Nova bilhetagem eletrônica falha em João Pessoa

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Ônibus em João Pessoa. Instalação de novos equipamentos de bilhetagem eletrônica causou transtornos nesta sexta-feira. Empresas de ônibus acreditam que situação deve ser normalizada até segunda-feira. Mudança de empresa de tecnologia vai permitir avanços na bilhetagem eletrônica, inclusive com leitura digital.

Nova bilhetagem eletrônica falha em João Pessoa
Alguns validadores não reconheceram os cartões e passageiros foram transportados de graça

ADAMO BAZANI – CBN

A mudança da empresa fornecedora de bilhetagem eletrônica em João Pessoa causou transtornos para os passageiros de ônibus na manhã desta sexta-feira.
De acordo com a AETC – JP Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa, a bilhetagem continua a mesma, mas houve troca nos equipamentos das catracas.
A Empresa1, de Belo Horizonte, foi substituída pela Transdata, de Campinas, na operação do sistema eletrônico.
Os novos equipamentos instalados nos ônibus não conseguiram ler os cartões da população.
Para evitar mais transtornos, os passageiros que tiveram problemas foram transportados gratuitamente.
Mas por conta do tempo maior de parada dos ônibus, ocasionado pela demora no embarque, houve atrasos nos horários.
A associação das empresas de ônibus e a Semob – Secretaria de Mobilidade Urbana acreditam que até esta segunda-feira, dia 11 de junho, a situação será normalizada e que hoje, sábado e domingo serão dias de ajustes.
De acordo com a AETC – JP, a nova tecnologia vai proporcionar futuramente benefícios como a leitura mais rápida dos cartões, inclusive de forma digital.
Os usuários que possuem o “Passe Legal” devem ficar com o cartão por 10 segundos na frente do validador para que o equipamento faça a conversão dos créditos. Se o cartão for recusado, deve ser trocado nas unidades da AETC na Lagoa e na rodoviária.
Os créditos antigos não serão perdidos. É necessário levar o cartão, CPF, RG e comprovante de residência.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Francisco disse:

    Mas diz uma coisa: eles esperam que a situação seja normalizada na segunda porque eles vão ajustar os equipamentos ou porque acham que todos vão ter ido trocar seus cartões? Porque eu só vou usar ônibus na segunda-feira, então eu preciso ir trocar o cartão (caso dê defeito) ou na segunda tudo estará resolvido e é só esperar?

    1. Em tese, só é necessário trocar o cartão, Francisco, caso dê defeito. Até lá, as empresas querem ajustar o que falta nos validadores das catracas. Agora, se elas realmente vão conseguir fazer esse ajuste, aí não sabemos precisar.
      Abraços

  2. Antonio Dutra disse:

    No novo aparelho validador, aparecem mais de um valor, um relacionado a tarifa e os outros dois? qual é o valor que ainda resta no cartão e o outro valor a que se refere?

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