Cometa amplia frota com ônibus de dois serviços

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Tendência no mercado de transportes rodoviários de oferecer duas categorias de serviços num único veículo tem aumentado e as empresas aperfeiçoam esta forma de atendimento. Grupo da Cometa inovou com GTV, com características próprias, e recebeu recentemente mais 8 ônibus do tipo, aumentando a frota para 13 veículos com a configuração. FOTO: Divulgação do Grupo JCA.

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Além de oferecer mais categorias de serviços, os ônibus se tornaram verdadeiras lan houses e escritórios. Expresso do Sul permite acesso grátis à internet. Foto: Divulgação Grupo JCA.

Cometa amplia frota de ônibus com dois tipos de serviço
Opção da empresa mostra que tendência do mercado em oferecer maior gama de categorias em um único veículo deve crescer
ADAMO BAZANI – CBN

Como nos aviões de longas viagens, boa parte dos ônibus rodoviários conta com dois tipos de serviços diferentes, pelo menos, num mesmo veículo.
Vantagem para as empresas, que não precisam colocar dois veículos distintos para transportar poucas pessoas cada, e para os passageiros que não necessitam ficar esperando os ônibus da categoria de serviço em horários diferentes. Um só horário e um só veículo dão conta do recado.
Esse tipo de prática que já era considerada comum por algumas empresas, a exemplo da Útil, com o serviço denominado Mix, que possui poltronas leito ou semi-leito junto com as convencionais no mesmo veículo, com divisórias, entra numa nova fase.
Empresas como Auto Viação Catarinense, Auto Viação 1001 e Viação Cometa, do Grupo JCA, já apresentavam dois serviços, mas a Cometa e Expresso do Sul decidiram inovar com o Gran Turismo Veículo – GTV, uma evolução dos veículos de dois serviços.
Os veículos GTV apresentam mais poltronas leito: são nove na parte dianteira do ônibus e 24 executivas atrás.
O acesso é diferente para cada categoria. Há uma porta para cada área dependendo do serviço.
A nova configuração parece ter agradado a empresa e os passageiros.
Tanto é que, dentro da programação da Cometa, a frota de GTV aumentou.
Mas oito veículos, comparados no ano passado, chegaram este mês para operações da companhia. Com isso, sobe para 13 o número de ônibus com este tipo de configuração.
Os veículos fazem as seguintes linhas:
– São Paulo – Curitiba
– São Paulo – Belo Horizonte
– São Paulo – São José do Rio Preto
– Rio de Janeiro – Belo Horizonte.
O serviço GTV ainda tem muita margem para crescer. No mercado em geral e na própria Viação Cometa.
A empresa tem uma frota de mil ônibus aproximadamente e transporta 1,2 milhão de passageiros em média por mês.
As vendas de passagens pela internet, com possibilidade de parcelamento, em até 10 vezes, e um cartão de fidelidade, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Mastercard, que garante espécies de milhagens, são outras apostas da empresa que concorre diretamente com o transporte aéreo, com outras companhias e com transportadores clandestinos.
Ônibus e Internet

A Expresso do Sul, empresa do mesmo grupo da Cometa e Catarinense, que atende desde 2000 , 50 mil passageiros por mês em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de oferecer o serviço GTV, de duas categorias, mostra que o ônibus é um bom lugar para descansar, se divertir e trabalhar durante a viagem. Afinal, não é necessário ficar prestando a atenção na estrada.
A partir deste mês, os ônibus executivos, leitos e GTV (Gran Turismo Veículo) oferecem internet grátis, com tecnologia WiFi.
Os ônibus que já possuem poltronas reclináveis, ar condicionado, banheiro e frigobar agora se tornaram lan house ou escritório.
Para a Expresso do Sul, também é válido o Programa Contagiro, que permite o acúmulo de pontos à medida que as passagens são compradas.
A rede de internet grátis já funciona nas salas Vip das empresas do Grupo JCA: Auto Viação 1001, Auto Viação Catarinense, Viação Cometa, Expresso do Sul, Rápido Ribeirão Preto, Macaense, entre outros empreendimentos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Luiz Vilela disse:

    Boa solução.
    Importante que seja seguida pela Cometa.
    Faz pensar em solução semelhante com poltronas simples + executivas (com WiFi) para as viagens mais curtas, no nicho fortemente ocupado pelos fretados.

  2. Marco Túlio de Resende disse:

    Parabéns a Cometa pela nova frota de serviços, ficaram muito bonitas as novas cores.

  3. matheus henrique disse:

    bom de mais viaja com a co
    meta bom de mais

  4. João Ayrton Lambiase disse:

    Cometa sempre foi e continuará passando segurança, confôrto e tranquilidade aos seus passageiros, sou suspeito para falar, porque, quando preciso viajar, a primeira coisa que faço é ver se a cidade é servida pela Cometa, amor velho, confiança inabalável desde quando ela pertencia ao saudoso Tito Mascioli.

  5. Adriano De Souza Cruz disse:

    E a linha de sao paulo a volta Redonda quando vai ter um carro dd

  6. Dorival disse:

    Esse tipo de configuração vem dificultando as viagens de quem possui o direito a gratuidade, pois, o direito a gratuidade é em onibus convencionais e as empresas configuraram esses onibus e os chamam de executivo com a passagem no valor de convencional

    1. Iago Delfino disse:

      Pelo que eu sei todas linhas possui ao menos um serviço por semana Convencional para atender essa demanda.
      Creio que fica complicado colocar todos os dias um serviço convencional para atender somente está demanda sendo que não trás lucro algum a empresa….

  7. Iago Delfino disse:

    Esse serviço conhecido como GTV é super desconfortável a classe Classificada como executiva, pois de executiva não tem nada.
    Está mais pra Convencional com apoio para as pernas,
    Super apertado não dá para uma pessoa de 1.69 de altura utilizar esse serviço.
    Se engana quem acha que existe um padrão de tamanho e distância a se seguir nas classificações das configurações das poltronas!!!
    Serviço GTV nota Zero.

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