Viatura da Polícia Militar desrespeita pedestres em Santo André

policia militar

Viatura da 1ª Cia do 41 BPM – M estacionada sobre faixa de pedestres em Santo André, na Grande São Paulo, enquanto policiais estavam almoçando. Foto: Adamo Bazani

E quem deveria dar o exemplo…
Em plena época que os apelos sobre a necessidade de maior respeito ao pedestre ganham mais espaço na mídia, policiais militares de Santo André estacionam sobre a faixa para almoçarem

ADAMO BAZANI – CBN

Não é de hoje que os agentes que deveriam respeitar a lei nem sempre dão o exemplo que se espera deles.
São políticos, profissionais da área de transportes públicos, trânsito e policiais, etc.
E foi justamente o que ocorreu neste sábado, dia 31 de março de 2012, por volta das 12h20, em Santo André, na Grande São Paulo.
Um carro da Primeira Companhia do 41º Batalhão estava estacionado sobre a faixa de pedestres. O veículo não estava atendendo a nenhuma ocorrência de emergência.
Ele foi deixado sobre a faixa pelos policiais que almoçavam num restaurante bem em frente onde foi pintada a faixa.
A irregularidade ocorreu na Rua Alenquer, esquina com a rua Macaúba, no Bairro Paraíso, em Santo André, na Grande São Paulo.
Havia duas viaturas no local. Os policiais das duas almoçavam no restaurante de bairro.
A de número 41112 estava estacionada na Rua Macaúba, sentido Rua Juazeiro e Hospital Mário Covas. Ela estava bem perto da esquina e da faixa de pedestres. O carro de número 41107 estava bem em cima da faixa de pedestre na Rua Alenquer, sentido Avenida Pereira Barreto.
O fato ocorreu quando toda a mídia volta a atenção para a necessidade de maior respeito ao pedestre.
No ABC Paulista, onde as viaturas foram flagradas pela reportagem, o Consórcio Intermunicipal do ABC prometeu intensificar as orientações, fiscalizações e multas sobre os motoristas que não respeitam os pedestres, principalmente nas faixas, com campanhas como “Travessia Segura”.
Pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro, a infração cometida pelos policiais é grave e sujeita a guinchamento do veículo. É o que está previsto no Artigo 181 do Código:

Art. 181. Estacionar o veículo:

VIII – no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;

policia militar

Carro da PM estava vazio e a faixa de pedestres, perto de uma feira livre, foi bloqueada pela viatura, que não estava em ocorrência. Foto: Adamo Bazani

Mas neste caso, o veículo, que repetimos, não estava em ocorrência, não foi guinchado e os policiais não foram punidos.
A área é escolar. Do outro lado, na calçada oposta a do restaurante, fica a E.E.P.S.G Dr. Luiz Lobo Neto. Por ser sábado, não havia aula.
Mas o fluxo de pessoas estava maior que o normal naquele ponto do bairro. Isso porque na rua paralela à Rua Macaúba, onde estava a viatura 41112, ocorria uma feira-livre, na Rua Jabaquara.
Em parte da Rua Alenquer, onde estava a viatura estacionada sobre a faixa, havia caminhões de feirantes parados e mesmo o trecho terminando na feira, veículos de clientes das barracas e de moradores do trecho continuavam fazendo as conversões na rua Alenquer, aumentando a necessidade da faixa de pedestres estar livre.

POLÍCIA PROMETE APURAR O CASO:

A Polícia Militar, através da Sala de Imprensa, respondeu à reportagem de Adamo Bazani. A corporação condenou a conduta dos policiais militares e vai apurar o caso, confira a resposta na íntegra:

“A Polícia Militar informa que nada justifica este tipo de conduta, foi determinada a correspondente apuração relativa a fotografia enviada.
Reafirmamos o compromisso da transparência com o cidadão e de não compactuar com a irregularidades praticadas pelos seus integrantes.”

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Josue Marcio Lopes disse:

    Vergonha total ainda mais por quem aplica multas de transito. Isso tem de ser punido .

    1. Márcio disse:

      Eu gostaria de ouvir o que os policiais têm a dizer. Não temos como julgar conhecendo apenas um lado da história. Isso não é Democracia. Não estou defendendo os policiais e sim a legalidade democratica, que garante a ampla defesa e o contraditório a quem for acusado. Existe a possibilidade destes policiais estarem atendendo uma ocorrência no interior do comércio? Já ví uma equipe policial proceder um parto em um restaurante, em pleno horário de almoço, uma vez que a parturiente estava almoçando e foi surpreendida com o rompimento da bolsa…

      1. NÃO HAVIA OCORRÊNCIA, NOSSA REPORTAGEM PRESENCIOU OS FATOS.

        QUANTO A DEFESA, A PM DEU SUA NOTA E O POLICIAL QUE INFRINGIU AS REGRAS DE TRÂNSITO TEM SUA DEFESA APRESENTADA AO REFERIDO BATALHÃO DE FORMA ADMINISTRATIVA.

  2. wellington disse:

    a e vou aproveitar pra falar:eles fora de serviso,com a viatura passam no sinal vermelho,fazem converçoes proibidas,eu vi,e ele nao estavam em serviso tipo,perseguiçao ou ocorrencia.ai nao da,se eles nao querem ver coisas erradas no transitos,eles nao devem fazer isso,pq é como se fosse uma aula pros outros!
    Wellington.

    1. buzz disse:

      Wellingtom antes de promover um comentário desculpe “SERVIÇO” e com “Ç” nao “S”, velho pelo amor de DEUS…E UM ATENTADO CONTRA LIGUA PORTUGUESA DESCULPE MAS…

      1. Jefferson disse:

        desculpe buzz mas se diz Lingua e não ligua …antes de criticar aprende também!

  3. juliane disse:

    Bom ao meu ver , criticar é muito facil erros ocorrem todos sao seres humanos , sao humanos os vereadores,deputados,presidente da câmara senadores e etc…..ja precisei da policia militar e fui muito bem atendida em pois foi na hora do perigo que clamei por deus e pela policia…..vem minha pergunta: policial não almoça? Ja presenciei carro de reportagem tambem parado sobre faixa de pedestre. Facil atirar as pedras dificil é recolher

    1. Juliane, deves ter policial na familia para fazer esse infeliz comentário.
      Todos os cidadãos são iguais perante a lei, não tem como justificar privilégios de ninguem, mesmo “para almoçar”. E acho que o funcionario público (neste caso o policial)ele deve primeiro cumprir a lei, nesse caso o motorista da viatura deve ter seus pontos na carteira e pagar a multa depois deve também ter essa grave falta no seu prontuario com as penalidades internas referntes ao delito.
      gsotaria de ler nesseblog as conseguencias para o infrator dessa deseducação , principalmente em plena campanha de respeito a faixa.
      abcs

    2. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

      ENTÃO JULIANE

      Para você a LEI só é para ser cumprida por PROLETÁRIOS, POBRES, MENDIGOS, PROSTITUTAS, NEGROS, e CIDADÃOS COMUNS. Já para os EIKES BATISTAS da vida, e POLICIAIS tem que estar acima da lei…..
      A LEI É PARA SER SEGUIDO POR TODOS..BASTA DE MAUS EXEMPLOS.

  4. Mas é um erro que poderia ser evitado. Além do mais, se você cometer esse erro, nem a Polícia e nem a CET vão pensar se você é ser humano, vão te multar (e acertadamente).

    Aqui ninguém contestou o fato de os policiais almoçarem, mas de ESTACIONAREM (e não pararem) em cima da faixa de pedestre.

    Eles são agentes pagos pela população para cumprirem a lei. Então, devem dar o exemplo.

    Quanto a carro de reportagem, também estão errados quando estacionam sobre as faixas. Assim como estariam errados carros particulares, de entrega, ônibus, caminhões de lixo, etc.

    Cordialmente.

  5. Só não pode generalizar. Infelizmente existem aqueles maus-exemplos que, claro, não devem ser seguidos e uma punição administrativa é sempre bem-vinda! Claro que sempre vai existir aqueles que passam por cima das leis de trânsito e etc., assim como os corruptos. Pelo menos são a minoria da minoria da Polícia.

