Publix diz que estuda readequar oferta das linhas, mas com conhecimento da EMTU

onibus

Ônibus da Publix. Empresa é apontada por reduzir número de ônibus e viagens em duas linhas sem ter comunicado a EMTU. Empresa diz que todos os estudos para readequar as linhas à demanda são de conhecimento da gerenciadora pública. Companhia também afirma que realiza investimentos para melhoria da frota. Secretaria dos Transportes estuda o caso. Foto: Adamo Bazani

Publix diz que estuda readequar linhas mas que planejamentos são conhecidos pela EMTU
Companhia é apontada por reduzir número de viagens em duas linhas de ônibus. Publix diz que tem realizado investimentos, mas que precisa adequar a oferta à demanda

ADAMO BAZANI – CBN

A Empresa Publix, que opera linhas de ônibus intermunicipais em Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo, é apontada por reduzir números de viagens e veículos em dois serviços:
172 (Cidade São Jorge – Santo André / Parque Dom Pedro II – São Paulo)
470 (Cidade São Jorge – Santo André / Aeroporto de Congonhas – São Paulo)
A companhia tem sido alvo de reclamações por parte dos passageiros que dizem ficar mais tempo nos pontos esperando os ônibus.
A Linha 172 é usada por 500 passageiros por dia e a 470 por 700 diariamente.
A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que gerencia os serviços intermunicipais foi comunicada e repassou o caso para a Secretaria de Transportes Metropolitanos. A área 5, que corresponde aos ônibus intermunicipais do ABC, não foi licitada ainda, apesar de quatro tentativas da EMTU. Os contratos de todas as empresas são de permissão precária, e não de concessão por licitação. A EMTU não tem a mesma margem de ação como nas outras áreas que passaram pelo certame.
Não está descartada a possibilidade de a Empresa Publix ser multada, mas isso ainda não foi definido pela Secretaria de Transportes Metropolitanos.
A Publix enviou uma nota à imprensa, inclusive ao Blog Ponto de Ônibus / Canal do Ônibus, na qual diz que os estudos de readequações das linhas de acordo com a demanda são de conhecimento dos gestores públicos:
NOTA:
A Empresa Publix de Transporte Ltda informa que desde que assumiu as linhas das antigas operadoras, Humaitá e Interbus em julho do ano passado, e da Utinga, em janeiro, tem realizado investimentos e estudos para adequar os serviços.
A companhia já renovou 35 dos 100 veículos que prestavam serviços nestas linhas, colocando ônibus zero quilômetro em circulação.
A respeito das linhas 172 e 470, a Publix estuda, com o conhecimento dos órgãos gerenciadores, adequações do número de veículos e viagens em relação à demanda de passageiros.
Em nenhum momento, a Publix se mostra desinteressada pelas linhas, tanto é que realizou investimentos em renovação de frota.
Em alguns serviços, houve inclusive aumento na oferta de veículos, como ocorreu com a linha 107 (Santo André – Terminal Leste / São Paulo – Jardim Ester), onde a frota subiu de 13 carros para 15, sendo que deste total, 14 foram comprados zero quilômetro.
A Publix se coloca à disposição dos passageiros, dos órgãos gestores e da imprensa para esclarecimentos e busca a constante melhoria dos atendimentos.
EMPRESA DE TRANSPORTE PUBLIX LTDA
A reportagem do Blog Ponto de Ônibus apurou que as antigas empresas operadoras das linhas assumidas pela Publix também eram alvo de reclamações pela prestação de serviços.
Os veículos utilizados, em muitos casos, eram ainda nos anos de 1990 e apresentavam constantemente problemas mecânicos.
Quando a Empresa Publix assumiu as linhas da Humaitá e Interbus, no ano passado, os diretores disseram à reportagem que os serviços iam ser aperfeiçoados e a frota trocada de forma gradativa
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. wellington disse:

    realmente,aki demora de + passar a linha 172,mtos necessitam dela como tbm a 107,que atrasam e acabo perdendo a hora da escola sentido jd esther no pq sao rafael,e a lotaçao que é desde manha e nao para desta linha,blz tem 13,14,15 na frota desta linha,mas e o atraso?tem motorista que dirige com imprudencia,como alta velocidade,curvas,sinais vermelhos,os vips ii tem o sistema que o carro só anda com as portas fechadas,tem uns motoristas que nao esperam ela fechar e sai, e o que acontece,as portas fica abrindo e fechando e apitando.tem mta coisa pra falar da 107 alem da lotaçao.agora a 470,tbm mtas pessoas necessitam e chegam a ficar de 2 a 3 horas no ponto.Eu digo a publix,mtos passageiros dizem que preferiam as empresas antigas(interbus e humaita)…Bom publix vamos melhoras pq transporte nao é para brincadeira…..minha sugestao é ter sempre fiscalizaçao da emtu,e onibus trucado ou articulado para linhas de mto,passageiros como 107.

  2. Josue Marcio Lopes disse:

    Diz a lenda: se vc ouvir q um onibus bateu na Cidade Sao Jorge, fique tranquilo, nao foi da Publix……eles quase nunca sao vistos por la mesmo……

    1. Suzy Silva disse:

      Eu li aqui, que a Publix investiu na linha 107 Jardim Esther Santo André, como? Sou usuária da linha há + de 8 anos e nunca fiquei tanto tempo esperando parar um ônibus para que eu entrasse de qualquer jeito, isso vem acontecendo todos os dias, não é um problema de um dia ou outro, são todos os dias. A população que depende dessa linha podia se unir para por fim tamanho descaso, não é possível que ninguém toma providência! Faço um apelo a associação dos bairros, vamos lutar para melhorar.

  3. Diego Vieira disse:

    E desde quando estudos de adequação da demanda se resume em tirar carros da linha?!

    Isso é coisa de empresa incompetente e gerência preguiçosa, que tira os carros da linha para “ver no que vai dar”. Cadê os números?! Apresentem o IPK por exemplo, se é que sabem o que é isso! Não adianta reclamar da demanda baixa sem apresentar argumentos para isso.

    E será que é tão difícil assim fazer um trabalho diferenciado, de marketing, pesquisa de satisfação com os clientes, pesquisa origem destino. Isso sim é “fazer estudos de adequação da demanda”.

    Se a empresa faz estudos para reduzir a oferta, é porque ele não tem mais interesse na linha, não se enquadra nas suas expectativa$$$$$. Se era para assumir a linha e deixar igual ou pior que as antigas operadoras, que não comprasse.

    Já leram aquela frade de Albert Einsten: “Não há maior demonstração de insanidade do que fazer a mesma coisa, da mesma forma, dia após dia, e esperar resultados diferentes.”

  4. Edson Ferri dos Santos disse:

    Gente é obivio que com poucos ônibus e poucos horários pras sair do ponto inicial/final a demanda de passageiros vai ser baixa, porque os mesmos vão usar recursos alternativos, agora se colocassem mais ônibus em mais horários a demanda aumentaria de 500 para 2000 isso se não for mais, começam fazendo errado (tirando os ônibus) e o resultado depois é não ter mais as linhas 172 e 470, acorda Publix

  5. Denis disse:

    Não dá para levar a sério qualquer coisa que este LIXO de empresa diz.
    – Não cumpre os horários determinados pela EMTU.
    – Libera uma lista de horários diferentes e mesmo assim não cumpre.
    – Coloca apenas 3 ônibus – os mais velhos da frota, sem bagageiro, sem itens de segurança e sem sem o menor conforto, para fazer o trajeto entre o ABC e o AEROPORTO e carregar os passageiros feito gado.
    Qualquer babuíno sabe que a operação vigente não é suficiente. E este LIXO de empresa, se aproveita do fato de a EMTU fazer vista grossa. LAMENTÁVEL.

    Se a empresa quer readequar a malha, acho justo. Pois que faça isso com respeito e um pouco de sanidade. Comunique os usuários e faça cálculos básicos de oferta e demanda. Uma criança de 5 anos sabe que 700 passageiros não podem ser transportados em 9 viagens, operadas por 3 micro-ônibus apertados e caindo os pedaços.

    Se o LIXO de Publix não resolve e se a EMTU não dá jeito, vamos a imprensa, a STM e ao Ministério Publico. Vamos continuar denunciando: facebook.com/passageirosemapuros

  6. Denis disse:

    …este trecho da nota, emitida pelo Lixo da Publix, só pode ser piada:

    “A Publix se coloca à disposição dos passageiros, dos órgãos gestores e da imprensa para esclarecimentos e busca a constante melhoria dos atendimentos.
    EMPRESA DE TRANSPORTE PUBLIX LTDA”

    A empresa não dispõe de um telefone 0800 para atendimento ao cliente.
    Quando ligamos nos telefones que temos, muitas vezes não somos atendidos.
    Haá dias estamos pedindo PELO AMOR DE DEUS, MANTENHAM UM MÍNIMO DE DECÊNCIA NA OPERAÇÃO, PARA QUE CONSIGAMOS TRABALHAR COM UM MÍNIMO DE DIGNIDADE e somos completamente ignorados. Daí, este LIXO de empresa diz que se coloca a disposição dos passageiros e que busca melhorias constantes?
    Melhoria constante de quem? Dos donos dela, só se for, porque para nós, só sobrou O LIXO.

