São Caetano do Sul terá integração entre ônibus e CPTM

ônibus

Ônibus municipais de São Caetano do Sul devem se integrar com os trens da CPTM com desconto tarifário a partir de junho. Medida foi aprovada pela Câmara. São Caetano é a pioneira do ABC Paulista que deve oferecer a possibilidade. Até junho, o Cartão BOM poderá ser usado em estações do ABC, mas sem desconto de tarifa, só mesmo pela praticidade de poder pagar mais de um sistema com um único cartão. Foto: Adamo Bazani

São Caetano terá integração entre ônibus e trem
O valor do desconto na transferência ainda será definido

ADAMO BAZANI – CBN

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, aprovou nesta quinta-feira, dia 01de março de 2012, projeto de lei da prefeitura para firmar convênio entre o poder público local e a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
O objetivo é oferecer integração entre os ônibus municipais operados pela Vipe – Viação Padre Eustáquio e os trens da CPTM.
O desconto para fazer a transferência entre os ônibus e os comboios deve começar a valer a partir de junho deste ano.
Ainda não foi definido de quanto será o desconto, mas o sistema deve ser semelhante entre a CPTM e os ônibus de Barueri, Jandira e Itapevi, onde as reduções de tarifa na integração chegam a 25%.
Além de ter de definir a tarifa, será necessário determinar os valores dos subsídios para que seja oferecida a integração.
O terminal rodoferrovário de São Caetano do Sul deve ser reformado. O local é considerado ultrapassado e precisa de modernização para atender a atual demanda e o Expresso ABC, linha com poucas paradas que será paralela à linha 10 Turquesa, e que está prevista para entrar em operação em 2015.
São Caetano do Sul vai ser a cidade pioneira do ABC Paulista a integrar ônibus municipais e trens.
Nas outras cidades da região, apesar das intenções, não há nenhum andamento concreto para a integração. Em alguns municípios, não há nem integração tarifária entre os ônibus locais, como é o caso de Santo André. Na cidade, apenas o terminal Vila Luzita e algumas linhas têm integração.
O Cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano, usado em ônibus intermunicipais, mas que também é aceito nos municipais de São Caetano, poderá ser usado em algumas estações de trem da CPTM do ABC até junho. Não haverá desconto tarifário nos outros municípios do ABC, mas será uma facilidade a mais, já que em vez de pagar a passagem local com dinheiro e cartão próprio e depois de ter comprar o bilhete da CPTM, com um único meio será possível andar em dois sistemas.
O BOM também pode ser usado nos ônibus e trolebus da Metra, Sistema Metropolitano de Transporte, que opera o Corredor ABD, entre São Mateus, na zona Leste de São Paulo, e Jabaquara, na zona Sul da Capital Paulista, passando pelos municípios de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema. O sistema também compreende um outro trecho entre Diadema (ABC Paulista) e a região do Brooklin e Estação Berrini, na zona Sul de São Paulo, sem integração tarifária com trem.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

3 comentários em São Caetano do Sul terá integração entre ônibus e CPTM

  1. Excelente notícia!

  2. Ufa! Uma boa notícia sobre integração na RMSP e no ABC!
    Importante e bem vinda.
    Parabéns pelo post, Ádamo!

  3. Boa noite.

    EXCELENTE INICIATIVA !

    Isso ajuda a incentivar o uso do transporte coletivo, diminuindo os congestionamentos e contribuindo com o meio ambiente.

    Abçs.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: