusa disse:

        eu fico muito indignada com esses governantes de maua,a empres barao de maua que mudou para o nome cidade de maua ja foi ja era pois e uma ,emoresa que nãocumpri,horarios nos que depende de onibus em maua sabe disto,apopulação de maua ja não aguenta mais esta mafia que é ogrupo barão de maua ,o prefeito de maua nunca faz nada para mudar esta imundiça ,que a viação barão da maua sou maradora desde de que nasci aliais acho que nasci junta com a barão de maua ,pai foi o numeo um da bãrão sou da familia lima muito famosa nos anos que era comadada pelo o sr bozzato e depois o sr tunico fico muito triste em saber que uma otima empres vai sair é triste de + a deixo o meu comentario e que todos leião

  16. Friend disse:

    Me corrijam se eu estiver errado, quando uma administração é de outro partido o PT aparece e fica falando em transparência e querendo CPI para tudo. Então cade a transparência que o PT tanto prega. Agora o Baltazar perdeu o filé e fica chorando, mas a Leblon ganhou a concessão e pronto. Basta ela ir na justiça e contesta essa palhaçada do Baltazar e do prefeito.

  17. DR PROTESTO INDIGNADO E P..TO DA VIDA!!! disse:

    É O FIM DA PICADA, CADÊ A SERIEDADE DA ADMINISTRAÇÃO DE MAUÁ??? OU MELHOR ONDE ESTÁ A SERIEDADE DO NOSSO PAÍS??? E EU QUE PENSEI QUE TINHA VISTO DE TUDO… A CLASSE POLITICA DE MAUÁ ESTÁ FALIDA!!!! OU SERIA O PAÍS TODO???

  18. Renato Martins disse:

    Não, a população não pode deixar, tem de haver protestos. Chega de tanta passividade povo Mauaense! Lutem por melhorias! Cadê o povo nas ruas! Não ao monopólio do Sr. Baltazar!

  19. Luiz Vilela disse:

    Me desculpem, mas quem fica “curtindo” deste jeito, tantos posts pelas indas e vindas dos mafiosos conhecidos e suas relações com prefeitos, partido A e B, Justiça e o Ministério Público talvez mereça o serviço que recebe.

    Deviam focar os ônibus, as linhas, os corredores, a integração com metroferroviários, as estações, enfim, A EFICÊNCIA DO TRANSPORTE!!

    1. Diego disse:

      Pois é Luiz, mas você esquece que quem tem o poder de fazer algo pelo transporte são eles, então antes da discussão sobre a parte técnica dos transporte, sempre haverá o debate político. Isso é Brasil, e aqui o transporte sempre foi e agora, com a Mobilidade Urbana como bola da vez, será moeda de barganha de políticos.

      Fugir do assunto política quando se fala de transporte é querer tapar o sol com a peneira. Tenta procurar algum político com esse papo de linhas, corredores e integração e veja a reação deles. Eu já fiz isso e foi frustrante.

  20. Mas Luiz, enquanto esteds mafiosos e suas relações continuarem esqueça a EFICIÊNCIA DO TRANSPORTE, pois não é do caráter dessas figuras prestar uim serviço com seriedade. Nada do que é feito com víco de relação é eficiente.

    1. rita disse:

      Por mim a Leblon dominava maua inteiro.Mas do que adianta a opinião dos passageiros não conta.

      1. Cidadão disse:

        Ao contrário Rita, adianta sim! São os passageiros que elegem ou não os políticos que fazem esse tipo de manobra para garantir seus interesses e a opinião dos passageiros deve ser demonstradas nas urnas, com um NÃO bem grande para toda essa corja que a anos explora Mauá!

        É ano de eleição e o povo de Mauá tem nas mãos a grande chance de mostrar que a cidade deve ser comandada por eles e para eles, e não para meia duzia de bandidos que pararam no tempo e acham que podem ser coronéis da cidade pra sempre.

        Faça uma pesquisa breve e descubra quem está por trás desta manobra. Não vou dizer aqui se não vão falar que estamos defendendo partido A ou partido B, mas toda essa questão é pura e simplesmente política!

  21. Ismael Junior disse:

    A real é a seguinte: O povo UNIDO governa SEM PARTIDO. Mediante a uma situação desta, embora eu não more em Mauá, só tenho duas palavras a dizer: PELO AMOR!

    1. André Ricardo disse:

      o protesto da população é a unica forma de demonstrar a prefeitura petista de que não estão satisfeitos,e empresários mafiosos como esses mereciam cadeia faz tempo.

  22. Douglas disse:

    Isso é ridiculo, da até nojo/vergonha ler isso sobre sua cidade, como pode uma empresa prestar um serviço péssimo assim? A LEBLON usa uma frota muito mais nova e cumpre horários, vejam o que fizeram no terminal Zaíra, a Barão foi fazer o mesmo e olha a porcaria do terminal no Esperança…eu faço tudo que posso, até anda à pé se possivel mas não pego ônibus em Mauá, quando sei que a linha é operada pela Barão.

  23. Luiz Vilela disse:

    O blog faz mais uma matéria importante, informando com conteúdo e competência.
    Máfias são semelhantes em vários setores: se estabelecem quando ocorrem vácuos de poder e administração.
    Protestos públicos, nas ruas, são necessários. Bem como contínuo envio de mnsagens para EMTU, cias. de ônibus municipais, SMT, prefeitura, jornais, rádios. Via twitter, por exemplo, toma pouco tempo e chega bem rápido aos destinos.

    Soube recentemente que há um tipo de “barganha” do Governo SP com a EMTU em Santos: EMTU operará o VLT com o ônus de reestruturar a malha de ônibus de São Vicente e Santos. É só um exemplo de quem EMTU não é onipotente nem onipresente.

    Continuo acreditando piamente que municípios como Mauá não podem gerir transportes públicos sem considerar profundamente – talvez até a princípio mesmo – os fluxos das muitas cidades vizinhas conurbadas. Quero dizer que todas estas cias. municipais deveriam estar inseridas num rede troncalizada onde alimentassem corredores de ônibus e metroferroviários. E SMT deveria ser cobrada diretamente pela estações de integração, principalmente sua operação e viário do entono.

  24. maria disse:

    Eles querem tira a Leblon pq ela não paga nenhuma propina q a prefeitura pede

    1. maria disse:

      só pensam em dinheiro

  25. Edson José Silva disse:

    Diante destes fatos estou sem palavras,só posso lamentar e torcer por uma melhor solução para população

  26. leandro disse:

    lixooooo lixooo maua e um lixo as leis são um lixo o dinheiro fala mais alto

  27. Adriano disse:

    Adamo! com a sua experiência e seus conhecimentos o q vc acha que irá prevalecer? -eu penso que enquanto houver quem tem dinheiro e houver o q goste dele, está feito o casamento… Baltasar tem o dinheiro, ao eu lado está o representante da cidade que define o q é melhor para ela, a população não tem muito interesse pela qualidade do serviço. Eu sou motorista e percebo que… o q interessa é o preço da passagem e a rapidez que chegam em casa, e velocidade naum é qualidade pelo contrário ela hj é depreciada. Em mauá falta ônibus, a população cresceu de mais. ainda há lugares possíveis de se passar ônibus, as linhas intermunicipais pararam no tempo dava para ampliar, criar novos itinerários. Tem muitos problemas visíveis, mas o q fará o mauaense ficar com os olhos brilhando será uma tarífa de R$1,95.

  28. usuária@@ disse:

    Parabéns, Baltazar é com muito orgulho que aprovaremos sua volta á maua, um empresário que fez muito por mauá, não só na área de transporte, mais sim nos asfaltos realizados em várias avenidas de maua…….quanto a leblon merda por merda, que continue as empresas do balatazar…

    1. Shina disse:

      Vc nao sabe o tamanho da asneira está falando, minha filha. O sr Baltazar é um dos maiores mafiosos do grande ABC.

      1. Robson Pereira disse:

        usuária@@
        Ela deve ser doida….Baltazar é um chefe de quadrilha. Como pode ter gente tapada a esse ponto? Vc deve ser parente desse demônio só pode.

      2. bojes disse:

        vamos tomar cuidado com essa usuaria ela pode se cabo eletoral dos coroneis de mauá pode fazer parte da quadrinha repudiuuuuuuuuuuuu craaaaaaaaa

  29. RICARDO disse:

    RICARDO JERONIMO ;;;;;; ESTE PT E UMA MERDA OK SAO TUDOS CORUPITOS POR DINHEIRO OK LEBLON E BARAO ESTAO DE BOM TAMANHOOK OSVALDO DIAS TOMA JEITO E PRESTA ATENÇAO NO QUE VC VAI FAZER ???????QUANTOS PAI DE FAMILIA VC VAI POR NA RUA MEU VC NAO DEVE TER FAMILIA CERTO

  30. DR PROTESTO INDIGNADO E P..TO DA VIDA!!! disse:

    EMPRESA LEBLON, SE NA TERRA NÃO EXISTE JUSTIÇA, SAIBA QUE A JUSTIÇA DE DEUS É DO SEU LADO E OCORRERÁ EM TEMPO HÁBIL, ACREDITE E CONTINUE A PRESTAR O BOM SERVIÇO À POPULAÇÃO, É MAIS UMA BATALHA A SER GANHA LÁ NA FRENTE.

  31. DR PROTESTO INDIGNADO E P..TO DA VIDA!!! disse:

    A PREFEITURA DE MAUÁ PERDEU A DECÊNCIA, A MORAL E A PALAVRA.MERECE QUE TODOS SEJAM CASSADOS PELO MP E PELO POVO NAS ELEIÇÕES.

  32. Cidadão disse:

    Porque ao invez de ficarmos falando vamos fazer,,, nao votem seixem em branco , so assim poderemos conseguir alguma coisa,,,outra coisa se nao gostam da empresa do baltazar ,(nao sei nem o nome desta porcaria DE EMPRESA DE ONIBUS)boicotem vai a pé , ande ate a proxima rua e peguem o onibus da Leblom , acho que so assim os serviços porerao melhorar.

    1. Ha disse:

      O VOTO EM BRANCO VAI PARA QUEM TA GANHANDO, SE ANULAR O VOTO NUM VAI PARA MINGUEM FICA NULO, E QUANDO PESSOAS DO MUNICÍPIO ANULA EM GRANDE QUANTIDADE, TEM QUE AVER, OUTRA ELEIÇÃO COM NOVOS CANDIDATOS!.

  33. Nícolas Gordiano disse:

    Em primeiro lugar, parabéns, Adamo, pela reportagem. Aconteça o que acontecer, estou do lado da Leblon. Ela revolucionou o transporte público de Mauá, colocando ônibus 100% novos nas linhas. Uma coisa vou dizer: certamente tem dinheiro envolvido em toda essa confusão, certamente o Baltazar usou dinheiro para ganhar o apoio dos políticos. Infelizmente, muitos políticos só vão para tal carreira por dinheiro e/ou poder, e não para fazer um bem ao povo. Infelizmente, como já disseram aqui, é a dura realidade. Eu conheço os ônibus do Baltazar, e sei que eles estão caindo aos pedaços, a maioria delas é remendada (inclusive os articulados), etc.
    É ano de eleição, espero que o povo tome consciência e não vote nesses políticos corruptos. Desculpem o desabafo, mas precisava dizer isso tudo.
    Mais uma vez, parabéns pela matéria.

  34. Cidadão inconformado disse:

    Bom eu acho que todo mundo ja esta bem informado sabendo das falcatruas do Baltazar , Sempre falto assistência em questão dos serviçõs de transporte publico em mauá e o Baltazar melhor do que muitos que se encontrao a disposição dos usuarios nunca moveu um dedo a favor dissa o que ele pensa e somente no seu bolso e nada mais pq a populãço de mauá inteira ja sabe que ele não passa de um safado ladrão e agora que tem uma empresa que presta seus serviços de acordo com a populão vem a droga do PT e que tira obviamente devem ta recebendo um por fora pq não passam de um bando de corruptos isso sim …

  35. beckembauer disse:

    ninguem tem o poder de jugar,apenas algumas poucas pessoas podem usar uma toga e as que usam esse figurino naõ andam de onibus ,tem carro luxuoso e um trabalho bem remunerado com uma caneta assinando um processo sem ver sua verdadeira alma ,a justiça segue e naõ tem coraçao e vive sentada em brasilia,e nos que dependemos dessa justiça podiamos comvida-la para vir a maua .passear de onibus e ver o julgo penado vivido do povo mauense

  36. Ha disse:

    é com muita insatisfação que veio por meio deste comentário, Mauá tem tudo para ir para afrente, mas infelizmente, temos pessoas no poder onde não vale nada, uma Empresa que respeita o seu passageiro como a Leblon , e tratada assim com descaso, talvez tenha ocorrido que a empresa não Quiz financiar as candidaturas de prefeitos e vereadores, ai fizeram isto com a mesma, Mauá nunca irá para a frente eu como morador desta cidade tenho vergonha de dizer que moro aqui,que este Baltasar pague e muito caro o que vem fazendo com o povo alias todos, mas, Confio numa justiça que vem dos Céus onde será justa e todos pagaram um Preço.

  37. jociel disse:

    jociel o povo em maua ta sendo emganado sera que ninguem vai acabar com essa palhaçada ou a populacao dessa cidade ou sr.juiz ou sera quem o dinheiro? se em maua existir pelo menos um juiz acho que tenha isso nao ira acomtecer nao tem nem comparacao leblon com as emoresas do balthazar e E so. ,

  38. leonardo-pe disse:

    tem alguns amigos q cuja ignorancia politica assusta.e ainda por cima aplaudem certos setores midiaticos q estão no mesmo mar de lama.mas,num estado feito São Paulo,cuja imprensa é forte,os caras aqui vão continuar falando besteira e pior,preconceito!

    1. leonardo-pe disse:

      um exemplo de força midiatica(e ignorancia politica):é botar a culpa de todos os males no PT.como se o PT fosse culpado disso.

  39. Michele disse:

    o pt não é o culpado, a culpa é do povo , o oder está na mão do povo, mas ele não sabe usar se vender por qualquer coisa, o Brasil não vai pra frente, Mauá então , lixo de cidade, lixo de condução, tenho vergonha de morar nesta cidade lixo, lixo, lixo.

  40. Ha disse:

    GENTE BORA IR ATE AS RUAS PARA PROTESTAR!!!!

  41. Ha disse:

    NAS RUAS ISEM FACEBOOK ORKUT, VAMOS MOSTRAR A NOSSA FORÇA, SOMOS NOS QUE MANDAMOS …..

  42. Ha disse:

    NÚMEROS DE TELEFONE DE GRANDES EMISSORAS A MÍDIA PODERIA NOS AJUDAR!

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    Telefone (011) 3131-1313

  43. Se a Prefeitura de Mauá não quer a Leblon

    Porque a Leblon não arrisca acordo com a prefeitura de São Paulo e assume linhas da Area 4.
    A Novo Horizonte não dá conta sozinha, e a Leblon é excelente

    LEBLON! VEM PRA CAPITAL

  44. moreno disse:

    queria dizer que a Empressa Leblon não deve sair por que ela tem contrato longo e alem de tudo isso o que foi que esse tal de baltazar fez com transporte de maua somente funcionarios mal educados e transporte de pecima qualidade fora o tempo que ficamos esperando e quando vem mau cabe os passageiros baltazar se enxerga e da lugar para outra empressa que saiba trabalhar

  45. Yago Bonardi disse:

    Que merda não?! Leblon tem horario tudo certo,quase NUNCA atraza,agora vou ter que ficar horas no ponto esperando o Onibus da Barao que é horrivel,a qualidade em si,e em todo o resto.

    1. MAS A DECISÃO FOI REVERTIDA PELA INSTÂNCIA MÁXIMA DA JUSTIÇA E LEBLON VAI CONTINUAR

  46. Geldino disse:

    antigamenti so era cavalos agora tem onibus e o povo reclama que DEUS DESTRUA TODOS ESSE POVO ARROGANTE

  47. mycael dantas da silva disse:

    q q a leblon vai sair da cidade de mauá por min eu faria um abaixa asinado para a lemblon n, sair ( leblonnnnnn n, vai em boraaaaaaaaaaaaaa)

    1. Mas a Leblon não vai sair mais . A Justiça verificou que este ato do Prefeito Oswaldo Dias (PT) e do Secretátrio de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, (PT), não teve base jurídica NENHUMA. Assim, a Terceira Vara Cível de Mauá determinou a permanência da Leblon e ainda estipulou multa ao endividado município de Mauá se caso outra atitude dessa fosse feita. ESTRANHAMENTE, a Prefeitura de Mauá recorreu contra esta decisão e, cmo era lógico, PERDEU SE U RECURSO no Tribunal de Justiça.
      POR QUE O PODER PÚBLICO RECORRERIA NA JUSTIÇA EM BENEFÍCIO DAS EMPRESAS DE BALTAZAR E CIA?

  48. edvaldo disse:

    q a justisa seja feita, qando morava ai em maua eu votava so no pt mas pelo q estou acompanhando daqui de montes claros mg a coisa ai em maua ta feia.que Deus tenha misericordia de voces

  49. RENATO disse:

    E UMA VERGONHA O TRANSPORTE DE MAUA CARROS HORRÍVEL TODOS PESSIMMOS SEM CONFORTO MOTORISTA MAL EDUCADO ESTA EMPRESA DO BALTASAR NUNCA DEU VALOR AOS PASSAGEIROS AGORA ENTRA UMA EMPRESA COM RESPONSABILIDADE QUEREM TIRAR PORQUE VC PREFEITO NÃO ANDA DE ÔNIBUS A RIGRAS DE RIBEIRÃO PIRES TOMA CONTA DA LINHA 31 SP SBC QUE AGORA ESTA ÓTIMA CARROS BOM QUE VC SABE QUE VAI CHEGAR NO DESTINO ANTES ERA DO BALTASAR TAMBÉM ERA HORRÍVEL TENHA VERGONHA RESPEITE OS USUÁRIOS

  50. tatiane disse:

    Nada por aqui vai pra frente quem manda infelizmente e quem tem mais dinheiro esse baltzar nem as divida que tem não paga fica mudando as empresa de nome e. Esse prefeito tbm né vamos acordar gente

  51. marcio l.c f disse:

    Bem vou muito em mauà e so que vejo , e uma cidade sem ordem !
    ate as pesoas saõ sem EDUCAÇAÕ pesoas sem postura se disendo q saõ bandidas pelo modo de falar ate mesmo de agir mauà e o FOCO do PCC . cidade sem lei sem ordem hospital uma zona escolas transporte em fim . mauà toda e uma BAGUNÇA que sò . transito de mauà nossa nem falo a quela entrada do shopping que lixo a praça de mauà so puta e bandido drogado um lixo
    ae vejo pesoas disendo que o PT acabo com a cidade . ae pergunto . quem foi que coloco o pt na prefeitura ! espero que o transporte coletivo de mauà naõ caia nas maõ do PCC quenem aki em saõ paulo . Adamom bazani ja que voce e especializado em transporte porque voce naõ vem aki em saõ paulo faser uma materia sobre as lotaçaõ de saõ paulo começando pela zona leste em !

  52. Ronaldo disse:

    Reportagem comprada pela Leblon…. sou contador e pesquisei no site da junta comercial…. a transmauá nunca foi do Baltazar…. sei q o transporte ta precário e precisa melhorar muito, mas mentir para iludir o povo é muito baixo.
    LAMENTÁVEL.

    1. Pesquise direito. Tá lá sim. Tanto o Baltazar como seus familiares como fundadores. Refaça sua pesquisa e comente com embasamento.

  53. marcos da silva soares disse:

    sempre que um prefeito sai ele deixa uma porcaria pra ser lembrado nao senhor osvaldo dias que vergonha nos nao vamos esquecer disso nao

  54. esly goncalves ferraz disse:

    agora sim a estrela vai voltar vaza leblon voce e boa mas a estrela e melhor melhora os onibus u pouco thau thau

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