    Emerson F. Chaves

  6. vitor disse:

    Criticá-los por um erro, digo falha né pois quem deveriamos criticar nós não criticamos os maus profissionais “policiais, médicos, jornalistas, etc…..porque quem lê esta matéria é como se tivessem cometido um crime ediondo como um homicídio né. Vamos agradecer a DEUS por eles existirem lembram de 2006? nós e nossas famílias acoadas dentro de casa como se fossemos a caça e os bandidos os caçadores, deram a própria vida fara salvar aqueles que nem conhecem são heróis. Nós que trabalhamos em nossos escritórios com ar condicionado (em quanto eles no sol ou chuva), nós que saimos ao 12:00hs para almoçarmos (eles nem tem horário fixo para comer pois comem em qualquer hora e qualque lugar), nós que muitos finais de semana saimos para ir ao shopping, clube, em feriados prolongados estamos na praia(eles trabalhando tomando conta de nossos patrimônios) nós que estamos com nossas famílias todos os natais e reveilons (eles muitas vezes em delegacias com aqueles que não sabem comemorar e nem se quer podem ligar para seus familiares e desejar um feliz natal ou um feliz ano novo) quantos de nós ao fazer um churrasco em família ao ver uma VIATURA POLICIAL nós os convidamos para compartilharmos aquele momento que seja somente por um instante ou nas festividades de final de ano, aquela VIATURA POLICIAL passando em frente a nossa residência, nós ao menos desejar-lhes um feliz NATAL ou mais um ANO que eles possam estar novamente ali para nos proteger, quantos de nós ao sairmosou chegarmos de nossos trabalhos, nossos filhos da escola nós desejamos que naquele momento esteja passando uma VIATURA POLICIAL. É senhores os erros e as falhas são sempre bem lembradas pois vivemos em um país que o que vende notícia é a desgraça alheia, então já que a polícia não vale nada para muitos, porque não fazer o “DIA SEM POLÍCIA” vamos ver o quanto nós aguentamos. Digo isso porque sou morador do bairro PARAISO, e graças as reuniões do CONSEG hoje eu vejo viatura no bairro não que antes não havia mais agora com mais frequencia e isso está sendo ótimo para os moradores aqui do bairro mesmo a viatura parada sobre a faixa de pedestre, será que este fotografo questionou os policiais o que ali faziam? ou seus comentários foram somente dedução?

    1. juliane disse:

      É ao invés de esconder-se atraz da lente da sua câmera porque não apresentou-se aos mesmos talvez seria convidado para o almoço ou quem sabe ao dizer sobre a irregularidade a mesma não seria sanada de imediato. Pois bem se o questionamento é sobre almoçar ou não que tira-se apenas a foto e aponta-se apenas a irregularidade ……facil facil tentar atigir a corporaçao mesmo sabendo que vai sacrificar quem sabe um bom policial

      1. Você leu o texto mesmo?

        Não mudem o foco da matéria. Não foi falado que o errado era o almoço, mas sim o ESTACIONAMENTO sobre a faixa de pedestres.

        Só me respondam com SIM ou NÃO: é certo um agente da lei cometer uma infração de trânsito, estacionando em local proibido, sendo que não estavam em ocorrência?

        SIM ou NÃO

      2. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

        Ô JULIANE

        Antes que você fale algo de mim, saiba que na minha família há MILITARES inclusive um deles é TENENTE e sempre seguiram a LEI.
        Conheço bem o trabalho do Adamo Bazani e aposto e ganho que você não teria a coragem que este rapaz tem a ponto de ir descobrir a verdade, ele já foi até vitima de atentado. passou por muita coisa que ninguém tem coragem de passar. Portanto peço que você primeiro saiba o por quê da matéria para depois você CRITICAR o trabalho dele.

  7. Os policiais merecem todo o respeito e reconhecimento da população.
    Lembro-me bem como foi 2006, porque fiz a cobertura dos ataques e vi muitos policiais serem feridos, alguns fontes e parceiros.
    Mas convenhamos, o que foi fotografado não é uma atitude aprovada nem pela própria Policia Militar em sua nota de reposta.
    E, sendo cidadãos que passam o Ano Novo em Casa, que trabalham nos escritórios, que têm horário fixo, etc, se pararmos sobre uma faixa de pedestre, seremos multados (e com razão).
    NINGUÉM NESSA MATÉRIA SE COLOCOU CONTRA POLICIAIS MILITARES, mas é certo quem zela pela segurança, bem estar, ordem e fiscalização de trânsito, cometer uma infração dessa?
    E os policiais estavam almoçando sim, com todo o direito. Mas com a viatura sobre a faixa, o que é um erro!

    1. juliane disse:

      Ixi tá bravo???? Agora inês é motra!! Sim ou não o que importa! Boa noite!

    2. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

      POLICIA FICA COM VEÍCULO NA FAIXA DE PEDESTRES, e NÓS PEDESTRES COMO FICAMOS????? E SE FORMOS ATROPELADOS FORA DA FAIXA?? ISSO NINGUÉM CONSIDEROU ATÉ AGORA.

  8. ams disse:

    Tanta coisa pra ver pra fazer e afastamos os policiais de nós mesmos.
    Errado parar na faixa é claro e não aprovo
    Mas não vamos ficar dando ibope pra caçador de recompensa né

    1. Josue Marcio Lopes disse:

      Deixa eu entender.
      As pessoas estao defendendo a atitude destes policiais?
      Sao as mesmas pessoas que estufam os arrogantes peitos e dizem que o cidadao deve fazer sua parte mesmo em pequenas coisas.
      Ora pessoal, policial nao passa de um cidsdao e deve fazer sua parte. Nao e porque sao TORIDADE que podem fazer o que querem.
      Por isso que este pais e o da carteira e que abrigou uma ditadura militar nefasta.

      1. buzz disse:

        Meu vc e muito ruim tb em portugues velho autoridade meu nao… toridade, meu niguém ta defendendo ta errado ta mas tem coisas mais importante pra vc se preocupar vai estuda velho procure saber oque e a policia hoje e o que ela foi no passado meu e mesma coisa, igreja hoje e inquisição no passado estuda filho…

      2. alex disse:

        Reparo que sua causa é outra Josue. Suas mazelas contra a ditadura não está em debate aqui. Agora usar perjorativamente a palavra “TORIDADE” mostra que vc tem algum problema pessoal contra a polícia. Ninguém aqui está em defesa de ninguém, mas pelo amor de DEUS ! com clamor e tudo, existe mais coisas para questionarmos nesse país. Há muito a ser feito, principalmente na educação, não é assim que vamos mudar o país, procura alguma matéria nesse blog de inclusão, combate a pobreza, a fome. Não faça o papel do menino chorão que diz que sempre apanhou na escola, e que por isso tem raiva de professores e de aulas.
        Josue quando vc vê um cidadão jogando papel no chão vc faz o que ? quando vc vê alguem cometendo infração de trânsito vc faz oque ?
        Seja honesto consigo mesmo, vc nunca cometeu infração de trânsito ? Parabéns, vc então faz parte de um seleto grupo de pessoas perfeitas.

        Só pela sua arrogancia, e desrespeito a terminologia AUTORIDADE, ja nem merecia minha réplica. Autorida é apenas uma palavra, é um estado momentaneo de quem possui, não é a pessoa, rssss. Calma Josue ja superamos a ditadura, não precisa desabafar aqui. Chora não Josue, se ainda fosse ditadura, esse fotógrafo não teria tirado fotos de viatura, nem possuiria um bloguinho desses.

        Sou professor de filosofia, não sou períto em história, nem em leis, mas vamos debater outras coisas por favor. Moralidade aqui, certo e errado ? quem nunca cometeu erros atire a primeira pedra. A questão é simples, errou e acabou. Sem alardes, fotos, videos. Isso é cultura sensacionalista. Vamos evoluir BRASIL.
        a educação está falida e ninguém faz nada…

      3. Antonio de Jesus disse:

        rsrsrsrs o povo hein, quero ver quando o Sr precisar da “toridade”, precisar quando sua casa estiver sendo invadida por ladrões, maconheiros, estrupadores, como o policial não passa de um cidadão o Sr liga pro açougue da esquina ou até mesmo na padaria do Portugues e peça para ele vir te ajudar, detalhe, se tiver uma faixa de pedestre próximo vai demorar um pouquinho a mais, pois a “toridade” deverá achar uma vaga para parar, vamos ser realistas, só mete o pau quem nunca precisou…..
        Tenho certeza Sr Josue que o dia que o Sr precisar realmente, não vai ligar se pararam em cima de calçada ou faixa.
        Esclarecendo não sou “toridade” e nem tenho parentes nessa função tão digna, deveriamos sim, estar aqui para mandar elogios.
        Gente vamos criticar quem realmente deve ser criticado.

  9. buzz disse:

    Bom dia Adamo, vc foi imfeliz em seus comentarios pois um pais de milhoes de pessoas, milhões de veiculos, vc tentando aparecer ou sei la levantar seu site meu infrações acontecem to dia em SP no brasil e das piores, amigão pegue sua lente e denuncie a criminalidade relate fatos que vai ajudar a policia a prender bandidos fazer o preventivo aonde acontece o crime seu site vai bombar nao se aproveite da situação cara vc tem esse poder; ” COM O SACRIFICIO DA PROPRIA VIDA” isso e um juramento de um policial quando se forma por vc…, sua foto foi minima a VIDA e mais importante, manter o cidadão seguro e mais importante pense nisso antes de atirar a primeira pedra…

    1. Não concordo “Buzz”, mas respeito sua opinião.
      Agora, só porque são policiais, estão autorizados a cometer erros que podem ser evitados?

    2. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

      BUZZ

      Saiba do seguinte, o ADAMO tem LUZ PRÓPRIA E NÃO PRECISA DE SENSACIONALISMO PARA SE PROMOVER, sem fundamento seu comentário, agora o que posso concordar é que a POLICIA tem seus pontos positivos, mas esta reportagem não desmerece de nenhuma maneira a POLICIA MILITAR, se bem que temos bons policiais e MAUS POLICIAIS, e geralmente os MAUS POLICIAIS não costumam seguir os procedimentos.

  10. vitor disse:

    Será que compensa punir estes policiais? Será que não estamos tirando do seio da sociedade profissionais com o compretimento com nossa sociedade? Será que aqui ninguém nunca cometeu nenhuma infração de trânsito até mesmo o senhor senhor fotografo? Não né agora é fácil criticar foi uma VIATURA da POLICIA parada sobre a faixa né. Agora pergunto senhor fotografo será que sua notícia teria tanta repercusão se tirasse uma foto de um veículo comum de um cidadão qualquer sobre a faixa de pedestre? Claro que não, é como eu já disse o que vende notícia nesse País, é a desgraça dos outros.

    1. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

      AMIGO VITOR
      A LEI É PARA SER SEGUIDA E NÃO QUESTIONADA, E A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA TEM QUE SER SEGUIDA, afinal TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI.

  11. Alana disse:

    Eu acredito que esses policiais deveriam ser punidos como cidadãos comuns, ter a viatura guinchada e hora de almoço cortada…. Assim, quando houvesse uma ocorrencia com desocupados ou familiar destes, não haveria profissionais qualificados para atendê-lo! E quem sabe esses passariam a usar o respeito do qual eles tanto falam.
    Na minha opinião, o primeiro passo para que haja respeito é o dialogo. Talvez se tivesse existido uma alerta do cidadão que tirou a foto ou qualquer outro que notou esse deslize, toda essa discussão inútil poderia ter sido evitada e essa matéria ridicula e desnecessária não teria acontecido.

    1. Alana. Você acha que eu, tão inútil assim, deveria mesmo alertar INFORMAR AOS POLICIAIS algo que eles deveriam saber, sabem e não praticam?????
      Seria a matéria tão ridícula e desnecessária assim????????
      Pois vou te dizer uma coisa. ORIENTAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR: Erros de policiais devem ser denunciados e não comunicados ao agente da rua.
      Você acha que eu não temi represálias dos policiais?????
      Você acha que eu agi errado ao ver um erro de um funcionário público e não apontar????
      Esse é o País de “se a coisa é pequena, deixa passar”.
      Mas te garanto Alana,se você estiver dirigindo, ao menos que não seja uma viatura, se você fizer exatamente isso que eu fotografei, essa coisa pequena vai custar mais de R$ 190,00 no seu bolso, 5 pontos na sua carteira e seu carro (não viatura) guinchado.
      O agente da lei deve cumprir a lei e fui cidadão ao denunciar

      1. Alana disse:

        Concordo! Eles sabem o que devem/podem ou não fazer. Mas isso se repetirá por várias vezes justamente por atos “covardes” dos cidadãos comuns. O mesmo aviso vale para qualquer outro cidadão… E, se houver represália, ai sim concordo com a denúncia. Não vejo problemas em uma alerta amigável e tenho certeza que os policiais em questão também não veriam. Na minha opinião, deveríamos deixar de ser egoístas e pensarmos apenas no nosso bolso para pensar no bem do outro. Se adotarmos essa politica, talvez tenhamos a chance de mudar situações como essa. E sem medo de sofrer represálias. Quanto a matéria… na minha opinião continua desnecessária! Desculpe!

  12. alex disse:

    É uma vergonha o que está ocorrendo aqui neste sitezinho que só posta matéria sobre ônibus, trólebus e afins. O que eu não entendo é pq pessoas comuns estão discutindo moralidade ? certo ou errado ?

    Pq não posta matérias sobre inclusão social, publica também matérias sobre as fraudes jornalisticas, vendas de matérias fraudadas para emissoras concorrentes e etc. (Algo do seu próprio meio, que vc deve conhecer bastante e tem maiores possibilidades de fazer denuncia)
    Deixo claro que não estou defendendo ninguém, pq não me cabe julgar.
    O que quero deixar claro é que deixe os agentes de trânsito apure as irregularidades.
    Quando ocorre irregularidades na política é o povo que decide? ou é a apuração interna ?
    Obs: Não sou a favor de protecionismo. O correto é que o órgão de trânsito apure.

    Fotógrafo ADAMO BAZANI, vc é um covarde, pq não foi até os policias falar com eles? Pq não foi orientá-los quanto a má conduta apurada e julgada por vc.
    Sei que eles deveriam dar exemplo, (sim concordo)
    Mas você foi covarde, eu não creio que essa atitude refletirá numa melhora de conduta, apenas irá gerar uma apatia ja grande dos policiais para com a sociedade que ao invés de lutar por eles, lutam contra. (não ví uma postagem sua defendendo melhores salários para os policiais, defendendo melhores condições de trabalho e etc.

    Sei que seus argumentos só se baseiam no (SIM e NÃO) para estacionar em local proibido, mas o debate vai muito além. Seus motivos me parecem outros, seus motivos são causarem intriga, polemica.

    Repito! pq não foi conversar com eles ? ADAMO COVARDE !

    Moralidade nem vou discutir, mas vc imploraria para que uma viatura cruzasse sinal vermelho, parasse em cima da sua calçada e arrombasse seu portão se vc estivesse necessitando de ajuda, seja qual ajuda fosse.

    Isso não é matéria de informação, é sensacionalismo a toa. Parabéns ADAMO o máximo que vc conseguiu foi apatia, poderia ter sido diferente se tivesse ido até os policias e questionado os motivos.

    Meu nome é ALEX , sou professor e vc envergonha o jornalismo. Continue publicando matérias de ônibus e trólebus !

    1. Professor Alex, o Blog Ponto de Ônibus, tem como principal foco Ônibus. Falar sobre ônibus, é também falar sobre inclusão social. Mas os Blogs hoje são segmentados.
      Chamar de sitezinho, covarde, etc não foi educado de sua parte, professor.
      Mais educação, professor Alex.
      Abraços

      1. alex disse:

        Quando uso sitezinho, não me refiro no pejorativo, me refiro ao tamanho e no conteúdo que são extremamente minúsculos..
        Entendo você, preferiu fugir da questão levantada. Mas espero que da proxima vez, faça um pouco mais pelo nosso país, em vez de só criticar, aproxima-se de quem erra com um sorriso nos lábios e diga isso olhando nos olhos dele, seja quem for. Ajude a reconstruir de fato uma sociedade melhor, isso que vc fez não foi legal, fiquei chateado, por isso estou aqui nessa treplica. Faça diferente, nunca é tarde. Tenho educação, não usei nenhum desrespeito com a sua pessoa, somente meu inconformismo.

  13. Adamo, parabéns pela sua iniciativa e coragem

    O que muitos parecem se esquecer é que vivemos em um estado de direito, onde NINGUÉM está acima de NENHUMA lei ou regra. São as exceções abertas para essa ou aquela pessoa é que se dá margem para os abusos e corrupção. Se um policial te atendeu bem, é a função dele. Os policiais, políticos, repórteres ou qualquer outro cidadão que infringem a lei devem ser punidos. Você agiu corretamente: não se deve bater boca com um mau profissional (seja ele policial, motorista de ônibus, segurança de banco ou o que for). o correto é anotar dados da ocorrência e repassar para os responsáveis que possam tomar as devidas providências. Alex, o nome do blog é “Blog Ponto de Ônibus”, você esperava que o foco fosse o que? Receitas culinárias?
    A nossa polícia é do jeito que é, suja, corrupta e truculenta porque a sociedade apoia esse comportamento, junto com a grande mídia. (o que aconteceu com os bombeiros que protestaram por melhores condições de trabalho? – foram expulsos da corporação. E o que acontece com vários que matam inocentes sem justificativa ou que se envolvem em corrupção? – são encaminhados para o setor administrativo e julgado por um tribunal de colegas).
    Devemos ter uma polícia que previna e combata o crime, mas uma polícia ética, que responda a lei como qualquer outra. E o código de trânsito é claro, viaturas podem infringir certas regras se e somente se estiverem atendendo a uma emergência. E até onde eu sei, almoçar não é emergência.
    Adamo, é de mais pessoas consientes como você que o Brasil precisa para melhorar, em transportes e em todas as outras áreas. Continue com seu excelente trabalho de nos manter sempre atualizados.

    abraços

    1. alex disse:

      Lamentável seu comentário Bruno. Se é Ponto de ônibus, não deveríamos estar debatendo Polícia X certo/errado, mas deixa isso pra lá, vamos nos finalmente.

      Não condeno a atitude do site, quem sou eu pra isso. Volto a falar o que ja deixei claro, e claríssimo. Pq não agiu como um cidadão preocupado com o respeito a faixa de pedestre ? pq não foi diretamente pedir para que respeitassem a lei de estacionamento ?

      você foi infeliz no seu comentário. “A nossa polícia é do jeito que é, (suja), (corrupta) e (truculenta) porque a sociedade apoia esse comportamento, junto com a grande mídia”

      Só vemos os trabalhos negativos da Polícia, os bons ninguém posta.

      A corregedoria da PM é a que mais apura e pune os policiais, vc ja viu corregedoria da policia civil ?

      Vá se informar Bruno, vc está totalmente aparte de sociedade onde vive, não conhece nem sua própria polícia.

      1. Desculpe Alex, mas você continua extremamente exaltado em suas opiniões e não aceita aquelas que são contrárias às suas. Seja democrático amigo.
        Poste o que você tem de postar, aqui neste “sitezinho” você ainda tem vez, e respeite quem não concordar com seu posicionamento.
        O que os policiais fizeram, a própria PM em sua nota oficial (você leu né?) não aprovou.
        Desculpe, mas estou com minhas dúvidas de que você é um educador, como se apresentou. Não é porque existem “problemas maiores” que os “problemas menores” podem ser desconsiderados.
        O papel do jornalismo é cobrar das autoridades sim a conduta que elas são pagas para ter, desde um estacionamento desnecessário sobre a faixa de pedestres até um desvio de dinheiro público.
        Então, Alex e demais, comentem o que quiserem: mas fases com termos como “Covarde”,
        “Vai estudar”, etc, etc.

      2. A matéria, assim como outras do blog é sobre algo que afeta diretamente a mobilidade urbana. E eu já me informei antes do seus comentários. Nossa polícia não está muito melhor que nossos políticos e é preciso ser um completo alienado pra não perceber. eu tenho pena dos seus alunos e agradeço a sorte de de ter estudado com bons educadores de verdade.

  14. Armando disse:

    Policiais, não perdoem tambem nenhuma infração de transito cometidas por veiculos de imprensa que sempre estacionam em qualquer lugar quando chegam “famintos” por uma reportagem. Tolerancia zero tambem !!!!

    1. NÃO DEVEM PERDOAR MESMO. Também não perdoem as infraçoes de TODOS os cidadãos que não cumprem práticas básicas de respeito ao próximo no trânsito!

  15. Elias disse:

    Boa Tarde caros irmãos !!!
    Acabei de ler todos comentários postados a respeito dessa foto postada pelo Sr Adamo

    Tenho a seguinte opinião
    1- O Sr Adamo foi infeliz em publicar essa foto, isso afastará mais ainda os policiais da sociedade
    2- o Policial errou em parar na faixa, mas como ja disseram, quem nunca cometeu uma infração de trânsito? e vou além, ali é um bairro distante uns 5 kilometros do centro, onde o fluxo de pessoas é fraco, não era uma avenida. E em se tratando de bairro, quem nunca viu um carro estacionado na contramão? Sou morador de São Bernardo, no meu bairro ocorrem roubos e furtos de vez em quando…..então voz digo…. ” prefiro uma viatura parada na frente de casa em cima da calçada ou na faixa de pedestre, do que não ter viatura nenhuma e vivermos com medo de sermos vítimas saindo ou chegando em casa”
    3- Temos tantos problemas para serem discutidos a respeito da sociedade, e vc Sr. Adamo, fica pondo a políca contra a população.
    4- Só 1 exemplo de algo útil p vc por no blog……..Sr Adamo, em junho deste ano, ocorrerá um encontro no Rio de Janeiro, chamado “RIO +20”, onde o tema será “MEIO AMBIENTE, e serão debatidos assuntos sobre Desenvolvimento sustentável e aquecimento global” e o Sr. que trata também de assuntos relacionados a coletivos publicos, DEVERIA POR ALGO NO BLOG RELACIONADO A DIMINUIÇÃO DE POLUENTES CAUSADOS POR ÔNIBUS.

    atenciosamente,
    ELIAS
    Técnico em Segurança do trabalho

    1. Você só leu esta notícia né?

      Entre na página principal do Blog e procure um levantamento da FGV sobre a importância dos transportes coletivos na diminuição das internações hospitalares por conta de problemas respiratórios.

      Assim, convido aos amigos como você que antes de julgarem o Blog, pelo menos o leiam.

      Se no campo de pesquisa,você colocar Rio+20, vai encontrar matérias,por exemplo,sobre o diesel de cana.

      Quanto a matéria “afastar” a polícia da sociedade, não é um pouco de exagero, não?

    2. A matéria não inventou nada, portanto não é ela que afasta ou não a PM da sociedade. Quem afasta são os maus policiais, que infelzmente, predominam em algumas regiões.

  16. Celso disse:

    Aqueles que são pagos para fazer cumprir a LEI, são os primeiros, muitas (e muitas) vezes a desscumpri-la. PONTO. qualquer outra discussão demagógica, ou protecionista aos “Gersons” públicos é balela. Não mais nem menos importante, mas sim fundamental. Aquele que acostumado a desrespeitar regras simples, pode também cometer abusos maiores. PUNIÇÃO a esses maus exemplos, como aliás a qualquer um de nós cidadãos se agimos também dessa forma, que seriamos multados sem a menor complacência.

  17. Coelho disse:

    Caramba!!! Foi apenas uma viatura, porque ficarem nervosos. Eles estavam almoçando, segundo comentários. Mas isso, é um mau exemplo à uma corporação, que tem conceito de ponta. Esses políciais devem ser reeducados com certeza. Porquanto se eles podem todos poderão, será que é isso. Não! Claro que não, afinal não se pode deixar macular uma instituição por negligência de alguns. Afinal quando se é habilitado se aprende a dirigir e ou estacionar. Então,ao se cometer esse tipo de erro, alguma coisa esta falhando no comando. Ou será que o sentimento de poder faz com que nada é proibido ou errado e se pode fazer tudo que quer. Então foi apenas um mau condutor de veicúlo auto motor, ou apenas uma viatura, porque se estressar.

    1. Realmente,muita gente ficou nervosa.

      Eu só não entendi o seguinte com base nos outros comentários.

      O POLICIAL QUE DESCUMPRIU UMA NORMA DE TRÂNSITO QUE NÃO PRECISA SER ESPECIALISTA PARA SABER FOI DEFENDIDO E O JORNALISTA QUE PUBLICOU O FLAGRANTE FOI CRITICADO.

      Você entendeu o teor da matéria, Coelho. É questão de princípios, este policial pode ser uma excelente pessoa (nem eu e nem ninguém aqui sabe,a não ser que seja ele mesmo ou parente), mas foi dado o mau exemplo.

      Agora sabe o que é mais interessante?????

      HÁ VÁRIAS MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS AO POLICIAL E CONTRA MEU TRABALHO: Mas os IPs de muitas delas SÃO OS MESMOS.

      Será que todos comentaram da mesma lan house e por coincidência usaram o mesmo computador ????????

      Bom,pelo menos sabemos que muitos têm a solidariedade de emprestar o computador um para outro. É bonito isso viu.Me comoveu.

  18. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

    Amigo Elias

    A policia tem que cumprir a lei, ou será que a lei só vale para os pobres, os negros e prostitutas???
    Pelo que li na brilhante reportagem do Sr.Adamo, é que todos tem que ter a consciência de seguirem o que a CONSTITUIÇÃO E A LEI DETERMINAM.
    Perante a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, afim de esclarecer, vamos ler o que nos diz um trecho da CARTA MAGNA.

    Art.10 – Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

    Art. 5º – Todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos ~ brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito á vida, à liberdade, á segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (…)

    Art. 2º – Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

    Art. 5º – I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, (…)

    Art. 3º – Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

    Art. 5º – Todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros

    e aos estrangeiros residentes no país a

    inviolabilidade do direito á vida, á liberdade, á segurança e á propriedade, nos termos seguintes: (…)

    PORTANTO, NINGUÉM PODE SER OU ESTAR ACIMA ACIMA DA LEI, afinal a própria CONSTITUIÇÃO não distingue quem é quem.

    Geralmente quem é da LEI tem que cumprir a LEI em toda sua magnitude, até porque tem que dar “EXEMPLO”PARA SER SEGUIDO.

  19. edson disse:

    pra mim vc que esta fazendo essa critica aos policiais não passa de um verdadeiro babaca,citou um monte de artigo do CTB,mas nao conhece o art 19 inciso 7 que diz viaturas policiais,veiculos de emergencias,fiscalização de transito e outros gozam de livre circulação parada e estacionamento.

    1. Chamar de babaca já é uma falta de educação de sua parte, que te tira toda a razão da discussão.

      Essa parte que você se referiu só serve para casos de atendimento de ocorrências, que não foi o caso relatado na reportagem

  20. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

    Amigo Adamo

    VAMOS À RELAÇÃO

    BUZZ, JULIANE, VITOR, AMS, ALEX,E ALANA,

    FIZ UMA GRANDE DESCOBERTA: (NÃO SÃO PEDESTRES)
    Porque se fossem pedestres, tinham mais coerência. Vou colocar abaixo alguns pontos da LEI DO PEDESTRE.

    TODOS OS DIAS, DUAS PESSOAS MORREM ATROPELADAS EM SÃO PAULO. RESPEITE O PEDESTRE. RESPEITE A FAIXA.
    Quatro pessoas morrem diariamente em acidentes de trânsito na nossa cidade. Metade são pedestres que morrem atropelados atravessando a rua ou até mesmo na calçada.
    O RESPEITO LEVA VOCÊ POR TODOS OS CAMINHOS.
    OBEDEÇA AS SINALIZAÇÕES, VALORIZE A VIDA.
    É lei. O Código de Trânsito Brasileiro prevê que os pedestres têm prioridade.

    vejam este artigo:

    BASEADO NO CTB.
    O art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso: Infração – média; Penalidade – multa.

    O art. 214 disciplina que:
    “Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado: I – que se encontre na faixa a ele destinada; II – que não haja concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo; III – portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes; caracteriza Infração – gravíssima, com pena de multa.”

    PORTANTO O ADAMO ESTÁ CERTO EM SUA MATÉRIA e elaborou muito bem sua matéria.

    1. Alana disse:

      Eu concordo com você quando diz que são regras e sei que valem para todos. minha indignação a respeito da matéria é, como já disse, o fato de não ter havido uma cobrança aos próprios policiais… a policia “está do jeito que está” justamente porque não existe essa cobrança por parte da população. Sou pedestre, sim! Não tenho habilitação, nem carro… Dependo de faixas de pedestre para uma travessia com o minimo de segurança. Mas, ainda sim, não concordo com esse sensacionalismo que essa matéria está se tornando por falta de uma conversa. Ele foi infeliz em publicar a foto… e tenho certeza que vai me dizer que essa é uma forma de cobrança… mas não está exagerando? Acho certissimo contatar os orgãos responsáveis para apuração do caso, mas torná-lo público? Desnecessário!
      E mais, quantas vezes já presenciei policiais que tiveram oportunidade de multar vários veiculos, por estarem em disconformidade com o que rege o CBT, e tiveram o bom senso de “dar um toque” ao proprietário? Inúmeras vezes!
      Digo e repito: Foi covarde e infeliz ao publicar essa matéria antes de chamar a atenção dos policiais…

    2. alex disse:

      Dr Protesto. Interessante a terminologia. (Gostei) Deve estar sempre envolvido com causas sociais !

      Pra começo de conversa, sou cidadão; Pedestre; ciclista; e o que julgo ainda melhor é que sou humano (não sou político, não sou pastor, não sou policial, não sou uma capa)
      Temos que parar de intitular as pessoas.

      Você e o organizador desse blog não entendem minha questão ?
      Não estou defendendo ninguém, só luto por uma mudança !
      Que parte vocês não entendem que o que eu digo é para pararmos com o sensacionalismo, pararmos com os “rótulos”. (Pastor = ladrão / polícia = corrupção / político = safado )

      Todas as pessoas que hoje exerce algum cargo é antes de tudo um cidadão, não veio de marte ou da lua, É BRASILEIRO = eu e você. Quando vc jogar furar alguma fila, fizer algo errado, “fotografe e poste no seu Facebook”
      Só entrei no debate, por causa do sensacionalismo, não por causa do erro.
      Não questionei em nenhum momento o erro, questiono a forma que fazemos as coisas por aqui. (caramba, estamos vendo tanto Datena aqui ?)

      Poxa vida, estou chateado com tamanho debate entorno disso e pouco debate com as inúmeras mortes de ciclistas ocorrendo, nenhuma morte de ciclista foi feita por viatura, foram feitas por talvez aqueles que compram CNH, ou talvez não, quem sou eu pra julgar ?

      Dr. Protesto sem nome, lhe convido a ir comigo colar cartazes por mais amor no trânsito, meus amigos morreram na pista por causa de maus motoristas. Deve se lembrar da Juliana Ambientalista (ciclista morta na paulista – eu estava lá quando saímos em protesto) A maioria queria ir na garagem de ônibus protestar hostilmente, eu o convenci de que repressão não funciona nesses casos, lutei por conscientizar, ou seja, consegui mudar a opinião de muitos que queriam represálias. Mudamos e saímos pacificamente em busca de + AMor no trânsito.

      Você me entende ?
      Sensacionalismo não funciona… Isso é coisa do Datena .
      Bastava ir até os policiais cordialmente e sugerir que respeitasse a lei da faixa.
      Imagina uma situação. Você está no seu carro com alguém que vc escolheu pra namorar, vc para em algum canto numa rua e fica ali namorando,(transando), pq talvez nao tinha dinheiro ou pq quis mesmo, (é só um exemplo, pode ocorrer com outros, e acontece sim) Isso é errado, agora pensa se o policial tira várias fotos e posta numa rede social dizendo que isso é um absurdo, onde ja se viu transar no meio da rua, atentando o pudor de outras pessoas que por ali passem… Daria uma bela matéria para debate.

      Não é isso que precisamos Dr. Protesto, acredite, podemos fazer um país melhor sem ser sensacionalista, nosso país é de 3º Mundo e agora eles nos chamam de (emergentes, pq é feio 3º Mundo) Olha só nossos debates…

      Sabe onde começou o erro ? Lá na auto escola, ou talvez em casa, não tem nada a ver com rótulos, não é o Padre pedófilo, é o João Augusto que é pedófilo, Não é o Pastor que rouba, é o Edir Macedo que rouba (s´exemplo, não estou afirmando nada)
      Não é a Polícia que erra, é o Senhor fulano de tal.

      Precisamos ir nas bases, vc não concorda ? sério mesmo que não ?
      Essa é minha luta, minha questão.
      Eu vou deixar uns 3 links, espero que entre e nunca generalize, nem use termos para julgar, direcione uma crítica a pessoa , e a sua origem, nada acontece do nada. Tudo vem de algum erro lá no começo.
      E aqui nessa ocasião é a má formação de nossos condutores de veículos.
      Quase sou atropelado por carros todos os dias enquanto ou ao trabalho com minha Bike. Reflita, nunca fui esbarrado por uma viatura enquanto pedalava. Já por motoristas enraivados e apressados, todos os dias fico na iminência da morte.

      Veja esses links, isso sim é lutar por algum coisa, isso sim é fazer acontecer, criticar não resolve, vc deveria saber disso, não estou te criticando, estou lhe chando para juntos fazer acontecer, não assim, (como feito aqui) mas indo na raíz do problema.

      Em vez de ficar amaldiçoando a escuridão, acenda um fósforo

      Link 1 – http://ecooperante.blogspot.com.br/2009_01_01_archive.html
      Link 2 – https://www.facebook.com/media/set/?set=a.148930448537649.29654.100002620841908&type=3
      Link 3-http://www.flagrantesp.com.br/noticia/1291/visualizar/biblioteca_da_pm_recebe_reconhecimento_internacional.html.

      1. Ainda continua sim criticando Alex. E é certo fazer críticas, mas com ponderação e sem nervosismo.
        Vejo ainda em criticar a materia quando vc afirma que é o fulano de tal que erra e não a polícia. Ora, a foto mostrou a atitude errada do fulano de tal. então, mesmo que você nao queira admitir, a matéria fez exatamente o que você está pregando.
        Agora, o exemplo do Edir Macedo, não foi bem colocado não.
        Discuta isso em outro fórum ou então nem sequer cite.
        Abraços e educação sempre.

  21. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

    Amigo Adamo afim de esclarecimento, leiam.

    A faixa do pedestre é do pedestre!

    Para que serve a faixa de pedestre?

    O Anexo I do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) emprega o termo passeio e dispõe que: Passeio é a parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas. Assim, o passeio ou faixa de pedestres como conhecemos, é a área destinada à travessia segura do pedestre.

    Infelizmente, em nossa cidade, a faixa de pedestres não é respeitada. Esse desrespeito não parte apenas dos motoristas, mas também dos próprios pedestres e também dos ciclistas. É comum vermos carros parados e até mesmo estacionados em faixas de pedestres, dificultando assim a travessia das pessoas.

    Mas como dissemos anteriormente, não é por parte dos motoristas que a faixa não é respeitada. Os próprios pedestres, muitas vezes, deixam de usar a faixa e atravessam as vias públicas em locais impróprios e inseguros, colocando em risco a própria segurança e a segurança dos demais.

    O capítulo quarto do CTB dispõe em seu artigo 68 que: “É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres”.

    O parágrafo 2º do mesmo artigo diz que: “Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida”.

    Assim, extraímos que ao pedestre é assegurada uma passagem segura em vias públicas e essa passagem deve ser sinalizada e respeitada e quando não sinalizada, o pedestre terá prioridade de passagem sobre os veículos.

    Mas, o que fazer quando esse direito é desrespeitado?

    O CTB traz em seu artigo 181, inciso VIII, que comete infração de natureza grave o veículo que estacionar sobre o passeio ou a faixa destinada a pedestre e o artigo 182, inciso VI, diz que comete infração de natureza leve o veículo que parar sobre o passeio ou a faixa destinada a pedestres.
    Mesmo com as penas previstas no CTB, o motorista não respeita às Leis de Trânsito e o próprio pedestre não têm consciência ou até mesmo não se preocupa em usar a faixa ou passeio para que possa fazer uma travessia segura.

    Concluímos que, é necessário que se cumpra as Leis de Trânsito e que todos (pedestres, motoristas e ciclistas) respeitem o espaço reservado para a travessia segura de pedestres, a fim de evitar possíveis acidentes e promover o equilíbrio e a paz no sistema de trânsito do município.

    Colunista: Mariana Castaldi Silva
    Área: Direito
    Inserida em: 18/08/2009 10:01
    fonte: http://www.ilhasolteira.com.br/colunas/index.php?acao=verartigo&idartigo=1250600489

  22. galesitransportes disse:

    Dr.Protesto

    Até que o Adamo foi bonzinho nesta matéria. Gostaria de convidá-los a olharem este blog.

    http://www.respeiteotransito.com/category/faixa-de-pedestre/

    Aposto que muitos acabarão vendo o quanto o Adamo em sua matéria foi até bem equilibrado.
    abraços

    1. alex disse:

      Realmente rsssss, Ali a coisa foi Datena ao quadrado ! Acho melhor nem comentar mais nada, Sensacionalismo impera aqui né, Adamo oi realmente generoso ?
      É assim, somos o país do Maluf, “QUER ESTUPRAR, ESTUPRA, MAS NÃO PRECISA MATAR” Atenuamos um erro menor apontando um maior. Nos valemos dos erros dos outros para justificar os nossos.
      Na minha opinião Ambos são sensacionalistas.
      Espero com anseio agora uma nova matéria do Adamo. Uma que denuncie o quanto a formação dos nossos condutores é irregular, o quanto a formação social no país é irregular. Tudo isso faz parte da mobilidade social, influi muito mais do que um caso isolado. Não quero mais morrer atropelado com minha Bike pelos motoristas que andam apressadamente, Isso sim não é um caso isolado, está ocorrendo com muita frequência.
      Compartilha aí.
      Posta aí, divulga aí os atropelamentos dos ônibus na Paulista !

      http://bicicletadaabc.wordpress.com/2012/03/29/sp-abc-tem-133-ciclistas-acidentados/
      http://bicicletada.org/Home+page.

  23. coelho disse:

    Para uma sociedade mais justa é preciso que todos contribuam com uma parcela de cidadania. É preciso ser crítico, e denunciarem tudo que vai de encontro a lei ou as normas. Assim teremos uma sociedade melhor.

    1. chicao disse:

      PARABENS PELA MATÉRIA , É CORIGINDO AS PEQUENAS FALHAS E QUE EVITAMOS AS GRANDES ERROS TODOS OS DEVERIAM FAZER O MESMO. E QUEM CONCORDA COM UM ERRO, NAO EXISTE PEQUENO OU GRANDE, É ERRO DEVERIA REFAZER SEU CARRATER

      1. chicao disse:

        SE FOR POSSIVIL ISSO

  24. quirino disse:

    por que quando vcs reporteres , quando tem uma materia para cobrir, colocam os carros em cima da faixa , em cima das calçadas, e nessa e nao respeitam tb a lei , ou vcs podem ??? acho que errar é humano e ver o nosso umbigo e mais dificil que os outro neh…agora se eu fosse um policial ia começar chamar os guinchos pra vocês …abs

  25. SENHORES, SENHORES, SENHORES, PROCUREM NA BIBLIOTECA OU NO GOOGLE MESMO SE FOR O CASO; “O ESPIRITO DAS LEIS” DO BARÃO DE MONTESQUIEU, ELE AFIRMAVA JÁ NO SÉCULO 17 O SEGUINTE: “QUEM DETÉM O PODER TENDE A ABUSAR DELE”…

    FICA COMO TEXTO PARA REFLEXÃO DE TODOS.

    ELVIS DE JESUS
    INSP DE GCM
    SJCAMPOS SP

  26. alex disse:

    Mais um ciclista morre na cidade de São Paulo.

    Precisamos tomar uma providência o mais rápido possível.

    03/04/2012 10h22 – Atualizado em 03/04/2012 12h05
    Ciclista morre após colisão com carro na Zona Sul de SP
    Segundo CET, colisão aconteceu na Avenida Pirajussara, na Vila Sônia.
    Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi acionada para fazer resgate.

    Um ciclista morreu após ser atropelado por um carro na Avenida Pirajussara, na Vila Sônia, na Zona Sul de São Paulo, segundo a Secretaria Municiapal de Saúde. A colisão aconteceu por volta das 8h50 desta terça-feira (3).

    De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o acidente aconteceu na altura da Avenida Doutor Ezequiel Campos Dias. Uma faixa da direita do sentido bairro foi interditada. Até pouco antes das 12h, a polícia aguardava a chegada da perícia e o corpo do ciclista permanecia no local.
    De acordo com policiais que atenderam a ocorrência, o ciclista tinha 49 anos. O motorista do carro chegou a ser medicado no Pronto-Socorro do Hospital Bandeirantes por ter se sentido mal após o acidente, foi liberado e deve prestar depoimento ainda nesta tarde. A PM informou não ter localizado na avenida testemunhas do acidente.
    A avenida onde ocorreu o atropelamento integra um corredor com vias importantes para o deslocamento de moradores entre a Zona Sul e Oeste. Em maio de 2011, o então superintendente da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Régis Gehlen Oliveira, informou que a Prefeitura de São Paulo planejava construir uma ciclovia da Avenida Eliseu de Almeida – que forma um corredor com a Avenida Pirajussara.

  27. alex disse:

    http://bicicletadaabc.wordpress.com/2012/03/29/sp-abc-tem-133-ciclistas-acidentados/
    Choro mais com essas 133 vítimas ! Ajuda-me a divulga isso Adamo, a coisa está feia mesmo.

    Está se multiplicando a violência no trânsito, falta Amor nos motoristas. Os ônibus estão atropelando mesmo, parece que somos inimigos no trânsito, todos os dias fico na Iminência da morte. Minha amiga Juliana, que era bióloga, teria sido fechada pelo motorista no dia 2 de março deste ano. Ele chegou a ser preso, mas foi liberado após pagamento de fiança.

    Falo com toda seriedade, posta alguma coisa na sua pagina principal, precisamos de força
    Os motoristas de Ônibus,carros, caminhões parecem não enxergar os ciclistas.

    http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/motorista-de-onibus-que-atropelou-ciclista-na-avenida-paulista-e-indiciado-por-homicidio-culposo-20120403.html

  28. alex disse:

    Tem uma outra matéria legal pra gente compartilhar, é muito bom divulgarmos ações que ajudam na melhora social do nosso povo. http://www.soudapaz.org/premiopolicia2008/index.asp

  29. alex disse:

    Só contribuindo. Gostei da campanha de mobilidade social no trânsito.

    Ônibus atropela mais um ciclista. Agora na zona leste.

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,onibus-atropela-mais-um-ciclista-agora-na-zona-leste,o,onibus-atropela-mais-um-ciclista-agora-na-zona-leste-,844958,0.htm

    1. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

      Sabe Alex

      Entendo a sua indignação, e grande parte do que acontece a culpa é da deputaiada que não fazem LEIS EM FAVOR DO CIDADÃO, é eles que PUNEM O POVO BRASILEIRO e não PUNEM OS BANDIDOS. ATÉ QUANDO A DEPUTAIADA FARÁ LEIS CONTRA O POVO?? Vou mais além amigo ALEX, até quando terão vários JOÃOS HÉLIO MORTOS PELA BANDIDAIADA?? Quantas LIANAS?? A DEPUTAIADA SÓ ENRROLA A POPULAÇÃO, E O PIOR É QUE ESTA MESMA DEPUTAIADA NÃO ATUALIZA O CTB, nos ESTADOS UNIDOS, A LEI É: ATROPELOU?? VAI PRA CADEIA. Era isso que deveria de acontecer aqui no BRASIL e por quê não acontece??? PORQUE MUITOS DOS IMPRUDENTES SÃO OS FILHOS DE MINISTROS, DA DEPUTAIADA E DOS EIKES BATISTAS DA VIDA.

      1. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

        Agora quanto ao sensacionalismo, na imprensa, o Adamo, é um repórter esforçado e que trabalha bem, e que está longe do chamado SENSACIONALISMO.Agora os amigos leiam os jornais impressos PRINCIPALMENTE FOLHA DE SÃO PAULO e AGORA, comparem e vejam quem é mais sensacionalista. SEM CONTAR QUE OS JORNAIS IMPRESSOS PRIMEIRO CONDENAM AS PESSOAS INOCENTES COM FATOS E DEPOIS QUE A JUSTIÇA PROVA QUE A PESSOA É INOCENTE, NÃO ESCREVEM NEM UMA NOTA SE DESCULPANDO.;…

  30. Bruno Quintiliano disse:

    Você pelo jeito também não conhece. Essa exceção só vale se a viatura estiver atendendo a uma ocorrência e, nesse caso, deve sinalizar (sirene não serve só pra abrir passagem quando o trânsito está ruim).

  31. Jon disse:

    Olá, na hora de falar mal da pm vocês falam, mais quando estam nas horas dificeis de roubo, furto vocês procuram a pm não é ?

    1. Acho que você não leu direito a matéria.
      Ninguém falou mal da PM, mas dessa atitude que a própria PM fiscaliza e pune.
      Releia com mais calma, por gentileza.

  32. Patifaria disse:

    Vai procurar o que fazer, ao invés de ficar caçando assunto na rua, qdo vc precisar esse PM que vc esta ajudando a se foder irá dar a vida dele pela sua.

    1. Seu lingujar é muito baixo, inapropriado, seus argumentos não foram bem colocados e é errado estacionar sobre a faixa de pedestre. Não havia ocorrênica. Ou é certo? Mudaram o CTB, JúniorPM?

  33. Marcelo dos Santos disse:

    “Artigo 29 – O trânsito de veículos nas vias
    terrestres abertas a circulação obedecerá às
    seguintes normas:
    ………
    V – O trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e
    nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se
    adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de
    estacionamento.
    ………
    VII – Os veículos destinados a socorro de incêndio e
    salvamento, os de polícia, os de fiscalização e
    operação de trânsito e as ambulâncias, além de
    prioridade de trânsito gozam de livre circulação,
    estacionamento e parada quando em serviço de
    urgência e devidamente identificados por
    dispositivos regulamentares de alarme sonoro e
    iluminação vermelha intermitente.

    Alguém ainda acha que os policiais estão certos, de acordo com a lei?

    1. Resumiu tudo Marcelo.

      A lei é para todos, inclusive para quem deve fazer cumprí-la, ou seja, também para os policiais.

  34. Patifaria disse:

    Otários, qdo precisarem liguem para o 190 chorando. E é proibido colocar as letra P e M do alfabeto no meu email?? O email é meu e faço como quiser. Otários

  35. O Jurista disse:

    Neste blog encontramos inúmeras críticas, algumas construtivas, mais na sua maioria são criticas destrutivas.
    Entretanto que o repórter em questão quer apenas um “sim ou não” para a sua pergunta, sobre a ação policial. Estacionar a viatura sobre a faixa de pedestre se está correta ou não.
    Infelizmente de pronto lhe respondo que esta pergunta não há a mínima possibilidade de ser respondida sem fundamentação jurídica e humana. Vejamos:
    As criticas construtivas tem lá o seu gral de humanismo, o que é essencial para a convivência harmônica, principalmente nos dias atuais e futuros.
    Já as criticas destrutivas estão todas baseadas em uma tese irreal. Infelizmente a forma de se pensar está errada, incluindo o repórter, que salvo engano, também concorda com a grande maioria, entendendo que “a lei é igual para todos, inclusive para quem tem o dever de fazer cumprí-la, ou seja, também para os policiais.

    Para esclarecer a todos, vou explicar do começo.

    A frase “a lei é igual para todos” parece ser perfeita, mas na verdade não é. Ela surgiu na Revolução Francesa, em 1789. Os manifestantes franceses lutavam pela derrubada da monarquia e instauração de uma democracia, sob o fundamento de que “todos os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”. Mas, será que a lei vê todos os homens iguais?
    As pessoas não são iguais. Naturalmente, nós somos desiguais. As leis surgiram para minimizar as desigualdades naturais e alcançar a igualdade jurídica. Aristóteles afirmava que “a Justiça é feita a partir do momento em que se trata os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades”. Então, se uma pessoa é desigual, e trata-se a mesma de forma igual; mantem-se a sua desigualdade. Vou dar alguns exemplos, sempre na mesma linha de raciocínio para que não restem dúvidas. Exemplo 1, uma pessoa paralítica não pode ser tratada da mesma forma que uma pessoa que anda; Exemplo 2, um índio não pode ser tratado da mesma forma que um cidadão; Exemplo 3, um policial de serviço não pode ser tratado da mesma forma que um policial de folga;
    A lei atinge a todos de forma igual, sem qualquer tipo de distinção referente a raça, sexo ou idade. Porém, a lei dá um tratamento desigual as pessoas, na medida de sua desigualdade. Portanto, pense mil vezes antes de falar que todos são iguais perante a lei, pois a igualdade prevista na lei é apenas formal.
    Explanando a lei, passamos a ter um único entendimento, e então transparece resposta que vem de encontro principalmente com a revolta notável em cada critica destrutiva contida neste blog, sobre a ação de estacionar a viatura na faixa destinada a pedestres.

    Portanto fica claro que a nossa lei maior “Constituição Federal” respalda o Policial de serviço nesta ação, trazendo ostensivamente a diferença de tratamento e comportamento, demonstrando ser obviamente aceitável.
    Não podemos deixar passar sem ser notada a lei que aqui foi bastante citada no seu Art. 29 Inciso VII, o CTB, mas é bom que saibamos que esta lei é oriunda da nossa Magna Carta, portanto está abaixo da Constituição, justamente onde ressalva o policial ou a polícia naquela ação, deixando claro as diferenças de tratamento, não sendo possível equiparar o tratamento dado a uma viatura e um carro comum, seria a mesma coisa que comparar um índio a um cidadão, ambos são seres humanos mais mantém desigualdades dentro das suas igualdades, da mesma forma é irracional qualquer linha de raciocínio que tenha um leve pensamento em equiparar um veículo de categoria oficial e um veículo de categoria particular. Devemos lembrar ainda que o policial apenas goza desse amparo legislatório, quando em serviço, e não quando de folga com o seu veículo particular, mesmo sendo policial 24 horas e mantendo o dever de agir, sob forças da lei.

    Ficando provado na lei que a referida viatura não está estacionada irregular, devemos convir que a imagem não é agradável aos olhos dos críticos denigridores.

    Em rápidas palavras temos a questão humanista, que se não formos hipócritas, assumimos que se esse comércio nos pertencesse, e este veículo fosse de um cliente que todos os dias nos traz lucros, mas nesse dia por não haver vaga em outro lugar, ali foi estacionado, não gostaríamos que algum policial passasse naquele local e autuasse este veículo, que por sua vez o cliente insatisfeito e com receio de levar outra a autuação deixaria de frequentar o nosso estabelecimento.
    Imagine então se está viatura estivesse em cima da faixa de pedestres e ao lado da nossa casa, será que acharíamos errado ou apenas nos sentiríamos mais seguros?

    Para concluir temos a questão de segurança.

    Pense que a rua está deserta de carros, mais o único local que tem campo de visão do policial para com a viatura é sobre a faixa de pedestre, o que o policial deveria fazer, deixar a viatura fora do alcance visual, será que ela permaneceria ita quita ou deveria passar o dia sem almoçar?

    1. Ele não deveria passar o dia sem almoçar.
      Um agente da lei, deve cumpri-la
      Havia outros lugares visíveis e vagas para estacionar.
      Os policiais em questão só pensaram em sua comodidade. A própria viatura obstruía o ângulo de visão dos agentes, tanto é que este repórter conseguiu fotografá-la de perto.
      É discutir o óbvio dizer que uma viatura aumenta a sensação de segurança. Mas eu e outras pessoas não estávamos nos sentido seguros em relação ao trânsito ao atravessar a faixa de segurança para pedestre.
      A Polícia Militar, ao se explicar, repudiou com razão a atitude destes policiais.
      Não tenho nada contra tais agentes em específico já que nem os conheço.
      Hipocrisia é criticar a atitude de um cidadão que tem o direito de denunciar o que acha irregular, o que foi corroborado pela corporação e reforçado por especialistas em mobilidade e trânsito. Ou será que por que é polícia não devemos denunciar em nome da tal sensação de segurança, termo-chavão muito explorado pelos leitores.
      Obrigado por sua participação.

      1. O Jurista disse:

        Bom, o tema chave da questão é, se é certo ou errado o estacionamento sobre a faixa de pedestres por tal viatura “veículo oficial”.
        No entanto se foi lida a minha explanação supracitada acredito que ninguém mais tenha dúvidas no tocante o que diz a lei. A qual acolhe tal ato e o resguarda.
        Desta forma, analisando a ultima contra resposta do blogpontodeonibus, em específico no seu penúltimo paragrafo vemos que a questão entendida e defendida, é sobre a sensação de impunidade nas atitudes erronias que possam ocorrer por intermédio dos policias, referente ao trânsito. Então temos que voltar ao assunto já demonstrado. Uma viatura e um veículo particular não detém o mesmo tratamento perante a lei, incluindo este caso, são tratamentos distintos, portanto, não se deve cobrar de uma viatura as mesmas ações que se é cobrada de um veículo particular.
        Ainda no seu penúltimo paragrafo, observa-se a defesa sobre o direito que tem um cidadão em denunciar o que acha irregular. O que é perfeitamente correto, mas nem sempre é plausível, como neste caso. Estamos falando do “exercício do direito à liberdade de expressão” no seu sub item “livre manifestação do pensamento” que é preconizado no art. 5º, inciso IV da nossa Magna Carta, que por sinal, é a mesma que assegura também o direito da viatura estar e permanecer estacionada no referido local.
        Para concluir, o repórter em questão, está correto em manifestar o seu pensamento, porém tal pensamento de acordo a sua convicção não está errado perante a lei.

  36. juca disse:

    PRESIDENTE PRUDENTE SP BRASIL
    POLICIAIS MILITARES COM A VIATURA DO POVO. VIATURAS estão sendo usadas por POLICIA , MILITAR para viajar , levar os filhos à escola, ir às compras E MUITO MAIS
    EM PRESIDENTE PRUDENTE ISSO ACABA EM PIZZA…

    http://flitparalisante.wordpress.com/2011/05/12/mais-um-caso-isolado-na-casa-da-sogra-de-maria-joana/

  37. wesley pereira disse:

    APESAR DE TUDO QUE LI, SO QUERO PERGUNTAR AO NOBRE JORNALISTA E O OLHO MÁGICO(FOTOGRAFO), E SE VC CHEGASSE ATE O POLICIAL ALMOÇANDO PELA GUELA, PELO NARIZ, PORQUE O SGT JA ESTAVA COBRANDO SEU RETORNO AO SETOR, E FALASSE COM ,VC JA PENSOU NESTA HIPOTESE, CREIO QUE NÃO, POIS O DESEJO MAIOR E COMO IMPRENSA DENUNCIAR, A IMPRENSA JAMAIS IRA LEVAR A SOLUÇÃO A UMA SITUAÇÃO QUE A FAÇA VENDER REPORTAGEM. TOMA VERGONHA E TENTE UMA VEZ NA VIDA EVITAR O MAL MAIOR

    1. Verdade, eu que sou o errado em noticiar. Maldita imprensa.

  38. venceremos disse:

    Eu, acho que A VIATURA DEVERIA SER GUINCHADA,,,,e todo policial que cometer qualquer infracao de transito, somaria os pontos na carteira(CNH) e fosse proibido de dirigir as viaturas,apos a soma de 20 pontos na CNH, ,,,assim um ladrao esperto, roubaria alguma casa, sequestrava algum conhecido, estuprava alguem, esfaqueava um adolescente ou estudante, rouba-va o dinheiro que sacou no banco, furtaria alguma carro e assim por diante,,,,,,,, ai quando liga-se 190 emergencia, nao teria viatura disponivel para atender, e nem policial habilitado para dirigir as viaturas por causa dos pontos que o mesmo recebeu em sua CNH, …,,e lembrando os policiais de tais viaturas seriam punidos, e tambem teria dois, tres, quatro ou 30 policiais a menos na rua,,,,,, E TALVEZ FOSSE MELHOR ASSIM…..entao, a pergunta fica,,,,, o que a sociedade prefere? ou qual e as unicas pessoas que de prontidao socorrem? …nao e em vao que os bandidos estao tao crueis… nao tem viatura para passar nas vias para fazer patrulhamento, talvez elas foram guinchadas, ou os policiais, tem muito ponto em suas CNH, pois acredito que e isto que a reportagem deseja,,, pois jornal SO VENDE SE TIVER DESGRACA NA CAPA.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading