Vergonha: ônibus regulares andam iguais aos clandestinos
Publicado em: 2 de julho de 2012

Perigo! Ônibus em Belo Horizonte e Região Metropolitana operam com pneus carecas, sem suspensão, amortecedores, freios em condições e com vazamentos, entre outros problemas. E não se trata de ônibus clandestinos, mas de empresas regulares que arrecadam para teoricamente prestarem um bom serviço. Em operação feita pelo DER entre Santa Luzia e Belo Horizonte, 48 ônibus foram retidos por não apresentarem condições de funcionamento. Foto: Leo Fontes / O Tempo
Ônibus em más condições: 48 veículos foram retidos com problemas que ameaçam segurança dos passageiros
Pneus carecas, falta de amortecedores e de suspensão e vazamento de óleo foram alguns dos problemas encontrados pelo DER
ADAMO BAZANI – CBN
Um verdadeiro risco à segurança de motoristas, passageiros e outras pessoas que circulam em ruas e estradas mineiras.
Foi isso que detectou o DER – Departamento de Estadas de Rodagem, de Minas Gerais, durante operação especial realizada em toda esta segunda-feira, no Centro-Sul de Belo Horizonte, voltada para os transportes por ônibus.
Pneus carecas, vazamento de óleo, portas que não fecham direito, falta de freio, de amortecedores e até de suspensão foram alguns dos problemas encontrados. E se engana quem pensa que estes veículos são clandestinos.
São ônibus operados por empresas regularizadas que atendem o sistema metropolitano.
Os trabalhos desta segunda-feira se concentraram na ligação entre Santa Luzia, na Grande BH, e a capital mineira.
Os elevadores para usuários com cadeira de rodas e o sistema elétrico de ônibus também apresentam problemas.
Foram abordados 125 ônibus na Praça da Estação e Avenida Bernardo Monteiro.
Destes veículos, 48 foram retidos e só vão ser liberados depois dos problemas serem sanados.
Foram detectadas irregularidades também quanto ao não cumprimento dos horários.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Pela foto achei que fossem onibus da Cooperativa Novo Horizonte da zona leste de SP, mas são de Belo Horizonte, mas a semelhança e incrivel, impressionante, será que não são do mesmo grupo?
Pedro, se a SPTrans fizer isso na ZL, encontrará coisas bem piores, com certeza…
André, A Sptrans não faria isso, ela adora a Novo Horizonte, ela sabe e retirar linhas, diminuir a quantidade de onibus e aumentar os intervalos, da a entender na minha opinião que a Sptrans presta serviços as empresas e não a população.
Infelizmente tem razão..
NOVIDADE?… Não Nenhuma!. TODOS NÓS… Empresários das Redes de Transporte, Empregados, Motoristas, Cobradores, Mecânicos, Borracheiros, Eletrcistas, Passageiros, Prefeitos, Vereadores, Membros do DER, DETRAN, DENATRAN, COTRAN e outros ‘TRNs’, bem como a própria polícia militar, cicil, federal SABEM DE TAIS IRREGULARIDADES. Planilhas enviadas às prefeituras por ocasião de solicitarem “reajuste das tarifas” (Que na Verdade não é Rejuste e sim AUMENTO REAL), contém informações e dados pra justificarem sua solicitação de aumento, que certamente Não Condizem com a Realidade, com os Fatos. Infelizmente são em situações assim que surgem as ‘cumplicidades’ entre as partes. Não acredito em reais melhorias nesse sentido! O Sistema está Furado mas infelizmente é assim que ele funciona e é assim que continuará!.