Expectativas em relação aos novos corredores de ônibus anunciados por Kassab

radial leste

Ônibus presos em congestionamento na região da Radial Leste, em São Paulo. No último ano de mandato, Gilberto Kassab lança plano de corredores de ônibus para aCapital Paulista. A Radial deve ter o maior corredor em extensão: 16 quilômetros. O plano envolve 68,5 quilômetros de vias exclusivas, sendo 39,3 novas e requalificação do restante. Foto: Luiz Guarineri / Agência Estado.

Kassab lança plano de corredores de ônibus em São Paulo no último ano de mandato
Ao todo serão 39,3 quilômetros de vias exclusivas. Na Radial Leste, o trecho será o maior. Oposição diz que medida é política. Paulistano espera cumprimento de obras

ADAMO BAZANI – CBN

O anúncio do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de criar 39,3 quilômetros em 04 corredores de ônibus gerou expectativas na população e no meio político. Junto com outras intervenções, como aumento e requalificação dos corredores já existentes, o número sobe para 68,5 quilômetros de vias para o transporte público. Os custos totais das obras devem ficar em torno de R$ 2 bilhões.
Os paulistanos precisam de uma melhoria em todos os modais de transportes: trem, metrô e nos ônibus municipais, estes últimos que não foram bem avaliados pelos passageiros e que receberam poucos investimentos para a prioridade no espaço urbano na atual gestão.
Parte do setor político acha que o anúncio em pleno último ano de campanha teria motivações mais eleitoreiras e de imagem junto a população. Pré-candidado a prefeitura, Fernando Haddad, do PT, entendeu que o anúncio visa neutralizar as críticas do partido à atual administração de Kassab.
A construção de corredores de ônibus é uma das bandeiras petistas e foi uma das áreas que menos recebeu atenção por Kassab.
Em 2008, na campanha ao Paço Municipal, Kassab prometeu 66 quilômetros de corredores de ônibus até o final de seu mandato.
Caso os novos corredores anunciados esta semana fiquem prontos até o fim da gestão, o que é bem difícil, o número será bem abaixo do prometido em 2008: 39,3 contra 66 quilômetros. Se forem incluídas as reformas, o número ultrapassa: 68,5 quilômetros.

PACOTE PARA ÔNIBUS ANUNCIADO POR KASSAB:

Além de quatro novos corredores de ônibus, Gilberto Kassab promete reformar outros em operação e construir ou readequar cinco terminais de ônibus, três urbanos e dois rodoviários.
As licitações para os corredores devem ser abertas agora no mês de abril.
As obras de corredores são as seguintes:

– Corredor de Ônibus Radial Leste:
Extensão: 16 quilômetros. Demanda diária de passageiros (dias úteis): 600 mil pessoas

– Binário Santo Amaro:
Extensão: 08 quilômetros. Demanda diária de passageiros (dias úteis): 750 mil pessoas. Vai fazer a interligação de três corredores: Rio Bonito, M’Boi Mirim e Guarapiranga.

– Corredor de Ônibus Berrini:
Extensão: 3,3 quilômetros. Demanda diária de passageiros (dias úteis): 90 mil pessoas

– Corredor de Ônibus Capão Redondo / Campo Limpo / Vila Sônia:
Extensão: 12 quilômetros. Demanda diária de passageiros (dias úteis): 300 mil pessoas

Os corredores que devem ser reformados e ganharão pontos de ultrapassagem, novas estações de embarque e desembarque e renovação do pavimento são o Corredor de Ônibus Cachoeirinha / Limão / Centro, corredor de Ônibus Inajar de Souza e Corredor de Ônibus Jardim Ângela / Santo Amaro.
Os corredores de ônibus trazem uma série de vantagens para a população e ao ambiente urbano com baixo custo de implantação e operação posterior. Ao darem prioridade aos transportes públicos, evitam que os ônibus fiquem presos nos congestionamentos o que torna as viagens mais rápidas e eficientes. Por causa disso, com menos ônibus é possível fazer um número maior de viagens e atender aos passageiros. Os corredores contam com veículos mais modernos e acessíveis, pelo seu pavimento melhor e espaço maior para os ônibus. Além de substituir carros de passeio, tornando o transporte coletivo mais atraente, os corredores fazer diminuir a quantidade de ônibus sem prejudicar a oferta de serviços. Como foi dito, os ônibus podem fazer mais viagens por não ficarem presos no trânsito e o espaço maior possibilita o uso de ônibus grandes, como articulados ou até biarticulados, que podem transportar o equivalente a dois ou três ônibus comuns.

TERMINAIS:

Os terminais de ônibus em projeto anunciados por Gilberto Kassab são:

– Terminal Perus (ao lado da Estação da CPTM)
– Terminal Rodoviário Satélite Itaquera (ao lado do Metrô)
– Terminal Rodoviário Satélite Vila Sônia (ao lado do Metrô)
– Terminal Jardim Ângela (perto do Hospital)
– Terminal Parelheiros (próximo ao Rodoanel).

Se a malha de metrô em São Paulo é considerada pequena para o porte da cidade, a de corredores de ônibus também sofre do mesmo problema. Na Capital Paulista, operam os seguintes espaços exclusivos para ônibus:

– Corredor de Ônibus Pirituba / Lapa / Centro
– Corredor de Ônibus Inajar de Souza / Rio Branco / Centro
– Corredor de Ônibus Campo Limpo / Rebouças / Centro
– Corredor de Ônibus Santo Amaro / Nove de Julho / Centro
– Corredor de Ônibus Jardim Ângela / Guarapiranga / Centro
– Corredor de Ônibus Capelinha / Ibirapuera / Centro
– Corredor de Ônibus Parelheiros / Rio Bonito Santo Amaro
– Corredor de Ônibus Itapecerica / João Dias / Centro
– Corredor de Ônibus Paes de Barros

A licitação para os novos corredores de ônibus, reforma dos já existentes e dos terminas será dividida em 14 lotes e feita em duas etapas: pré-qualificação das empresas e menor preço das obras.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

18 comentários em Expectativas em relação aos novos corredores de ônibus anunciados por Kassab

  1. Expectativa? Que expectativa? O cara não fez em 08 anos, vai querer fazer oque agora no apagar das luzes? Só se ele colocar uns cones da Radial e dizer que é corredor de onibus. Francamente, não devíamos nem estar dando audiencia para esta administração, discutindo estes factoides que eles lançam apenas para aparecer na mídia.

  2. Aí esse ano vem outro candidato prometendo corredores de ônibus e o círculo se repete.
    Nessa foto tem seis faixas. Seis faixas para intupir o máximo possível a via. O que custa transformar duas delas apenas para ônibus e caminhões? O que não seria uma má idéia: produzir corredores para veículos pesados sempre com duas faixas contínuas separadas por barreiras de blocos, não só estimularia a construção de tais infraestruturas como ajudaria a escoar as cargas, os ônibus teriam vias mais livres -com viadutos de preferência- e não prejudicaria a logística da cidade. A questão da segurança é relativa, ja que o choque de veículos pesados não estaria descartado, a não ser é claro que motos e carros menores invadissem esse corredor dos gigantes como sempre fazem.

    • Lembra André que haviam prometido um corredor para caminhões na Av.dos Bandeirantes? E o que fizeram? Proibiram o tráfego deste tipo de veículo na avenida. Proibir é mais fácil de que estudar, projetar, discutir, solucionar.

  3. O que mais me irrita dessa história é que todos vão começar a olhar pra ele como um bom prefeito, que trabalha pelo povo. Aí o Serra ganha e lá vem mais quatro anos de Serra e de pessoas dizendo que foram enganadas por eles.

    • pois é Bruno.mas,com uma imprensa dessa,até eu fico retardado.fica cada vez mais claro q esse prefeito e essa mídia são”carne e unha”.e o serra ganhando:um personifica o outro ou vice-versa.

  4. blz ele tah indicando um projeto,pra quando??? e a saude??pessoas morrendo,o transporte nao tah la essas coisas,mas eu digo,se eu fosse politico nao iria roubar dinheiro e nem deixar de cumprir promessas,iria investir em saude,educaçao,transporte,urbaizaçao etc…bom bom prefeito mas nem no inferno,e os trolebus?que frescura só 3 ou 4 dos novos que esta rodando,agora me diz,quem roubar um trolebus vai pra onde se desviar da rede?

  5. E o corredor Itaim-Paulista/Parque D. Pedro necas!

    Falaram que ia até fazer monotrilho e até agora niente!

    Kassapa vai é mandar pintar umas faxinhas no chão, colocar uma tartaruguinha ou otra e vai inaugurar como “A maior obra de transporte público do Brasil”.

  6. vamos esperar deitados pois até sentados vamos cansar… duvido duvidooooooooooooo que sairá ao menos 1 metro de corredor, kassab ñ fez nada e quer fazer agora, falou da dona martaxa e vai fazer igual, deixar tudo pro ultimo ano, alias, prometeu isso a 3 anos e nem as licitações foram feitas, só de licitação é ao menos 1 ano, será novamente tudo promessa com foi na reeleição dele.

    o pior é que parte da radial leste é simplesmente fazer adequações sem necessidade de grandes obras igualmente na berrini

    Mas a culpa é toda nossa, da população que votou nele e depois votou de novo… e para proximas eleições o que iremos fazer???????????????????????

  7. Caro Ádamo
    Os amigos aqui parecem confirmar que este seu texto não poderia ter mais que 1 linha:
    “Kassab promete 39.3km de corredores meia-boca no fim do mandato. Queremos ver!”
    E 2 ou 3 fotos – é muito fácil tirá-las – de corredores meia-boca em obras eternas.

  8. O Kassab não é o Serra e vice-versa. Uma nova administração Serra não significa uma plena continuidade deste que está em vigência.

    Agora, com certeza, esses anúncios são totalmente eleitoreiros. E a qualidade dos projetos ? Vamos aguardar, pois não tem nem 10 anos que inauguraram os terminais Parelheiros e Jardim Angela e já vão reconstruílos !?!?!? Total mal uso do dinheiro público.

    • imagine.Serra quando foi eleito em 2005,ACABOU com as obras nos corredores caro.priorizou o transporte individual,continuado pelo kassab.mas,q”conhecimento”seu!

  9. DR PROTESTO INDIGNADO E P..TO DA VIDA!!! // 24 de Março de 2012 às 18:10 // Responder

    SERÁ QUE PAPAI NOEL EXISTE??? CERTAMENTE NÃAAAAAAAAAAAAAAAAO!!!!!
    SÓ SE ME DISSEREM QUE KASSAB E PINÓQUIO É UMA PESSOA SÓ.

  10. os corredores prometidos pelo Excelentíssimo prefeito Gilberto Kassab principalmente na Radial sera igual as faixas exclusivas que ele mandou pintar, só pra inglês ver, não funcionam, ninguém respeita e a CET não fiscaliza, ou será como o corredor da Celso Garcia ( Penha x Largo da Concórdia) onde o asfalto não suporta o peso dos ônibus e esta todo ondulado em todos os 6 km de corredor da Avenida, transitar nos ônibus ali e necessário segurar o corpo, por que e tanto pulo que o ônibus dá que da vergonha ….. Quando a administração Pública vai enxergar que é necessário um corredor exclusivo entre o Itaim Paulista x Centro ( Avenidas Marechal Tito, Av Sao Miguel, Av Amador Bueno da Veiga, Av Celso Garcia), se eu morasse no Itaim fazia como o povo do Jardim Ângela, começa a pôr fogo nos coletivos, a fazer manifestações na Marechal Tito, que de repente a prefeitura toma providencia, e mais, por que que dos extremos da cidade, só tem linhas de ônibus pro Terminal Parque Dom Pedro ????? ……. é uma questão a ser questionada também, existe sim demanda pra de repente um ITAIM PAULISTA X METRO SANTA CECILIA; ITAIM PAULISTA X METRO LIBERDADE via AV PAULISTA; ITAIM PAULISTA x ITAIM BIBI via 9 DE JULHO, ITAIM PAULISTA X PINHEIROS via AUGUSTA ( em horários de pico), ITAIM PAULISTA X CEASA via METRO SANTANA todos via TERMINAL A E CARVALHO/RADIAL LESTE …

  11. Adamo, se me permite, tenho duas correções sobre os corredores:
    são: Vereador José Diniz / Ibirapuera / Santa Cruz, Jardim Ângela / Guarapiranga / Santo Amaro e Itapecerica / João Dias / Santo Amaro ( e não Capelinha / Ibirapuera / Centro, Jardim Ângela / Guarapiranga / Centro e Itapecerica / João Dias / Centro).
    e o binário santo amaro vai interligar ps corredores Jardim Ângela / Guarapiranga / Santo Amaro e Parelheiros / Rio Bonito / Santo Amaro ao Santo Amaro / Nove de Julho / Centro

  12. Cada Estado e ou município tem sua realidade, a nossa aqui é que a periferia padece, enquanto o Prefeito dá prioridades e revitaliza o Centro da cidade,o lado “B” fica no aguardo “eterno”, Ainda bem que aqui cada um tem um pouco de mecânico dentro de si, pois aja amortecedor que aguente tanto asfalto podre, mas como foi falado acima, a culpa é do povo que gosta de votar en quem não deve.Campo grande Ms.

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