Canasvieiras de Florianópolis compra 3 Marcopolo Viale BRT
Publicado em: 15 de março de 2012
Canasvieiras compra três unidades do Viale BRT
Modelo é um dos mais modernos do País no segmento de ônibus urbanos. Veículos vão servir a zona Norte de Florianópolis
A Marcopolo fez a entrega, nesta quinta-feira, dia 15 de março, em Florianópolis, de três unidades do novo ônibus Viale BRT para a empresa Canasvieiras Transportes. A viação catarinense é a segunda do país a incorporar à sua frota o mais moderno ônibus urbano produzido no Brasil e utilizará os veiculos em linhas da região norte da cidade.
Para Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, a aquisição da Canasvieiras é muito importante porque proporcionará a elevação ainda maior do padrão de conforto, segurança e rapidez do transporte urbano de Florianópolis. “A cada dia os operadores estão comprovando as vantagens que os novos ônibus proporcionam para o usuário e, principalmente, para a eficiência da operação”, salienta Corso.
O Marcopolo Viale BRT articulado foi desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem até 21 metros de comprimento, capacidade para transportar 145 passageiros e foi concebida com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.
Externamente, o Viale BRT tem desenho futurista, inspirado nos mais modernos trens de alta velocidade em operação no mundo. Os vidros laterais colados garantem maior visibilidade e proporcionam uma visão panorâmica aos passageiros.
O veículo tem exclusivos conjuntos óticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. Também é o primeiro ônibus urbano no mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.
Conforto interno
Internamente, o Viale BRT inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.
A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam, produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada.
Para atingir o objetivo de valorizar a viagem de ônibus, independente do percurso ou duração e proporcionar ganhos operacionais para os empresários, o Viale BRT pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota.
Ideal para o transporte urbano, o Viale possui câmbio automático e sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão-livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.
Secco Consultoria, Assessoria de Imprensa da Marcopolo
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
A metra ou emtu podia ter esses onibus…..
ainda bem q os empresários de Recife não compraram desse modelo.é um festival de Gran Viale!
Sistema que acende o farol do veículo mesmo de dia?? Já não gostei. Nunca vi a necessidade de ônibus andar c/ farol aceso. É apagado de dia e na lanterna de noite.
emersom F.C se o ônibus tem esse sistema de fárois é pq deve aver alguma necessidade. Se vc se informar no DETRAN sobre essa questão vc vai saber que o correto é todos os carros andar com os fárois acesos de dia e principalmente a noite. Pq se tem fárois é pra andar acesos.
parabéns a canasvieiras pela aquisição, sou de Florianópolis e percebo que varias empresas de transporte coletivo estão investindo em modernidade e conforto.
Agora a Transol comprou 6 Marcopolo Viale BRT:
http://floripa-onibus.com/thumbnails.php?album=72&page=2
Agora só falta o poder público criar uma faixa exclusiva e outras melhorias para termos o verdadeiro BRT…