    Esta empresa tinha que ser descredenciada e processada.

    Vamos continuar denunciando: facebook.com/passageirosemapuros

  7. Sérgio - Santo André disse:

    É, a coisa no ABC vai de mau a pior, e para complicar mais ainda, a Secretaria de Transportes, através da maravilhosa EMTU vai fazer uma “espécie” de licitação para a área 5, com diversas “exceções” para a execução dos serviços, só pode ser piada mesmo. E quanto a fiscalização das empresas, só nós mesmos, os passageiros, para denunciarmos alguma coisa, pq se depender da EMTU, nos estamos ferrados. Aliás a EMTU serve prá que mesmo ????? Podemos exemplificar com os ônibus do senhor Baltazar que recebem o “OK” da vistoria de manutenção da EMTU, mas andam com as portas caindo….isso é que é vistoria hein ?????

  8. claudeci dos santos disse:

    pego a linha 445 diariamente e volto na 172 porq nao tem onibus 445 nesse horario e a cada 3 horas, e ouvi esse semana q eles vao diminuir a linha passando a operar ate vila prudente, isso e um absurdo, esta prejudicando as pessoas, empresa sem credibilidade, precisa outra no lugar dela urgente.

  9. Eliana Saraiva. disse:

    A linha que faz santo andré até o Jardim ester esta pesima,nao tem onibus.
    Precisa sair um onibus do bairro Parque Sao Rafael.
    Agradeço a comprieesao.
    Eliana Saraiva.

  10. cesar roberto dos santos disse:

    Podem me dizer o que acontece com a linha 172,costumava pegar ele sempre 5hrs e 40minutos da manhã e ele não passa,sendo obrigado a pegar duas condução para não perder a hora de trabalho,que falta de consideração com o usuário..Pelo menos coque uma circular avisando das alterações que esta ocorrendo,para vc não ficar com a cara de besta esperando ônibus esse tempo todo.

  11. JG disse:

    Se aumentarem a quantidade de ônibus e diminuirem o intervalo entre as partidas das linhas 172 e 470, com certeza a quantidade de passageiros aumentará significativamente – digo isso porque já fui usuário das duas linhas e deixei de usar porque não há condições de ficar tanto tempo no ponto esperando; o tempo de espera muitas vezes chega ser maior que o tempo de chegada ao destino pretendido, por isso eu e muitos outros ex usuários deixamos de pegar. Outro fato que fez muitas pessoas desistirem de usar essas linhas foi a mudança do ponto inicial delas, que antigamente era Avenida São Paulo esquina com Marginal Itrapoã, passando a ser na Rua Benedito Montenegro, pois além da demora ainda tinhamos que andar uma distância significativa. Informei isso à EMTU e nem resposta eu tive.

  12. crislaine santos disse:

    Gostaria de saber, se há horários pré determinados para os motoristas da linha 157, jardim silvia maria. pois eles fazem o horario que querem, chegam no ponto final ficam durmindo , o carro das 5:00 hs sai ás 5:08 ou 5:10 e as vezes não tem, no final de semana então é um caos, não tem horário, além do motorista ficar com mulher lá no final no estacionamento da Oxiteno, sai no horário errado, quando a empresa São Luís estava fazendo a linha isso não ocorria além de que os motoristas eram bem mais simpáticos e pontuais…..

  13. insat disse:

    A 107 Tro Terminal Santo Andre Jardim Ester se entrar na avenida baronesa de muritiba na esquina com a rua dom giocondo grotti sentido santo andre vazia; vai sair dela entopida pois a demanda do pq sao rafael e enorme
    Trucados nao podem fazer a linha pois no pq sao rafael existem curvas dificeis mais atriculados conseguem sim
    e eles que nao querem
    ,

  14. milena disse:

    Eu pego todo dia esse onibos eu adoro não tenho que reclamar.

  15. Wellington disse:

    Passando pra avisar que a oferta acabou voltou varios torinos na 107 troca de carros com a abc etc… kkkkk

Deixe uma resposta para milenaCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading