EMTU faz audiência pública sobre corredor de ônibus que vai ligar serviços do ABD até Guarulhos

Corredor Jacu Pessego

Ônibus da Metra seguindo de Santo André, no ABC Paulista, para São Mateus, na zona Leste de São Paulo. EMTU deve apresentar as propostas básicas para corredor que vai ligar os serviços da Metra a ônibus até Guarulhos, passando perto do Itaquerão, pelo Terminal São Mateus. Corredor Perimetral Leste Jacu Pêssego deve ter primeira fase concluída em 2014. Foto: Adamo Bazani

EMTU faz audiência sobre corredor que vai ligar serviços do ABC até Guarulhos
Corredor de ônibus vai passar a um quilômetro do Itaquerão e deve contar com serviço especial para a Copa de 2014

ADAMO BAZANI – CBN

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos vai realizar nesta segunda-feira, dia 11 de junho de 2012, uma audiência pública sobre o projeto do Corredor Perimetral Leste – Jacu Pêssego.
A proposta da obra é ligar o Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra, até o Terminal de Ônibus Cecap, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Além de facilitar o acesso dos moradores do ABC Paulista e da zona Leste de São Paulo ao Aeroporto Internacional de São Paulo, o corredor de ônibus vai passar a cerca de um quilômetro do Itaquerão, o estádio do Corinthians, que vai sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014.
Durante o evento, deve ser implantado um serviço que leve o passageiro do corredor até o estádio, na zona Leste de São Paulo.
Na audiência pública vão ser detalhadas informações básicas do projeto, traçado, demanda de passageiros que deve ser atendida entre outros pontos. O encontro será às 10 horas da manhã no Auditório D, da Unicsul, que fica na Avenida Ussiel Cirilo, 93 , Vila Jacuí, em São Paulo.
O corredor de ônibus deve ter 24,8 quilômetros de extensão e ser construído em duas fases.
A primeira vai ter 19,6 quilômetros, tendo início no Terminal Metropolitano São Mateus, a partir do Corredor ABD, até a rodovia Ayrton Senna. A previsão é de entrega no primeiro semestre de 2014.
Entre as vias atendidas pelo corredor estão a Avenida Ragueb Chofi e Avenida Jacu – Pêssego.
O sistema será de BRT (Bus Rapid Transit) com espaço exclusivo para os ônibus, separado dos congestionamentos dos demais veículos, e estações de embarque e desembarque em vez de pontos de ônibus comuns. Basicamente as estações de BRT apresentam acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, como piso na mesma altura do assoalho do ônibus, dispensando os degraus no veículo, painéis eletrônicos ou convencionais com informações sobre as linhas e pré-embarque, ou seja, pagamento eletrônico da passagem antes da entrada do passageiro no veículo, o que agiliza as operações de embarque ao diminuir o tempo necessário de o ônibus ficar parado no ponto.
O corredor BRT não pode ser confundido com corredores expressos convencionais de ônibus ou faixas separadas, que são mais simples, e não apresentam estes atributos, como as estações e o pré-embarque.
O Corredor Perimetral Leste Jacu-Pêssego também deve ter pontos de ultrapassagem, ou seja, espaços para um ônibus ultrapassar o outro se caso realizou as operações do embarque e desembarque primeiro que o veículo parado na frente. Isso agiliza as viagens e evitar filas com ônibus parados desnecessariamente, sendo que poderiam seguir em frente.
Nesta primeira fase do corredor devem ser colocadas cerca de 20 estações com distância entre 500 metros e 900 metros de uma a outra.
A estimativa é que o trecho inicial atenda a uma demanda de 200 mil passageiros por dia.
O projeto básico está em elaboração e o edital de licitação para a construção da primeira fase entre São Mateus e Rodovia Ayrton Senna deve ser publicado em outubro deste ano.
Os custos ainda não foram definidos.
A segunda fase não tem previsão de entrega. São 5,2 quilômetros entre a Rodovia Ayrton Senna e o Terminal Cecap, em Guarulhos.
Quando o corredor Perimetral Leste Jacu Pêssego ficar pronto, a ligação entre São Mateus e Guarulhos deve ser de cerca de 40 minutos.
Ainda não foi definido se haverá integração tarifária entre os ônibus e trólebus da Metra e os ônibus que vão prestar serviços no novo corredor.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Hipolito Rodrigues disse:

    Excelente noticia! Mas creio que este projeto esta trasado uns 15 anos. Independentemente do atraso, vai ser uma otima melhora pro transporte da ZL

  2. Léo Teruo disse:

    o certo seria não ter integração tarifada mas como a EMTU é uma excelente administradora capaz que tenha que pagar 1 real para ir ou voltar na hora de trocar de corredor -.-‘

  3. Reginaldo Felix de Lima disse:

    Já teve que eu me lembre ,de licitação de corredor de ônibus Guarulhos x Metro Armênia,,,Guarulhos x Metro Tucuruvi,,agora Guarulhos x São mateus,já prometeram metro, trem,trem expresso para o Rio,o que mais vão prometer,enquanto isso o povo sofrendo com o transporte publico aqui em Guarulhos,tanto como no transporte municipal ,quanto no estadual,me ajuda ai pô.

  4. Douglas SP disse:

    Isso é politicagem,a obra ja está com atraso e o que fizeram é falar que a obra existe!Se entregar é por causa da copa,eu duvido que vão entregar em relação gestão EMTU que é pessima,onde moradores sofrem com pessimo serviço das empresas!

  5. jair disse:

    Está mesmo na hora do Gov do Estado começar a investir maiores recursos nos corredores de onibus, lembrando que o corredor Tucuruvi/Guarulhos começou a mais de 10 anos e ainda está pela metade, assim como o corredor Itapevi/Butantã que parece outra novela a sua construção.
    Talvez esse corredor ande mais depressa por aproveitar os recursos disponiveis para obras ligadas a Copa do Mundo.
    De toda forma é uma excelente noticia.

  6. Sem dúvidas uma excelente obra para o transporte coletivo que na prática será um ramal do rodoanel, mas para pessoas. Com a Copa daqui a dois anos, creio que não teremos novelas neste projeto, contudo temo na conclusão dele, pois sem o incentivo obrigatório do evento, será aí que os problemas poderão aparecer atrasando o termino dos 5,2Km em Guarulhos, vide a atual situação do corredor Taboão – Tucuruvi, que por anos ficou parado!

  7. Vitor disse:

    E que este novo corredor funcione com 100% de trólebus.

  8. Guilherme disse:

    excelente, as maquinasda metra em guarulhos

  9. wellington disse:

    Realmente,se esta obra for realizada,que obvio esta a alguns passos,vai ser otimo,e cada vez a metra vai crescendo!!a cidade e modalidade,conforto tbm!!!!Espero que tudo va pra frente e de certo!

  10. Carlos disse:

    Se Guarulhos “continuar” a Jacu-Pessego dentro da cidade…

  11. Luiz Vilela disse:

    É destas obras super-prometidas que nunca saem do papel.

    Nem por isto menos importante e oportuna.
    Provavelmente é o corredor de ônibus com o maior potencial de sucesso da RMSP hoje.

    O momento é bastante bom, com o sucesso dos BRTs do Rio, o sufoco absoluto da mobilidade da Zona Leste e ABC e o acesso ao complexo do Itaquerão.

    Os estudos sempre mencionavam integração. No mínimo com CPTM 10 e Monotrilho do Expresso Tiradentes. Para este corredor funcionar de fato, dando vazão a 200.000 usuários/dia, são necessidades imperativas integração física e tarifária. Sob pena de criar tumulto importante em várias estações, o que infelizmente é comum. A princípio não acreditaria em algo assim, mas depois do tamanho da bagunça da Metrô 4 Butantã, tudo é possível.

  12. jair disse:

    A Pref de Guarulhos esta construindo em corredor de onibus saindo do bairro João Paulo (lado morto do Aeroporto) em direção a Av. Jacu-Pessego,
    porém, nesta fase até a Rod Pres Dutra. Tem projeto para atravessar da Dutra até a Ayrton Senna.
    Talvez se completará com o novo corredor.

  13. Raimundo Cocada j Santos. disse:

    Este corredor de õnimbus vem em boa hora para corrigir, a falta de transporte na região;
    vai aquir minha suegestão, que esses ônimbus, Intergre com o Trem, DÃO BOSCO.

  14. VERGONHA um corredor demorar tanto para ser construído.

  15. Jota Erre disse:

    Como “casar” essa ideia de um corredor na Av Ragueb Choffi, com o monotrilho, que tbm vai passar por essa via, que é bem estreita? O governo deve explicar melhor isso.

  16. Carlos de souza disse:

    Por que em vez de passar pela ragueb,nao estiquem até a sapopemba,pois lá é bem mais larga e tb menos transito!

  17. RONALDO disse:

    ISSO É CONVERSA PARA ENGANAR NOVAMENTE O POVO DE GUARULHOS,ELES DONOS DE EMPRESAS DE ONIBUS SEMPRE MANDARAM NA CIDADE E NA POLITICA E NA EMTU,ISSO É PRA NAO COLOCAREM METRO INDO A GUARULHOS,O POVO DE GUARULHOS SEMPRE SOFREU E CONTINUARA A SOFRER NO TRANSPORTE COLETIVO,E AINDA PAGANDO A PASSAGEM MAIS CARA DO BRASIL

  18. jair disse:

    Amigos
    Alguem tem notícias sobre esse projeto, que previa publicação da concorrência pública para Outubro/2012´????

Deixe uma resposta para Raimundo Cocada j Santos.Cancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading